Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    Interdisciplinaridade e educação ambiental no Pibid: diálogos entre sujeitos no contexto de múltiplas disciplinas e múltiplos saberes
    (2017-09-02) Tibúrcio, Gabriela Santos; Logarezzi, Amadeu José Montagnini
    Este artigo teve como objetivo contribuir com a construção do conhecimento sobre práticas docentes interdisciplinares no contexto escolar e da formação docente, a partir da experiência de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de graduandas/os do curso de ciências biológicas, ex-bolsistas do programa, e de uma professora de ciências do ensino fundamental II da rede pública, tendo sido desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos potencialmente transformadores ou potencialmente obstaculizadores em relação à interdisciplinaridade e sua implicação no exercício da educação ambiental. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de abordagem da temática ambiental por meio de práticas interdisciplinares nas escolas a partir de um trabalho coletivo, além da importância de trabalhos nessa perspectiva ao longo da formação docente.
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    Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
    (Editora da Furg, 2018) Santos, Saionara Figueiredo; Bubniak, Fabiana Paula; Velloso, Bruno Panerai
    Este artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue (2014).. A partir do projeto de extensão intitulado “Cineclube Surdo”, executado junto aos servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue (o qual atende surdos em sua prioridade), tínhamos como objetivo principal apresentar à comunidade produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística. No caso do filme A Gangue, este estava entre estas produções o filme escolhido para ser objeto de análise deste estudo. Assistiram este filme alunos surdos e ouvintes e servidores do campus, além de membros das associações de surdos catarinense. Após assistirem o filme, foi realizado um debate orientado por questões acerca da representação dada ao surdo, a estética dada a esta temática e a linguagem utilizada. A discussão foi estimulada, focada na representação surdo como criador no campo da arte e da importância do ensino de técnicas audiovisuais que podem dar voz a esse público na cultura popular. Neste estudo, buscamos articular as falas coletadas destas discussões com as abordagens teóricas da Educação Ambiental, evidenciando novas perspectivas de articulação e o seu caráter transcendental.
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    Desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável: reflexões para ensino de graduação
    (Editora da Furg, 2018) Corrêa, Mônica Marella; Ashley, Patricia Almeida
    A confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS), sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece.
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    A importância do trabalho de campo para a educação ambiental: experiência realizada com alunos do ensino médio no ecossistema manguezal
    (Editora da Furg, 2018) Rosa, Peter da Silva; Maio, Angelica Carvalho Di
    O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importante contribuição do trabalho de campo para a Educação Ambiental através da análise da percepção de alunos do ensino médio em relação ao ecossistema manguezal. Trata-se de uma pesquisa experimental com uma abordagem quali- quantitativa, onde se avaliou a percepção dos alunos através de questionários semiabertos, observação em campo, debate pós-campo e relatórios produzidos pelos mesmos. Os resultados indicaram que apesar do manguezal constituir um dos ecossistemas do município de vivência dos alunos, o conhecimento prévio demonstrado por eles em relação a tal ecossistema era muito limitado. No entanto, a partir do trabalho de campo desenvolvido notamos uma mudança substancial da percepção dos alunos, que passaram a compreender, de forma mais abrangente, as características do manguezal e a reconhecer a sua importância, contribuindo, assim, para construção de uma consciência ambiental.
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    A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável
    (Editora da Furg, 2018) Souza, Amanda Trindade de Araújo; Néri, Jordana; Bernardo Neto, Jaime
    As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) estão disseminadas por toda parte. Nas escolas não é diferente; seja através dos smartphones, ou por laptops e tablets, são equipamentos que atraem os estudantes no ambiente escolar devido à interação que eles promovem ao usuário. Se tratando de temáticas e disciplinas que abordam conceitos relacionados ao meio ambiente, as TIC’s atuam de forma inclusiva e interativa no aprendizado do aluno, por fornecer, entre outros, informações atualizadas sobre os acontecimentos referentes à questões ambientais. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para o despertamento do aluno para questões relacionadas ao meio ambiente presentes no meio em que ele vive, integrando a didática da sala de aula às tecnologias que estão em destaque na área e que abordam os temas pertinentes à sustentabilidade.
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    Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibano
    (Editora da Furg, 2018) Leite, Andrea Amorim; Andrade, Maristela Oliveira de; Cruz, Denise Dias da
    Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos de docentes e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba, através de questionário e observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar de não ser observado. A escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos.
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    Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental
    (Editora da Furg, 2018) Marques, Ronualdo; Xavier, Claudia Regina
    A Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso crítico de estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem conduzida para aproximar a teoria à prática, manifestando o pensamento crítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.
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    Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.
    (Editora da Furg, 2018) Oliveira, Carolina Alves Gomes de; Sánchez, Celso Pereira
    Este estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade.
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    O SIMMA e a articulação da gestão ambiental nos municípios brasileiros: o caso de Rio das Ostras – RJ
    (EDGRAF, 2011) Farias, Saulo Cezar Guimarães
    Este artigo analisa as novas estratégias de organização da gestão ambiental e da promoção da educação ambiental nos municípios brasileiros, baseadas na redistribuição das competências e responsabilidades dessas ações pelos órgãos públicos e privados, diretamente ou indiretamente ligados à questão. Evidencia o papel de instituições não governamentais atuantes no município de Rio das Ostras – RJ, chamadas a participar dessa rede ambiental, promovendo um maior alcance e participação social das ações em prol do meio ambiente.
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    Resíduos sólidos: coleta seletiva e Educação Ambiental na cidade de Esteio – RS, Brasil
    (EDGRAF, 2010) Prochnow, Tania Renata; Rossetti, Juliana
    Este trabalho apresenta os resultados de ação de educação ambiental realizada no bairro Tamandaré em Esteio/RS, a fim de aumentar a quantidade de resíduos sólidos separados pela comunidade para a coleta seletiva. O processo de sensibilização da comunidade envolveu alunos de escola do bairro, orientados por pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e membros da Associação de Recicladores e Catadores de Esteio. Após a ação, percebeu-se aumento gradual na quantidade de resíduos separados recolhidos. Esse sistema foi comparado com o sistema de coleta seletiva aplicado em Londrina/PR, concluindo-se que o último, por receber maior apoio logístico, apresentou maior eficiência, contribuindo para a inclusão social de catadores e preservação de recursos naturais.