Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Artigos publicados em periódicos

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um olhar para a subversão dos ditames de gênero na literatura infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Ramos, Edimauro Matheus Carriel; Gonçalves, Aracely Mehl
    Esta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao gênero, voltamos os olhares para três livros da literatura infantil que desestabilizam estereótipos através de personagens e situações desgenderizadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vamos falar sobre gênero?: um relato de experiência sobre a inserção da temática no curso de pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT)
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07) Ramos, Edimauro Matheus Carriel
    O presente estudo se embasa na revisão bibliográfica e em um relato de experiência sobre a inserção da temática gênero no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT), no interior de São Paulo. Os dados obtidos apontam que os discentes mantêm o contato mínimo ou quase inexistente com a temática, fazendo com que seja cada vez menos fomentado no âmbito educacional, carecendo de reflexões.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Ramos, Edimauro Matheus Carriel
    Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, os seus desafios e suas possibilidades. O presente artigo pretende, por intermédio da revisão bibliográfica, promover interlocuções teóricas e dialogar sobre as potencialidades propostas no livro de Ribeiro no que se refere a inserir esses debates e mediá-los entre o trabalho docente e gênero, bem como refletir sobre a maneira de conduzir esses debates. Constata-se através do estudo que, por meio da introdução do tópico gênero nos mais diferentes contextos da escola, os professores/as e os educandos são condicionados a reivindicar por um espaço mais democrático e que abranja e respeite as diversidades.