IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
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- ItemEnsinar matemática para estudantes com autismo: desafios e possibilidades(2022) Vasconcelos, Luciane de Oliveira Hentsch; Silva, João Alberto daO presente estudo pesquisou como ocorre o processo de ensino da Matemática para estudantes com autismo no espaço de uma Escola Especializada. O objetivo geral foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como delineamento o Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Ao selecionar as professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização numa Escola Especializada, abordou-se um grupo, no qual as integrantes puderam trazer elementos ancorados em suas experiências diárias como educadoras de estudantes com autismo, no campo da Matemática. Nas turmas pesquisadas, foram econtrados estudantes de 7 a 15 anos de idade, e que estão inseridos na etapa do Ensino Fundamental e no Ciclo de Alfabetização. Na escola pesquisada, o agrupamento das turmas coincide com a etapa de desenvolvimento dos estudantes, independentemente da idade cronológica. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentam aos estudantes propostas pedagógicas que estimulam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscam ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pela Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicam ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.
- ItemPercepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemia(2022) Dutra, Roger Braga; Novello, Tanise PaulaNo ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela covid-19, uma doença que forçou mudanças em vários aspectos na sociedade, inclusive na educação. As alterações na dinâmica escolar foram várias, perpassando desde as relações sociais entre professores, funcionários e estudantes, até a alteração do espaço de ensinar e aprender, rompendo o espaço físico onde comumente aconteciam as interações entre professores e alunos. Frente a essa realidade, para dar continuidade ao ensino, foi necessária a migração para um modelo de ensino remoto, que demandou uma ruptura de paradigmas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Matemática da UFPel quanto aos desafios e potências relacionadas aos espaços educativos durante a pandemia de covid-19. Os participantes deste estudo são um total de 45 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, que estavam cursando a disciplina de Software na Educação Matemática entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, e que expressaram suas opiniões e reflexões no mural coletivo digital Padlet. Essa ferramenta digital possibilita a interação dos participantes que, no contexto desta pesquisa, culminou com discussões sobre ensino remoto na pandemia, a qual constituirá o corpus da análise. Além disso, a fim de conhecer o que tem sido produzido academicamente em torno desta temática, foi realizado um mapeamento dos artigos publicados na revista Em Teia, a fim de estabelecer diálogos entre o presente estudo e outras produções acadêmicas recentes. Assim, as interações realizadas pelos licenciandos foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005) e, a partir das análises dos registros produzidos pelos participantes, foram construídos três discursos síntese. São eles: “Potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais”, “Dificuldades educativas enfrentadas durante a pandemia” e “Entraves para a adoção das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas”. Entre as discussões que perpassam os DSC está a hipótese de que as tecnologias digitais passarão a, cada vez mais, integrar a realidade escolar após a pandemia. Contudo, para explorar as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais é preciso considerar questões como a formação inicial e continuada dos docentes e as desigualdades sociais evidentes na realidade brasileira, as quais podem se configurar em desafio.
- ItemExperiências narrativas de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências(2022) Zismann, Jonatan Josias; Dorneles, Aline MachadoThis master's thesis is developed in the Graduate Program of Science Education (PPGEC) at the Universidade Federal do Rio Grande - FURG. It seeks to understand the teaching experiences related to the theme of Scientific Dissemination developed in the school context in the area of science teaching. To expose the information obtained by the research process, the work is structured in the form of 03 articles. The first article is a narrative (auto)biographical research, in which the interlocutor searches in his/her life experiences, facts, moments, places that describe his/her history of formation. The second article is a bibliographic review of the state of knowledge, which seeks to inventory the academic production, especially the theses and dissertations that address the theme of Scientific Dissemination in Science teaching. A study carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which allowed us to have a preliminary understanding of the way in which Scientific Dissemination has been worked on in schools. The third article presents the creation of short stories with the narrative experiences that emerged from the Interactive Reading Group of Scientific Disclosure Texts. The purpose of this short story is to interpret and highlight the potential of the insertion of reading in the context of science teacher education, especially the reading of texts related to the dissemination of science. Another perspective evidenced in this chapter is the understanding of experience in which the reading and the process of group experience allowed sharing and learning with the experience of the other that emerges from the collective speech and understanding. The research in its entirety aims to understand and glimpse the potentialities of the use of Scientific Disclosure in the school space, in the same way it allows, through the narrative experience produced by a learning community of teachers, to establish focuses and strategies for the use of such a methodological tool.
