IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
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- ItemAnálise do conteúdo de zoologia em livros didáticos do PNLEM 2007/2009 e PNLD 2012 e 2021(2023-11-30) Passos, Roseana Avila; Schwantes, LavíniaEsta dissertação tem por objetivo geral fazer uma análise do conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2007/2009 e Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) 2012 e 2021. Os livros didáticos (LDs) usados nesta pesquisa foram encontrados de duas distintas maneiras, dependendo do seu ano de aprovação no PNLEM ou PNLD. Os LDs aprovados em 2007/2009 e 2012 foram encontrados na Biblioteca do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM – FURG). Os aprovados pelo PNLD mais recente, no ano de 2021, foram encontrados via internet, em sites de suas próprias editoras. Detemo-nos a dois objetivos específicos, neste trabalho de dissertação, que são: indicar o estabelecimento de relações da História Natural e a Biologia na forma de apresentação dos conteúdos/temáticas da Zoologia; e apontar as permanências e/ou alterações na forma de apresentação e de organização dos conteúdos da Zoologia nos livros analisados. Para alcançar esses dois objetivos específicos, foram utilizados os mesmos LDs que analisamos para o objetivo geral. O material de análise desta pesquisa, os recortes, surgiram a partir das respostas a três questionamentos feitos a todos os LDs analisados: 1) De que maneira livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLEM 2007/2009, PNLD 2012 e PNLD 2021 apresentam e organizam conteúdos relativos à área da Zoologia?; 2) O que permaneceu e/ou o que foi alterado na apresentação e forma de organização dos conteúdos desta área, nestes livros?; 3) São estabelecidas relações na apresentação destes conteúdos/temáticas com a História Natural e a Biologia? O material empírico desta pesquisa, então, foram os LDs. Analisamos o conteúdo de Zoologia em 11 livros, no total, com base nesses questionamentos apresentados anteriormente. Encontramos, em todos os livros, resquícios de História natural, por todos apresentarem em seu conteúdo a classificação lineana. Conseguimos também fazer a análise de uma mudança nos livros mais recentes, por influência do PNLD 2021 e da nova BNCC. Esta dissertação também propiciou uma melhor compreensão em como está o conteúdo de Zoologia em livros aprovados pelo PNLD de anos distintos.
- ItemDidática e matemática no ciclo de alfabetização: uma análise dos planejamentos e dos currículos propostos(2024) Pinho, Charlene Origuela Gaspar de; Silva, João Alberto daA presente pesquisa teve como escopo investigar os objetivos, a avaliação e as propostas do currículo de Matemática, presentes nos planos de aula de professoras do Ciclo de Alfabetização, por meio de análise descritiva, visando examinar a coerência entre os elementos do processo didático e como o currículo se materializa dentro do processo cultural. A pesquisa é documental, e a análise de dados é de caráter descritivo. O estudo investigou os planos de aula de professores do Ciclo de Alfabetização da rede pública do município de Rio Grande - RS. São 12 semanas contempladas e elaboradas por seis docentes do 1o ano do Ensino Fundamental, quatro docentes do 2o ano e quatro do 3o ano. Assim, foram contempladas seis turmas de 1o ano, quatro de 2o ano e quatro de 3o ano. Para o aporte teórico das Teorias do Currículo e a Didática, utiliza-se Perrenoud, Sacristán, Bernstein e Libâneo. No que concerne a Matemática, utiliza-se a concepção sobre função social da Matemática trazida por meio do letramento, com referências de Danyluk, Nacarato, Maldaner, Maia e Maranhão. O estudo revelou uma predominância do ensino de Números e uma discrepância na priorização de conteúdos entre Matemática e Língua Portuguesa. Observou-se uma desconexão entre as habilidades formalmente intencionadas e as atividades propostas pelas educadoras, resultando em uma prática educativa centrada em tarefas repetitivas. A pesquisa recomenda uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e uma revisão da abordagem da avaliação, enfatizando a necessidade de uma integração mais significativa e contínua no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemDissertações e teses produzidas por professores de Matemática na FURG: uma investigação no contexto do “programa de pós-graduação educação em ciências: Química da vida e saúde”(2023) Silva, Kaline Machado da; Machado, Celiane CostaA presente pesquisa possui o objetivo de conhecer o que se mostra nas dissertações e teses produzidas por licenciados em Matemática egressos do “Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde” ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Em termos metodológicos, caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratória e bibliográfica, constituindo