Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Artigos publicados em periódicos

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    Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
    (2017-12-19) Amorim, Priscilla Mona; Silva, Regina Aparecida; Sato, Michèle Tomoko
    A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção que os quilombolas de Mata Cavalo têm sobre a água. O aporte metodológico utilizado foi a Cartografia do Imaginário que proporcionou muitas formas de interpretar. Foram realizados trabalhos de campo com entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados percebem a água como algo essencial à vida e apontam que as ações humanas têm afetado na sua qualidade e disponibilidade. As temáticas “água e educação ambiental” são trabalhadas pontualmente na escola da comunidade, fato que dificultou a compreensão sobre os problemas socioambientais vivenciados cotidianamente. A escassez da água é uma das mais dramáticas consequências das mudanças climáticas, por isso é necessário que a educação ambiental enfatize este problema enfrentado pelos quilombolas, pois isso os fragiliza e, juntamente com o descaso do poder público, os tornam ainda mais vulneráveis às injustiças ambientais.
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    Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
    (2017-12-19) Mota, Junior Cesar; Kitzmann, Dione Iara Silveira
    As pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar o que tem sido produzido em relação à temática, para que se possa ter uma visão de para onde se quer ir, e como/por que construir os próximos caminhos a serem trilhados. A partir disto, emerge o seguinte questionamento: o que se mostra de AC nas pesquisas acadêmicas realizadas entre os anos de 2002 e 2016no Brasil? De modo geral, identificamos que os estudos estão relacionados a diagnósticos e/ou indicam fragilidades, bem como os desafios e possibilidades de integração da Educação Ambientalnos currículos. No mais, mesmo não tendo encontrado propostas para ambientalizar os currículos, identificamos subsídios sobreo saber-fazer, capazes de potencializar a AC na Educação Superior.
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    Gênero e Diversidade sexual na Educação Ambiental: (Re)Visitando experiências de um PIBID interdisciplinar de Educação Ambiental
    (2020) Avila, Milena Aires de; Feitosa, Raphael Alves; Santos, Felipe Ramon
    A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista, buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período, o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de dominação para a construção de uma educação emancipatória.
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    Biomonitoramento participativo, com insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade da água, realizado com alunos da Escola Municipal José Pedro Gonçalves, Comunidade do Parauninha, Conceição do Mato Dentro, MG
    (2011) Oliveira, Luiza Hoehne Mattos de; Andrade, Miguel Ângelo; Paprocki, Henrique
    A região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. Tal cenário sofre impactos de diversas atividades antrópicas. Para que o atual quadro sofra alterações benéficas, é essencial que as comunidades locais participem ativamente do processo de implantação de atividades sustentáveis. Com programas de Educação ambiental nas escolas de ensino básico, é possível atingir jovens e crianças, público potencial para compreender novas críticas e conceitos em torno de problemas e questões ambientais vigentes na sociedade. Nesse contexto, o usufruto da técnica de identificação de organismos macroinvertebrados para a detecção de ações antrópicas é de importância relevante, pois a presença ou a ausência de certas espécies serve como indicador, em longo prazo, da qualidade da água.
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    Educação Ambiental para adultos
    (EDGRAF, 2011) Rêgo, Ana Carolina Feitosa
    A educação ambiental tornou-se um tema e uma prática da atual sociedade, devido aos programas e movimentos de alerta referentes à necessidade de inseri-la como prática diária para a população mundial, que já tem uma considerável bagagem de conhecimento acumulado sobre o assunto, mas ainda não tem um direcionamento orientado de forma correta para atuar ativamente a favor de si e do meio a que pertence. Através dessa visão, surgiu a proposta de implantação de um programa voltado à comunidade adulta da entidade, Sindifisco/AM, surgindo, assim, o Programa Sindifisco Verde, que busca disseminar e orientar seus colaboradores e a classe fiscal em relação à diminuição do consumo de recursos naturais e inserir a coleta seletiva, a reciclagem e a economia de água e energia como ferramenta de conservação do meio ambiente, preservando a vida na biosfera para atender as futuras gerações. A introdução de um programa de educação ambiental na entidade citada surge como modelo a ser seguido por outros sindicatos, associações e sociedades em geral, que podem se inspirar e estender a preservação a trabalhos e atividades organizadas para promover o bem-estar do planeta Terra e das futuras gerações, usando a educação ambiental como instrumento.