- ItemPelos aromas do jasmim: atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em ciências da natureza(2022) Pirez, Daiane Rattmann Magalhães; Araujo, Rafaele Rodrigues deA experimentação para o ensino de Ciências da Natureza tem sido tema de discussão entre pesquisadores dessa área. Entretanto, a partir das urgências surgidas na sociedade contemporânea percebe-se a necessidade de que as atividades experimentais dialoguem com outras áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares contribuindo com uma formação mais ampla dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando como surge a experimentação em Ciências, e como essa, por meio de fatos históricos contribuiu para a fragmentação disciplinar. Posteriormente, realizamos o Estado da Questão sobre atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. E, por fim, buscamos compreender, a partir das experiências vivenciadas por professoras que atuam na área de Educação em Ciências, as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. Para isso, a pesquisa ocorreu com professoras da Educação Básica, através da análise de narrativas. A nossa aproximação aos sujeitos de pesquisa se deu por meio do II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas, a partir da temática “Experimentação” e de encontros decorrentes do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nessa perspectiva, o material empírico dessa pesquisa se constituiu pelo registro de memórias, efetuado a partir de uma atividade proposta na temática Experimentação, e por uma entrevista semi-estruturada com as sujeitos de pesquisa, a fim de estimular a produção de narrativas. A pesquisa está organizada por artigos, de forma que a produção das informações e as análises envolvem métodos diferenciados, a saber: Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica e Análise de Narrativa por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que projetos experimentais investigativos instigam a formação permanente não apenas dos estudantes como também dos professores, os quais se deixam envolver por aulas menos expositivas e mais construtivistas. Sendo assim, compreendemos que a prática de um projeto interdisciplinar transforma não apenas os sujeitos envolvidos, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, entendemos que o espaço tempo proporcionado pelas Feiras de Ciências possibilita uma articulação entre as disciplinas a partir de projetos experimentais investigativos, contribuindo para uma formação mais ampla dos estudantes e para a efetivação de práticas interdisciplinares. Com base nessas compreensões, comunicamos o argumento da dissertação: As possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica emergem no ensino investigativo por meio de temas do interesse ou propostos pelos estudantes e em espaços de formação que possibilitem a argumentação, a contextualização, a exploração do erro obtido no experimento e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
- ItemNarrativas de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em interface com as questões de gênero: as possíveis revoltas diárias de uma educação física escolar(2022) Gaubert, Júlia Moita; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo problematizar as narrativas de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Rio Grande/RS – sobre os atravessamentos possíveis das questões de gênero nas práticas corporais e em suas aulas de Educação Física. O estudo situa-se em uma perspectiva pós-estruturalista e fundamenta-se em teorizações que conceituam gênero como uma construção social, histórica e cultural que inscreve marcas, comportamentos, performances e representações nos corpos das crianças, determinando apenas uma maneira de ser menino ou menina. Nesse viés, buscamos através dos fluxos de uma educação menor, maneiras de fomentar o pensamento e a reflexão das crianças sobre as questões de gênero nas práticas corporais e cotidianas da escola. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a investigação narrativa, sendo o material empírico constituído pelos diários narrativos de 51 crianças que fizeram parte do estudo, os quais contam as diferentes formas como elas foram tocadas pelas estratégias adotadas ao longo da pesquisa. Os diários foram organizados em três categorias analíticas: “práticas generificadas no cotidiano das crianças”, “práticas corporais na produção de corpos generificados” e “meninas, mulheres e práticas esportivas”. A partir de cada uma delas, foram estabelecidas discussões possíveis. Trata-se de uma reflexão frente às respostas das crianças, que permitem esperançar e provocam a perceber a urgência na efetivação de espaços que valorizem suas vozes. Para isso, é preciso buscar maneiras de escapar aos modelos, de rastrear caminhos a partir de pistas que vamos encontrando. Por meio das análises, percebemos gênero como uma categoria relacional que atravessa de diferentes formas a vida das crianças, seja nas práticas cotidianas, nos discursos culturais, nas opções de divertimento, nos jogos e esportes, na constituição dos corpos e nos espaços de ocupação. O currículo, seguindo os pressupostos de uma educação maior, imprime no cotidiano escolar uma reprodução de modelos que escapam a essas discussões. No entanto, é preciso atentar ao que os corpos das crianças vêm denunciando: não é possível falar de um corpo que se esgota no biológico e em atributos femininos ou masculinos. É preciso levar em consideração as subjetividades que o constituem por meio da socialização e da interação com a diversidade de realidades e experiências, não através de um sistema normativo que apresenta um único padrão possível. Assim, através das possibilidades de aprendizado insuspeitas, encontramos brechas que escapam a qualquer controle, opondo resistência e criando outras possibilidades de abordar temáticas silenciadas como gênero. Nessa perspectiva, a Educação Física assume um papel importante quando problematiza o corpo, os lugares/espaços, gestos que meninos/as produzem e assegura a equidade de oportunidades a diferentes corpos que pensam, sentem, agem e se constroem através do movimento.
- ItemEducando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza(2022) Bibiano, Ana Karolina Flores; Henning, Paula CorrêaO trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.
