Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação ambiental
    (2014) Salort, Michelle Coelho; Schmidt, Elisabeth Brandão
    O sentido de pertencimento, primordial nas relações do sujeito com o meio, pode ser fruto das conexões entre Arte e Educação Ambiental, duas áreas que se aproximam e se complementam, potencializando processos sociais interativos, criativos e cognitivos. Nessa perspectiva, defendemos o uso da tecnologia como uma ferramenta aliada nos processos pedagógicos que propiciam a mudança de conduta dos sujeitos em direção a outras formas de relacionamento com o outro, com o meio ambiente. Apresentamos a proposta de um ambiente virtual de Arte/Educação Ambiental – o AVArte, como alternativa pedagógica para o ensino da Arte e para a efetivação de processos de Educação Ambiental no contexto escolar. O AVArte não se configura apenas como uma ferramenta de inclusão tecnológica. Pretende ser um meio de instigar o desejo de aprender em um ambiente que propicia a convivência em uma cultura digital, despertando o interesse por conhecer o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural do lugar em que vivem os estudantes. A partir da apropriação desse conhecimento poderão ser estabelecidas relações de pertencimento com tais lugares. O AVArte é, pois, um potencializador do desejo, tanto para a concretização de uma educação com mais qualidade, quanto para transformar as relações do sujeito com o outro e com o seu entorno.
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    O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em educação ambiental sobre as sociedades sustentáveis?
    (2014) Matta, Caroline Rodrigues da; Schmidt, Elisabeth Brandão
    Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado em Educação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós- Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade como um tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questões socioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.
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    Humor gráfico e Educação Ambiental: irreverência e criatividade nas práticas pedagógicas com crianças
    (2014) Passos, Wagner Valente dos; Schmidt, Elisabeth Brandão
    Este artigo é derivado da dissertação de mestrado intitulada “Humor Gráfico: linguagem e crítica para uma Educação Ambiental sem fronteiras”, cujo objeto de pesquisa foi a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, realizada durante o V CPEASUL – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul do Brasil e o IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande em 2012. O presente artigo trata da aproximação entre o humor gráfico e a Educação Ambiental, utilizando os cartuns que integraram a mostra e o trabalho dos cartunistas Edgar Vasques e Renato Canini, a título de exemplo de como a charge, o cartum, as tiras e os quadrinhos podem constituir-se disparadores da reflexão e da estética de produção de desenhos para potencializar as relações da criança com o ambiente. Nesse processo será acionada a capacidade criativa e outras formas de pensar, compreender e interagir com as realidades do mundo.
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    Ambientalização curricular em cursos de licenciatura e na educação básica: a pesquisa e a formação inicial e continuada
    (2012) Figueiredo, Mara Lúcia; Guerra, Antonio Fernando Silveira; Schmidt, Elisabeth Brandão