IE - Artigos publicados em periódicos
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Resultados da Pesquisa
- ItemEnsino de história, leituras da cidade e memória: narrativas que revelam a comunidade(2013-08) Machado, Carlos Roberto da Silva; Chaigar, Vania Alves Martins; Aguirre, Kathleen; Rodrigues, Eron da SilvaEste trabalho aborda a diversidade na esfera da didática no ensino de história, propondo outra concepção para os educandos do ensino básico, apresentando-os como sujeitos da própria história e as leituras da cidade como metodologia. Uma cidade tem diferentes características, cada comunidade tem suas manifestações culturais, como se fosse um grande mapa, com variadas leituras. Tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo nos dedicamos a trabalhar as concepções da cidade e sua diversidade social, cultural e econômica, enfim, as características específicas de uma determinada sociedade. A pesquisa relatada é uma produção histórica neste contexto, revelando parcela da memória de uma comunidade através de narrativas de um morador, aqui considerado protagonista do meio pesquisado. Foi de uma conversa informal com o senhor Lázaro Ceroni, morador da localidade do Bolaxa, na cidade de Rio Grande – RS, que surgiu a perspectiva e a motivação de relacionar a fonte oral com o ensino de História. Descobrimos que de um cenário, muitas vezes despercebido, na comunidade do aluno surge um conteúdo rico que o envolve e o faz perceber-se como agente histórico.
- ItemReflexões teóricas sobre a gestão da educação na cidade(2007) Machado, Carlos Roberto da SilvaEste trabalho apresenta parte dos aspectos teóricos e conceituais, necessários à reflexão sobre material empírico sistematizado, da produção acadêmica de pesquisadores da educação desenvolvida na cidade de POA, nos governos da Administração Popular (1989-2004). Como são diferentes os lugares (academia, SMED e Escolas) de onde partem as políticas educativas desenvolvidas e, certamente, olhadas diferentemente com pontos em comum e/ou diferentes, conforme seu conteúdo e os processos de implementação, foi necessária a produção de um instrumental analítico baseado em referências teóricas emergentes. Nesse sentido, a reflexão dos conceitos e da concepção de fundo da análise será apresentada como parte constituinte do Paradigma Emergente como definido por Boaventura de Sousa Santos e, tendo como utopia, a produção da democracia sem fim como obra humana conforme Henri Lefèbvre. Assim, a concepção de Estado, de política, de gestão da educação e do ensino é ressignificada, visando apreender a complexidade da assunção de um partido que se propunha alternativo ao status quo e, assim, verificar o que e como se processaram suas políticas, a gestão e a utopia ao longo de dezesseis anos.
- ItemAporias da subjetividade na acepção de adorno e suas decorrências para a educação ambiental(2010) Pereira, Vilmar Alves; Machado, Carlos Roberto da Silva; Silva, Luiza Mello da; Almeida, Paula CastroVários autores tomam a subjetividade como referência nas discussões hodiernas. De certo modo, ela consiste num ponto de clivagem para entendimento da modernidade e seus legados em nossas práticas. A acepção de sujeito que se sustenta nesse contexto é a de portador de sentido ao mundo com possibilidades de intervir nos endereçamentos da humanidade. A prospecção da subjetividade atinge as diferentes dimensões do pensar e do agir humano. Dentre os diversos campos, onde a subjetividade se afirma, fica explícita a sua atuação, na possibilidade de domínio da natureza. Este artigo apresenta, num primeiro momento, algumas limitações da subjetividade, tendo por referência o texto Sobre Sujeito e Objeto, de um dos expoentes da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno; num segundo, estabelece algumas relações com a Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se desenvolverá através de uma abordagem histórico, reconstrutiva, analítica e crítica.
