IE - Artigos publicados em periódicos
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20 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemCombustão e seus efeitos: um estudo sobre concepções de alunos do ensino técnico do CEFET-RS, visando à educação ambiental.(EDGRAF, 2007) Farias, Mario Luiz deEste trabalho está baseado na pesquisa e dissertação a respeito de concepções de alunos do ensino técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) sobre a combustão e seus efeitos, visando à Educação Ambiental. Os objetivos principais da pesquisa foram: verificar o perfil das concepções sobre esse tema; avaliar a contribuição do ensino técnico na formação de tais concepções; estabelecer relação entre as concepções manifestadas e características de concepções levantadas pelo Movimento das Concepções Alternativas (MCA). O instrumento de pesquisa consistiu num questionário com quinze questões, compostas por uma afirmativa para os alunos assumirem um posicionamento, valendo-se de uma escala do tipo Likert, com cinco pontos, e um espaço para comentários. O tratamento dos dados foi realizado através de técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram perfis de concepções diferentes entre categorias relativas ao tema da pesquisa. Existiram diferenças significativas, para α = 0,05, do nível das concepções sobre algumas categorias, entre alunos iniciantes e concluintes e entre alunos das áreas profissionais Indústria e Química. Foi constatado que o ensino técnico auxiliou na construção das concepções relativas a alguns tópicos e foram evidenciadas características das concepções alternativas.
- ItemO caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos(EDGRAF, 2006) Cunha, Marlécio Maknamara da SilvaEstudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental, Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise. Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o desenvolvimento da Educação Ambiental.
- ItemA desordem criadora: crise ambiental e educação(EDGRAF, 2004) Sá, Lais MourãoA importância estratégica da Educação num contexto de mudança de paradigmas exige a construção de uma noção complexa que supere a necessidade de distinguir entre educação formal e não-formal, ou entre os vários focos fragmentados, como é o caso do qualificativo "ambiental". A dimensão educativa dos processos de gestão ambiental é uma referência necessária para a definição de estratégias políticas voltadas para a mudança de paradigmas. A compreensão pedagógica dos processos de interação entre os atores sociais envolvidos nos processos de gestão ambiental é fundamental para a eficácia da mediação de conflitos e interesses e para a produção de uma ecoética, com base numa consciência ambiental coletiva.
- ItemEmoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente(EDGRAF, 2004) Fontoura, Ana Elisa Sparano; Braun, Ani Maria Swarowsky; Freitas, Elisete Maria deA origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso, será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio, e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.
- ItemA produção da hegemonia através da gestão das políticas e da legislação educacional nos anos noventa no Brasil(2004) Machado, Carlos Roberto da SilvaAnálise da gestão das políticas e da legislação em educação nos governos de Fernando Henrique Cardoso e de Paulo Renato de Souza no Ministério da Educação (1995 a 2002) numa perspectiva de que as mesmas configuraram-se, com sentido hegemônico, na perspectiva da globalização neoliberal. Partindo de estudos críticos, da legislação e da política educacional brasileira dos anos noventa (LDBEN/1996; Emenda Constitucional 14 e FUNDEF/1996; Plano Nacional de Educação/2001), realizadas por diferentes autores (MORAES, 2002; AZEVEDO, 2002; ROMANO e VALENTE, 2002; VALENTE, 2001; PINTO, 2002; SILVA Júnior, 2002), argumento, em complemento, que a complexidade dos processos desencadeados e a amplitude das reformas educativas exigem na implementação uma gestão que produza através das políticas e da legislação os objetivos propostos. Ou seja, desenvolve-se um processo de produção política (SPOSITO, 1996) da hegemonia através da gestão educacional por parte do Estado. Então, demonstro, através da análise dessas políticas e leis, bem como dos processos desencadeados, com dados ilustrativos de resultados, que a gestão desenvolvida pelo MEC (Ministério da Educação) visava uma nova configuração na educação (concepções, valores e práticas), em conformidade com as necessidades dos processos produtivos - em ambiente de globalização - e de sua hegemonia na sociedade e no cotidiano. Este trabalho decorreu de pesquisa, discussão e avaliações das políticas e leis constituídas durante o governo de Paulo Renato de Sousa (Ministério da Educação) e de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2002, realizadas no ano de 2003/1 no Centro Universitário FEEVALE (Novo Hamburgo/RS) com alunos/as de Políticas e Legislação da Educação Básica e faz parte de um projeto de tese em desenvolvimento na área da educação.
