Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    As crianças e a cidade: observando o entorno da escola e propondo mudanças
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016) Santos, Ana Carolina Pereira Martins dos; Cavaletti, Darleng Arten
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    Geografias invisíveis: a cidade na consciência e a consciência da cidade. Produção e reprodução da injustiça social
    (EDGRAF, 2011) Bandeira, Alexandre Eslabão
    O presente trabalho é a tentativa de compreender alguns processos que geram tensões e conflitos dentro do modelo de desenhar a cidade e de viver nela. Para tanto, o que devemos perceber são os arranjos, as formas e os processos, os quais constituem nossas realizações concretas no espaço. O contraponto lançado, pelo caráter invisível, é a relação da existência da potência humana, nos projetos individuais e coletivos, na sua contradição lógica, que é a cidade com os seus paradoxos, a introduzir uma lógica disfuncional que autoorganiza a sociedade e fundamenta a ilusão de pertencimento.
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    Políticas socioambientais em gestação na construção do espaço urbano
    (EDGRAF, 2003) Fortunato, Elizabeth; Ruscheinsky, Aloísio
    Procuramos demonstrar, neste trabalho, que o resultado de um longo processo de luta pelo direito à moradia poderá contribuir para a implementação de uma nova perspectiva ambiental. Uma política socioambiental deve contar com o trabalho dos moradores, como prática para o exercício da cidadania. Pelos resultados de nossa pesquisa, o aprendizado adquirido sobre o meio ambiente a partir das lutas sociais poderá levar à participação cidadã nos destinos da cidade e, conseqüentemente, dos problemas ambientais. E, ao fazer valer os direitos de cidadania, reconstroem-se também as relações sociais urbanas, possibilitando a emergência de novas perspectivas sobre o meio ambiente. Em conclusão, as gestões democráticas, ao considerarem as demandas populares e as exigências da legislação ambiental, estabelecem as diretrizes para uma política habitacional estruturada na participação, como é o caso dos mutirões autogeridos, efetivando os agentes sociais protagonistas do espaço urbano
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    O estudo da natureza da/na cidade: algumas contribuições da história ambiental
    (2009) Cipriano, Diego Mendes; Machado, Carlos Roberto da Silva
    O presente trabalho tem por objetivo discutir a problemática ambiental urbana forjada pela modernidade capitalista e os fundamentos teóricos do estudo de caso, em desenvolvimento, da cidade do Rio Grande (Brasil). Para isso, dividimos este artigo em três partes constitutivas. Na primeira, apresentamos a problemática da natureza da/na globalização capitalista, conferindo especial atenção à realidade sócio-ambiental contemporânea. Na segunda, tratamos da emergência da História Ambiental, discutindo o caráter interdisciplinar deste campo do conhecimento, sobretudo na interface com a Geografia, e também, suas potencialidades investigativas à temática em foco. Finalmente, na terceira parte, argumentamos sobre a importância do debate, da investigação e de construirmos soluções à problemática ambiental urbana no processo de produção da cidade com desenvolvimento humano sustentável para o "outro mundo possível" dos Fóruns Sociais Mundiais. Isto porque, na globalização neoliberal atual, a cidade, quer como espaço direcionado à reprodução do sistema capitalista e de sua hegemonia, quer como forma de superação do atual paradigma sócio-econômico-ambiental, é um lugar estratégico.
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    Ensino de história, leituras da cidade e memória: narrativas que revelam a comunidade
    (2013-08) Machado, Carlos Roberto da Silva; Chaigar, Vania Alves Martins; Aguirre, Kathleen; Rodrigues, Eron da Silva
    Este trabalho aborda a diversidade na esfera da didática no ensino de história, propondo outra concepção para os educandos do ensino básico, apresentando-os como sujeitos da própria história e as leituras da cidade como metodologia. Uma cidade tem diferentes características, cada comunidade tem suas manifestações culturais, como se fosse um grande mapa, com variadas leituras. Tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo nos dedicamos a trabalhar as concepções da cidade e sua diversidade social, cultural e econômica, enfim, as características específicas de uma determinada sociedade. A pesquisa relatada é uma produção histórica neste contexto, revelando parcela da memória de uma comunidade através de narrativas de um morador, aqui considerado protagonista do meio pesquisado. Foi de uma conversa informal com o senhor Lázaro Ceroni, morador da localidade do Bolaxa, na cidade de Rio Grande – RS, que surgiu a perspectiva e a motivação de relacionar a fonte oral com o ensino de História. Descobrimos que de um cenário, muitas vezes despercebido, na comunidade do aluno surge um conteúdo rico que o envolve e o faz perceber-se como agente histórico.