- ItemO primeiro passo para um recomeço: o professor aliado a reinvenção dos processos de ensino-aprendizagem de Ciências, antes, durante e uma projeção pós-pandemia da COVID-19.(2022) Souza, Adriana Silva de; Sosa, Hebert Elias LoboA dissertação comunica as compreensões de uma professora-pesquisadora sobre o que se mostra das mudanças acontecidas nas aulas de Ciências da Educação Básica das escolas de Rio Grande - RS, da perspectiva dos professores regentes na área de Ciências da Natureza, em meio das incertezas do complexo período da Pandemia da COVID-19. A pesquisa de mestrado está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) na linha de pesquisa - Educação científica: as tecnologias educativas no processo de aprendizagem. O estudo em questão foi norteado pela pergunta central: O que significaram as mudanças experenciadas por professores de Ciências da Educação Básica durante a pandemia da COVID-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, com o enfoque na fenomenologia e hermenêutica, e tem como objetivo geral compreender as mudanças tecnológicas e socioemocionais nas aulas de Ciências da Educação Básica durante a Pandemia da COVID-19. O Estado da Arte foi realizado nos meses de dezembro de 2020 e agosto e setembro de 2021 considerando publicações entre 2016 e 2021. Dos trabalhos recuperados foram selecionados doze que contribuíram como referenciais teóricos, além de outros autores como Morin, Tardif, Goleman, Perrenoud e Freire. Foi elaborado um Questionário Virtual, contendo 23 perguntas, que foram aplicadas a 14 professores das redes públicas (estadual e municipal) e da rede privada da cidade do Rio Grande – RS – Brasil. As respostas foram obtidas através de e-mails, WhatsApp e gravações, que constituíram o principal Instrumento de Pesquisa de análise. Os dados obtidos, foram analisados a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). As respostas foram organizadas em uma planilha do Excel e inseridas no Software Atlas.ti que auxiliou na organização dos dados, então, iniciou-se o processo de unitarização, obtendo-se 327 unidades de significados (US), dos quais formou-se 144 categorias iniciais e 9 categorias intermediárias, emergindo 3 categorias finais com as compreensões e interlocuções do que se mostra na pesquisa. Os metatextos construídos como resultados foram organizados em capítulos. No capítulo 5 “Compreensões sobre a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na pandemia da COVID-19” constatou-se que as DTIC foram fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, no que foi chamado de ensino remoto emergencial, compreendido no espaço-tempo de 2020 e 2021 (período pandêmico), permitindo a manutenção dos vínculos afetivos e a utilização de plataformas educacionais como alternativa para manter o elo de ligação entre os alunos e os professores. O capítulo 6 “O trabalho do professor de Ciências da Natureza e suas inquietações frente a pandemia da COVID-19”, mostra que o professor de Ciências da Natureza foi fundamental como mediador da aprendizagem dos alunos, exercendo a sua função com excelência frente as adversidades, planejando, sendo empático, reflexivo sobre a sua prática pedagógica, preocupado com os aspectos socioemocionais, superando as situações de estresse e ansiedade, reestruturando o seu planejamento e ajustando ao que o momento permitia, desempenhou múltiplos papeis; e o capítulo 7 “Os alunos protagonistas segundo a visão dos professores” a partir do planejamento dos professores, os alunos desempenharam o papel de protagonistas, já que o distanciamento social não permitia que o ensino ocorresse de forma presencial. Vários foram os problemas enfrentados como: a falta de recursos tecnológicos para acompanhar as aulas síncronas e assíncronas, a falta de internet ou a mesma de baixa qualidade, falta de espaços adequados para acompanhar o processo, dentre outros.
- ItemOs saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica(2023) Neves, Thaigor D'Armas; Pereira, Elaine CorrêaNo processo de ensino e aprendizagem, a integração de diferentes saberes se mostra indispensável, e isso não é diferente no contexto das escolas técnicas. Como responsáveis pela formação de profissionais para o mundo do trabalho, as escolas técnicas enfrentam o desafio de integrar diversos conhecimentos na construção do aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo geral compreender como os professores percebem a relação entre os conhecimentos matemáticos e os conceitos técnicos vivenciados pelos estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica do IFRS - Campus Rio Grande. A produção dos dados foi obtido por meio de um questionário respondido por 9 professores, que constituem o corpus da pesquisa, do Núcleo Técnico-Profissionalizante do referido curso. A análise dos dados coletados foi conduzida utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), e resultou nas seguintes categorias emergentes: "Matemática e Interdisciplinaridade no Ensino Técnico" e "Estrutura Curricular na Abordagem Interdisciplinar". Os resultados destacaram a importância da interdisciplinaridade e do uso estratégico da matemática no Ensino Técnico. Os professores demonstraram comprometimento em proporcionar uma educação mais abrangente e contextualizada, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Diante disso, é essencial que as instituições de ensino e os gestores educacionais valorizem e incentivem práticas interdisciplinares e o uso efetivo da matemática, visando formar profissionais mais preparados para o atual mercado de trabalho.
