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Federal do Rio Grande
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    Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09) Oliveira, Danilo Araújo de; Ferrari, Anderson
    O conceito de interseccionalidade é tomado como aposta na problematização do sujeito na sua relação com o saber e currículo. Para isso, é a escola e o investimento na sala de aula que é o foco da nossa análise. Quais os desafios e as potencialidades de uma aula de história pensando o corpo negro? Essa é a questão que organizou a preparação de uma aula de história de um professor negro e gay interessado em colocar sob suspeita a hegemonia branca e heterossexual na constituição histórica do brasileiro.
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    Discursos entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de português e espanhol
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-16) Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade; Freitas, Silvia Garcia de
    A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania. Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. O objetivo deste artigo é descrever a metodologia de ensino aplicada para debater sobre esses temas transversais, direcionando @s alun@s dos 3ºs anos a pensarem sobre a construção de posições definidas como padrões historicamente ditos “normais".
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    Se sofrer LGBTfobia na universidade, denuncie! O Queer punitivista no contexto de precarização do trabalho
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-11) Torres, Igor Leonardo de Santana; Fernandes, Felipe Bruno Martins
    Denunciamos nesse artigo a consolidação de um queer punitivista, resultado da assimilação, conformismo e institucionalização da teoria queer na universidade brasileira nos últimos dez anos, nos moldes neoliberais. Para tal, partimos de um caso concreto em que um estudante bicha denunciou um trabalhador terceirizado, resultando em amplo apoio de grupos e coletivos queer à bicha e em um clamor por punição do trabalhador. A partir da articulação entre o feminismo negro, o queer radical e o feminismo materialista, refletimos sobre o lugar do queer na compreensão do mundo do trabalho em tempos de neoliberalismo e fascismo. Tomando a punição como ferramenta neoliberal de gestão da diversidade, ressaltamos a necessidade de radicalizar o queer, retomando seu projeto anticapitalista, antiracista e anticlassista, posicionando a luta contra o heterossexismo como instrumento de transformação social ampla.
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    Introdução do debate sobre gênero e diversidade no IFCE campus Crato: os primeiros passos
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06) Pereira, Lorena Kelly Alves; Fernandes, Francisete Pereira
    Este artigo tem por objetivo relatar os primeiros passos do surgimento do debate sobre gênero e diversidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará –IFCE campus Crato a partir da construção coletiva de um evento que, posteriormente, passou a fazer parte da política de atuação da escola em relação a esses temas. Trata-se do evento chamado Encontro sobre Diversidade, que tem como público-alvo estudantes, professores(as) e técnicos(as) da instituição, bem como a comunidade em geral. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que discorre sobre o surgimento do evento sobre diversidade como uma política de atuação do campus, sua concepção e seus impactos no cotidiano escolar. Conclui-se que a realização anual desse evento suscita e fortalece a discussão sobre gênero e diversidade no ambiente escolar, promovendo um espaço educativo para a prática da cidadania e da democracia, proporcionando o desenvolvimento de competências individuais e coletivas.
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    Gênero e raça na educação escolar: diálogos com docentes para a diversidade
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05) França, Fabiane Freire; Felipe, Delton Aparecido
    O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram coletados durante a realização de grupos de conversas realizados com docentes entre os anos de 2008 e 2014. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa ação participante que compreende de forma horizontal a relação entre o sujeito que ouve e o sujeito que fala, mediante a utilização dos diálogos como estratégia metodológica. Como referencial teórico optamos pelos Estudos Culturais que possibilitaram a problematização e a desconstrução de discursos normativos e biologizantes. Os resultados da pesquisa apontaram a ocorrência de um movimento contínuo e conflituoso de opiniões acerca de gênero e raça por parte dos/as professores/as durante as discussões em grupo. Concluise que tais resultados propiciam entender a ancoragem dos discursos destes/as docentes em suas histórias de vida, seus valores e crenças pessoais.
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    Um olhar para a subversão dos ditames de gênero na literatura infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Ramos, Edimauro Matheus Carriel; Gonçalves, Aracely Mehl
    Esta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao gênero, voltamos os olhares para três livros da literatura infantil que desestabilizam estereótipos através de personagens e situações desgenderizadas.
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    Pedagogias de gênero presentes nos jogos do site da boneca Barbie
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Silveira, Natália Prestes
    Vemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens, atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de entretenimento disponíveis para esse público. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as pedagogias de gênero e sexualidade presentes nos jogos do site da boneca Barbie, além de perceber como são apresentadas as feminilidades nesses ambientes. Para a análise dos jogos, foram utilizadas ferramentas dos Estudos Culturais, considerando o site um artefato cultural que educa os sujeitos. Dessa forma, percebemos que os jogos são endereçados somente às meninas, demarcando os lugares sociais que elas devem ocupar, além de reforçarem as práticas de embelezamento e cuidado como o modo de ser menina e mulher.
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    Processos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12) Zacarias, Alexandre; Oliveira, Elizabete Maria de
    Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo 15 participantes de uma turma do segundo ano. A pesquisa, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e revisão teórica dos conceitos de gênero, família e didatização, durou um ano (2016- 2017). Família e escola têm fundamental importância na formação de seus integrantes, sendo responsáveis também pela reprodução das desigualdades sociais, principalmente as de gênero, num campo de confrontação de valores. Conforme o processo de didatização, constatou-se que as concepções de gênero e família não estão circunscritas apenas aos valores atribuídos à família nuclear, isto é, pai-mãe-filhos. Registrou-se uma diversidade de representações das experiências de família e relações de gênero que auxiliou os participantes da pesquisa a relativizar suas próprias experiências sociais.
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    Educação e gênero: uma disciplina complementar de graduação
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06) Paixão, Márcia Eliane Leindcker da; Stock, Brunna Sordi; Silva, Caroline Silva da
    Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A temática de Gênero ainda não faz parte do currículo da Pedagogia e de poucas licenciaturas. No entanto, o tema está presente no dia a dia da Universidade e no cotidiano das Escolas da Educação Básica. Por conta disso, oferecer uma disciplina que possibilite a reflexão deste tema em diálogo com a educação tem se mostrado um espaço rico de estudos, de conhecimentos e de novas práticas. A intenção, aqui, é partilhar esta experiência prática no contexto de graduação a partir da narrativa desta atividade educativa em diálogo com a teoria feminista. Também dialogamos com Marie-Christine Josso e Jorge Larrossa em relação ao conceito de experiência. A DCG é ofertada todos os semestres, portanto é uma experiência em andamento, mas que já tem uma história para contar.
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    Relato de uma ação extensionista promotora da equidade de gênero e do respeito à diversidade na Universidade
    (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01) Frick, Loriane Trombini; Mouro, Karianny Aparecida Gerotto del; Kiessow, Alysson Mateus Rabelo; Prochnow, Ígor; Coldebella, Joyce; Neves, Leidyane Tiberio
    Este trabalho visa descrever as ações de um projeto de extensão, dentro da universidade, que tem por objetivo construir ações, a partir da interação dialógica com a comunidade, para a promoção da equidade de gênero e da garantia de direitos humanos para mulheres e público LGBTQIA+. Até o momento, foram realizadas oito atividades, na forma de palestras, rodas de conversas, oficinas e debates a partir de filmes e documentários, com as seguintes temáticas: violência sexual; violência doméstica contra a mulher e a efetivação da Lei Maria da Penha; sexo biológico, identidade de gênero, identidade afetivo sexual; violência contra pessoas LGBTQIA+; machismo e mulheres na ciência. Os participantes ressaltaram, ao longo das atividades, que as ações foram produtivas, esclarecedoras, inquietantes e promotoras da reflexão sobre a crescente perda de respeito pelo ser humano presente na nossa sociedade.