IE - Artigos publicados em periódicos
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Resultados da Pesquisa
- ItemEducação sexual, orientação sexual, educação para a sexualidade...(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Rizza, Juliana LapaDiferentes são as terminologias utilizadas para um trabalho que se proponha a problematizar as questões de sexualidade e educação. Além disso, esse é um assunto polêmico, pois a escolha por um dos termos está carregada de significados produzidos em meio a conflitos teóricos.
- ItemMeninos e meninas N'AS Histórias de Maria! Problematizando o gênero no espaço escolar(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana LapaLeitor/a, nesse texto gostaríamos de convidá-lo/a a conhecer as histórias contadas por Maria! Nessas histórias estão entrelaçadas as questões de diversidade de gênero, sexual e religiosa. Vamos conhecer o que Maria tem a nos contar?
- ItemFala ai professor/a!(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013) Silva, Benícia Oliveira; Rizza, Juliana LapaEste espaço de nossa revista é destinado para você conversar conosco sobre algumas situações que ocorrem em sua escola. Assim, estaremos, neste diálogo, indicando algumas possibilidades de trabalho para a promoção de uma educação para sexualidade em sua escola.
- ItemHistória de Maria(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014) Rizza, Juliana Lapa
- ItemEducação para a sexualidade: componente curricular da escola?(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014) Rizza, Juliana LapaNa escola filas que separam meninos e meninas. Presos na porta dos banheiros, uma bonequinha de vestido e lacinho na cabeça e um bonequinho de bermuda e boné demarcam onde meninos e meninas devem transitar. No pátio e na educação física, bola de futebol para os meninos e bola de vôlei para as meninas. A partir desses e de outros exemplos que podem ser encontrados em algumas escolas, é possível perceber o quanto essa instituição apresentase como um espaço sexualizado e generificado. E a escola tem buscado promover práticas pedagógicas que problematizam essas questões? As questões de gênero e sexualidade são entendidas como componentes do currículo?
- ItemHistória de Maria(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015) Rizza, Juliana Lapa
- ItemHistória de Maria vocês sabem o nome de alguma cientista mulher? Maria e suas histórias(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017) Rizza, Juliana Lapa; Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira CorpesHoje vim aqui mais uma vez para compartilhar com vocês umas das minhas histórias, dessa vez ela aconteceu na minha escola e tem a ver com mulheres cientistas. Pensem rápido e respondam: Vocês saberiam me dizer alguns nomes de mulheres inventoras ou mulheres cientistas? E daí, lembraram de alguém? Antes dessa pergunta da Profe e das discussões que fizemos em aula, que depois vou contar para vocês, eu não conhecia nenhuma mulher inventora e cientista. Lembramos de alguns homens como Einstein, Newton, Darwin, Thomas Edison - que inventou a lâmpada -, entre outros que eu e minha turma fomos falando, enquanto a professora anotava no quadro, mas mulheres não sabíamos o nome de nenhuma cientista.
- ItemMaria, Carlos e o projeto de educação para a sexualidade(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-03-18) Rizza, Juliana Lapa; Varela, Cristina Monteggia
- ItemGrupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro deO Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