- ItemProdução científica sobre Educação em Ciências na Scielo - Scientific Electronic Library online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica Conceição DiasCom a constante mudança dos processos de produção do conhecimento científico, é necessário conhecer o que foi e o que está sendo produzido, seja para uma atualização dos avanços da área ou para basear-se em tais pesquisas para produção de novos estudos a partir de possíveis lacunas observadas. Este trabalho teve como objetivo investigar a produção científica sobre Educação em Ciências na biblioteca Eletrônica SciELO. Nos resultados foram recuperados 312 artigos, sendo 58 selecionados para o estudo. Na análise quantitativa verificou-se que os anos de 2014, 2015 e 2020 foram os que tiveram maior número de publicações sobre o assunto. Quanto aos periódicos que mais publicaram foram: a Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, com 28 trabalhos e a revista Ciência & Educação (Bauru), com 23 documentos. As revisões bibliográficas, foram as mais utilizadas nos estudos encontrados. Três regiões brasileiras destacaram-se, sendo elas: sudeste, centro oeste e sul. Quanto ao gênero dos autores que publicaram sobre o assunto, o feminino obteve maior quantidade de trabalhos, tanto na autoria como na coautoria. A parte qualitativa obteve diversificação de assuntos tratados sendo parte deles sobre teorias aplicadas a Educação em Ciências e estudos sobre CTS. Destaca-se como considerações que a EC apresenta uma pluralidade de assuntos, visando a aplicação de novas teorias, porém na parte quantitativa em que foi utilizada a bibliometria, observou-se que apenas três regiões estiveram presentes.
- ItemAs potencialidades pedagógicas presentes em laboratórios virtuais para o ensino de cinemática(2023) Pagel, Carlos Henrique; Barwaldt, ReginaA presente dissertação busca compreender as potencialidades pedagógicas sobre o uso de laboratórios virtuais para o Ensino de Física, para isto foi realizada uma revisão sistemática da literatura; análise dos laboratórios e utilização de um laboratório virtual com estudantes. A revisão sistemática foi realizada para: investigar o uso deste recurso e as discussões sobre este tema. A revisão foi realizada a partir da análise das publicações produzidas ao longo de um período de quatro anos em bancos de dados nacionais e internacionais. Posteriormente apresenta uma análise de laboratórios virtuais da plataforma PhET para o Ensino de Cinemática, à luz de três critérios pré-definidos: viabilidade técnica, níveis de aprofundamento e índice de contato. Após as análises do laboratório de Energia na Pista de Skate, o mesmo foi utilizado com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O método de análise das respostas é a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Foi identificado que independentemente de todos os processos de adaptação para o uso de métodos de Ensino remoto, a pesquisa sobre o uso de laboratórios virtuais para o Ensino da Física é moderada na literatura especializada sobre o assunto. A análise dos laboratórios indicou porcentagens acima de 90% sobre o índice que contabiliza a relação de interação do laboratório com o usuário. Foram identificados três conceitos-em-ação e teoremas-em-ação nas respostas dos estudantes. Em sintese esta pesquisa demonstra que os laboratórios virtuais possuem estratégias potencializadoras para o Ensino de Física, alicerçado na interação e exploração de ambientes virtuais.
- ItemLetramento Estatístico na Educação Infantil: perspectivas e abordagens pedagógicas em um contexto de ensino remoto(2023) Machado, Isadora Batisti; Porciúncula, MaurenEsta pesquisa de mestrado dispôs-se a descortinar e discutir os desafios, as possibilidades pedagógicas e de que maneiras pode-se promover o Letramento Estatístico no contexto da Educação Infantil, na circunstância do ensino remoto, com crianças da pré-escola na faixa etária dos 5 anos, de uma escola do município de Pelotas/RS, a partir de um grupo formativo docente em uma perspectiva colaborativa. O grupo foi composto por quatro professoras da Educação Infantil, incluindo a professora autora desta dissertação. Os dados da pesquisa foram coletados nos encontros formativos e naqueles destinados ao desenvolvimento das atividades com as crianças, todos realizados em 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual se utilizou, como recursos para o tratamento e análise dos dados, as gravações transcritas dos encontros e os registros fotográficos. Este trabalho, que relaciona a Educação Estatística e a Educação Infantil, procurou identificar possibilidades para o desenvolvimento de habilidades concernentes ao Letramento Estatístico desde os primeiros anos de vida escolar. Composta por cinco capítulos-artigos, esta dissertação segue o formato multipaper. No primeiro capítulo-artigo, Educação Estatística e os Processos Mentais no campo da Educação Infantil, identifica-se os sete Processos Mentais Básicos como uma base potencializadora para a articulação e o desenvolvimento do Letramento Estatístico. O segundo capítulo-artigo, Estado do Conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil, apresenta, por meio de pesquisas acadêmicas, dados que demonstram a importância de incorporar essa ciência à Educação Infantil para contribuir na construção de um sujeito crítico e questionador, capaz de transformar sua realidade por meio da Estatística. O terceiro capítulo-artigo, O Letramento Estatístico nos documentos oficiais e curriculares da primeira etapa da Educação Básica: um estudo referente à Educação Infantil no município de Pelotas, trata-se de uma pesquisa documental sobre o histórico da Educação Infantil no Brasil e o currículo nessa etapa de ensino, por meio da qual foi possível verificar a viabilidade de promover o Letramento Estatístico nessa fase escolar a partir do desenvolvimento de objetivos de aprendizagens contextualizados com a BNCC. O quarto capítulo-artigo, Formação Continuada com aspectos colaborativos para a promoção do Letramento Estatístico com professoras da Educação Infantil, expõe o desenvolvimento de um grupo de formação continuada composto por quatro professoras da Educação infantil, incluindo a pesquisadora, em um contexto de ensino remoto emergencial. Esse grupo desenvolveu, colaborativamente, um planejamento para fomentar abordagens iniciais do Letramento Estatístico com crianças da pré-escola, mediante o qual