um Estado do Conhecimento. Em primeiro momento, com a intenção de identificar as dissertações e teses, realizou-se um levantamento de todas as produções do Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) elaboradas por professores de Matemática, produzidas no período de 2010 a 2021. A busca pelas dissertações e teses foi feita no Sistema de Administração de Bibliotecas – ARGO da FURG e também no site eletrônico do mesmo Programa. Identificou-se o total de 45 trabalhos, dos quais 23 são dissertações e 22 são teses. Na sequência, desejando obter uma visão geral desses trabalhos, realizou-se a leitura dos resumos das produções e, posteriormente, elaborou-se uma síntese descrevendo as características de cada um. Para análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva e a partir desse movimento, emergiram três categorias finais: Formação de professores: reflexões, práticas e desafios para uma educação de qualidade; A aprendizagem de estudantes da Educação Básica com foco na utilização de tecnologias, atividades práticas, ambientes de aprendizagem e diálogos; e Valorização da diversidade e da acessibilidade com abordagens inclusivas e emocionais. A partir disso, a análise evidenciou que oferecer educação de qualidade para os indivíduos é um desafio que exige uma abordagem sistemática. Ademais, é apresentado a importância da formação continuada dos professores para potencializar o trabalho em sala de aula, destacando a necessidade de valorizar as características individuais dos estudantes em uma experiência de aprendizagem alinhada com suas realidades.
- ItemEducando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza(2022) Bibiano, Ana Karolina Flores; Henning, Paula CorrêaO trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.
- ItemEnsinar matemática para estudantes com autismo: desafios e possibilidades(2022) Vasconcelos, Luciane de Oliveira Hentsch; Silva, João Alberto daO presente estudo pesquisou como ocorre o processo de ensino da Matemática para estudantes com autismo no espaço de uma Escola Especializada. O objetivo geral foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como delineamento o Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Ao selecionar as professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização numa Escola Especializada, abordou-se um grupo, no qual as integrantes puderam trazer elementos ancorados em suas experiências diárias como educadoras de estudantes com autismo, no campo da Matemática. Nas turmas pesquisadas, foram econtrados estudantes de 7 a 15 anos de idade, e que estão inseridos na etapa do Ensino Fundamental e no Ciclo de Alfabetização. Na escola pesquisada, o agrupamento das turmas coincide com a etapa de desenvolvimento dos estudantes, independentemente da idade cronológica. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentam aos estudantes propostas pedagógicas que estimulam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscam ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pela Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicam ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.
- ItemEnsino de ciências na educação infantil: os campos de experiência como potencializadores da aprendizagem(2024) Moreira, Gabriela Torma; Ritter, JaquelineA BNCC é o referencial documental mais recente destinado a orientar a Educação Básica Brasileira, com grande importância em termos de novas concepções que orientam a sua primeira etapa, a Educação Infantil. A escolha do tema desta pesquisa se deu pela necessidade de compreendermos melhor o ensino de ciências na Educação Infantil, tendo como parâmetros as normativas oficiais, em âmbito nacional e municipal – Pelotas/RS – para esse nível de ensino, bem como as concepções e práticas evidenciadas nesses documentos. O presente trabalho teve como objetivo geral reconhecer como foi recontextualizada a BNCC para a Educação Infantil no contexto da cidade de Pelotas. Para tal propósito definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: o que resultou das proposições normativas de âmbito nacional no processo de proposição do documento pelotense visando orientar a Educação Infantil no município? Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, com revisão de literatura e análise documental. Como resultado deste estudo, foram produzidas categorias emergentes a partir da Análise Textual Discursiva para a revisão de literatura, as quais sinalizam e direcionam nosso olhar investigativo para: Vivências e Experiências; Aprendizagens; Concepções da Infância; Currículo na Educação Infantil; A Especificidade da Docência na Educação Infantil. E como resultado da análise documental, reconhecemos a presença dos campos de experiências como o mote norteador da aprendizagem e desenvolvimento infantil, tanto nos documentos de âmbito nacional quanto local.
