IE - Artigos publicados em periódicos
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4 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemUm olhar para a subversão dos ditames de gênero na literatura infantil(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Ramos, Edimauro Matheus Carriel; Gonçalves, Aracely MehlEsta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao gênero, voltamos os olhares para três livros da literatura infantil que desestabilizam estereótipos através de personagens e situações desgenderizadas.
- ItemVamos falar sobre gênero?: um relato de experiência sobre a inserção da temática no curso de pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT)(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07) Ramos, Edimauro Matheus CarrielO presente estudo se embasa na revisão bibliográfica e em um relato de experiência sobre a inserção da temática gênero no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT), no interior de São Paulo. Os dados obtidos apontam que os discentes mantêm o contato mínimo ou quase inexistente com a temática, fazendo com que seja cada vez menos fomentado no âmbito educacional, carecendo de reflexões.
- ItemMasculinidades performativas na literatura infantojuvenil(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20) Ramos, Edimauro Matheus CarrielSustentada pela revisão bibliográfica, a pesquisa se encarrega de destacar pontos principais nas obras da literatura infantojuvenil “O menino de vestido”, de David Walliams e “O menino que brincava de ser”, de Georgina da Costa Martins, os quais implodem com os modelos hegemônicos de masculinidade, bem como, com as desigualdades proferidas por esses protótipos. O objetivo da pesquisa é de promover interlocuções e reflexões entre a literatura infantojuvenil e as masculinidades performativas. Conforme os desdobramentos possibilitados pelo aporte teórico, vislumbra-se que ambas têm atuado em consonância em prol da propagação do respeito às diversidades de gênero que permitem novas percepções acerca das masculinidades.
- ItemAção docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Ramos, Edimauro Matheus CarrielSob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, os seus desafios e suas possibilidades. O presente artigo pretende, por intermédio da revisão bibliográfica, promover interlocuções teóricas e dialogar sobre as potencialidades propostas no livro de Ribeiro no que se refere a inserir esses debates e mediá-los entre o trabalho docente e gênero, bem como refletir sobre a maneira de conduzir esses debates. Constata-se através do estudo que, por meio da introdução do tópico gênero nos mais diferentes contextos da escola, os professores/as e os educandos são condicionados a reivindicar por um espaço mais democrático e que abranja e respeite as diversidades.