elencaram-se algumas estratégias emergentes para o desenvolvimento de atividades de natureza estatística com crianças pequenas. Por fim, o quinto e último capítulo-artigo, A construção de gráficos por crianças da Educação Infantil a partir de um planejamento colaborativo: contribuições e desafios no ensino remoto, expõe as contribuições e os desafios para a introdução de noções iniciais do Letramento Estatístico mediante a análise das construções de gráficos produzidos pelas turmas, tendo como contextos investigativos os encontros síncronos e assíncronos. A partir das potencialidades e contribuições identificadas durante as atividades com as crianças, apresenta-se e discutem-se recomendações consideradas importantes para o desenvolvimento do Letramento Estatístico voltado para crianças na fase da pré-escola. Além do mais, o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado possibilitou, a partir da formação continuada e da elaboração de planejamentos colaborativos, o desenvolvimento profissional das docentes, que puderam ressignificar e ampliar novos conhecimentos acerca do Letramento Estatístico tanto quanto outros conhecimentos, como o conhecimento do próprio currículo. No mais, a partir das concepções das professoras participantes, este estudo apresentou componentes essenciais voltados para auxiliar na construção do conhecimento estatístico das crianças da Educação Infantil. Esses elementos foram considerados para serem abordados com crianças que se encontram na pré-escola e que estejam desenvolvendo seus processos mentais para a aprendizagem matemática e conhecimentos em relação ao número.
- ItemNarrativas de uma libélula: metamorfoses coletivas de professores em feiras das ciências na perspectiva interdisciplinar(2023) Mesquita, Tauana Pacheco; Araujo, Rafaele Rodrigues DeAs Feiras de Ciências tiveram início no Brasil na década de 60, visando familiarizar os indivíduos com equipamentos de laboratório que eram pouco acessíveis. Inicialmente, eram planejados e organizados por professores de Ciências ou da área das Ciências da Natureza, constituindo-se como um evento escolar. Os trabalhos apresentados, em sua maioria, eram demonstrativos, que replicavam experimentos já existentes. Dessa forma, a presente investigação tem como objetivo compreender narrativamente memórias de professores da Educação Básica sobre o planejamento coletivo no contexto das Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar. Iniciamos investigando o movimento histórico de constituição das Feiras das Ciências, a formação de professores e o que emerge da perspectiva interdisciplinar nesses espaços. Em seguida, investigamos o que a comunidade científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) discute sobre as Feiras e Mostras Científicas na perspectiva interdisciplinar, no período de 2000 a 2020. Por fim, buscamos compreender como ocorre o planejamento coletivo de professores da Educação Básica atuantes em Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar, a partir de narrativas de suas memórias. Para fomentar a interação com os parceiros de pesquisa, optamos por coletar informações por meio de cartas, incentivando os parceiros de pesquisa a compartilhar suas memórias em relação as Feiras das Ciências. A pesquisa está organizada em artigos e utilizando como metodologias o Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Narrativa e Pesquisa Participante. Os resultados destacam a evolução das Feiras das Ciências ao longo do tempo, adaptando-se à realidade estudantil e possibilitando a contribuição de diferentes áreas do conhecimento. Assim, entendemos que as Feiras das Ciências por serem um espaço difundido nos ambientes escolares e por possuírem uma metodologia flexível, proporcionam a formação de professores, pautada na alfabetização e divulgação científica, sendo uma oportunidade de promover o protagonismo dos estudantes. O acolhimento e apoio institucional são essenciais para efetivar a organização das Feiras das Ciências. Portanto, argumentamos que Feiras das Ciências, possibilitam a divulgação da ciência e devem ser incentivadas desde os primeiros anos da Educação Básica, integrados em todos os níveis de ensino, permitindo que todos os estudantes desempenham um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemO programa de residência pedagógica: contribuições para a formação dos residentes na área de ciências da natureza(2023) Lemke, Camila Salgado; Tauchen, GionaraA pesquisa realizada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência na linha de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências” e tem como tema a formação inicial de professores de Ciências da Natureza a partir do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande. Assim, analisamos os subprojetos voltados a área das Ciências da Natureza, ou seja, apresentamos a análise dos seguintes subprojetos: Licenciaturas em Ciências Exatas e Educação do Campo e Licenciaturas em Ciências da Natureza. Deste modo, o objetivo geral é analisar as contribuições formativas do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores na área das Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem como objetivos específicos: i) compreender a organização e as ações formativas propostas no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG; ii) analisar os processos de interação teoria e prática, na perspectiva dos residentes; iii) avaliar, a partir da perspectiva dos residentes, as contribuições das ações formativas promovidas junto ao Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em três etapas: bibliográfica, documental e exploratória, com a produção de dados com os residentes do Programa realizando entrevistas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) constituída pelas fases de: (1) préanálise; (2) exploração do material; (3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. De acordo com as análises deste estudo. Entende-se a partir da perspectiva dos residentes, que o Programa potencializa saberes referentes à integração entre a teoria e a prática pedagógica, bem como a interdisciplinaridade para a construção do processo formativo dos residentes. Além disso, foram elucidadas contribuições, tais como a ampliação de experiências, o trabalho coletivo, o primeiro contato com a escola e a interação e orientação dos preceptores. No entanto, a aproximação entre residentes e escolas-campo foi prejudicada pela pandemia.
