Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Artigos publicados em periódicos

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de história, leituras da cidade e memória: narrativas que revelam a comunidade
    (2013-08) Machado, Carlos Roberto da Silva; Chaigar, Vania Alves Martins; Aguirre, Kathleen; Rodrigues, Eron da Silva
    Este trabalho aborda a diversidade na esfera da didática no ensino de história, propondo outra concepção para os educandos do ensino básico, apresentando-os como sujeitos da própria história e as leituras da cidade como metodologia. Uma cidade tem diferentes características, cada comunidade tem suas manifestações culturais, como se fosse um grande mapa, com variadas leituras. Tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo nos dedicamos a trabalhar as concepções da cidade e sua diversidade social, cultural e econômica, enfim, as características específicas de uma determinada sociedade. A pesquisa relatada é uma produção histórica neste contexto, revelando parcela da memória de uma comunidade através de narrativas de um morador, aqui considerado protagonista do meio pesquisado. Foi de uma conversa informal com o senhor Lázaro Ceroni, morador da localidade do Bolaxa, na cidade de Rio Grande – RS, que surgiu a perspectiva e a motivação de relacionar a fonte oral com o ensino de História. Descobrimos que de um cenário, muitas vezes despercebido, na comunidade do aluno surge um conteúdo rico que o envolve e o faz perceber-se como agente histórico.