- ItemEnsino de física no componente curricular de ciências nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva interdisciplinar(2024) Pasinatto, Joana de Moura; Araujo, Rafaele Rodrigues deA pesquisa de mestrado objetivou investigar o ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção de professores atuantes na Educação Básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está construída e organizada por meio de artigos que compõem os capítulos. Inicialmente investigamos as discussões da comunidade científica sobre o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental mediante a realização do Estado da Questão, além de problematizar o que a literatura tem abordado sobre o tema a partir de uma discussão teórica. Para a produção das informações, os participantes da pesquisa foram professores supervisores/preceptores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que lecionam no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Rio Grande/RS. As informações obtidas mediante entrevistas semiestruturadas, foram analisadas através da metodologia da Análise Textual Discursiva, e a discussão dos resultados ocorreu através das seguintes categorias finais: Dos espaços aos territórios de formação em Física: a prática docente em Ciências no Ensino Fundamental; A Física no componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental: a contextualização e a busca do disciplinar ao interdisciplinar. Concluímos que no ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, se faz necessário investigar e revisitar a formação de professores, a qual, na perspectiva interdisciplinar, pode ser potencializada por meio de lugares de formação e pela atitude dos docentes envolvidos.
- ItemEstágio Supervisionado: discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2023) Flores, Tanise de Oliveira; Schwantes, LavíniaEste trabalho se refere a uma dissertação de mestrado em Educação em Ciências e teve como objetivo analisar os discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos de Ciências Biológicas/FURG pelo viés pós- crítico. Para que isso fosse possível, foram analisadas 23 Unidades Didáticas (relatório final do estágio supervisionado) dos licenciandos no recorte temporal de 2016 a 2018. Ancorada em autores como Michel Foucault, e em algumas ferramentas da análise do discurso como caminhos metodológicos, sinalizando o conceito de discurso, enunciado e enunciação, a investigação apontou dois discursos que compõem as práticas pedagógicas do licenciandos do curso de Biologia, são eles: o discurso da formação integral dos sujeitos (estudantes e professores) e o discurso das metodologias ativas. Diante disso, salientaram-se o emaranhamento destes ditos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos presentes no material de análise.
- ItemO experienciar da realidade aumentada em uma rede de conversação de professores de biologia(2024) Oliveira, Letícia Alaice Fonseca de; Silveira, Daniel da SilvaO crescimento contínuo da tecnologia no campo da educação vem transformando cada vez mais o ambiente da sala de aula convencional, fazendo com que o conhecimento não esteja restrito às tradicionais salas de aula ou aos docentes. Com isso fica evidente a necessidade de uma maior proficiência no uso de ferramentas digitais para atender às novas formas de trabalho, serviço e vida provocadas por este desenvolvimento imparável. Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a Realidade Aumentada como ferramenta tecnológica utilizada por professores em formação pode favorecer novas percepções sobre o ensino de Biologia, tanto em termos conceituais quanto sobre o uso de tecnologias digitais em aula. Para sustentar teoricamente esta investigação nos apoiamos na Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação com graduados, pós-graduados e professores de Biologia, todos da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que participaram dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses nos posicionando como observadores implicados, pois o explicar inclui, também, o nosso operar. Utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os registros produzidos através de uma oficina online intitulada “Possibilidades de uso da realidade aumentada nas aulas de Biologia” o que resultou em 4 discursos coletivos: “A fragmentação das áreas do conhecimento de Biologia e a funcionalidade da RA para a exibição dos conceitos de cada conteúdo proposto”, “O fazer pedagógico em virtude dos desafios da tecnologia de RA”, “ A RA como estratégia pedagógica para o ensino” e “O papel do professor em meio a tecnologia”. A partir dos discursos coletivos e análises realizadas, constatamos que a RA se revela importante especialmente em conteúdos que demandam maior visualização e manipulação, sendo uma tecnologia que pode ampliar as possibilidades de ensino em áreas como Citologia, Histologia e Ecologia. Os professores reconhecem a importância de desenvolver roteiros pedagógicos bem estruturados para guiar o uso da RA em sala de aula, garantindo que seu uso vá além da simples visualização tecnológica e esteja integrado a uma prática pedagógica.
