IE - Artigos publicados em periódicos
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- Item120 batimentos por minuto: educações, currículos e o que pode um filme nos afetar em relação ao HIV/AIDS?(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30) Sales, Tiago AmaralBatimentos que se aceleram em meio a festas, protestos, transas, hospitais, laboratórios, velórios, casas e ruas, entre celebrações, desejos, lutos e lutas. Este artigo busca cartografar o filme francês “120 Batimentos por Minuto” (2017), percorrendo educações e currículos engendrados em torno dele. A partir das narrativas audiovisuais, penso nos afetos possíveis em relação à epidemia de HIV/aids em diálogos entre a década de 1990, na qual o filme se passa, e a contemporaneidade. O filme é visto como território que engendra pedagogias e currículos menores e desviantes, abrindo brechas ao criar conexões entre HIV/aids, potência de vida e desejo, fugindo de educações maiores que estigmatizam as vivências com HIV/aids e participam da manutenção de políticas de silêncio, exclusão, como também de morte civil e biológica.
- ItemÀ beira pista: intersecções do cinema em Educação Ambiental(EDGRAF, 2010) Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de; Oliveira, Ivana Silva Sobral; Barreto, Karla Fernanda Barbosa; Silva, Elvis Lima Moura; Santos, Samantha CarvalhoO que nos ensina o Cinema em processos de Educação Ambiental? A Odisseia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma às posições em relação à história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, a fim de olhar para as histórias não como objetos empoeirados, largados no fundo de uma tumba inerte, mas para o modo como tais fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, denunciam que o marginal, o sem eira nem beira que reside à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Essa inferência permite pôr em discussão as relações entre a prática de Educação Ambiental, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental, que a ensinam como fabular, inventar ficções, ser poética, rir, roncar surdo, fazer cinema.
- ItemA/r/tocartografias para decolonizar nossos sentidos sobre os corpos minoritários(2021) Carvalho, Fabiana Aparecida de; Gonçalves, Cleberson Diego; Maio, Eliane RoseNum movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a naturalização de certos discursos na biologia e nas artes visuais com o propósito de problematizar a colonização dos sentidos para os corpos, gêneros e as sexualidades minoritárias. Saberes colonizados adensam as Pedagogias Culturais e guiam entendimentos que apagam a outridade e os pertencimentos de classe, etnia, gênero, de lugar. Trabalhamos com imagens e representações como potências poéticas e epistêmicas, causadoras de abalos no regime de colonialidade do poder/saber e como brechas e fraturas dos discursos normativos, coloniais, biológicos e naturalizados.
- ItemUma abordagem exploratória ao conteúdo epistemológico das diretrizes curriculares nacionais para educação ambiental.(2012) Cruz, Ricardo Gauterio; Bigliardi, Rossane VinhasDentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação está a formação humanística de indivíduos capazes de se posicionarem de forma crítica ante a realidade. Este desafio ganha vulto em face da edição das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, que surgem como resposta à demanda por uma Educação Ambiental que, enquanto parte do processo formativo, assuma seu papel transversal e fomente a atitude crítica e a busca da transformação do atual modelo de desenvolvimento econômico-social. Tais diretrizes, que vigoram desde junho de 2012, e cujo conteúdo é objeto de análise do presente artigo, constitui-se como valioso referencial para a gestão educacional em nosso país, em especial no tocante à política de formação de educadores, por propiciar a constituição de sujeitos críticos e capazes de transformar a realidade. A discussão que ora apresentamos se ocupa do conteúdo epistemológico de tais diretrizes, compreendendo que o projeto de sociedade ali presente depende, em larga medida, da compreensão de mundo que o produz.
- ItemAbordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal: entre a marginalização, a desorientação e o assimilacionismo(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Santos, HugoUm pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito pouco tem sido feito no sentido de averiguar o que se passa nas escolas, ao nível das práticas concretas e trabalho docente. Este artigo dedica-se a explorar as abordagens e práticas LGBTQ inclusivas nas escolas em Portugal, a partir de 14 grupos focais com 75 professores/as do ensino secundário. Argumenta-se que estas podem ser compreendidas a partir de três ideias fundamentais: marginalização, o que significa que estes temas tendem a ser secundarizados e invisibilizados; desorientação, com os/as professores/as a queixaremse de falta de direção, conhecimentos, competências e formação, e assimilacionismo, com as poucas práticas concretas existentes a enveredarem por lógicas heteronormativas que comprometem uma inclusão crítica destes temas na educação.
- ItemAcadêmicos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior: uma análise da política de inclusão adotada pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB)(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Alves, Daniel CardosoA partir da perspectiva de universidade colorida, plural e diversa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise qualiquantitativa da política de inclusão social adotada pela UESB, compreendida entre os anos de 2009 e 2017, em relação aos povos indígenas, quilombolas e às pessoas com deficiência. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. A técnica adotada para o tratamento dos dados é a análise de conteúdo. Entre os achados, constata-se que: 83% das vagas destinadas a esses sujeitos encontram-se ociosas, 37% dos que ingressaram foram evadidos e 23% conseguiram concluir os cursos. Entretanto, ainda que esses dados sejam preocupantes, entende-se que a simples presença de seguimentos excluídos de lugares que, tradicionalmente, não deveriam lhes pertencer, representa o início da mudança do paradigma dos estereótipos negativos e a possibilidade de um novo imaginário social acerca dos povos indígenas, dos quilombolas e das pessoas com deficiência no Brasil.
- ItemAção docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Ramos, Edimauro Matheus CarrielSob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, os seus desafios e suas possibilidades. O presente artigo pretende, por intermédio da revisão bibliográfica, promover interlocuções teóricas e dialogar sobre as potencialidades propostas no livro de Ribeiro no que se refere a inserir esses debates e mediá-los entre o trabalho docente e gênero, bem como refletir sobre a maneira de conduzir esses debates. Constata-se através do estudo que, por meio da introdução do tópico gênero nos mais diferentes contextos da escola, os professores/as e os educandos são condicionados a reivindicar por um espaço mais democrático e que abranja e respeite as diversidades.
- ItemUma ação docente na educação infantil: crianças surfando a vida(2010) Souza, Thiago Silva de; Freitas, Gustavo da Silva; Rigo, Luiz CarlosEste texto constitui um relato de experiência em que viso problematizar uma intervenção pedagógica na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, a Escola Municipal de Educação Infantil EMEI Vovó Zoquinha, situada no Balneário Cassino – RS foi o local escolhido. Objetivei nessa escrita priorizar os acontecimentos que me fizeram exaltar a heterogeneidade da infância expressa em uma aula de surf com as crianças da EMEI. Por fim, resta uma imagem do encontro com o outro, um outro que suspende sua certeza e se abre ao devir docente.
- ItemAções pedagógicas no ensino de física com foco na educação ambiental.(2012) Uhmann, Rosangela Ines Matos; Zanon, Lenir BassoO tema de investigação deste texto é decorrente de preocupações levantadas na prática docente da professora de Estágio Curricular Supervisionado sobre a desarticulação escolar frente à função social da escola na sociedade, compartilhada com os licenciandos do 5º semestre. Estudos apontam para a necessidade dos sujeitos escolares se apropriarem do conhecimento específico permeado pela consciência ambiental, cultural e social. Esse quadro levou a trazer parte dos resultados da pesquisa realizada no Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS, contemplando as interações em aulas de física através de três cenários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa junto a uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Roque Gonzales-RS. A questão norteadora foi: como a Educação Ambiental está articulada ao ensino de física no que diz respeito ao uso da energia, em especial, sobre as Estratégias de Ensino usadas e interações dos sujeitos escolares para compreender as relações da sociedade com o ambiente? Os resultados revelaram que os professores precisam compreender o complexo espaço-tempo escolar devido função democrática e transformadora, inclusive de dimensão socioambiental em consonância, através da contextualização, imbricados na interação e dialogicidade.
