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- ItemComplexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental(EDGRAF, 2007) Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, AlineNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.
- ItemAlgumas considerações sobre as influências do marxismo na teoria da complexidade de Edgar Morin: aportes para a pesquisa em educação ambiental(2012) Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, AlineNo presente artigo travamos um debate sobre as influências do materialismo histórico- dialético de Karl Marx na trajetória pessoal e intelectual de Edgar Morin e nos fundamentos originais de sua teoria da complexidade. Metodologicamente, o artigo faz uma revisão bibliográfica, tomando como base de reflexão textos do pensador francês. A teoria da complexidade moriniana tem sido muito utilizada na pesquisa em educação ambiental, porém, na maioria das vezes, é apresentada de forma fragmentada, anistórica, carecendo de um debate crítico sobre sua construção e utilização. Nesse texto, temos o objetivo de levantar elementos que recuperem o viés histórico-crítico da teoria da complexidade moriniana com o sentido de promover a reflexão sobre o diálogo possível entre ambas as formulações teóricas, trazendo novas possibilidades para a pesquisa em educação ambiental, principalmente a que busca referência na tradição crítico-marxista e no pensamento complexo.
- ItemVivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança.(2013) Witt, Julia Rovena; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Anello, Lucia de Fatima Socoowski deNa sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais e também dos seres humanos. Tendo em vista esse contexto e o modo como a gestão de espaços naturais historicamente se estabeleceu no âmbito da conservação da biodiversidade, este artigo discute as vivências de educação ambiental junto ao “ambiente natural”. Numa interlocução com a teoria crítica, traz-se para reflexão o modelo de criação de unidades de conservação (UCs), em um contexto de injustiça ambiental e social, traçando-se um paralelo com a questão da conscientização ambiental, em termos freireanos. A partir disso, discute-se premissas teóricas que contribuem para a atuação educativa em UCs, a partir de seus caminhantes e em diálogo com a gestão ambiental desses espaços públicos instituídos.
