IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemUtilização de ferramentas de educação ambiental na implantação do programa de coleta seletiva no centro de engenharias da Universidade Federal de Pelotas(2012) Corrêa, Érico Kunde; Avancin, Anita Ribas; Moncks, Rodrigo Bilhalva; Paz, Matheus Francisco da; Corrêa, Luciara BilhalvaA coleta seletiva de resíduos sólidos traz inúmeros benefícios para o ambiente, saúde e qualidade de vida. Para tanto, é imprescindível que a etapa de segregação dos resíduos nas diversas fontes geradoras, incluindo Instituições de Ensino Superior, ocorra com eficiência visando o retorno dos componentes ao ciclo de vida útil e minimizando o impacto ambiental. Diante disso, é fundamental que ferramentas deeducação ambiental sejam vinculadas aos programas de coleta seletiva, no sentido de potencializar a participaçãodos indivíduos para a construção da consciência crítica na busca pela qualidade e sustentabilidade do ambiente. O objetivo deste trabalho é apresentar a prática pedagógica na perspectiva da educação ambiental realizadajunto ao programa de coleta seletiva dos resíduos sólidos na Universidade Federal de Pelotas/UFPel, a partir de sua implantação na unidade piloto- Centro de Engenharias/CEng. O estudo foi realizado no período de 2011 a 2012. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionários, o qual foi aplicado a toda comunidade do CEng; observação participativa para diagnosticar a unidade. É possível constatar quea prática de educação ambiental é fundamental ao processo implantado, uma vez que a comunidade mostrou-se envolvida e comprometida de forma ética com a nova proposta de gestão dos resíduosdo ambiente da qual pertencem.
- ItemRessignificando o espaço escolar: uma proposta de educação ambiental(2012) Grohe, Sandra Lilian Silveira; Corrêa, Luciara BilhalvaA Educação Ambiental ainda não está presente efetivamente nos espaços escolares e os projetos que surgem na maioria das vezes são pontuais e descontínuos. Este trabalho traz uma proposta de ação em Educação Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Thiago Würth, localizada no Município de Canoas/RS, a partir da turma do 1º Ano “D”, no período de junho de 2011 se estendendo ao ano de 2012, como uma tentativa de internalizar a formação da criticidade e a transformação da comunidade escolar e entorno em relação aos problemas ambientais, através da construção, conjunta e visível, de um espaço verde na escola. A intenção da prática pedagógica foi de ir além dos portões da escola, ou seja, envolveu também, a participação dos pais e comunidade, a fim de potencializar espaços para que a aprendizagem ocorresse através da reflexão-açãoreflexão.