- ItemAcomodação e Ruptura: a participação das crianças nos espaços da creche(2010) Paula, Elaine deO texto a seguir resulta de uma pesquisa que teve como mote a compreensão de práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública no sul do Brasil. O recorte realizado para análise foi das relações estabelecidas entre os adultos e as crianças no interior da instituição, em especial nos momentos marcados pelos adultos como de transgressão por parte das crianças. Buscou-se também compreender as relações que as crianças estabeleciam entre si e as diversas estratégias criadas por elas na acomodação, resistência e reinvenção do cotidiano a fim de tornarem-se, em alguma medida, partícipes do espaço frequentado por elas diariamente. Como forma de dar visibilidade às manifestações das crianças sobre o que vivenciavam na instituição e também revelar as estratégias utlizadas por elas para os excessos de regulação, foram utilizados diferentes recursos, tais como: registro escrito, fotográfico (feito pela pesquisadora e pelas crianças), dramatização, literatura, desenho, bem como a captura das expressões faciais que as crianças utilizavam para comunicarem-se entre si. Os jeitos das crianças, em especial naqueles momentos em que instituiam modos diferentes de agir, indica-nos um aprendizado social de como lidar com as estruturas impostas e reforça a idéia de redes de aprendizagem construída no sentido horizontal, entre pares.
- ItemAdentrando espaços escolares: análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Cruz, Pâmela Cian da; Desidério, RicardoA sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL, 1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados. Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva, visando uma Educação Sexual emancipatória e responsável, que possibilite ao aluno ser um sujeito ativo frente a sua própria sexualidade. Pensando nisso, buscou-se analisar a partir de uma pesquisa do Estado da Arte as produções acadêmicos-científicas em 15 (quinze) Dissertações de Mestrado na área da Educação Sexual apontando principalmente para os avanços em pesquisas, dentre as mais diferentes perspectivas dos trabalhos que vem sendo realizados no campo da Educação Sexual. Contudo, nota-se que cada trabalho, direciona-se para os progressos ocorridos em sala de aula, bem como a repercussão construída a partir de trabalhos na área da sexualidade, o que sem dúvidas, poderão servir de base para o aprimoramento de novos estudos e pesquisas no campo da Educação Sexual.
- ItemAfetividade como condição para a aprendizagem: Henri Wallon e o desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção(2006) Bezerra, Ricardo José LimaAs idéias de Henri Wallon sobre afetividade e emoção se constituem num aparato teórico psicogenético de inestimável valor para o entendimento das formas de aprendizagem na realidade escolar. Procuramos compreender a aprendizagem a partir da teoria walloniana da emoção e seu contributo para uma educação escolar muito mais profícua.
- Item“África em nós”: refletindo a cultura afro-brasileira no ambiente escolar(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06) Silveira, Verônica CanteiroEsta escrita tem a finalidade de relatar o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola Municipal Wanda Rocha Martins nos anos finais do ensino fundamental no turno vespertino nas aulas de História. O projeto intitulado “ “África em Nós” busca conscientizar os estudantes sobre a importância da cultura africana na construção da identidade brasileira e a percepção dos hábitos e costumes africanos que estão enraizados em nosso cotidiano. O projeto que vem sendo desenvolvido desde 2014 partiu da desconstrução do continente africano, que antes era visto pelos estudantes como um continente pobre e miserável e que sua população era composta somente de negros e negras. A pesquisa foi utilizada como base inicial de todos os temas discutidos possibilitando o amadurecimento e o esclarecimento sobre a riqueza cultural dos povos africanos. O projeto busca por em prática a lei 10.639 criada com o intuito de valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.
- ItemA agenda 21 como um dos dispositivos da educação ambiental(EDGRAF, 2007) Machado, Cimara Corrêa; Soler, Antonio Carlos Porciuncula; Barenho, Cintia Pereira; Dias, Eugênia Antunes; Karam, Leandro de MeloO presente texto apresenta o processo de conquistas históricas em torno da Agenda 21, apontando-a como uma das possibilidades de se caracterizar como importante dispositivo de Educação Ambiental (EA). Para tanto, descrevemos: o marco legal da Agenda 21 global; o processo de elaboração da Agenda 21 brasileira; a Agenda 21 no âmbito local. Concluímos mencionando a possibilidade desta ser um dos dispositivos de EA capazes de problematizar e ressignificar nossa inserção no ambiente.
