IE - Artigos publicados em periódicos
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71 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemContribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos(2003) Berlinck, Christian Niel; Caldas, Ana Luiza Rios; Monteiro, Aline H. R. Rendall; Saito, Carlos HirooA Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, apóia-se nos Comitês de Bacia Hidrográfica enquanto instrumentos para a gestão descentralizada deste recurso. No entanto, esta política por si só é incapaz de gerenciar os conflitos entre os diversos usuários, pela falta de tradição em processos participativos e explicitação, e busca de resolução consensuada dos conflitos. Este trabalho objetiva, assim, contribuir para a discussão teórico-metodológica das ações de Educação Ambiental, integrando modelos comportamentais e estruturais na resolução de conflitos. Incorpora o plano da esfera pública como palco das ações da Educação Ambiental. A estrutura apresentada fundamenta-se num referencial teórico de caráter crítico, com compromisso de ação emancipatória, voltado para a resolução de conflitos pelo empowerment sociocomunitário, que leve a uma maior eqüidade social.
- ItemLatas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo(2017-12-19) Amorim, Priscilla Mona; Silva, Regina Aparecida; Sato, Michèle TomokoA pesquisa teve como objetivo compreender a percepção que os quilombolas de Mata Cavalo têm sobre a água. O aporte metodológico utilizado foi a Cartografia do Imaginário que proporcionou muitas formas de interpretar. Foram realizados trabalhos de campo com entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados percebem a água como algo essencial à vida e apontam que as ações humanas têm afetado na sua qualidade e disponibilidade. As temáticas “água e educação ambiental” são trabalhadas pontualmente na escola da comunidade, fato que dificultou a compreensão sobre os problemas socioambientais vivenciados cotidianamente. A escassez da água é uma das mais dramáticas consequências das mudanças climáticas, por isso é necessário que a educação ambiental enfatize este problema enfrentado pelos quilombolas, pois isso os fragiliza e, juntamente com o descaso do poder público, os tornam ainda mais vulneráveis às injustiças ambientais.
- ItemUm Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades(2017-12-19) Mota, Junior Cesar; Kitzmann, Dione Iara SilveiraAs pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar o que tem sido produzido em relação à temática, para que se possa ter uma visão de para onde se quer ir, e como/por que construir os próximos caminhos a serem trilhados. A partir disto, emerge o seguinte questionamento: o que se mostra de AC nas pesquisas acadêmicas realizadas entre os anos de 2002 e 2016no Brasil? De modo geral, identificamos que os estudos estão relacionados a diagnósticos e/ou indicam fragilidades, bem como os desafios e possibilidades de integração da Educação Ambientalnos currículos. No mais, mesmo não tendo encontrado propostas para ambientalizar os currículos, identificamos subsídios sobreo saber-fazer, capazes de potencializar a AC na Educação Superior.
- ItemBiomonitoramento participativo, com insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade da água, realizado com alunos da Escola Municipal José Pedro Gonçalves, Comunidade do Parauninha, Conceição do Mato Dentro, MG(2011) Oliveira, Luiza Hoehne Mattos de; Andrade, Miguel Ângelo; Paprocki, HenriqueA região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. Tal cenário sofre impactos de diversas atividades antrópicas. Para que o atual quadro sofra alterações benéficas, é essencial que as comunidades locais participem ativamente do processo de implantação de atividades sustentáveis. Com programas de Educação ambiental nas escolas de ensino básico, é possível atingir jovens e crianças, público potencial para compreender novas críticas e conceitos em torno de problemas e questões ambientais vigentes na sociedade. Nesse contexto, o usufruto da técnica de identificação de organismos macroinvertebrados para a detecção de ações antrópicas é de importância relevante, pois a presença ou a ausência de certas espécies serve como indicador, em longo prazo, da qualidade da água.
- ItemEducação Ambiental para adultos(EDGRAF, 2011) Rêgo, Ana Carolina FeitosaA educação ambiental tornou-se um tema e uma prática da atual sociedade, devido aos programas e movimentos de alerta referentes à necessidade de inseri-la como prática diária para a população mundial, que já tem uma considerável bagagem de conhecimento acumulado sobre o assunto, mas ainda não tem um direcionamento orientado de forma correta para atuar ativamente a favor de si e do meio a que pertence. Através dessa visão, surgiu a proposta de implantação de um programa voltado à comunidade adulta da entidade, Sindifisco/AM, surgindo, assim, o Programa Sindifisco Verde, que busca disseminar e orientar seus colaboradores e a classe fiscal em relação à diminuição do consumo de recursos naturais e inserir a coleta seletiva, a reciclagem e a economia de água e energia como ferramenta de conservação do meio ambiente, preservando a vida na biosfera para atender as futuras gerações. A introdução de um programa de educação ambiental na entidade citada surge como modelo a ser seguido por outros sindicatos, associações e sociedades em geral, que podem se inspirar e estender a preservação a trabalhos e atividades organizadas para promover o bem-estar do planeta Terra e das futuras gerações, usando a educação ambiental como instrumento.
