IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
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- ItemMicroorganismos em praias arenosas expostas: importância, aspectos metodológicos e estado da arte para o sul do brasil(1997) Odebrecht, Clarisse; Abreu, Paulo Cesar Oliveira Vergne de
- ItemÉtica, ciência, educação e ensino de ciências na escola(2000) Velasco, Sirio LopezA partir da ética argumentativa (cujas três normas são deduzidas das condições de "felicidade" da pergunta que instaura o universo ético, a saber, "Que devo fazer?"), propõe-se uma leitura crítica da ciência no contexto capitalista e da educação problematizadora em enfoque sócio-ambiental aplicada ao ensino de ciências.
- ItemMultidrug resistance gene expression during the murine ontogeny(2001) Schiengold, Marion; Schwantes, Lavínia; Schwartsmann, Gilberto; Chies, Jose Artur Bogo; Nardi, Nance BeyerMultidrug resistance (MDR) was described initially for tumor cells which become resistant not only to the specific drug to which they are submitted, but also to a large range of unrelated drugs. The expression of mdr genes, responsible for the phenotype, and their product P glycoprotein (Pgp), is currently under intensive study due to their ample distribution in different organisms and their possible physiological roles which include protection against xenobiotics. In mice, three mdr isoforms expressed in some normal tissues are known. In this work, we analyzed by RT-PCR the expression of mdr1, mdr2 and mdr3 in several organs of BALB:c and C57BL:6 mice during ontogeny. A considerable variation in mdr expression among individuals of the same strain, as well as among different organs in individuals of the same age group and among different age groups, was detected. We also observed a strong tendency for the expression of a greater number of active isoforms in old mice. The large expression range of the mdr isoforms point to an important role as a natural defense system.
- ItemÉtica, utopia e reformas: a encruzilhada atual(2001) Velasco, Sirio LopezA ética argumentativa que proponho conduz a três normas de validade intersubjetiva universal que orientam toda nossa ação histórica rumo a um horizonte utópico ecomunitarista, onde teriam plena realização. Ora, não há uma oposição a-dialética entre "revolução" e "reforma", e ambas rimam com "democracia", entendida como a ordem onde "os mais decidem". Mas hoje, à luz de experiências concretas que estamos vivendo no Brasil e no Uruguai, está na hora de se resgatar do esquecimento, embora corrigindo-as e atualizando-as, algumas advertências feitas por Ernesto Guevara nos anos 60, como modo de se encarar teórico-praticamente a encruzilhada que se abre nos dias atuais diante da esquerda da América Latina. Essa encruzilhada consiste em: ou levar a sério o propalado horizonte pós-capitalista agindo em consequência dentro e fora da legalidade vigente, ou renunciar explicitamente a qualquer aspiração pós-capitalista e a assumir de vez o paradigma intra-capitalista social-democrata europeu, enriquecido, talvez, com algumas pinceladas pseudo-ecologistas superficiais.
- ItemNotas sobre as condições da paz(2001) Velasco, Sirio LopezEste artigo pretende mostrar sucintamente que lógica e socialmente há condições para a paz civil e que não basta desejar e propagandear ardorosamente a paz porque, se as ditas condições não são realizadas, a paz não virá. Do ponto de vista lógico, essa tese encontra seu fundamento num operador que chamo de "condicional", embora devamos complementar a lógica formal com complexidades próprias da vida social.
- ItemEl movimiento sin tierra y el ecomunitarismo(2002) Velasco, Sirio Lopez
- ItemBreve ensaio sobre o conceito de interdisciplinaridade e a noção de totalidade em Paulo Freire(2002) Calloni, HumbertoEste ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de "retotalização". Não é minha pretensão realizar um estudo sistemático ou cronológico em que os referidos termos comparecem na obra freireana, mas discuti-los a partir de um registro pontual presente no diálogo entre Paulo Freire e Adriano Nogueira, ainda que eu me reporte também a outras obras de Freire. O meu interesse, talvez ambicioso, é procurar articular hermeneuticamente os dois conceitos fundamentais e caros a Paulo Freire para compreendê-los enquanto momentos constitutivos e decisivos da dimensão político-filosófico-pedagógica presente na concepção freireana de educação, onde a leitura do real não pode se dar isolada ou fragmentadamente, uma vez que este assume conotações diferenciadas a partir das diversas experiências sócio-histórico-culturais que, por sua vez, definem as múltiplas esferas de "realidades" em que o ser humano realiza o seu projeto existencial e onde a Educação assume um compromisso decisivo para a consolidação de valores que dignifiquem o ser humano e as manifestações da vida como um todo.
