Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    Algumas possibilidades para a promoção de uma educação para a sexualidade
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
    Nos últimos anos, temos visto um debate crescente sobre as temáticas relacionadas a diversidade sexual, de gênero e étnico-racial. Aliados a esse debate, também percebemos um aumento significativo no número de produções a esse respeito, ou seja, sites, livros, filmes, entre outros artefatos culturais que vem (re)produzindo significados e representações sobre tais temas. Esse incremento de publicações nos impulsionou pesquisar como alguns artefatos culturais – livros infantis, vídeos e revistas de divulgação – podem estar articulados as nossas práticas pedagógicas. Em nossos trabalhos estamos caracterizando os artefatos culturais como resultados de um processo de construção social. Nessa perspectiva, as revistas, programas de televisão, músicas, imagens, livros, filmes, jornais, entre outros são considerados artefatos culturais, pois são constituídos por representações produzidas a partir de significados que circulam na cultura.
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    Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa
    O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ao longo de seu percurso, buscou, através de suas ações, investigar e questionar as assimetrias sociais decorrentes das configurações assumidas pelos gêneros, pelas classes, pelas raças/etnias e pelas identidades sexuais. Seguindo os princípios da nossa Universidade, estimula o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade, valorizando, com isso, o convívio social e a pluralidade intelectual.
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    Entrevistada da edição: Cristiane Soares Bastos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa
    Neste espaço de nossa revista a professora Cristiane Soares Bastos, parceira do GESE, compartilha conosco suas experiências e relata como foi discutir as temáticas de corpos, gênero e sexualidades com crianças, através de um objeto lúdico.
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    Meninos e meninas N'AS Histórias de Maria! Problematizando o gênero no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa
    Leitor/a, nesse texto gostaríamos de convidá-lo/a a conhecer as histórias contadas por Maria! Nessas histórias estão entrelaçadas as questões de diversidade de gênero, sexual e religiosa. Vamos conhecer o que Maria tem a nos contar?
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    I Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
    A mostra elegeu as produções que mais se destacaram nas temáticas de diversidade sexual e de gênero.
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    Gênero e Diversidade na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa
    O Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE Extensão, dá continuidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE. O mesmo foi financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, no âmbito do Programa Brasil Sem Homofobia, do Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e do Plano Nacional de Política para as Mulheres II. Frente a alguns discursos presentes nas escolas, bem como em outras instituições sociais, consideramos ser necessário questionar e refletir sobre essas temáticas na formação dos/as profissionais da educação e licenciando/as. O curso, realizado nos municípios de Rio Grande, Bagé e Uruguaiana, contou com a parceria das Secretarias de Educação desses municípios, além da 5º e 10º Coordenadoria Regional de Educação e da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana. O mesmo foi organizado em três encontros.
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    (Re) pensando as representações de gênero nos espisódios de Peppa Pig
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
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    Apresentando o artefato cultural: “Os 15 anos de Mariana”
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016) Ribeiro, Paula Regina Costa; Longaray, Deise Azevedo
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    História de Maria vocês sabem o nome de alguma cientista mulher? Maria e suas histórias
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017) Rizza, Juliana Lapa; Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
    Hoje vim aqui mais uma vez para compartilhar com vocês umas das minhas histórias, dessa vez ela aconteceu na minha escola e tem a ver com mulheres cientistas. Pensem rápido e respondam: Vocês saberiam me dizer alguns nomes de mulheres inventoras ou mulheres cientistas? E daí, lembraram de alguém? Antes dessa pergunta da Profe e das discussões que fizemos em aula, que depois vou contar para vocês, eu não conhecia nenhuma mulher inventora e cientista. Lembramos de alguns homens como Einstein, Newton, Darwin, Thomas Edison - que inventou a lâmpada -, entre outros que eu e minha turma fomos falando, enquanto a professora anotava no quadro, mas mulheres não sabíamos o nome de nenhuma cientista.
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    Tornar-se cientista: narrativas de mulheres pesquisadoras no Continente Antártico
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08) Almeida, Maria Rozana Rodrigues de; Ribeiro, Paula Regina Costa; Vilaça, Teresa
    O presente artigo tem, como foco, analisar as dificuldades e os obstáculos encontrados nas narrativas de mulheres cientistas, em um ambiente inóspito, de difícil acesso e majoritariamente masculino, como o Continente Antártico. Por meio de entrevistas semiestruturadas, o estudo busca dar visibilidade às narrativas de três pesquisadoras coordenadoras e de cinco pesquisadoras alunas, com experiências em embarques, estação e/ou acampamentos, nas quais é possível perceber que, nas relações de gênero, a partir de uma materialidade biológica, discursos são construídos, em função de atributos ditos masculinos ou femininos. Tais discursos indicam as atividades que podem ou não ser executadas por mulheres cientistas, emergindo, nos enunciados, aspectos que configuram discriminações, preconceitos velados como cuidados, o “funil” maternidade e o modo “feminino” de fazer ciência.