IE - Artigos publicados em periódicos
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3 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemFeminilidades e masculinidades em canais do youtube protagonizado por meninas(2021) Saracho, Kamila Rios; Xavier Filha, ConstantinaA pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e, como objetivos específicos: a) identificar feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos e b) discutir/problematizar os aspectos como conduta e vestimenta, tendo como base teórica os referenciais dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-crítica no campo educacional; além de respaldar-se na metodologia de pesquisa pós-crítica e da abordagem da netnografia. Após a coleta das informações e respectivas discussões, observou-se que os vídeos do YouTube, enquanto artefato cultural, desempenham papel pedagógico ao expressarem ensinamentos sobre formas hegemônicas de masculinidade/feminilidade para as crianças, em que os homens são vistos como mais agressivos, pragmáticos, racionais e as mulheres são vistas como meigas, vaidosas, dedicadas, sensíveis, e que essas educações realizadas atendem a uma normatividade e padrões social e culturalmente idealizados para as condutas de meninas/os.
- ItemAs masculinidades e as feminilidades nas propagandas exibidas em canais televisivos direcionadas ao público infantil(2021) Sotolani, Matheus D’Amico; Xavier Filha, ConstantinaA presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas, direcionadas ao público infantil, exibidas no primeiro semestre do ano de 2018?”. A pesquisa baseou-se nas metodologias pós-críticas e seus pressupostos teóricos apoiaram-se nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais. Os conceitos utilizados na pesquisa foram: Gênero, masculinidade, feminilidade, mídia, propaganda, publicidade e consumo. Nas discussões, produzimos os seguintes agrupamentos: “Ser menina”, “Maternidade”, “Ideal de beleza”, “Ser menino” e “Produção de violência”. Como síntese de pesquisa, percebeu-se como as Masculinidades e Feminilidades são produzidas nas propagandas.
- ItemAs feminilidades nos livros para a infância do acervo das obras complementares do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa(2021) Stefanelli, Francisca Alves da Silva; Xavier Filha, ConstantinaA pesquisa teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que integraram os acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os pressupostos teóricos foram os Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos Feministas e pressupostos foucaultianos. A pesquisa documental, que norteou as análises dos livros selecionados, teve como problemática: Quais são os modelos de feminilidades produzidas e/ou veiculadas nos livros para as infâncias? Quais identidades femininas são legitimadas nesses livros? Analisamos um total de 180 livros do acervo das obras complementares distribuídos nas séries iniciais do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para a pesquisa, foi realizada a seleção de 26 livros, observando seus textos e ilustrações. Concluímos que os livros infantis mostram uma feminilidade construída seja a hegemônica seja a diferentemente das que se convencionou socialmente desejada.
