Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Artigos publicados em periódicos

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 13
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Algumas possibilidades para a promoção de uma educação para a sexualidade
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
    Nos últimos anos, temos visto um debate crescente sobre as temáticas relacionadas a diversidade sexual, de gênero e étnico-racial. Aliados a esse debate, também percebemos um aumento significativo no número de produções a esse respeito, ou seja, sites, livros, filmes, entre outros artefatos culturais que vem (re)produzindo significados e representações sobre tais temas. Esse incremento de publicações nos impulsionou pesquisar como alguns artefatos culturais – livros infantis, vídeos e revistas de divulgação – podem estar articulados as nossas práticas pedagógicas. Em nossos trabalhos estamos caracterizando os artefatos culturais como resultados de um processo de construção social. Nessa perspectiva, as revistas, programas de televisão, músicas, imagens, livros, filmes, jornais, entre outros são considerados artefatos culturais, pois são constituídos por representações produzidas a partir de significados que circulam na cultura.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fala ai professor/a!
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Magalhães, Joanalira Corpes; Bittencourt, Jordana da Rocha
    Esse espaço de nossa revista é destinado para você conversar conosco sobre algumas situações que ocorrem em sua escola. Assim, estaremos nesse diálogo indicando algumas possibilidades de trabalho para a promoção de uma educação para sexualidade em sua escola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Meninos e meninas N'AS Histórias de Maria! Problematizando o gênero no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa
    Leitor/a, nesse texto gostaríamos de convidá-lo/a a conhecer as histórias contadas por Maria! Nessas histórias estão entrelaçadas as questões de diversidade de gênero, sexual e religiosa. Vamos conhecer o que Maria tem a nos contar?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Homossexualidades, travestilidades e transexualidades: discutindo e desconstruindo algumas metanarrativas
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Longaray, Deise Azevedo; Magalhães, Joanalira Corpes
    Neste texto convidamos você, leitor/a, a pensar sobre algumas situações que ocorrem no cotidiano da escola. Vamos conhecer esses casos?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    I Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
    A mostra elegeu as produções que mais se destacaram nas temáticas de diversidade sexual e de gênero.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    (Re) pensando as representações de gênero nos espisódios de Peppa Pig
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
  • Imagem de Miniatura
    Item
    História de Maria vocês sabem o nome de alguma cientista mulher? Maria e suas histórias
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017) Rizza, Juliana Lapa; Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
    Hoje vim aqui mais uma vez para compartilhar com vocês umas das minhas histórias, dessa vez ela aconteceu na minha escola e tem a ver com mulheres cientistas. Pensem rápido e respondam: Vocês saberiam me dizer alguns nomes de mulheres inventoras ou mulheres cientistas? E daí, lembraram de alguém? Antes dessa pergunta da Profe e das discussões que fizemos em aula, que depois vou contar para vocês, eu não conhecia nenhuma mulher inventora e cientista. Lembramos de alguns homens como Einstein, Newton, Darwin, Thomas Edison - que inventou a lâmpada -, entre outros que eu e minha turma fomos falando, enquanto a professora anotava no quadro, mas mulheres não sabíamos o nome de nenhuma cientista.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Meninas e jovens nas ciências exatas, engenharias e computação: raça-etnia, gênero e ciência em alguns artefatos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31) Caseira, Fabiani Figueiredo; Magalhães, Joanalira Corpes
    O objetivo do presente artigo é analisar alguns materiais produzidos a partir de alguns projetos que fizeram parte da chamada “Meninas e jovens na ciências exatas, engenharias e computação 18/2013”, com relação aos marcadores sociais de gênero e raça-etnia. Este trabalho, se fundamenta a partir dos campos teóricos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Para produção dos dados investigamos os projetos contemplados e mapeamos aqueles que possuíam página na internet, a fim de analisar os artefatos culturais, produzidos e disponibilizados no endereço eletrônico dos mesmos. Encontramos 14 projetos, com uma grande amplitude de materiais. Optamos em analisar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Almanaques. Ambos materiais não apresentavam mulheres cientistas negras. No Almanaque encontramos pessoas negras, como parte integrante da história, porém escutando os conceitos científicos que outra pessoa estava explicando. Consideramos que tais artefatos podem servir de subsídio para professoras/es utilizarem nas escolas enquanto ferramentas didático-pedagógicas para discussão das questões relacionadas a gênero e ciência na sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caminhos em busca de um nome: atravessamentos na vida de sujeitos trans
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28) Hatje, Luis Felipe; Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
    O artigo tem como objetivo investigar como a escolha por um nome civil por sujeitos trans está relacionada com os processos de subjetivação que engendram discursos e práticas constitutivas dos sujeitos. Para tanto, analisamos narrativas de quatro sujeitos trans que ingressaram na justiça buscando a retificação do nome civil. No processo de análise observou-se os atravessamentos sociais, políticos, culturais que os impulsionaram a lutar pelo direito ao nome, bem como estratégias de validação de um nome para si.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro de
    O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.