- ItemContribuições acerca das políticas públicas em educação e o paradigma emergente(2006) Machado, Carlos Roberto da SilvaA democracia local e global, enquanto processo sem fim e de alta intensidade como produção dos humanos autogeridos em suas relações com a natureza, é a utopia da produção política e teórica do autor. O conceito de produção é utilizado, de acordo com Lefèbvre (1973, 1971), num sentido mais amplo de geração de conhecimento, das relações, da sociedade, da produção material, das obras, das idéias, que é diferente de seu sentido mais restrito de produção de bens materiais, de coisas, de produto. Tendo tal concepção como pano de fundo, neste trabalho, apresentamos e discutimos os conceitos de Estado, política e “Estado em ação”, relacionando-os com os paradigmas societários e epistemológicos (SANTOS, 1999) utilizados na análise das políticas públicas e da gestão da educação.
- ItemEducação e inclusão: garantia de direitos na modernidade líquida(2009) Henning, Paula CorrêaO presente artigo problematiza o discurso da Inclusão nos espaços escolares na atualidade. Busca evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se de uma figura hegemônica e emblemática ao falarmos em modernidade: a Igualdade. Provoca o pensamento acerca de novas configurações nessa episteme e problematiza discursos atuais da Igualdade, como a Inclusão nos espaços escolares em tempos de Modernidade Líquida. As Ciências Humanas com a produção de saberes legítimos vai compondo um campo de visibilidade ao discurso da Igualdade encarnado na proliferação do discurso de uma escola para todos.
- ItemEducando meninos e meninas: transmissão geracional da pesca artesanal no ambiente familiar(2007) Garcia, Narjara Mendes; Yunes, Maria Angela Mattar; Chaves, Priscila Freitas; Santos, Lídia Oliveira dosA educação nas famílias de pescadores artesanais, além de transmitir saberes sobre a realidade, o cuidado e a promoção do desenvolvimento humano, também se direciona para a aprendizagem da atividade pesqueira. Este trabalho teve como objetivo investigar as crenças e os significados da educação nas famílias de pescadores artesanais, no que se refere aos conhecimentos e papéis para o trabalho na pesca. Para isso, foram escolhidas aleatoriamente duas famílias de pescadores artesanais do município de Rio Grande/RS e investigadas três gerações de cada família participante do estudo. O método usado foi a Inserção Ecológica e os dados foram analisados qualitativamente, seguindo os passos propostos pela grounded-theory. Os resultados apontam para linearidades na transmissãogeracional dos saberes sobre a pesca e definição de papéis do homem e da mulher no desempenho dessa atividade. Esses resultados salientam que a educação nessas famílias tem contribuído para a continuidade da cultura da pesca com evidências na formação de sujeitos sociais críticos e participativos.
- ItemReflexões teóricas sobre a gestão da educação na cidade(2007) Machado, Carlos Roberto da SilvaEste trabalho apresenta parte dos aspectos teóricos e conceituais, necessários à reflexão sobre material empírico sistematizado, da produção acadêmica de pesquisadores da educação desenvolvida na cidade de POA, nos governos da Administração Popular (1989-2004). Como são diferentes os lugares (academia, SMED e Escolas) de onde partem as políticas educativas desenvolvidas e, certamente, olhadas diferentemente com pontos em comum e/ou diferentes, conforme seu conteúdo e os processos de implementação, foi necessária a produção de um instrumental analítico baseado em referências teóricas emergentes. Nesse sentido, a reflexão dos conceitos e da concepção de fundo da análise será apresentada como parte constituinte do Paradigma Emergente como definido por Boaventura de Sousa Santos e, tendo como utopia, a produção da democracia sem fim como obra humana conforme Henri Lefèbvre. Assim, a concepção de Estado, de política, de gestão da educação e do ensino é ressignificada, visando apreender a complexidade da assunção de um partido que se propunha alternativo ao status quo e, assim, verificar o que e como se processaram suas políticas, a gestão e a utopia ao longo de dezesseis anos.
- ItemViolência contra idosos institucionalizados(2008) Porto, Ivalina; Koller, Silvia HelenaEste estudo investigou a visão de violência (maus-tratos e agressões) praticada contra idosos institucionalizados, sob um enfoque bioecológico do desenvolvimento humano (TBDH) de Bronfenbrenner (2005). Quinze idosos (73 a 93 anos; M= 82,27; DP= 5,48), do sexo feminino (n=10) e masculino foram entrevistados sobre dados biossociodemográficos e aspectos relacionados à vitimização por violência. Associada à inserção ecológica (Cecconello & Koller, 2004), a entrevista permitiu constatar a percepção de maus-tratos pelos idosos, como agressões verbais, insultos, negligências, abusos financeiros e com menor incidência, agressões físicas. Uma prática baseada em educação gerontológica mostrou-se evidente, para compreensão do processo de envelhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos na velhice.