- ItemA formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade(2003) Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tommasiello, Maria Guiomar CarneiroEste texto tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel da universidade na formação "ambiental" dos profissionais que coloca no mercado. Este aprofundamento se fez necessário a partir dos resultados de uma pesquisa, realizada junto a licenciandos em Ciências/Biologia, que revelou a ausência de discussão do conceito de sustentabilidade nos meios acadêmicos.
- ItemEducação Ambiental e saúde pública: uma análise crítica da literatura(EDGRAF, 2011) Vieira, Ana Carolina Pires; Oliveira, Silmara Sartoreto deCada vez mais as políticas de saúde pública vêm se ampliando e ganhando destaque na sociedade. Dessa forma, debates e ações envolvendo educação ambiental e saúde estão na ordem do dia. O presente trabalho visa analisar o estado da arte do tema educação ambiental e saúde em revistas da área no Brasil. Para tanto, foram analisados artigos publicados a respeito do tema educação ambiental e saúde, por meio eletrônico (internet), nos sites específicos das revistas, nos volumes on line e através do portal CAPES. Os resultados encontrados indicam que o número de publicações relativas ao tema ainda é bastante pequeno, se comparado ao número total de publicações na área de meio ambiente; porém, encontra-se em crescimento nos últimos anos. Com isso, conclui-se que o interesse pelo tema educação ambiental e saúde está em constante ascensão, tanto no âmbito da comunidade científica, quanto no das comunidades em geral.
- ItemDescrição e resultados de uma proposta de Educação Ambiental baseada na Dinâmica de Sistemas e na disciplina Gestão pela Qualidade Total focada nos estudantes do Colégio Técnico Industrial da FURG - CTI/FURG(EDGRAF, 2011) Orsini, Ronaldo Nunes; Santos, Arion de Castro Kurtz dosO artigo trata da descrição e dos resultados alcançados por uma proposta pedagógica em Educação Ambiental (EA) formal, possível de ser aplicada no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal do Rio Grande (CTI/FURG), hoje denominado IFRS1 , originada na pesquisa científica realizada pelo autor no Mestrado em Educação Ambiental – MEA/FURG (2003/2006), com fundamentos nos Princípios da Dinâmica de Sistemas, na ferramenta de modelagem computacional STELLA e no currículo da disciplina Gestão pela Qualidade Total (GQT), ministrada pelo autor, na referida instituição de ensino público federal.
- ItemÀ beira pista: intersecções do cinema em Educação Ambiental(EDGRAF, 2010) Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de; Oliveira, Ivana Silva Sobral; Barreto, Karla Fernanda Barbosa; Silva, Elvis Lima Moura; Santos, Samantha CarvalhoO que nos ensina o Cinema em processos de Educação Ambiental? A Odisseia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma às posições em relação à história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, a fim de olhar para as histórias não como objetos empoeirados, largados no fundo de uma tumba inerte, mas para o modo como tais fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, denunciam que o marginal, o sem eira nem beira que reside à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Essa inferência permite pôr em discussão as relações entre a prática de Educação Ambiental, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental, que a ensinam como fabular, inventar ficções, ser poética, rir, roncar surdo, fazer cinema.
- ItemProcessos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar(EDGRAF, 2010) Rheinheimer, Cristine Gerhardt; Guerra, TerezinhaNeste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ambiental, envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. O objetivo do presente artigo foi analisar se ocorreram mudanças na práxis e na realidade das comunidades escolares como resultado desse processo. Considerando a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, optamos pela metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante e as entrevistas do tipo grupo focal e, para análise e interpretação dos dados, a análise textual discursiva. Os resultados desse processo foram: (a) vinculação do conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta de o professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente. Concluímos que processos formativos em EA, associados a projetos de intervenção na perspectiva da pesquisa-ação-participativa, podem configurar-se como um caminho para a imersão da temática ambiental no contexto escolar e também como possibilidade de transformação das realidades investigadas.