- ItemAgenda 21 do município de Magé-RJ e suas interfaces com a nova pedagogia da hegemonia.(2017-05-04) Menezes, Anne Kassiadou; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Pereira, Celso SánchezO artigo analisa a proposta da Agenda 21 de Magé, município do estado do Rio de Janeiro. A argumentação é feita sob a ótica da educação ambiental crítica, com objetivo de compreender a utilização da Agenda para a conformação da hegemonia discursiva neodesenvolvimentista na região. A partir da análise documental, identificam-se premissas pedagógicas que direcionam discursos para uma perspectiva que naturaliza o padrão de desenvolvimento e apaga conflitos ambientais. Afirmamos que a nova pedagogia da hegemonia incentiva movimentos de caráter voluntário ao invés da construção pública da política ambiental e do enfrentamento de conflitos ambientais. Afirmamos ser possível, por meio da educação ambiental crítica, criar alternativas e possibilidades de disputas, no sentido de contribuir com processos de construção de uma outra hegemonia, pautados nos conflitos ambientais que se apresentam como eixo estruturante de propostas pedagógicas voltadas à justiça ambiental.
- ItemÁgora(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017) Caseira, Fabiani Figueiredo
- ItemAh, é amor!?(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Silveira, Verônica CanteiroO presente relato busca divulgar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas aulas de História sobre as questões de gênero, com o intuito de proporcionar discussões que permitam refletir sobre o tema, buscando a igualdade e o respeito às diversidades existentes em nossa sociedade. O tema escolhido foi sobre os relacionamentos abusivos, sendo desenvolvido em duas turmas de 8º ano e uma turma de 9º ano do turno vespertino da E.M.E.F. Wanda Rocha Martins, localizada no Balneário Cassino, na cidade do Rio Grande, RS com o objetivo de fazer com que os/as estudantes reconheçam um relacionamento abusivo e os tipos de violência sofrida pelas mulheres, bem como, as atitudes que precisam ser tomadas.
- ItemAlbert Nobbs(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015) Velasques, Keli Rodrigues
- ItemAlém da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial(2022) Arruda, Robson Lima de; Nascimento, Robéria Nádia AraújoEnquanto lócus de vivências e sociabilidade, a escola é um espaço legítimo de produção de saberes e conhecimentos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, essas experiências foram interrompidas, demandando novos arranjos em outros espaços e de outras formas. Nessa direção, o presente estudoouviu 48 entrevistados de seis cidades do Estado de Pernambuco e Paraíba sobre como se deu o processo de ruptura do ensino presencial para o ensino remoto. Trata-se de um estudo de natureza descritiva que mescla dados quantitativos e qualitativos, cujos resultados enfatizaramaspectos da (in)viabilidade do ensino remoto, considerando critérios da inclusão tecnológica, qualidade e eficiência dos processos e, além disso, destacou o papel da família nas novas mediações e interações de aprendizagem.
- ItemAlgumas Considerações Sobre Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos.(2012) Damo, AndreisaA produção convencional de alimentos ou agronegócio, ancorada em uma distorção essencial entre o valor de uso do alimento para as necessidades reais da humanidade, a saúde e a qualidade de vida, e o seu valor de troca enquanto mercadoria forjada como fonte de riqueza no modo de produção capitalista, tem imposto aos seres humanos uma dieta insalubre, repleta de contaminantes e resíduos de produção. Os escritos ora engendrados discutem a demanda essencial por uma outra produção de alimentos, ancorada em princípios e valores coerentes com o anseio coletivo pela saúde do organismo, da natureza e da sociedade, tendo em vista a superação da insustentabilidade da agricultura convencional em relação à qualidade do ambiente.
