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Federal do Rio Grande
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    O conhecimento-solidariedade e os saberes docentes no programa de educação à distância da Universidade Católica de Pelotas.
    (2009) Ávila, Christiano Martino Otero; Silva, João Alberto da; Xavier, Regina Trilho Otero
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    Repetição e desafio nos exercícios escolares: dois lados de uma mesma moeda
    (2008) Silva, João Alberto da
    A investigação ocupa-se do papel dos exercícios escolares na prática de sala de aula. A pesquisa se delineou como um estudo qualitativo, inspirado nos métodos usualmente utilizados em Epistemologia e Psicologia Genéticas. Os dados foram coletados através de múltiplas fontes de evidência. Realizaram-se entrevistas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana, com alunos e professores; observações diretas do tipo participante como observador e análise documental. Os dados coletados indicam que os exercícios apresentam-se na sala de aula com duas facetas muito distintas: podem manifestar-se como promotores de técnicas empiristas, quando colocados sob a forma de repetição para a memorização, ou podem se revelar como um recurso extremamente valioso quando colocam um problema, apresentam desafios e permitem a testagem de hipóteses do sujeito. Percebe-se que o professor utiliza o exercício na perspectiva da repetição, embora, algumas vezes, sem intencionalidade, ele se configure como uma possibilidade de ação do aluno.
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    As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
    (2009) Silva, João Alberto da
    O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos de pensamento que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adolescentes e adultos, que freqüentaram a escola e obtiveram êxito na aprendizagem de geometria, elaboram explicações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos explicativos são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação lógico-matemática dos conceitos envolvidos.
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    A introdução da educação a distância nos cursos presenciais da Universidade Católica de Pelotas
    (2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da; Ávila, Christiano Martino Otero; Rodrigues, Francisco de Paula Marques
    A Universidade Católica de Pelotas tem introduzido a Educação a Distância em seus cursos presenciais na oferta de Atividades Complementares Gerais. A intenção destas atividades é oferecer uma formação diferenciada a fim de trabalhar as habilidades e competências aferidas no ENADE, bem como introduzir uma formação humanística que diferencie o aluno oriundo da instituição. Em nosso estudo investigamos o nível de aceitação dessa abordagem. Aplicamos questionários para 105 estudantes e organizamos categorias para analisar os itens que gostaram e o que mais sentiram dificuldades. Constatamos que os participantes têm uma visão muito positiva sobre as atividades desenvolvidas e aprovam o uso da Educação a Distância como caráter complementar a seus cursos presenciais.
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    Modelos de Significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração
    (2009) Silva, João Alberto da
    Os estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e do funcionamento mental no adulto. Nossa hipótese é de que o pensamento organiza modelos de significação em função dos esquemas e das implicações significantes disponíveis. No caso do Ensino Superior, muitos dos problemas dos estudantes universitários remontam a conteúdos elementares, que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Realizamos um experimento para averiguar as significações construídas por adultos a respeito das operações aritméticas elementares. A referência metodológica é o Método Clínico praticado pela Escola de Genebra. Foi possível perceber a variedade de comportamentos dos adultos frente ao problema, de maneira que suas condutas eram influenciadas enormemente pelos graus de complexidade e novidade da tarefa proposta. Por fim, concluímos que o pensamento do adulto apresenta uma estrutura muito poderosa que se desdobra em mobilidade e agilidade de raciocínio muito grandes. Entretanto, os conteúdos resistem à assimilação do sujeito e evidenciam o caráter ativo do objeto nos processos de interação. As aprendizagens baseadas em algoritmos ou processos automatizados restringem os processos de pensamento do adulto, dando origem a modelos incapazes de significar os problemas envolvidos.
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    Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
    (2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da
    Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.
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    O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
    (2009) Silva, João Alberto da
    Normalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender.
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    Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
    (2007) Silva, João Alberto da
    Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.