- ItemExperiências narrativas de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências(2022) Zismann, Jonatan Josias; Dorneles, Aline MachadoThis master's thesis is developed in the Graduate Program of Science Education (PPGEC) at the Universidade Federal do Rio Grande - FURG. It seeks to understand the teaching experiences related to the theme of Scientific Dissemination developed in the school context in the area of science teaching. To expose the information obtained by the research process, the work is structured in the form of 03 articles. The first article is a narrative (auto)biographical research, in which the interlocutor searches in his/her life experiences, facts, moments, places that describe his/her history of formation. The second article is a bibliographic review of the state of knowledge, which seeks to inventory the academic production, especially the theses and dissertations that address the theme of Scientific Dissemination in Science teaching. A study carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which allowed us to have a preliminary understanding of the way in which Scientific Dissemination has been worked on in schools. The third article presents the creation of short stories with the narrative experiences that emerged from the Interactive Reading Group of Scientific Disclosure Texts. The purpose of this short story is to interpret and highlight the potential of the insertion of reading in the context of science teacher education, especially the reading of texts related to the dissemination of science. Another perspective evidenced in this chapter is the understanding of experience in which the reading and the process of group experience allowed sharing and learning with the experience of the other that emerges from the collective speech and understanding. The research in its entirety aims to understand and glimpse the potentialities of the use of Scientific Disclosure in the school space, in the same way it allows, through the narrative experience produced by a learning community of teachers, to establish focuses and strategies for the use of such a methodological tool.
- ItemInvestigando documentos, normas infralegais, políticas e ações institucionais para a população-estudante lgbti+ nas universidades federais do Rio Grande do Sul(2024) Silva, Awdren Ribeiro da; Rizza, Juliana LapaEsta dissertação de mestrado foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa ― Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências‖,do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências –PPGEC,da Universidade Federal do Rio Grande–FURG, e teve como objetivo investigar nos documentos institucionais, nas normas infralegais, nas políticas e nas ações institucionais de universidades federais do Rio Grande do Sul, as estratégias de governo que vêm sendo acionadas, voltadas à população LGBTI+. A pesquisa foi produzida a partir da perspectiva pós-estruturalista em articulação com alguns pressupostos foucaultianos, como a governamentalidade e as relações de poder/saber, juntamente com aportes teóricos de autores/as como Jorge Larrosa, Guacira Louro, Alfredo Veiga-Neto, Sílvio Gallo, dentre outros/as. Para tanto,foi realizado um mapeamento em universidades federais do Rio Grande do Sul, a fim de buscar informações e materiais, principalmente,nos sites das instituições pesquisadas. A partir do material empírico, nas análises, emergiram dois eixos, sendo que no primeiro, intitulado ― Documentos e Normas Infralegais Voltadas à População-EstudanteLGBTI+ em Universidades Federais do Rio Grande do Sul‖, foram investigadas as táticas de governamento presentes em normas infralegais, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e em programas destinados à população-estudanteLGBTI+ em universidades federais do Rio Grande do Sul. Já no segundo eixo de análise, intitulado ― Ações Institucionais e a Presença da População-Estudantes LGBTI+ nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul‖, buscou-se analisar ações institucionais voltadas à população-estudante LGBTI+ nas universidades federais do Rio Grande do Sul. A partir das análises realizadas na dissertação, foi possível perceber que a elaboração dos documentos que compõem os achados da pesquisa, tanto no planejamento a longo prazo, quanto na disponibilização e regulamentação de direitos vigentes, pode ser considerada tática e estratégia de governamento, pois esse conjunto de normas e documentos conduzem as condutas dessa população. Embora exista diferença no ritmo e na intensidade das ações institucionais entre as universidades, todas têm demonstrado um crescente compromisso com a inclusão da população LGBTI, elaborando mais ações que, situadas em diferentes contextos históricos e institucionais, inserem-se em certa governamentalidade, ajustando-se às necessidades e demandas emergentes da população LGBTI+.