- ItemPlanejando estrategicamente a educação e a aprendizagem e distância(2003) Guadagnin, Luís Alberto; Biancamano, Mary da Rocha; Rodrigues, Sheyla CostaO artigo se propõe a contribuir para o processo de organização e implementação de cursos a distância, desenvolvendo teia conceitual que relaciona planejamento estratégico, características da EAD, distância transacional e construção do senso de comunidade. A otimização dos resultados a serem alcançados pela EAD demanda o planejamento da configuração de recursos e estratégias mais adequada para cada curso, consideradas as especificidades do público-alvo, do tema e do estágio atual de desenvolvimento tecnológico das ferramentas de EAD e dos recursos instrucionais multimídia.
- ItemA formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade(2003) Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tommasiello, Maria Guiomar CarneiroEste texto tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel da universidade na formação "ambiental" dos profissionais que coloca no mercado. Este aprofundamento se fez necessário a partir dos resultados de uma pesquisa, realizada junto a licenciandos em Ciências/Biologia, que revelou a ausência de discussão do conceito de sustentabilidade nos meios acadêmicos.
- ItemPremissas teóricas para uma educação ambiental transformadora(2003) Loureiro, Carlos Frederico BernardoNo presente artigo abordam-se as premissas teóricas que definem a Educação Ambiental numa perspectiva transformadora, à luz de um referencial marxista, distinguindo-a das tendências politicamente conservadoras que dissociam o social do ambiental, sob bases conceituais idealizadas e dualistas entre sociedade e natureza. Exemplifica-se como a Educação Ambiental se constituiu no Brasil e os limites que se constituíram ao longo do percurso feito, trazendo, ao final, conceitos centrais para uma prática educativa ambientalista e crítica voltada para a participação cidadã.
- ItemIdentidad sostenible: la utopía incómoda(2003) Galindo, Andrés BucioOfertar al público el rescate de utopías, parece convocar al rescate de ideologías. En el presente texto, hacemos a un lado el asunto de si las utopías e ideologías son necesarias o no, y tratamos de ver cómo y porqué es que la necesidad social de la tolerancia puede hacer obsoleta a la búsqueda social de utopías e ideologías, convirtiéndose con ello en lo que podría llamarse la utopía incómoda de nuestro tiempo. En los últimos dos siglos, la utopía parece haber sido la idealización de algo a costa de la exclusión de todo lo demás. Apresenta-se las utopias tecnológica, bioregional, comunitaria, indigenista urbana, racial, histórica, biocéntrica-evolutiva, apocalíptica, enfim la incómoda. Hemos querido sugerir a través de este ensayo que la sostenibilidad puede ser también una forma de identidad individual y colectiva basada en la tolerancia.
- ItemContribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos(2003) Berlinck, Christian Niel; Caldas, Ana Luiza Rios; Monteiro, Aline H. R. Rendall; Saito, Carlos HirooA Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, apóia-se nos Comitês de Bacia Hidrográfica enquanto instrumentos para a gestão descentralizada deste recurso. No entanto, esta política por si só é incapaz de gerenciar os conflitos entre os diversos usuários, pela falta de tradição em processos participativos e explicitação, e busca de resolução consensuada dos conflitos. Este trabalho objetiva, assim, contribuir para a discussão teórico-metodológica das ações de Educação Ambiental, integrando modelos comportamentais e estruturais na resolução de conflitos. Incorpora o plano da esfera pública como palco das ações da Educação Ambiental. A estrutura apresentada fundamenta-se num referencial teórico de caráter crítico, com compromisso de ação emancipatória, voltado para a resolução de conflitos pelo empowerment sociocomunitário, que leve a uma maior eqüidade social.
- ItemContribuições ao estudo de Michel Serres(2003) Calloni, HumbertoPara Michel Serres, o planeta Terra vive um momento de profunda agonia. Palco de guerras intermináveis entre os homens, esse substrato natural da origem e sobrevivência das espécies padece ante as incontáveis formas de agressões resultantes não somente entre grupos ou nações rivais, mas ante a violência humana nas formas derivadas de um processo produtivo abusivo, parasitário e mortal. O presente artigo tem um objetivo muito específico: contribuir, para quem se inicia na leitura do filósofo Serres – esse amante da vida, do conhecimento e da paz –, com um breve relato sobre a sua vida, a sua formação e a sua mensagem. Naturalmente, trata-se de um texto modesto e despretensioso, diante da riqueza das obras de um pensador ardente e cativante, que insiste na cooperação entre as distintas culturas e no que denomina "educação terceira" ou "mestiça", a fim de salvaguardarmos a nós e o próprio planeta da derradeira extinção.
- ItemFalando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico(2003) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Diogo OnofreNeste artigo questiono o entendimento da sexualidade como universal e biologicamente determinada. Discuto a sexualidade como uma construção histórica e cultural a partir da análise das narrativas das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre suas experiências de sala de aula relacionadas a tal questão. Nas experiências narradas, tornou-se marcante o discurso biológico como a maneira <> para ser abordada a sexualidade nas práticas escolares. Relacionados a esse discurso estruturado na biologia apareceram outros que atuam na mídia, nos grupos sociais, na família, engendrando a sexualidade como efeito de práticas culturais de inscrição nos corpos. No estudo, estabeleço algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Foucault.