- ItemDissertações e teses produzidas por professores de Matemática na FURG: uma investigação no contexto do “programa de pós-graduação educação em ciências: Química da vida e saúde”(2023) Silva, Kaline Machado da; Machado, Celiane CostaA presente pesquisa possui o objetivo de conhecer o que se mostra nas dissertações e teses produzidas por licenciados em Matemática egressos do “Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde” ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Em termos metodológicos, caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratória e bibliográfica, constituindo um Estado do Conhecimento. Em primeiro momento, com a intenção de identificar as dissertações e teses, realizou-se um levantamento de todas as produções do Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) elaboradas por professores de Matemática, produzidas no período de 2010 a 2021. A busca pelas dissertações e teses foi feita no Sistema de Administração de Bibliotecas – ARGO da FURG e também no site eletrônico do mesmo Programa. Identificou-se o total de 45 trabalhos, dos quais 23 são dissertações e 22 são teses. Na sequência, desejando obter uma visão geral desses trabalhos, realizou-se a leitura dos resumos das produções e, posteriormente, elaborou-se uma síntese descrevendo as características de cada um. Para análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva e a partir desse movimento, emergiram três categorias finais: Formação de professores: reflexões, práticas e desafios para uma educação de qualidade; A aprendizagem de estudantes da Educação Básica com foco na utilização de tecnologias, atividades práticas, ambientes de aprendizagem e diálogos; e Valorização da diversidade e da acessibilidade com abordagens inclusivas e emocionais. A partir disso, a análise evidenciou que oferecer educação de qualidade para os indivíduos é um desafio que exige uma abordagem sistemática. Ademais, é apresentado a importância da formação continuada dos professores para potencializar o trabalho em sala de aula, destacando a necessidade de valorizar as características individuais dos estudantes em uma experiência de aprendizagem alinhada com suas realidades.
- ItemEstágio Supervisionado: discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2023) Flores, Tanise de Oliveira; Schwantes, LavíniaEste trabalho se refere a uma dissertação de mestrado em Educação em Ciências e teve como objetivo analisar os discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos de Ciências Biológicas/FURG pelo viés pós- crítico. Para que isso fosse possível, foram analisadas 23 Unidades Didáticas (relatório final do estágio supervisionado) dos licenciandos no recorte temporal de 2016 a 2018. Ancorada em autores como Michel Foucault, e em algumas ferramentas da análise do discurso como caminhos metodológicos, sinalizando o conceito de discurso, enunciado e enunciação, a investigação apontou dois discursos que compõem as práticas pedagógicas do licenciandos do curso de Biologia, são eles: o discurso da formação integral dos sujeitos (estudantes e professores) e o discurso das metodologias ativas. Diante disso, salientaram-se o emaranhamento destes ditos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos presentes no material de análise.
- ItemMergulhando nas ondas da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade: uma narrativa sobre a pedagogia de projetos no ensino não presencial.(2023) Borba, Sabrina Silveira Pelegrini De; Samá, SuziO ano de 2020 apresentou algo inesperado, a pandemia da covid-19, e através dela foram geradas inúmeras perdas a nível mundial e com a educação, não foi diferente. Entretanto, essa mesma pandemia possibilitou às escolas que seu espaço fosse reinventado, permitindo colocar em prática diferentes pedagogias que conduzem à aprendizagem. Assim, a presente dissertação tem como questão de pesquisa: Como os projetos interdisciplinares e multidisciplinares constituíram-se uma prática pedagógica viável na EMEF João de Deus Collares (JDC) durante o ensino não presencial na pandemia da covid-19? Por meio desta pesquisa a autora relata os caminhos percorridos pela escola JDC, localizada na cidade de São José do Norte/RS. Essa instituição adotou durante o ensino não presencial a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, utilizando como suporte pedagógico as tecnologias digitais. O papel do docente nessa proposta interdisciplinar e multidisciplinar vai muito além de trabalhar conceitos, pois inclui também compreender e respeitar o pensar do outro, a situação do outro e as dificuldades do outro. Desta forma, o planejamento do grupo em questão foi pensado com a finalidade de alcançar os estudantes, mesmo diante da situação pandêmica. Através do texto a autora descreve os caminhos percorridos pelos professores da escola JDC, levando em consideração a forma e as condições do planejamento interdisciplinar e posteriormente multidisciplinar, o sistema conceitual e as ferramentas utilizadas para o mesmo. Esse estudo foi fundamentado na Teoria da Biologia do Conhecer e como aporte metodológico a pesquisa narrativa. Os resultados desta pesquisa apontam que por meio das tecnologias digitais, foi implantado na escola a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e que este sofreu mudanças, passando para a multidisciplinaridade, devido a ser ao que mais se assemelha ao que é utilizado na maioria das escolas, proporcionando uma maior familiaridade e aceitação por parte de professores e estudantes. A interdisciplinaridade foi a grande norteadora das ações realizadas pela escola, visto que a mesma está vinculada ao fazer, ou seja, a colocar em prática o desejo de um trabalho onde as disciplinas possam conversar entre si, não de forma estanque, mas de forma integrada. Nesta abordagem o conteúdo e habilidades não são o foco principal, mas uma consequência. Indivíduos já acostumados com a tecnologia digital, mediados pela escola e docentes, enxergam novos horizontes e possibilidades de aprendizagens. Por meio dessa pesquisa concluo o quanto a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, contribuiu para a práxis do grupo de professores em questão possibilitando uma mudança de postura e de pensamento em relação ao planejamento que foi utilizado pela escola.
