Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Artigos publicados em periódicos

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entrevistada da edição: Cristiane Soares Bastos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa
    Neste espaço de nossa revista a professora Cristiane Soares Bastos, parceira do GESE, compartilha conosco suas experiências e relata como foi discutir as temáticas de corpos, gênero e sexualidades com crianças, através de um objeto lúdico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Meninos e meninas N'AS Histórias de Maria! Problematizando o gênero no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa
    Leitor/a, nesse texto gostaríamos de convidá-lo/a a conhecer as histórias contadas por Maria! Nessas histórias estão entrelaçadas as questões de diversidade de gênero, sexual e religiosa. Vamos conhecer o que Maria tem a nos contar?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gênero e Diversidade na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa
    O Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE Extensão, dá continuidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE. O mesmo foi financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, no âmbito do Programa Brasil Sem Homofobia, do Plano Nacional de Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e do Plano Nacional de Política para as Mulheres II. Frente a alguns discursos presentes nas escolas, bem como em outras instituições sociais, consideramos ser necessário questionar e refletir sobre essas temáticas na formação dos/as profissionais da educação e licenciando/as. O curso, realizado nos municípios de Rio Grande, Bagé e Uruguaiana, contou com a parceria das Secretarias de Educação desses municípios, além da 5º e 10º Coordenadoria Regional de Educação e da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana. O mesmo foi organizado em três encontros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    (Re) pensando as representações de gênero nos espisódios de Peppa Pig
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro de
    O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atravessamentos de gênero, sexualidade na psicologia: discutindo alguns acontecimentos
    (2021) Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição de
    Entendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para tanto, esse texto tem, como objetivo, tecer aproximações entre o campo da psicologia e as discussões sobre gênero e sexualidade a partir de alguns acontecimentos, tais como a eleição para o Conselho Federal de Psicologia em 2019; a discussão sobre “cura gay” em 2017; as resoluções sobre atuação de psicólogas/os em relação às identidades sexuais e de gênero, dentre outros. O referencial teórico está baseado nos Estudos de Gênero e Sexualidade e nas teorizações de Michel Foucault. Com base nos acontecimentos elencados, foi possível perceber que a Psicologia vem sendo convocada a (re)pensar suas práticas e suas abordagens teóricas no que se refere às discussões de gênero e sexualidade, de modo a se posicionar, política e cientificamente, e a ter, como preceito, o respeito e o reconhecimento das pluralidades das existências de gênero e sexualidade.