- ItemA perda da radicalidade do Movimento Ambientalista Brasileiro: uma nova contribuição à crítica do movimento(2003) Alexandre, Agripa FariaO artigo apresenta uma crítica a respeito do movimento ambientalista brasileiro como um movimento complexo e multissetorial. Esta crítica está dirigida especificamente ao trabalho acadêmico de Eduardo Viola. Para este estudioso do ambientalismo brasileiro, pode-se entender as ações dos verdes através das articulações em redes que estes passam a estabelecer principalmente a partir da década de 80 até nossos dias. Por isso, a descrição científica a respeito dessas articulações como sendo características de um movimento complexo e multissetorial. O artigo questiona a caracterização do movimento ambientalista brasileiro como um movimento complexo e multissetorial, e discute os riscos de se entendê- lo a partir desta perspectiva. Nas problematizações a respeito do surgimento e continuidade do movimento ambientalista brasileiro, feitas por Viola e, muitas vezes, em co-autoria com outros pesquisadores, o dado de ganho da multissetorialização passa a ser visto como "evolução" do movimento, quando, na verdade, entende-se aqui que isso se trata de um retrocesso. Daí a perda da radicalidade do movimento, principalmente com a absorção do discurso ecológico "competente" pela mídia, empresários e governos.
- ItemCompetências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico(2003) Novicki, Victor de Araujo; Gonzalez, Wânia Regina CoutinhoO modelo de competências é um aspecto central na reforma educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação capitalista. Este artigo objetiva analisar os Referenciais Curriculares da Educação Profissional de nível técnico para a área de meio ambiente, enfatizando a discussão do perfil do técnico ambiental formado através de propostas curriculares orientadas por este documento. Concluímos que, a partir da visão de mundo informada pelas concepções de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e educação ambiental formuladas pelo MEC, é impossível formar técnicos em meio ambiente críticos, comprometidos com a superação da degradação socioambiental brasileira.
- ItemPolíticas socioambientais em gestação na construção do espaço urbano(EDGRAF, 2003) Fortunato, Elizabeth; Ruscheinsky, AloísioProcuramos demonstrar, neste trabalho, que o resultado de um longo processo de luta pelo direito à moradia poderá contribuir para a implementação de uma nova perspectiva ambiental. Uma política socioambiental deve contar com o trabalho dos moradores, como prática para o exercício da cidadania. Pelos resultados de nossa pesquisa, o aprendizado adquirido sobre o meio ambiente a partir das lutas sociais poderá levar à participação cidadã nos destinos da cidade e, conseqüentemente, dos problemas ambientais. E, ao fazer valer os direitos de cidadania, reconstroem-se também as relações sociais urbanas, possibilitando a emergência de novas perspectivas sobre o meio ambiente. Em conclusão, as gestões democráticas, ao considerarem as demandas populares e as exigências da legislação ambiental, estabelecem as diretrizes para uma política habitacional estruturada na participação, como é o caso dos mutirões autogeridos, efetivando os agentes sociais protagonistas do espaço urbano
- ItemTurismo: uma busca de outra racionalidade(EDGRAF, 2003) Sampaio, Carlos Alberto CioceA temática do Turismo tem sido estudada sobretudo sob a ótica das Ciências Sociais Aplicadas. Utilizando-se também de referências bibliográficas das Ciências Humanas, este ensaio tem como objetivo sugerir proposições que ampliem o entendimento desta temática. Metodologicamente, indicou-se a necessidade de incorporar, no debate científico, tipos de racionalidade e conhecimento tácito existentes em processos que compartilham experiências novas e que nem sempre se utilizam necessariamente da racionalidade utilitarista individualista, que por sua vez é uma das causadoras do distanciamento das benesses da atividade turística às comunidades receptoras em experiências de implementação da Agenda 21 e do Plano Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT).
- ItemSexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental(2004) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Nádia Geisa Silveira de; Souza, Diogo OnofreNeste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
- ItemA educação ambiental e o projeto Tamar(EDGRAF, 2004) Suassuna, DulceO trabalho discute o significado da educação ambiental para o Projeto Tamar, por meio do estudo do processo de intervenção do programa ambiental em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro. Verifica-se que a intervenção promoveu rupturas nos modos de vida das populações envolvidas, considerando as seguintes categorias: componente estrutural/alteração de domínio: cultura e reprodução cultural – perda de sentido; cultura/integração social – perturbação da identidade coletiva e cultura/socialização – ruptura da tradição; sociedade/reprodução cultural: retirada de legitimação; sociedade/integração social: anomia; sociedade/socialização: retirada da motivação. Conclui-se situando a dimensão das rupturas ocasionadas pela intervenção do Tamar em comunidades pesqueiras e mostra-se que a proposta de educação ambiental do Projeto Tamar tem como entrave a não-participação política dos indivíduos das comunidades de pescadores.
