Universidade
Federal do Rio Grande
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    “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16) Morando, André; Souza, Nadia Geisa Silveira de; Santos, Paloma Nascimento dos
    Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os sentidos atribuídos às famílias pelo grupo, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, que tem como campo interações sociais, o universo online. Como ferramenta analítica recorremos aos estudos foucaultianos para conhecer as condições de emergência de determinadas verdades acerca das noções de famílias. A análise mostrou que a maioria das professoras, ainda que se pautando em preceitos da inclusão escolar, entendem a família a partir de papéis bem definidos, como o do pai e o da mãe. Tal entendimento enquadra outras conformações dentro de tal lógica. Assim, ainda que a maioria das professoras reconheça outras conformações como possíveis, a forma de torná-las inteligíveis é a partir da ótica dos papéis sociais de gênero atribuídos ao masculino e ao feminino. Nesse sentido, a escola opera como um espaço de criação de corpos e de condutas ao instituir verdades fixadas em um suposto destino biológico que marca os corpos.
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    A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05) Gomes, Sidmar Silveira; Batista, Matheus Henrique Messias
    Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões éticas daí decorrentes. Partiu-se de um levantamento bibliográfico relativo à contação de histórias e à identidade de gênero na educação infantil, tendo por base artigos científicos de revistas do campo da educação, somados à busca por narrativas literárias destinadas a crianças e que apresentam personagens fora de padrões de gênero estanques. Complementando o estudo teórico anterior, foram propostas sessões de contação de histórias por uma personagem Drag Queen, veiculadas em vídeos armazenados em página do Instagram. Por fim, foram propostas ações lúdicas para serem realizadas por crianças a partir de suas interações com as histórias trabalhadas. O conjunto dessas ações revelou que, mesmo já aparentando estarem influenciadas pelos sensos estéticos cis heteronormativos, as crianças criaram tensões em relação ao que se impõe como normatizado.
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    A construção das noções de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil
    (2010) Silva, João Alberto da; Frezza, Júnior Saccon
    O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem do desenvolvimento da inteligência. Muitas vezes, os professores ficam temerosos em desenvolver atividades que propiciem a construção das noções de espaço e tempo, dada a dificuldade de abordagem. Além das práticas de cuidado, a Educação Infantil também está envolvida no desenvolvimento cognitivo dos pequenos, e a construção das noções de tempo e espaço pode auxiliar nessa tarefa.