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Federal do Rio Grande
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    O conhecimento-solidariedade e os saberes docentes no programa de educação à distância da Universidade Católica de Pelotas.
    (2009) Ávila, Christiano Martino Otero; Silva, João Alberto da; Xavier, Regina Trilho Otero
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    Repetição e desafio nos exercícios escolares: dois lados de uma mesma moeda
    (2008) Silva, João Alberto da
    A investigação ocupa-se do papel dos exercícios escolares na prática de sala de aula. A pesquisa se delineou como um estudo qualitativo, inspirado nos métodos usualmente utilizados em Epistemologia e Psicologia Genéticas. Os dados foram coletados através de múltiplas fontes de evidência. Realizaram-se entrevistas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana, com alunos e professores; observações diretas do tipo participante como observador e análise documental. Os dados coletados indicam que os exercícios apresentam-se na sala de aula com duas facetas muito distintas: podem manifestar-se como promotores de técnicas empiristas, quando colocados sob a forma de repetição para a memorização, ou podem se revelar como um recurso extremamente valioso quando colocam um problema, apresentam desafios e permitem a testagem de hipóteses do sujeito. Percebe-se que o professor utiliza o exercício na perspectiva da repetição, embora, algumas vezes, sem intencionalidade, ele se configure como uma possibilidade de ação do aluno.
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    As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
    (2009) Silva, João Alberto da
    O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos de pensamento que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adolescentes e adultos, que freqüentaram a escola e obtiveram êxito na aprendizagem de geometria, elaboram explicações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos explicativos são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação lógico-matemática dos conceitos envolvidos.
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    A introdução da educação a distância nos cursos presenciais da Universidade Católica de Pelotas
    (2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da; Ávila, Christiano Martino Otero; Rodrigues, Francisco de Paula Marques
    A Universidade Católica de Pelotas tem introduzido a Educação a Distância em seus cursos presenciais na oferta de Atividades Complementares Gerais. A intenção destas atividades é oferecer uma formação diferenciada a fim de trabalhar as habilidades e competências aferidas no ENADE, bem como introduzir uma formação humanística que diferencie o aluno oriundo da instituição. Em nosso estudo investigamos o nível de aceitação dessa abordagem. Aplicamos questionários para 105 estudantes e organizamos categorias para analisar os itens que gostaram e o que mais sentiram dificuldades. Constatamos que os participantes têm uma visão muito positiva sobre as atividades desenvolvidas e aprovam o uso da Educação a Distância como caráter complementar a seus cursos presenciais.
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    Aspectos metodológicos e constitutivos do pensando do adulto
    (2011) Silva, João Alberto da; Frezza, Júnior Saccon
    O estudo do pensamento do adulto apresenta algumas particularidades metodológicas que dificultam a investigação. Para a análise das estruturas e dos processos mentais, os pesquisadores da Epistemologia Genética têm por referência o Método Clínico-Crítico ou, simplesmente, Método Clínico. Todavia, os estudos de Piaget e da Escola de Genebra se ocupam, principalmente, do desenvolvimento em termos psicogenéticos, isto é, da evolução intelectual a partir da criança. No caso dos adultos, o Método Clínico precisa sofrer algumas adaptações, pois estes apresentam estruturas e processos de pensamento singulares. Em geral, o raciocínio mais apurado e rápido dos adultos pode levar à abertura de múltiplos possíveis e de incontáveis patamares de hipóteses que se reúnem em quadros dedutíveis simultâneos. É particularmente difícil averiguar um pensamento que pode seguir ao mesmo tempo mais do que um percurso, bem como descartar ligeiramente algumas hipóteses em favor de outras. O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades metodológicas de pesquisa que atendam as especificidades do adulto. Em particular, abordaremos a prática do Método Clínico e suas nuances na aplicação com sujeitos maiores de 20 anos. Dada a variedade de operações lógico-matemáticas possíveis, destacaremos a investigação na perspectiva do sujeito psicológico e da construção da significação.
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    Modelos de Significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração
    (2009) Silva, João Alberto da
    Os estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e do funcionamento mental no adulto. Nossa hipótese é de que o pensamento organiza modelos de significação em função dos esquemas e das implicações significantes disponíveis. No caso do Ensino Superior, muitos dos problemas dos estudantes universitários remontam a conteúdos elementares, que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Realizamos um experimento para averiguar as significações construídas por adultos a respeito das operações aritméticas elementares. A referência metodológica é o Método Clínico praticado pela Escola de Genebra. Foi possível perceber a variedade de comportamentos dos adultos frente ao problema, de maneira que suas condutas eram influenciadas enormemente pelos graus de complexidade e novidade da tarefa proposta. Por fim, concluímos que o pensamento do adulto apresenta uma estrutura muito poderosa que se desdobra em mobilidade e agilidade de raciocínio muito grandes. Entretanto, os conteúdos resistem à assimilação do sujeito e evidenciam o caráter ativo do objeto nos processos de interação. As aprendizagens baseadas em algoritmos ou processos automatizados restringem os processos de pensamento do adulto, dando origem a modelos incapazes de significar os problemas envolvidos.
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    A construção das noções de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil
    (2010) Silva, João Alberto da; Frezza, Júnior Saccon
    O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem do desenvolvimento da inteligência. Muitas vezes, os professores ficam temerosos em desenvolver atividades que propiciem a construção das noções de espaço e tempo, dada a dificuldade de abordagem. Além das práticas de cuidado, a Educação Infantil também está envolvida no desenvolvimento cognitivo dos pequenos, e a construção das noções de tempo e espaço pode auxiliar nessa tarefa.
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    Processos Cognitivos envolvidos no cálculo com frações
    (2010) Silva, João Alberto da
    O cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. A pesquisa investiga os modelos de significação elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. Evidencia que apenas pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolva cálculo com frações; os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.
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    Novos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância
    (2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da
    Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.
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    O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
    (2009) Silva, João Alberto da
    Normalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender.