IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
Navegar
8 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemAnotações sobre a “Rio + 20” e a educação ambiental ecomunitarista(2013) Velasco, Sirio LopezNeste trabalho nos propomos apresentar inicialmente uma breve panorâmica da “Rio + 20” para depois começar uma análise das considerações dedicadas à educação no documento final dessa Conferência, intitulado “O futuro que queremos”, á luz de nossa proposta ecomunitarista.
- ItemDo universo das redes às redes de educação ambiental, potencialidades e limitações da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental, REASUL(2009) Velasco, Sirio Lopez; Lima, Anabel deAs redes são abarcadas pelas mais diversas fontes do saber, sendo que para cada uma delas há uma compreensão diferente para o termo. As redes sociais, nas quais as redes de educação ambiental tomam como base, são orientadas em torno de um desejo coletivo de mudança e impulsionadas pela objetivação de um propósito comum. E através deste recorte, a intenção foi explicitar o que se pesquisou, abordando o processo de implantação e atuação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - REASul, no período de 2002 a 2005. Destacando suas potencialidades e limitações, apresentando subsídios que pudessem auxiliar no seu caminhar.
- ItemRumo a uma reformulação lingüística da norma ecológica que na ética argumentativa fundamenta a educação ambiental(2005) Velasco, Sirio LopezA ética argumentativa que venho desenvolvendo na última década compreende uma norma ecológica que nos exige preservarmos regenerarmos de uma forma sadia a natureza humana e não humana. Essa norma, como as outras duas (relativas à liberdade individual de decisão e à vivência consensual de tal liberdade) é deduzida das condições de felicidade da pergunta que instaura o universo da ética, a saber "Que devo fazer?", mas no seu caso, pelo viés das condições de possibilidade do trabalho. Aqui propomos uma nova dedução que não precisa fazer apelo a essa última dimensão e procede única y exclusivamente ao interior da esfera da linguagem.
- ItemFundamentos da educação ambiental: notas sobre a violação da ética no trabalho alienado vigente no capitalismo(2008) Velasco, Sirio LopezNo contexto da minha proposta de educação ambiental, estas notas pretendem focalizar alguns aspectos-chave da violação das três normas fundamentais da ética no trabalho alienado vigente no capitalismo. Em especial, registram-se aqui as violações à liberdade individual de decisão, à construção consensual de soluções (em particular, na esfera produtiva), e à preservaçãoregeneração de uma natureza (humana e não-humana) sadia do ponto de vista produtivo.
- ItemA educação ambiental ecomunitarista e a síntese de Freire e Saviani(2008) Velasco, Sirio LopezNeste trabalho nos propomos refletir brevemente sobre uma falsa contradição entre as propostas de educação problematizadora de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a partir da nossa própria proposta de educação ambiental ecomunitarista.
- ItemÉtica e princípios da educação ambiental: introdução(2006) Velasco, Sirio LopezNeste trabalho resumimos brevemente os fundamentos da ética argumentativa que estamos desenvolvendo na última década e apresentamos as três normas deduzidas da gramática profunda da pergunta que instaura a ética. A seguir aplicamos esses fundamentos à reformulação do primeiro princípio da educação ambiental conforme o mesmo é definido na lei de Política Nacional de Educação Ambiental.
- ItemDo universo das redes às redes de educação ambiental, potencialidades e limitações da rede sul brasileira de educação ambiental, REASUL(2009) Lima, Anabel de; Velasco, Sirio LopezAs redes são abarcadas pelas mais diversas fontes do saber, sendo que para cada uma delas há uma compreensão diferente para o termo. As redes sociais, nas quais as redes de educação ambiental tomam como base, são orientadas em torno de um desejo coletivo de mudança e impulsionadas pela objetivação de um propósito comum. E através deste recorte, a intenção foi explicitar o que se pesquisou, abordando o processo de implantação e atuação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - REASul, no período de 2002 a 2005. Destacando suas potencialidades e limitações, apresentando subsídios que pudessem auxiliar no seu caminhar.
- ItemA Educação Ambiental realista pede o impossível(2006) Velasco, Sirio LopezNeste artigo resgatamos a prática da Utopia (seguindo os passos de Thomas More e Karl Marx, dentre outros) para apresentar a ordem sócio-ambiental ecomunitarista que norteia nossa concepção de educação ambiental a partir da ética argumentativa que vimos desenvolvendo na última década. A seguir refletimos brevemente sobre sua atual negação na sociedade capitalista e abordamos alguns desafios que a concepção acima citada tem pela frente.
