IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/123456789/11523
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- ItemO experienciar da realidade aumentada em uma rede de conversação de professores de biologia(2024) Oliveira, Letícia Alaice Fonseca de; Silveira, Daniel da SilvaO crescimento contínuo da tecnologia no campo da educação vem transformando cada vez mais o ambiente da sala de aula convencional, fazendo com que o conhecimento não esteja restrito às tradicionais salas de aula ou aos docentes. Com isso fica evidente a necessidade de uma maior proficiência no uso de ferramentas digitais para atender às novas formas de trabalho, serviço e vida provocadas por este desenvolvimento imparável. Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a Realidade Aumentada como ferramenta tecnológica utilizada por professores em formação pode favorecer novas percepções sobre o ensino de Biologia, tanto em termos conceituais quanto sobre o uso de tecnologias digitais em aula. Para sustentar teoricamente esta investigação nos apoiamos na Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação com graduados, pós-graduados e professores de Biologia, todos da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que participaram dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses nos posicionando como observadores implicados, pois o explicar inclui, também, o nosso operar. Utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os registros produzidos através de uma oficina online intitulada “Possibilidades de uso da realidade aumentada nas aulas de Biologia” o que resultou em 4 discursos coletivos: “A fragmentação das áreas do conhecimento de Biologia e a funcionalidade da RA para a exibição dos conceitos de cada conteúdo proposto”, “O fazer pedagógico em virtude dos desafios da tecnologia de RA”, “ A RA como estratégia pedagógica para o ensino” e “O papel do professor em meio a tecnologia”. A partir dos discursos coletivos e análises realizadas, constatamos que a RA se revela importante especialmente em conteúdos que demandam maior visualização e manipulação, sendo uma tecnologia que pode ampliar as possibilidades de ensino em áreas como Citologia, Histologia e Ecologia. Os professores reconhecem a importância de desenvolver roteiros pedagógicos bem estruturados para guiar o uso da RA em sala de aula, garantindo que seu uso vá além da simples visualização tecnológica e esteja integrado a uma prática pedagógica.