- ItemLetramento Estatístico na Educação Infantil: perspectivas e abordagens pedagógicas em um contexto de ensino remoto(2023) Machado, Isadora Batisti; Porciúncula, MaurenEsta pesquisa de mestrado dispôs-se a descortinar e discutir os desafios, as possibilidades pedagógicas e de que maneiras pode-se promover o Letramento Estatístico no contexto da Educação Infantil, na circunstância do ensino remoto, com crianças da pré-escola na faixa etária dos 5 anos, de uma escola do município de Pelotas/RS, a partir de um grupo formativo docente em uma perspectiva colaborativa. O grupo foi composto por quatro professoras da Educação Infantil, incluindo a professora autora desta dissertação. Os dados da pesquisa foram coletados nos encontros formativos e naqueles destinados ao desenvolvimento das atividades com as crianças, todos realizados em 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual se utilizou, como recursos para o tratamento e análise dos dados, as gravações transcritas dos encontros e os registros fotográficos. Este trabalho, que relaciona a Educação Estatística e a Educação Infantil, procurou identificar possibilidades para o desenvolvimento de habilidades concernentes ao Letramento Estatístico desde os primeiros anos de vida escolar. Composta por cinco capítulos-artigos, esta dissertação segue o formato multipaper. No primeiro capítulo-artigo, Educação Estatística e os Processos Mentais no campo da Educação Infantil, identifica-se os sete Processos Mentais Básicos como uma base potencializadora para a articulação e o desenvolvimento do Letramento Estatístico. O segundo capítulo-artigo, Estado do Conhecimento acerca da Educação Estatística no contexto da Educação Infantil, apresenta, por meio de pesquisas acadêmicas, dados que demonstram a importância de incorporar essa ciência à Educação Infantil para contribuir na construção de um sujeito crítico e questionador, capaz de transformar sua realidade por meio da Estatística. O terceiro capítulo-artigo, O Letramento Estatístico nos documentos oficiais e curriculares da primeira etapa da Educação Básica: um estudo referente à Educação Infantil no município de Pelotas, trata-se de uma pesquisa documental sobre o histórico da Educação Infantil no Brasil e o currículo nessa etapa de ensino, por meio da qual foi possível verificar a viabilidade de promover o Letramento Estatístico nessa fase escolar a partir do desenvolvimento de objetivos de aprendizagens contextualizados com a BNCC. O quarto capítulo-artigo, Formação Continuada com aspectos colaborativos para a promoção do Letramento Estatístico com professoras da Educação Infantil, expõe o desenvolvimento de um grupo de formação continuada composto por quatro professoras da Educação infantil, incluindo a pesquisadora, em um contexto de ensino remoto emergencial. Esse grupo desenvolveu, colaborativamente, um planejamento para fomentar abordagens iniciais do Letramento Estatístico com crianças da pré-escola, mediante o qual elencaram-se algumas estratégias emergentes para o desenvolvimento de atividades de natureza estatística com crianças pequenas. Por fim, o quinto e último capítulo-artigo, A construção de gráficos por crianças da Educação Infantil a partir de um planejamento colaborativo: contribuições e desafios no ensino remoto, expõe as contribuições e os desafios para a introdução de noções iniciais do Letramento Estatístico mediante a análise das construções de gráficos produzidos pelas turmas, tendo como contextos investigativos os encontros síncronos e assíncronos. A partir das potencialidades e contribuições identificadas durante as atividades com as crianças, apresenta-se e discutem-se recomendações consideradas importantes para o desenvolvimento do Letramento Estatístico voltado para crianças na fase da pré-escola. Além do mais, o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado possibilitou, a partir da formação continuada e da elaboração de planejamentos colaborativos, o desenvolvimento profissional das docentes, que puderam ressignificar e ampliar novos conhecimentos acerca do Letramento Estatístico tanto quanto outros conhecimentos, como o conhecimento do próprio currículo. No mais, a partir das concepções das professoras participantes, este estudo apresentou componentes essenciais voltados para auxiliar na construção do conhecimento estatístico das crianças da Educação Infantil. Esses elementos foram considerados para serem abordados com crianças que se encontram na pré-escola e que estejam desenvolvendo seus processos mentais para a aprendizagem matemática e conhecimentos em relação ao número.
- ItemMapeando a divulgação científica em artigos científicos brasileiros indexados no directory of open access journals (DOAJ): uma revisão bibliográfica de 2019 a 2023(2024) Rodrigues, Carla Rodrigues de; Miranda, Angélica Conceição DiasEste estudo teve como objetivo mapear a produção científica brasileira sobre divulgação científica, disponível no Directory of Open Access Journals (DOAJ), no contexto da ciência aberta. Nos objetivos específicos buscamos : “a” pesquisar os artigos que versam sobre divulgação científica no Brasil indexados no DOAJ, os objetivos “b” e “c” trata-se de um estudo bibliométrico, através das leis de Lotka e Zipf e a colaboração científica e o objetivo “d” uma análise qualitativa. Nos resultados, foram recuperados 77 artigos, dos quais 62 foram selecionados para o estudo. A análise bibliométrica revelou a distribuição dessas publicações ao longo dos cinco anos, destacando 2022 como o ano com o maior número de artigos publicados, totalizando 17. Dentre os 62 artigos selecionados, 30 foram produzidos em coautoria, envolvendo dois autores, enquanto dois artigos contaram com a colaboração de seis autores. A pesquisa identificou 47 instituições brasileiras, sendo que seis delas se destacam por contar com um número significativo de autores afiliados, variando entre 5 e 11. A maior concentração de autores está na região Sudeste, e com a maior concentração de revistas situada na região Sul, foi aRevista Insignare Scientia. Foram identificados 135 descritores, com destaque para áreas predominantes como Química, Física, Biologia, História, Filosofia, além de Educação em Ciências e Ensino de Ciências. Como considerações, destaca-se que a análise qualitativa indicou que a divulgação científica é um campo diverso e em constante expansão, com múltiplas abordagens e formatos que visam aproximar o público da ciência.
