IE - Artigos publicados em periódicos
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8 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemO conhecimento-solidariedade e os saberes docentes no programa de educação à distância da Universidade Católica de Pelotas.(2009) Ávila, Christiano Martino Otero; Silva, João Alberto da; Xavier, Regina Trilho Otero
- ItemRepetição e desafio nos exercícios escolares: dois lados de uma mesma moeda(2008) Silva, João Alberto daA investigação ocupa-se do papel dos exercícios escolares na prática de sala de aula. A pesquisa se delineou como um estudo qualitativo, inspirado nos métodos usualmente utilizados em Epistemologia e Psicologia Genéticas. Os dados foram coletados através de múltiplas fontes de evidência. Realizaram-se entrevistas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana, com alunos e professores; observações diretas do tipo participante como observador e análise documental. Os dados coletados indicam que os exercícios apresentam-se na sala de aula com duas facetas muito distintas: podem manifestar-se como promotores de técnicas empiristas, quando colocados sob a forma de repetição para a memorização, ou podem se revelar como um recurso extremamente valioso quando colocam um problema, apresentam desafios e permitem a testagem de hipóteses do sujeito. Percebe-se que o professor utiliza o exercício na perspectiva da repetição, embora, algumas vezes, sem intencionalidade, ele se configure como uma possibilidade de ação do aluno.
- ItemAs Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação(2009) Silva, João Alberto daO ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos de pensamento que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adolescentes e adultos, que freqüentaram a escola e obtiveram êxito na aprendizagem de geometria, elaboram explicações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos explicativos são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação lógico-matemática dos conceitos envolvidos.
- ItemA introdução da educação a distância nos cursos presenciais da Universidade Católica de Pelotas(2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da; Ávila, Christiano Martino Otero; Rodrigues, Francisco de Paula MarquesA Universidade Católica de Pelotas tem introduzido a Educação a Distância em seus cursos presenciais na oferta de Atividades Complementares Gerais. A intenção destas atividades é oferecer uma formação diferenciada a fim de trabalhar as habilidades e competências aferidas no ENADE, bem como introduzir uma formação humanística que diferencie o aluno oriundo da instituição. Em nosso estudo investigamos o nível de aceitação dessa abordagem. Aplicamos questionários para 105 estudantes e organizamos categorias para analisar os itens que gostaram e o que mais sentiram dificuldades. Constatamos que os participantes têm uma visão muito positiva sobre as atividades desenvolvidas e aprovam o uso da Educação a Distância como caráter complementar a seus cursos presenciais.
- ItemModelos de Significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração(2009) Silva, João Alberto daOs estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e do funcionamento mental no adulto. Nossa hipótese é de que o pensamento organiza modelos de significação em função dos esquemas e das implicações significantes disponíveis. No caso do Ensino Superior, muitos dos problemas dos estudantes universitários remontam a conteúdos elementares, que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Realizamos um experimento para averiguar as significações construídas por adultos a respeito das operações aritméticas elementares. A referência metodológica é o Método Clínico praticado pela Escola de Genebra. Foi possível perceber a variedade de comportamentos dos adultos frente ao problema, de maneira que suas condutas eram influenciadas enormemente pelos graus de complexidade e novidade da tarefa proposta. Por fim, concluímos que o pensamento do adulto apresenta uma estrutura muito poderosa que se desdobra em mobilidade e agilidade de raciocínio muito grandes. Entretanto, os conteúdos resistem à assimilação do sujeito e evidenciam o caráter ativo do objeto nos processos de interação. As aprendizagens baseadas em algoritmos ou processos automatizados restringem os processos de pensamento do adulto, dando origem a modelos incapazes de significar os problemas envolvidos.
- ItemNovos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância(2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto daEste trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.
- ItemO sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem(2009) Silva, João Alberto daNormalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender.
- ItemModelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório(2007) Silva, João Alberto daNota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.
