IE - Artigos publicados em periódicos
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- ItemAlgumas possibilidades para a promoção de uma educação para a sexualidade(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaNos últimos anos, temos visto um debate crescente sobre as temáticas relacionadas a diversidade sexual, de gênero e étnico-racial. Aliados a esse debate, também percebemos um aumento significativo no número de produções a esse respeito, ou seja, sites, livros, filmes, entre outros artefatos culturais que vem (re)produzindo significados e representações sobre tais temas. Esse incremento de publicações nos impulsionou pesquisar como alguns artefatos culturais – livros infantis, vídeos e revistas de divulgação – podem estar articulados as nossas práticas pedagógicas. Em nossos trabalhos estamos caracterizando os artefatos culturais como resultados de um processo de construção social. Nessa perspectiva, as revistas, programas de televisão, músicas, imagens, livros, filmes, jornais, entre outros são considerados artefatos culturais, pois são constituídos por representações produzidas a partir de significados que circulam na cultura.
- ItemGrupo de Pesquisa Sexualidade e Escola(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina CostaO Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ao longo de seu percurso, buscou, através de suas ações, investigar e questionar as assimetrias sociais decorrentes das configurações assumidas pelos gêneros, pelas classes, pelas raças/etnias e pelas identidades sexuais. Seguindo os princípios da nossa Universidade, estimula o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade, valorizando, com isso, o convívio social e a pluralidade intelectual.
- ItemEntrevistada da edição: Cristiane Soares Bastos(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina CostaNeste espaço de nossa revista a professora Cristiane Soares Bastos, parceira do GESE, compartilha conosco suas experiências e relata como foi discutir as temáticas de corpos, gênero e sexualidades com crianças, através de um objeto lúdico.
- ItemAtravessamentos de gênero, sexualidade na psicologia: discutindo alguns acontecimentos(2021) Amaral, Caroline Amaral; Ribeiro, Paula Regina Costa; Barros, Suzana da Conceição deEntendemos que as temáticas gênero e sexualidade são pautas da Psicologia enquanto ciência e profissão e, em decorrência disso, são importantes na formação de acadêmicas/os dos cursos de Psicologia Bacharelado. Para tanto, esse texto tem, como objetivo, tecer aproximações entre o campo da psicologia e as discussões sobre gênero e sexualidade a partir de alguns acontecimentos, tais como a eleição para o Conselho Federal de Psicologia em 2019; a discussão sobre “cura gay” em 2017; as resoluções sobre atuação de psicólogas/os em relação às identidades sexuais e de gênero, dentre outros. O referencial teórico está baseado nos Estudos de Gênero e Sexualidade e nas teorizações de Michel Foucault. Com base nos acontecimentos elencados, foi possível perceber que a Psicologia vem sendo convocada a (re)pensar suas práticas e suas abordagens teóricas no que se refere às discussões de gênero e sexualidade, de modo a se posicionar, política e cientificamente, e a ter, como preceito, o respeito e o reconhecimento das pluralidades das existências de gênero e sexualidade.
- ItemFalando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico(2003) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Diogo OnofreNeste artigo questiono o entendimento da sexualidade como universal e biologicamente determinada. Discuto a sexualidade como uma construção histórica e cultural a partir da análise das narrativas das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre suas experiências de sala de aula relacionadas a tal questão. Nas experiências narradas, tornou-se marcante o discurso biológico como a maneira <> para ser abordada a sexualidade nas práticas escolares. Relacionados a esse discurso estruturado na biologia apareceram outros que atuam na mídia, nos grupos sociais, na família, engendrando a sexualidade como efeito de práticas culturais de inscrição nos corpos. No estudo, estabeleço algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Foucault.
- ItemO que dizem e o que querem saber sobre sexualidade alunos/as dos anos iniciais do Ensino Fundammental???(2005) Soares, Guiomar Freitas; Ribeiro, Paula Regina Costa; Gautério, Daiane Teixeira; Machado, Liziane Perez; Soares, Quelem
- ItemSexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental(2004) Ribeiro, Paula Regina Costa; Souza, Nádia Geisa Silveira de; Souza, Diogo OnofreNeste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.
- ItemSexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógico(2011) Silva, Benícia Oliveira da; Ribeiro, Paula Regina CostaNeste artigo, discutimos a seção Sexo da revista Capricho como um artefato cultural. Em nossas discussões, compreendemos que esse artefato constitui-se em uma pedagogia cultural que produz e divulga significados acerca da temática sexualidade, operando não apenas como fonte de informação ou entretenimento. Esse artefato, além de possibilitar a discussão de questões como sistemas genitais, métodos contraceptivos, Aids e DST, que já estão presentes nos currículos escolares e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), promove a inclusão de temas acerca de anseios, medos, prazeres, comportamento, gênero e corpo que nem sempre são abordados nos currículos, problematizando, assim, diferentes representações e significados atribuídos à sexualidade e que circulam em nossa sociedade.
