Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)

URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/123456789/11523

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estágio Supervisionado: discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    (2023) Flores, Tanise de Oliveira; Schwantes, Lavínia
    Este trabalho se refere a uma dissertação de mestrado em Educação em Ciências e teve como objetivo analisar os discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos de Ciências Biológicas/FURG pelo viés pós- crítico. Para que isso fosse possível, foram analisadas 23 Unidades Didáticas (relatório final do estágio supervisionado) dos licenciandos no recorte temporal de 2016 a 2018. Ancorada em autores como Michel Foucault, e em algumas ferramentas da análise do discurso como caminhos metodológicos, sinalizando o conceito de discurso, enunciado e enunciação, a investigação apontou dois discursos que compõem as práticas pedagógicas do licenciandos do curso de Biologia, são eles: o discurso da formação integral dos sujeitos (estudantes e professores) e o discurso das metodologias ativas. Diante disso, salientaram-se o emaranhamento destes ditos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos presentes no material de análise.