- ItemMergulhando nas ondas da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade: uma narrativa sobre a pedagogia de projetos no ensino não presencial.(2023) Borba, Sabrina Silveira Pelegrini De; Samá, SuziO ano de 2020 apresentou algo inesperado, a pandemia da covid-19, e através dela foram geradas inúmeras perdas a nível mundial e com a educação, não foi diferente. Entretanto, essa mesma pandemia possibilitou às escolas que seu espaço fosse reinventado, permitindo colocar em prática diferentes pedagogias que conduzem à aprendizagem. Assim, a presente dissertação tem como questão de pesquisa: Como os projetos interdisciplinares e multidisciplinares constituíram-se uma prática pedagógica viável na EMEF João de Deus Collares (JDC) durante o ensino não presencial na pandemia da covid-19? Por meio desta pesquisa a autora relata os caminhos percorridos pela escola JDC, localizada na cidade de São José do Norte/RS. Essa instituição adotou durante o ensino não presencial a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, utilizando como suporte pedagógico as tecnologias digitais. O papel do docente nessa proposta interdisciplinar e multidisciplinar vai muito além de trabalhar conceitos, pois inclui também compreender e respeitar o pensar do outro, a situação do outro e as dificuldades do outro. Desta forma, o planejamento do grupo em questão foi pensado com a finalidade de alcançar os estudantes, mesmo diante da situação pandêmica. Através do texto a autora descreve os caminhos percorridos pelos professores da escola JDC, levando em consideração a forma e as condições do planejamento interdisciplinar e posteriormente multidisciplinar, o sistema conceitual e as ferramentas utilizadas para o mesmo. Esse estudo foi fundamentado na Teoria da Biologia do Conhecer e como aporte metodológico a pesquisa narrativa. Os resultados desta pesquisa apontam que por meio das tecnologias digitais, foi implantado na escola a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e que este sofreu mudanças, passando para a multidisciplinaridade, devido a ser ao que mais se assemelha ao que é utilizado na maioria das escolas, proporcionando uma maior familiaridade e aceitação por parte de professores e estudantes. A interdisciplinaridade foi a grande norteadora das ações realizadas pela escola, visto que a mesma está vinculada ao fazer, ou seja, a colocar em prática o desejo de um trabalho onde as disciplinas possam conversar entre si, não de forma estanque, mas de forma integrada. Nesta abordagem o conteúdo e habilidades não são o foco principal, mas uma consequência. Indivíduos já acostumados com a tecnologia digital, mediados pela escola e docentes, enxergam novos horizontes e possibilidades de aprendizagens. Por meio dessa pesquisa concluo o quanto a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, contribuiu para a práxis do grupo de professores em questão possibilitando uma mudança de postura e de pensamento em relação ao planejamento que foi utilizado pela escola.
- ItemMetodologias ativas na prática docente: perspectivas de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental do município do Rio Grande(2024) Pepino, Lorena Vargas Soares; Mackedanz, Luiz FernandoO presente trabalho buscou compreender de que forma os professores de Ciências que lecionam nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município do Rio Grande/RS concebem a ideia e a utilização de metodologias ativas em sua prática docente. Com o objetivo de explorar as perspectivas desses professores, a pesquisa foi realizada com 29 professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de produção de dados. A análise dos dados, conduzida por meio da Análise Temática de Braun e Clarke, destacou quatro temas centrais: “Metodologias Ativas: o olhar dos professores de Ciências”; “Diversidade metodológica no ensino de Ciências: do tradicional às metodologias ativas”; “Os desafios da utilização de metodologias ativas na prática pedagógica dos professores de Ciências”; e “A importância das metodologias ativas para uma nova perspectiva para o Ensino de Ciências”. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos professores conheça os princípios das metodologias ativas e as integre em suas práticas, eles enfrentam desafios que dificultam sua aplicação consistente. Apesar disso, as metodologias ativas são vistas como necessárias para o ensino de Ciências, pois promovem o desenvolvimento de habilidades e competências e contribuem para uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e colaborativa, favorecendo a formação integral e científica dos estudantes.