- Item( re)Organização e (re) planejamento do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental - rede municipal de Eusébio - CE(2023) Santos, Virgínia Rosa dos; Tauchen, GionaraA investigação sobre os impactos da pandemia na (re)organização escolar e no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental é o tema desta pesquisa. Este estudo se justifica pela necessidade de se entender como a pandemia interferiu na organização e no funcionamento das atividades escolares, especialmente da Educação Básica. A pesquisa tem por objetivo investigar como a pandemia do COVID19 impactou na (re)organização e no (re)planejamento do ensino de ciências nos anos finais em escolas da rede municipal de Eusébio-Ceará no período de 2020 e 2021. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Neste sentido, o procedimento metodológico foi composto a partir das seguintes etapas: estudo do estado da arte de produções científicas, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com os professores regentes da disciplina de ciências nas séries dos anos finais da rede supracitada. A análise dos dados produzidos foi realizada por meio da Análise de Conteúdo (AC). Deste estudo conclui-se que a (re)organização e o (re)planejamento do ensino de ciências foram impactadas por vários fatores, como as políticas educacionais, que (re)ordenaram o período da vigência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Ceará, o período de transição para o modelo híbrido e o período de retomada ao ensino presencial; as políticas de gestão municipal ou das escolas; as necessárias adaptações nas metodologias e nas práticas pedagógicas; as condições de enfrentamento à pandemia de docentes e discentes; as mudanças inesperadas e despreparadas no trabalho docentes e na vida escolar dos discentes no período pandêmico. Por fim, salienta-se que todos os impactos apontados neste estudo afetaram a educação de maneira indissociável, e não apenas no ensino de ciências, mas na educação de uma forma geral
- ItemPercepções de estudantes sobre monitorias online de cálculo diferencial e integral I no ensino remoto(2023) Machado, Andressa Escobar; Silveira, Daniel da SilvaO presente trabalho se constituiu a partir de uma investigação acerca de compreender as percepções de estudantes sobre a monitora online de Cálculo Diferencial e Integral I durante o ensino remoto. O referencial teórico que embasou a investigação foi fundamentado no acoplamento tecnológico, na cibercultura, nas interações e na educação online. Metodologicamente, a investigação se inseriu em uma perspectiva qualitativa, tendo características que a aproximam de uma pesquisa-intervenção. Os registros foram obtidos a partir de entrevistas, questionário, escrito no diário de pesquisa e observações do contexto nos atendimentos durante a monitoria e, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, foram produzidos seis discursos, nos quais foram organizados a partir de duas redes de conversação intituladas: O domínio de ação com os estudantes da Engenharia; e O domínio de ação com os monitores de Cálculo. A análise dos discursos da primeira rede aponta como resultados as experiências pedagógicas, metodológicas e organizacionais vivenciadas nos últimos anos, sobretudo, em virtude do acoplamento tecnológico. Destaca-se, com base na segunda rede de conversação, que independentemente de qual tecnologia se fará uso no ensino de Cálculo, é imprescindível definir os objetivos pedagógicos, no sentido de saber aproveitá-las de uma maneira que contribua para a construção do conhecimento. Por isso, a partir da análise dos discursos dos monitores, percebemos que a educação online pode, com base no uso de plataformas digitais de informação e comunicação, promover uma inteligência coletiva visto que amplia o espaço e tempo do aprender. Destarte, pode-se concluir, que esta Pesquisa contribui para atualizar os aspectos pedagógicos, metodológicos e organizacionais das monitorias online, pois desencadeia a partir da teoria autopoiética uma mudança estrutural nos diferentes domínios de ação que atuamos e problematizamos.
