Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE - Artigos publicados em periódicos

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sexualidade e identidade de gênero na infância
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016) Xavier Filha, Constantina
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Subjetivações femininas: entre concordâncias e possibilidades de resistência nos filmes de animação da Barbie
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30) Bacarin, Telma Iara; Xavier Filha, Constantina
    A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até 2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem como as de resistências a modelos únicos. As questões que nortearam o estudo foram: quais as feminilidades que são veiculadas/produzidas nos filmes de animação da Barbie? De que forma essas feminilidades são legitimadas enquanto modelos para a vivência das feminilidades? Existe um modelo único nos filmes ou há a possibilidade de variadas formas de vivências de feminilidade e de ser menina/mulher? A pesquisa foi fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais, nos Estudos de Gênero e em pressupostos foucaultianos, utilizando os conceitos de gênero, feminilidades, pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, subjetivação, poder e resistência. As discussões produzidas na investigação destacam a predominância de normatizações de gênero nos filmes e de algumas mudanças que percebemos como resistências de gênero.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecer e entretecer a vida no ensino-pesquisa-extensão universitária: compromisso teórico-político-acadêmico no âmbito do grupo de estudos e pesquisas em sexualidades, gênero e educação - GEPSEX
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Xavier Filha, Constantina
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação – Gepsex, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O grupo foi criado em 2005 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Diferentemente de outros grupos, este não se atrelava, em sua origem, à pósgraduação. Surgiu vinculado ao ensino e à extensão universitária. Teve seu início provocado por demanda de estudos e pesquisas com acadêmicas/os de Pedagogia e professoras/es de escolas públicas que participavam de projetos de extensão. Ao longo dos anos, foi incorporando pós-graduandas/os e ações no âmbito da pós-graduação. A trajetória descrita demonstra as resistências cotidianas e ressalta o compromisso teóricopolítico-acadêmico com as temáticas de Gênero, Sexualidade e Diferença no campo da Educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil
    (2021) Sotolani, Matheus D’Amico; Xavier Filha, Constantina
    A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As feminilidades nos livros para a infância do acervo das obras complementares do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa
    (2021) Stefanelli, Francisca Alves da Silva; Xavier Filha, Constantina
    A pesquisa teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que integraram os acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os pressupostos teóricos foram os Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos Feministas e pressupostos foucaultianos. A pesquisa documental, que norteou as análises dos livros selecionados, teve como problemática: Quais são os modelos de feminilidades produzidas e/ou veiculadas nos livros para as infâncias? Quais identidades femininas são legitimadas nesses livros? Analisamos um total de 180 livros do acervo das obras complementares distribuídos nas séries iniciais do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para a pesquisa, foi realizada a seleção de 26 livros, observando seus textos e ilustrações. Concluímos que os livros infantis mostram uma feminilidade construída seja a hegemônica seja a diferentemente das que se convencionou socialmente desejada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecer e entretecer a vida no ensino-pesquisa-extensão universitária: compromisso teórico-político-acadêmico no âmbito do grupo de estudos e pesquisas em sexualidades, gênero e educação –GEPSEX
    (2022) Xavier Filha, Constantina
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão do Grupo de Estudose Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação –Gepsex, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS. O grupo foi criado em 2005 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Diferentemente de outros grupos, este não se atrelava, em sua origem, à pós-graduação. Surgiu vinculado ao ensino e à extensão universitária. Teve seu início provocado por demanda de estudos e pesquisas com acadêmicas/os de Pedagogia e professoras/es de escolas públicas que participavam de projetos de extensão. Ao longo dos anos, foi incorporando pós-graduandas/os e ações no âmbito da pós-graduação. A trajetória descrita demonstra as resistências cotidianas e ressalta o compromisso teórico-político-acadêmico com as temáticas de Gênero, Sexualidade e Diferença no campo da Educação.