- ItemNarrativas de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em interface com as questões de gênero: as possíveis revoltas diárias de uma educação física escolar(2022) Gaubert, Júlia Moita; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo problematizar as narrativas de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Rio Grande/RS – sobre os atravessamentos possíveis das questões de gênero nas práticas corporais e em suas aulas de Educação Física. O estudo situa-se em uma perspectiva pós-estruturalista e fundamenta-se em teorizações que conceituam gênero como uma construção social, histórica e cultural que inscreve marcas, comportamentos, performances e representações nos corpos das crianças, determinando apenas uma maneira de ser menino ou menina. Nesse viés, buscamos através dos fluxos de uma educação menor, maneiras de fomentar o pensamento e a reflexão das crianças sobre as questões de gênero nas práticas corporais e cotidianas da escola. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a investigação narrativa, sendo o material empírico constituído pelos diários narrativos de 51 crianças que fizeram parte do estudo, os quais contam as diferentes formas como elas foram tocadas pelas estratégias adotadas ao longo da pesquisa. Os diários foram organizados em três categorias analíticas: “práticas generificadas no cotidiano das crianças”, “práticas corporais na produção de corpos generificados” e “meninas, mulheres e práticas esportivas”. A partir de cada uma delas, foram estabelecidas discussões possíveis. Trata-se de uma reflexão frente às respostas das crianças, que permitem esperançar e provocam a perceber a urgência na efetivação de espaços que valorizem suas vozes. Para isso, é preciso buscar maneiras de escapar aos modelos, de rastrear caminhos a partir de pistas que vamos encontrando. Por meio das análises, percebemos gênero como uma categoria relacional que atravessa de diferentes formas a vida das crianças, seja nas práticas cotidianas, nos discursos culturais, nas opções de divertimento, nos jogos e esportes, na constituição dos corpos e nos espaços de ocupação. O currículo, seguindo os pressupostos de uma educação maior, imprime no cotidiano escolar uma reprodução de modelos que escapam a essas discussões. No entanto, é preciso atentar ao que os corpos das crianças vêm denunciando: não é possível falar de um corpo que se esgota no biológico e em atributos femininos ou masculinos. É preciso levar em consideração as subjetividades que o constituem por meio da socialização e da interação com a diversidade de realidades e experiências, não através de um sistema normativo que apresenta um único padrão possível. Assim, através das possibilidades de aprendizado insuspeitas, encontramos brechas que escapam a qualquer controle, opondo resistência e criando outras possibilidades de abordar temáticas silenciadas como gênero. Nessa perspectiva, a Educação Física assume um papel importante quando problematiza o corpo, os lugares/espaços, gestos que meninos/as produzem e assegura a equidade de oportunidades a diferentes corpos que pensam, sentem, agem e se constroem através do movimento.
- ItemNarrativas de uma libélula: metamorfoses coletivas de professores em feiras das ciências na perspectiva interdisciplinar(2023) Mesquita, Tauana Pacheco; Araujo, Rafaele Rodrigues DeAs Feiras de Ciências tiveram início no Brasil na década de 60, visando familiarizar os indivíduos com equipamentos de laboratório que eram pouco acessíveis. Inicialmente, eram planejados e organizados por professores de Ciências ou da área das Ciências da Natureza, constituindo-se como um evento escolar. Os trabalhos apresentados, em sua maioria, eram demonstrativos, que replicavam experimentos já existentes. Dessa forma, a presente investigação tem como objetivo compreender narrativamente memórias de professores da Educação Básica sobre o planejamento coletivo no contexto das Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar. Iniciamos investigando o movimento histórico de constituição das Feiras das Ciências, a formação de professores e o que emerge da perspectiva interdisciplinar nesses espaços. Em seguida, investigamos o que a comunidade científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) discute sobre as Feiras e Mostras Científicas na perspectiva interdisciplinar, no período de 2000 a 2020. Por fim, buscamos compreender como ocorre o planejamento coletivo de professores da Educação Básica atuantes em Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar, a partir de narrativas de suas memórias. Para fomentar a interação com os parceiros de pesquisa, optamos por coletar informações por meio de cartas, incentivando os parceiros de pesquisa a compartilhar suas memórias em relação as Feiras das Ciências. A pesquisa está organizada em artigos e utilizando como metodologias o Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Narrativa e Pesquisa Participante. Os resultados destacam a evolução das Feiras das Ciências ao longo do tempo, adaptando-se à realidade estudantil e possibilitando a contribuição de diferentes áreas do