IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
Navegar
- ItemEscola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Carvalho, Marco Aurélio de; Ribeiro, Paulo Rennes MarçalSuper-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças, jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil. No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso no processo de aprendizagem. No que diz respeito à sexualidade, em especial a aquelas dissidentes da cisheteronormatividade, há poucos heróis que tratam esse assunto de forma explícita. Tal abordagem muitas vezes se dá sob a forma de alegorias. É o caso dos X-men que foram concebidos por Stan Lee como uma alegoria de minorias sociais da vida real. Esse artigo tem como proposta discutir, a partir do conceito de abjeção, como os mutantes são uma alegoria da vivência de alunos LGBTQI+ na escola através da série animada X-men: Evolution. Acreditamos que os X-men possam vir a ser um instrumento importante para educadores trabalharem a questão da homofobia e transfobia em sala de aula.