- ItemRepresentações de masculinidades juvenis contemporâneas: um olhar para o rock e o kpop da cidade de Rio Grande/ RS(2023) Lopes, Maurício Nazarete; Ribeiro, Paula Regina CostaCiências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo problematizar as representações de masculinidades juvenis contemporâneas presentes nas culturas juvenis do Rock, Rap e Kpop, da cidade de Rio Grande/RS. Assim, ancorado nos campos teóricos dos Estudos Culturais em suas perspectivas teóricas pós-estruturalistas, Estudos de Gênero, em especial nas Masculinidades, e no campo das Culturas Juvenis, esse estudo foi desenvolvido com o interesse de analisar e discutir as representações de masculinidades que são produzidas e reproduzidas nessas culturas juvenis e que acabam atuando/influenciando na constituição dos sujeitos jovens pertencentes esses estilos musicais. Como forma de movimentos metodológicos para a construção desta pesquisa, produziu-se um movimento de análise cultural dessas culturas juvenis e que para sua produção foi subdividido em três movimentos. Um primeiro com o objetivo de investigar as produções acadêmicas já publicadas a respeito dessa temática, um segundo movimento de pesquisa que volta seus olhares para as representações de masculinidades juvenis contemporâneas presentes no ciberespaços do Facebook relacionados a estes estilos musicais e direcionados aos usuários da cidade de Rio Grande/RS, e por fim, um terceiro movimento a fim de investigar as representações de masculinidades juvenis contemporâneas presentes nessas culturas através de entrevistas narrativas junto a nove jovens pertencentes a estes estilos musicais. O movimento de investigação no ciberespaço do Facebook tinha como objetivo investigar as representações de masculinidades juvenis em dois videoclipes de grupos locais onde identificamos jovens que são subjetivados por suas vivências, as quais são marcadas pela violência e criminalidade. Dessa forma, encontramos representações de masculinidades juvenis contestadoras, no que se refere às suas realidades sociais, além de resistentes às práticas que delimitam seus modos de ser e de viver. O movimento de análise relacionado às entrevistas narrativas tinha como objetivo investigar representações de masculinidades juvenis presentes nas narrativas de jovens que se descrevem como pertencentes às culturas dos estilos musicais mencionados. Assim, os resultados relacionados às narrativas dos jovens nos apresentaram jovens que buscavam um distanciamento de representações “tradicionais/hegemônicas” das masculinidades assim buscando por formas de representações plurais/dissidentes/queers, mesmo que esses diferentes estilos musicais investigados visibilizem determinadas posturas como representativas para a masculinidade. A produção desse estudo de mestrado, possibilita ver que estes jovens se distanciam de linearidades construídas socialmente para as possíveis representações de masculinidades juvenis para essas culturas e estilos musicais. Inseridos nessa perspectivas pós-estruturalista, entendemos que esses sujeitos são constituídos socialmente e que por serem sujeitos, eles tencionam/rompem com as formas existentes de vivenciar suas masculinidades associadas a essas culturas, ou até mesmo produzem outras formas para vivenciar suas masculinidades.
- ItemAnálise do conteúdo de zoologia em livros didáticos do PNLEM 2007/2009 e PNLD 2012 e 2021(2023-11-30) Passos, Roseana Avila; Schwantes, LavíniaEsta dissertação tem por objetivo geral fazer uma análise do conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2007/2009 e Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) 2012 e 2021. Os livros didáticos (LDs) usados nesta pesquisa foram encontrados de duas distintas maneiras, dependendo do seu ano de aprovação no PNLEM ou PNLD. Os LDs aprovados em 2007/2009 e 2012 foram encontrados na Biblioteca do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM – FURG). Os aprovados pelo PNLD mais recente, no ano de 2021, foram encontrados via internet, em sites de suas próprias editoras. Detemo-nos a dois objetivos específicos, neste trabalho de dissertação, que são: indicar o estabelecimento de relações da História Natural e a Biologia na forma de apresentação dos conteúdos/temáticas da Zoologia; e apontar as permanências e/ou alterações na forma de apresentação e de organização dos conteúdos da Zoologia nos livros analisados. Para alcançar esses dois objetivos específicos, foram utilizados os mesmos LDs que analisamos para o objetivo geral. O material de análise desta pesquisa, os recortes, surgiram a partir das respostas a três questionamentos feitos a todos os LDs analisados: 1) De que maneira livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLEM 2007/2009, PNLD 2012 e PNLD 2021 apresentam e organizam conteúdos relativos à área da Zoologia?; 2) O que permaneceu e/ou o que foi alterado na apresentação e forma de organização dos conteúdos desta área, nestes livros?; 3) São estabelecidas relações na apresentação destes conteúdos/temáticas com a História Natural e a Biologia? O material empírico desta pesquisa, então, foram os LDs. Analisamos o conteúdo de Zoologia em 11 livros, no total, com base nesses questionamentos apresentados anteriormente. Encontramos, em todos os livros, resquícios de História natural, por todos apresentarem em seu conteúdo a classificação lineana. Conseguimos também fazer a análise de uma mudança nos livros mais recentes, por influência do PNLD 2021 e da nova BNCC. Esta dissertação também propiciou uma melhor compreensão em como está o conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo PNLD de anos distintos.
