IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemA introdução da educação a distância nos cursos presenciais da Universidade Católica de Pelotas(2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto da; Ávila, Christiano Martino Otero; Rodrigues, Francisco de Paula MarquesA Universidade Católica de Pelotas tem introduzido a Educação a Distância em seus cursos presenciais na oferta de Atividades Complementares Gerais. A intenção destas atividades é oferecer uma formação diferenciada a fim de trabalhar as habilidades e competências aferidas no ENADE, bem como introduzir uma formação humanística que diferencie o aluno oriundo da instituição. Em nosso estudo investigamos o nível de aceitação dessa abordagem. Aplicamos questionários para 105 estudantes e organizamos categorias para analisar os itens que gostaram e o que mais sentiram dificuldades. Constatamos que os participantes têm uma visão muito positiva sobre as atividades desenvolvidas e aprovam o uso da Educação a Distância como caráter complementar a seus cursos presenciais.
- ItemNovos paradigmas nos saberes docentes na Educação a Distância(2009) Xavier, Regina Trilho Otero; Silva, João Alberto daEste trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimento solidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.
- ItemA construção das identidades dos alunos de EaD através dos seus discursos em um fórum de discussão(2011) Abrão, Ruhena Kelber; Silva, Juliana de Souza da; Silva, João Alberto daEste estudo tem como objetivo investigar os discursos dos alunos da modalidade de Educação à Distância (EaD) produzidos em fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tenciona-se conhecer a identidade dos estudantes de EaD, conhecer de forma mais aprofundada quem são estes sujeitos, através de um exame detalhado de suas falas. No espaço da Educação a Distância, a relação entre alunos dáse, diferentemente do ensino convencional, através da mediação dos recursos tecnológicos. Entende-se que é possível construir perfis de alunos da EaD a partir dos textos apresentados nos fóruns. No ambiente virtual, pressupõe-se que os estudantes corporificam-se por meio do seu discurso. Por não existir a possibilidade de haver uma presença física, a configuração do sujeito se dá através da sua própria fala.
