IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/123456789/11523
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- ItemInvestigando documentos, normas infralegais, políticas e ações institucionais para a população-estudante lgbti+ nas universidades federais do Rio Grande do Sul(2024) Silva, Awdren Ribeiro da; Rizza, Juliana LapaEsta dissertação de mestrado foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa ― Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências‖,do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências –PPGEC,da Universidade Federal do Rio Grande–FURG, e teve como objetivo investigar nos documentos institucionais, nas normas infralegais, nas políticas e nas ações institucionais de universidades federais do Rio Grande do Sul, as estratégias de governo que vêm sendo acionadas, voltadas à população LGBTI+. A pesquisa foi produzida a partir da perspectiva pós-estruturalista em articulação com alguns pressupostos foucaultianos, como a governamentalidade e as relações de poder/saber, juntamente com aportes teóricos de autores/as como Jorge Larrosa, Guacira Louro, Alfredo Veiga-Neto, Sílvio Gallo, dentre outros/as. Para tanto,foi realizado um mapeamento em universidades federais do Rio Grande do Sul, a fim de buscar informações e materiais, principalmente,nos sites das instituições pesquisadas. A partir do material empírico, nas análises, emergiram dois eixos, sendo que no primeiro, intitulado ― Documentos e Normas Infralegais Voltadas à População-EstudanteLGBTI+ em Universidades Federais do Rio Grande do Sul‖, foram investigadas as táticas de governamento presentes em normas infralegais, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e em programas destinados à população-estudanteLGBTI+ em universidades federais do Rio Grande do Sul. Já no segundo eixo de análise, intitulado ― Ações Institucionais e a Presença da População-Estudantes LGBTI+ nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul‖, buscou-se analisar ações institucionais voltadas à população-estudante LGBTI+ nas universidades federais do Rio Grande do Sul. A partir das análises realizadas na dissertação, foi possível perceber que a elaboração dos documentos que compõem os achados da pesquisa, tanto no planejamento a longo prazo, quanto na disponibilização e regulamentação de direitos vigentes, pode ser considerada tática e estratégia de governamento, pois esse conjunto de normas e documentos conduzem as condutas dessa população. Embora exista diferença no ritmo e na intensidade das ações institucionais entre as universidades, todas têm demonstrado um crescente compromisso com a inclusão da população LGBTI, elaborando mais ações que, situadas em diferentes contextos históricos e institucionais, inserem-se em certa governamentalidade, ajustando-se às necessidades e demandas emergentes da população LGBTI+.
