IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemTomboy: potencialidade para problematizar gênero e sexualidade(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07) Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Marcondes, Gláucia Siqueira; Taylor, Jeanne Corrêa VieiraO presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações de gênero e as sexualidades e que organizam o filme Tomboy4. Apresenta como aporte teórico a perspectiva Pós-estrutulalista, os estudos Foucaltianos, assim como os estudos sobre a cultura visual. Nesse sentido consideramos importante refletir acerca dos processos de enquadramento e resistência, entendendo-os como possibilidades educativas de pensar o ser diferente.
- ItemGênero e sexualidade nas redes vivenciadas no cotidiano das escolas(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11) Silva, Patrick dos Santos; Herneck, Heloisa Raimunda; Silva, Apolônia de Jerusalém FerreiraNo ambiente escolar, os/as educandos/as protagonizam dimensões da sexualidade em conversas, nos namoros, nos bilhetes trocados. Na tentativa de desenvolver uma sexualidade saudável e sem preconceitos, foi desenvolvido na Escola Estadual Effie Rolfs o projeto de pesquisa: “Gênero e sexualidade nas redes vivenciadas pelos/as professores/as no cotidiano das escolas”. O trabalho buscou acompanhar os fluxos das escolas e os processos de subjetivação implícitos nas produções dos/das professores/as no que se refere ao gênero e sexualidade. Inspirada na pesquisa cartográfica no/dos/com os cotidianos, sugerimos oportunizar outras formas de ver, pensar e compreender a temática. Nesse sentido, nos interessamos por acompanhar como as experiências vivenciadas nesses ambientes são reinventadas pelos/as professores/as ressignificando a sua formação.
- ItemFormação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas(2023-02-01) Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Castro, Roney Polato deO artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de formação docente em cursos de Pedagogia de três universidades federais mineiras. As análises buscam pensar se os cursos de Pedagogia são problematizadores dos saberes que constituem as estudantes em formação, tomando os currículos desses cursos como elementos diretamente envolvidos nas experiências de formação vividas na universidade. O fio condutor das análises é concluído ao anunciarmos as possibilidades de um curso de formação docente problematizador, como um princípio organizador das experiências de formação, que não se limite à aquisição de conhecimentos, mas que produza espaços de questionamento de nossas trajetórias constitutivas e das docências que poderemos produzir em nossa atuação nas escolas de educação básica.
