IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemCrianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Altmann, Helena; Mariano, Hugo RomanoO artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada “Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade de Educação Física da Unicamp. A análise parte de uma atividade pedagógica específica da disciplina, que consiste na participação de crianças e adolescentes ministrando aulas sobre gênero e sexualidade, apresentando projetos por eles desenvolvidos dentro da sua própria escola. A escola adota a metodologia Freinet, garantindo centralidade aos estudantes no processo formativo. As intervenções foram realizadas em 2017 e 2018, quando estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 ministraram às universitárias e universitários duas aulas. A partir de suas apresentações, foi observado que as crianças e adolescentes trabalharam a temática a partir daquilo que as constitui enquanto sujeitos nas relações estabelecidas no contexto escolar e nos processos de normatização, subordinação e sujeição na sociedade como um todo.
- ItemUNICAMP de portas abertas 2022: Oficinas sobre gênero ministradas para discentes, docentes e familiares que visitaram a Universidade(2023-02-01) Altmann, Helena; Mariano, Hugo Romano; Pereira, Maria Efigenia Ribeiro; Cruz, Pâmela Suelen Gama da; Martins, Deise da Silva; Coracini, Lucas Fontão AbdallaEste é um relato de experiência referente às oficinas sobre gênero, sexualidade e corpo ministradas na “Unicamp de Portas Abertas” (UPA-2022), evento em que estudantes do Ensino Médio, seus familiares e profissionais da Educação visitaram a universidade. Aqui há a descrição das oficinas produzidas interdisciplinarmente por graduandos e pósgraduandos, mostrando os objetivos, as atividades desenvolvidas e os resultados à luz dos responsáveis por cada uma delas, em que refletem sobre música, dança, história, psicologia e educação física. Analítica e metodologicamente, dialoga-se com Altmann (2001 e 2015), Meyer (2017), Butler (2019 e 2022) etc. Segundo os graduandos, pósgraduandos e a orientadora das oficinas, mediante diálogo com o público assistido, depreende-se que as exposições e interações com os conteúdos, os relatos de vivências e os pontos de vistas evidenciam a urgência da temática dentro e fora das escolas públicas e particulares, em demandas curriculares, familiares, juvenis, midiáticas e identitárias.
