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Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    A inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai
    (Editora da FURG, 2011) Maciel, Marcia Peres; Passerino, Liliana Maria
    O presente trabalho visa analisar o processo de inclusão digital configurado a partir da implantação do projeto denominado Ceibal pelo governo uruguaio em todas as escolas públicas do Uruguai. No presente artigo,nossa análise centra-se em dados coletados sobre o impacto do projeto fora do contexto escolar,assim,pretende-se analisar como a inclusão digital está promovendo ou não a inserção desses computadores portáteis fora do âmbito escolar,no espaço familiar,ao mesmo tempo que procura direcionar o olhar para o que fazem as pessoas com as tecnologias (práticas culturais de letramento digital) e não para possibilidades do equipamento, em relação ao uso eficaz das TIC. Os dados, que estão sendo coletados por meio de uma pesquisa etnográfica blended em desenvolvimento, nos permitem analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas da cidade fronteiriça de Rivera/UR. Através da análise com viés sócio-histórico é possível compreender como a inclusão digital se configura a partir das práticas culturais, explorando o conceito de zonas de sentidos para além das possibilidades pedagógicas da tecnologia, considerando que existe um relacionamento entre tecnologias e estruturas sociais.
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    Educar para a sustentabilidade: Administração Pública Federal Brasileira em foco
    (2017-12-19) Dubois, Ananélia Meireles; Silverio, Andreia Pereira; Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
    O artigo, por meio de estudo de caso exploratório e descritivo, apresenta o modo de implementação da sustentabilidade nas compras públicas de papel de três organizações públicas federais, e indica o caráter distintivo da educação nesse processo. É contextualizado o histórico da inserção do conceito nas discussões globais, e a importância da participação do Estado como indutor de novos padrões de consumo para a sustentabilidade. O arcabouço legal expõe sustentação normativa para as compras públicas. No entanto, o tratamento conceitual da sustentabilidade é referenciado como um dos obstáculos para a sua inserção efetiva nas compras públicas. A relevância do trabalho está na consideração de dados representativos do cotidiano organizacional público. Esses dados são indicativos da necessidade de uma educação participativa.
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    Construção de novos olhares a partir do cinema: encenando novas educações, sexualidades e des-gêneros
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-10-12) Silva, Carlos Augusto; Costa, Dhemersson Warly Santos
    Este ensaio objetiva pensar a sexualidade a partir do cinema, em especial, os filmes Elvis e Madona e Uma Nova Amiga, subvertendo a ideia de gênero e identidade estabelecidas socialmente: homem/mulher, gay/lésbica... Refletindo, ainda, sobre as produções imagéticas de pensamentos e práticas ativadoras de modos de afetação das imagens, dos filmes supracitados suscitando novas possibilidades de pensar o ser humano, corpo e cinema. Convidando-(n/os) a perguntar: o que pode o cinema como artefato para pensar a sexualidade na educação e no deslocamento dos gêneros? Para tanto, serão trazidos e problematizados, além dos filmes, pequenas frases e fragmentos de textos produzidos por três professorxs de Ciências Biológicas e umx alunx do ensino médio, que tiveram o encontro com essas obras cinematográficas e fizeram uma relação com a sexualidade e a escola. Traremos os teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como Alain Bergala e Jean-Luc-Godard como uma caixa de ferramentas para possibilitar novas maneiras de ver e pensar a sexualidade com o cinema. Serão intercessores para uma configuração do pensamento por desterritorializações, deslocamentos.
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    “África em nós”: refletindo a cultura afro-brasileira no ambiente escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06) Silveira, Verônica Canteiro
    Esta escrita tem a finalidade de relatar o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola Municipal Wanda Rocha Martins nos anos finais do ensino fundamental no turno vespertino nas aulas de História. O projeto intitulado “ “África em Nós” busca conscientizar os estudantes sobre a importância da cultura africana na construção da identidade brasileira e a percepção dos hábitos e costumes africanos que estão enraizados em nosso cotidiano. O projeto que vem sendo desenvolvido desde 2014 partiu da desconstrução do continente africano, que antes era visto pelos estudantes como um continente pobre e miserável e que sua população era composta somente de negros e negras. A pesquisa foi utilizada como base inicial de todos os temas discutidos possibilitando o amadurecimento e o esclarecimento sobre a riqueza cultural dos povos africanos. O projeto busca por em prática a lei 10.639 criada com o intuito de valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.
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    A mulher na educação: um caminho de pedras
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07) Santos, Maria das Graças Moura; Costa, Dhemersson Warly Santos
    Este artigo é fruto do recorte inicial de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira. Buscarei nas linhas que entrelaçam esse texto tracejar um breve percurso histórico da inserção da mulher na educação brasileira. Uma estrada que é marcada por exclusões, mas também resistências e enfrentamento na luta por uma formação igualitária. Falar da história da educação feminina é narrar histórias de mulheres-professoras-mães-filhaseducadoras...