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    A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade
    (2003) Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
    Este texto tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel da universidade na formação "ambiental" dos profissionais que coloca no mercado. Este aprofundamento se fez necessário a partir dos resultados de uma pesquisa, realizada junto a licenciandos em Ciências/Biologia, que revelou a ausência de discussão do conceito de sustentabilidade nos meios acadêmicos.
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    Resíduos sólidos: coleta seletiva e Educação Ambiental na cidade de Esteio – RS, Brasil
    (EDGRAF, 2010) Prochnow, Tania Renata; Rossetti, Juliana
    Este trabalho apresenta os resultados de ação de educação ambiental realizada no bairro Tamandaré em Esteio/RS, a fim de aumentar a quantidade de resíduos sólidos separados pela comunidade para a coleta seletiva. O processo de sensibilização da comunidade envolveu alunos de escola do bairro, orientados por pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e membros da Associação de Recicladores e Catadores de Esteio. Após a ação, percebeu-se aumento gradual na quantidade de resíduos separados recolhidos. Esse sistema foi comparado com o sistema de coleta seletiva aplicado em Londrina/PR, concluindo-se que o último, por receber maior apoio logístico, apresentou maior eficiência, contribuindo para a inclusão social de catadores e preservação de recursos naturais.
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    Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade do Rio Grande – RS
    (EDGRAF, 2010) Amorim, Aline Pinto; Albuquerque, Beatriz de Mello; Gautério, Daiane Teixeira; Jardim, Daniele Barros; Morrone, Eduardo Corrêa; Souza, Rejane Magano
    O presente texto aborda um levantamento sobre uma problemática ambiental da cidade do Rio Grande-RS, que é o Lixão Municipal. Analisamos os aspectos legais relacionados com a questão dos resíduos sólidos e das legislações nacionais, estaduais e municipais e identificamos os impactos ambientais que acontecem quando tais resíduos são tratados de maneira indevida. Resgatamos a história e as características do lixão municipal e comentamos sobre a proposta de Aterro Sanitário, o qual se encontrava em fase de construção na cidade, no momento deste levantamento. Discutimos sobre os aspectos sócio-ambientais que permeiam a problemática do lixo, do lixão municipal e do aterro sanitário na cidade, refletindo a importância da Educação Ambiental diante da referida questão. Abordamos também a(as) proposta(s) municipais de EA relacionadas ao lixo.
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    Educação Ambiental e saúde pública: uma análise crítica da literatura
    (EDGRAF, 2011) Vieira, Ana Carolina Pires; Oliveira, Silmara Sartoreto de
    Cada vez mais as políticas de saúde pública vêm se ampliando e ganhando destaque na sociedade. Dessa forma, debates e ações envolvendo educação ambiental e saúde estão na ordem do dia. O presente trabalho visa analisar o estado da arte do tema educação ambiental e saúde em revistas da área no Brasil. Para tanto, foram analisados artigos publicados a respeito do tema educação ambiental e saúde, por meio eletrônico (internet), nos sites específicos das revistas, nos volumes on line e através do portal CAPES. Os resultados encontrados indicam que o número de publicações relativas ao tema ainda é bastante pequeno, se comparado ao número total de publicações na área de meio ambiente; porém, encontra-se em crescimento nos últimos anos. Com isso, conclui-se que o interesse pelo tema educação ambiental e saúde está em constante ascensão, tanto no âmbito da comunidade científica, quanto no das comunidades em geral.
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    Descrição e resultados de uma proposta de Educação Ambiental baseada na Dinâmica de Sistemas e na disciplina Gestão pela Qualidade Total focada nos estudantes do Colégio Técnico Industrial da FURG - CTI/FURG
    (EDGRAF, 2011) Orsini, Ronaldo Nunes; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
    O artigo trata da descrição e dos resultados alcançados por uma proposta pedagógica em Educação Ambiental (EA) formal, possível de ser aplicada no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal do Rio Grande (CTI/FURG), hoje denominado IFRS1 , originada na pesquisa científica realizada pelo autor no Mestrado em Educação Ambiental – MEA/FURG (2003/2006), com fundamentos nos Princípios da Dinâmica de Sistemas, na ferramenta de modelagem computacional STELLA e no currículo da disciplina Gestão pela Qualidade Total (GQT), ministrada pelo autor, na referida instituição de ensino público federal.