IE - Artigos publicados em periódicos
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- ItemConsiderações sobre o conceito de habitação a partir da noção de complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócio-ambiental(2007) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, HumbertoEste artigo pontua uma refl exão sobre a necessidade de uma reeducação ambiental através do reencantamento do homem por seu habitat de onde, por vezes, ele esquece ser a fonte de sua sobrevivência, priorizando atender suas necessidades e demandas, seu conforto e proteção, sua segurança, comunicação e informação, contando com um desenvolvimento tecnológico que vai de encontro ao desenvolvimento interno da sua humanidade, em detrimento ao meio ambiente. A fi m de sanar esse impasse, o artigo postula o uso de novas tecnologias na construção dos edifícios e casas com materiais in natura e o uso de recursos arquitetônicos que possibilitem a maximização dos elementos naturais, como a iluminação solar e a energia eólica por exemplo, estendendo esse princípio de caráter eco-social ao traçado urbanístico e viário da cidade através da re-humanização do espaço público.
- ItemEducação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental(2008) Silva, Maria de Fátima Santos da; Calloni, HumbertoO presente trabalho tem como questão de fundo entender qual o papel da educação ambiental em um contexto de crise, nomeadamente, socioambiental em que estamos inseridos. Trata-se de resgatar a concepção de ambiente e de homem que acreditamos deve permear uma proposta de educação ambiental crítica e complexa. Nesse movimento é vital a contribuição das leituras de Edgar Morin, posto que o mesmo aprofunda a discussão acerca de questões ontológicas, epistêmicas e sociológicas fundamentais para o entendimento do momento presente e suas raízes históricas, ao elevar a complexidade ao status de paradigma. A educação ambiental precisa assumir o compromisso com criatividade, a crítica, a participação, a solidariedade para que cumpra seu papel de constituição de uma sociedade que se paute por valores outros, sonhos outros, possibilidades outras.
- ItemTransitando por alguns movimentos do pensamento humano: um movimento do pensar na complexidade(2005) Souza, Igor Velho de; Calloni, Humberto; Freitas, José Vicente dePretendo, nesta reflexão, transitar por alguns dos Movimentos que instauram e que são instaurados, assim como, constituem e são constituídos pelo Pensamento Humano. Tenho como “ponto de partida” este ocidentalizado início de século XXI, instaurado/instaurando por grandiosos e históricos impasses sócio-ambientais, onde de maneira destrutiva tencionam a teia da vida. A emergência da Educação Ambiental “paralela” a outros Movimentos de Contestação também constituídos/constituintes com o propósito de se (re)pensar a problemática sócio-ambiental, podem contribuir para pensarmos em “novas” possibilidades de relações sócio-ambientais? Esta é a questão que orienta esta reflexão! Os Movimentos de Contestação nos quais pretendo transitar emergem principalmente da segunda metade do século XX. Pretendo também transitar por Movimentos que acredito serem muito influentes na constituição do contexto que é questionado por estes Movimentos de Contestação. Tento aqui fazer um exercício interpretativo/compreensivo característico da Hermenêutica Filosófica do pensador alemão Hans-George Gadamer, que é entendida como uma exploração filosófica da linguagem. Outra importante contribuição para esta reflexão está no Movimento do Pensamento Complexo, principalmente no pensamento do sociólogo francês Edgar Morin. À “luz” destes referenciais, tento perceber a possibilidade de ampliação do Horizonte de onde pode emergir “novas” possibilidades para (re)pensarmos as atuais relações sócio-ambientais.
