IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/123456789/11523
Navegar
- ItemEducando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza(2022) Bibiano, Ana Karolina Flores; Henning, Paula CorrêaO trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.