conhecimento. Assim, entendemos que as Feiras das Ciências por serem um espaço difundido nos ambientes escolares e por possuírem uma metodologia flexível, proporcionam a formação de professores, pautada na alfabetização e divulgação científica, sendo uma oportunidade de promover o protagonismo dos estudantes. O acolhimento e apoio institucional são essenciais para efetivar a organização das Feiras das Ciências. Portanto, argumentamos que Feiras das Ciências, possibilitam a divulgação da ciência e devem ser incentivadas desde os primeiros anos da Educação Básica, integrados em todos os níveis de ensino, permitindo que todos os estudantes desempenham um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemOrganização curricular em ciências da natureza: caminhos na formação de professores pela perspectiva interdisciplinar(2024) Lopes, Jéssica Blank; Araujo, Rafaele Rodrigues de
- ItemPelos aromas do jasmim: atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em ciências da natureza(2022) Pirez, Daiane Rattmann Magalhães; Araujo, Rafaele Rodrigues deA experimentação para o ensino de Ciências da Natureza tem sido tema de discussão entre pesquisadores dessa área. Entretanto, a partir das urgências surgidas na sociedade contemporânea percebe-se a necessidade de que as atividades experimentais dialoguem com outras áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares contribuindo com uma formação mais ampla dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando como surge a experimentação em Ciências, e como essa, por meio de fatos históricos contribuiu para a fragmentação disciplinar. Posteriormente, realizamos o Estado da Questão sobre atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. E, por fim, buscamos compreender, a partir das experiências vivenciadas por professoras que atuam na área de Educação em Ciências, as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. Para isso, a pesquisa ocorreu com professoras da Educação Básica, através da análise de narrativas. A nossa aproximação aos sujeitos de pesquisa se deu por meio do II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas, a partir da temática “Experimentação” e de encontros decorrentes do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nessa perspectiva, o material empírico dessa pesquisa se constituiu pelo registro de memórias, efetuado a partir de uma atividade proposta na temática Experimentação, e por uma entrevista semi-estruturada com as sujeitos de pesquisa, a fim de estimular a produção de narrativas. A pesquisa está organizada por artigos, de forma que a produção das informações e as análises envolvem métodos diferenciados, a saber: Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica e Análise de Narrativa por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que projetos experimentais investigativos instigam a formação permanente não apenas dos estudantes como também dos professores, os quais se deixam envolver por aulas menos expositivas e mais construtivistas. Sendo assim, compreendemos que a prática de um projeto interdisciplinar transforma não apenas os sujeitos envolvidos, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, entendemos que o espaço tempo proporcionado pelas Feiras de Ciências possibilita uma articulação entre as disciplinas a partir de projetos experimentais investigativos, contribuindo para uma formação mais ampla dos estudantes e para a efetivação de práticas interdisciplinares. Com base nessas compreensões, comunicamos o argumento da dissertação: As possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica emergem no ensino investigativo por meio de temas do interesse ou propostos pelos estudantes e em espaços de formação que possibilitem a argumentação, a contextualização, a exploração do erro obtido no experimento e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
- ItemPercepções da práxis dos professores das licenciaturas de Matemática e Física da Furg no ensino remoto emergencial(2025) Sobral, Felipi Ramiro; Pereira, Elaine CorrêaA pandemia de COVID-19 trouxe diversos desafios para todos setores da sociedade, e para a educação não foi diferente. Aliado a um referencial que endossa a relação teoria versus prática, práxis docente e professor reflexivo através deste recorte temporal, a presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo compreender como se mostra a práxis de professores de cursos de licenciatura de matemática e física durante o ensino remoto emergencial. O instrumento utilizado para produção de dados se deu através do uso de questionário enviado eletronicamente aos sujeitos, e, os dados foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre (2005). Com a operacionalização do método dois Discursos Coletivizados (DC) emergiram, “Percepções do uso de tdics na práxis docente” e “A práxis docente durante o ensino remoto emergencial: reflexões emergentes”. A pesquisa evidenciou os processos pelos quais os professores passaram durante o ensino remoto emergencial, suas dificuldades e a construção de um processo reflexivo sobre sua prática que extrapolam o período da pandemia.
