Universidade
Federal do Rio Grande
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    Educação como prática da liberdade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02) Pereira, Cleyton Feitosa; Lage, Allene Carvalho
    Através de uma pesquisa bibliográfica, com foco nas obras “Educação como Prática da Liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”, tecemos reflexões e conexões entre o pensamento freireano e a luta cotidiana do Movimento LGBT. As análises apontaram perspectivas de existir e estar no mundo - a integração ou a acomodação - e a relação que a população LGBT estabelece com o enfrentamento à heteronormatividade remetendo-nos à contradição opressor-oprimido. Entendemos essa complexa conjuntura violadora de direitos por aquilo que Freire chamou de “inexperiência democrática” como sendo parte da realidade construída historicamente por meio da colonização de povos latinoamericanos. Mas compreendemos também que a emancipação pode se dar através de uma educação horizontal, dialógica, plural e conscientizadora. Uma educação como prática da liberdade.
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    Formação política e competência técnica na educação superior das mulheres: um olhar sobre as professoras ativistas da marcha mundial das mulheres em Caruaru – PE.
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Lage, Allene Carvalho; Macêdo, Perycles
    Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco teórico, pretendemos distinguir competência técnica de tecnicismo a partir das contribuições de Dermeval Saviani, bem como apresentar as reflexões de Florestan Fernandes sobre a formação política de docentes. O estudo de campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados empíricos, que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que a formação política dessas professoras, construída a partir de marcos teóricos e imersões nos movimentos sociais, pode resultar em uma práxis docente insurgente e não acomodada, que procura antecipar o progresso social ao invés de esperá-lo.
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    Formação política e competência técnica na educação superior das mulheres: um olhar sobre as professoras ativistas da marcha mundial das mulheres em Caruaru-PE
    (2022) Lage, Allene Carvalho; Macêdo, Perycles
    Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco teórico, pretendemos distinguir competência técnica de tecnicismo a partir das contribuições de Dermeval Saviani, bem como apresentar as reflexões de Florestan Fernandes sobre a formação política de docentes. O estudo de campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados empíricos, que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que a formação política dessas professoras, construída a partir de marcos teóricos e imersões nos movimentos sociais, pode resultar em uma práxis docente insurgente e não acomodada, que procura antecipar o progresso social ao invés de esperá-lo.