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    Educação como prática da liberdade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02) Pereira, Cleyton Feitosa; Lage, Allene Carvalho
    Através de uma pesquisa bibliográfica, com foco nas obras “Educação como Prática da Liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”, tecemos reflexões e conexões entre o pensamento freireano e a luta cotidiana do Movimento LGBT. As análises apontaram perspectivas de existir e estar no mundo - a integração ou a acomodação - e a relação que a população LGBT estabelece com o enfrentamento à heteronormatividade remetendo-nos à contradição opressor-oprimido. Entendemos essa complexa conjuntura violadora de direitos por aquilo que Freire chamou de “inexperiência democrática” como sendo parte da realidade construída historicamente por meio da colonização de povos latinoamericanos. Mas compreendemos também que a emancipação pode se dar através de uma educação horizontal, dialógica, plural e conscientizadora. Uma educação como prática da liberdade.
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    Apontamentos sobre a formação do povo brasileiro sob a óptica de Lélia Gonzalez
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07) Tolentino, Juliana Gonçalves
    O presente trabalho visou abordar alguns apontamentos sobre o problema do negro no Brasil, num plano mais geral, e a questão das mulheres negras, de maneira mais específica, através do pensamento da intelectual negra Lélia Gonzalez. Elaborado a partir de reflexões durante a disciplina Pensamento Político Brasileiro, este trabalho, de revisão bibliográfica, foi um esforço inicial de explicitar reflexões sob a perspectiva de uma mulher negra que, apesar do seu empenho intelectual, ainda é invisibilizada no meio acadêmico. Dessa forma, apresentamos uma breve biografia de Gonzalez; a crítica da autora ao lusotropicalismo, ao mito da democracia racial e à ideologia do branqueamento e; a análise sobre a mulher negra na sociedade brasileira. Com isso, evidenciamos as consequências da exclusão sistemática da população negra no processo de fundação e desenvolvimento do Estado Brasileiro, inclusive no âmbito da educação formal.
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    Tecnologias de poder e a narrativa de si na constituição de um “corpo negro, mulher, trans”
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05) Polizel, Alexandre Luiz
    Este trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca da constituição de relatos formativos de um corpo negro, mulher trans e pedagogo em sua trajetória nos espaços educacionais. Faz-se isto sob a perspectiva heterautobiográfica, reconhecendo as narrativas de si como um modo de presentificação da memória no fazer-se corpo e na exposição de tecnologias de poder e de resistência em atuação na constituição do eu. A produção da narrativa deu-se com uma estudante de Pedagogia, mulher, trans, negra, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Neste manuscrito discorre-se sobre a tecnologia de poder da expropriação de perspectiva, bem como das tecnologias de resistência da reatividade a expropriação, desenvolvimento de alianças e afirmação de si.
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    Educação e gênero: uma disciplina complementar de graduação
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06) Paixão, Márcia Eliane Leindcker da; Stock, Brunna Sordi; Silva, Caroline Silva da
    Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A temática de Gênero ainda não faz parte do currículo da Pedagogia e de poucas licenciaturas. No entanto, o tema está presente no dia a dia da Universidade e no cotidiano das Escolas da Educação Básica. Por conta disso, oferecer uma disciplina que possibilite a reflexão deste tema em diálogo com a educação tem se mostrado um espaço rico de estudos, de conhecimentos e de novas práticas. A intenção, aqui, é partilhar esta experiência prática no contexto de graduação a partir da narrativa desta atividade educativa em diálogo com a teoria feminista. Também dialogamos com Marie-Christine Josso e Jorge Larrossa em relação ao conceito de experiência. A DCG é ofertada todos os semestres, portanto é uma experiência em andamento, mas que já tem uma história para contar.
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    Relato de uma ação extensionista promotora da equidade de gênero e do respeito à diversidade na Universidade
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Frick, Loriane Trombini; Mouro, Karianny Aparecida Gerotto del; Kiessow, Alysson Mateus Rabelo; Prochnow, Ígor; Coldebella, Joyce; Neves, Leidyane Tiberio
    Este trabalho visa descrever as ações de um projeto de extensão, dentro da universidade, que tem por objetivo construir ações, a partir da interação dialógica com a comunidade, para a promoção da equidade de gênero e da garantia de direitos humanos para mulheres e público LGBTQIA+. Até o momento, foram realizadas oito atividades, na forma de palestras, rodas de conversas, oficinas e debates a partir de filmes e documentários, com as seguintes temáticas: violência sexual; violência doméstica contra a mulher e a efetivação da Lei Maria da Penha; sexo biológico, identidade de gênero, identidade afetivo sexual; violência contra pessoas LGBTQIA+; machismo e mulheres na ciência. Os participantes ressaltaram, ao longo das atividades, que as ações foram produtivas, esclarecedoras, inquietantes e promotoras da reflexão sobre a crescente perda de respeito pelo ser humano presente na nossa sociedade.