IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
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- ItemPelos aromas do jasmim: atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em ciências da natureza(2022) Pirez, Daiane Rattmann Magalhães; Araujo, Rafaele Rodrigues deA experimentação para o ensino de Ciências da Natureza tem sido tema de discussão entre pesquisadores dessa área. Entretanto, a partir das urgências surgidas na sociedade contemporânea percebe-se a necessidade de que as atividades experimentais dialoguem com outras áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares contribuindo com uma formação mais ampla dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando como surge a experimentação em Ciências, e como essa, por meio de fatos históricos contribuiu para a fragmentação disciplinar. Posteriormente, realizamos o Estado da Questão sobre atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. E, por fim, buscamos compreender, a partir das experiências vivenciadas por professoras que atuam na área de Educação em Ciências, as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. Para isso, a pesquisa ocorreu com professoras da Educação Básica, através da análise de narrativas. A nossa aproximação aos sujeitos de pesquisa se deu por meio do II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas, a partir da temática “Experimentação” e de encontros decorrentes do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nessa perspectiva, o material empírico dessa pesquisa se constituiu pelo registro de memórias, efetuado a partir de uma atividade proposta na temática Experimentação, e por uma entrevista semi-estruturada com as sujeitos de pesquisa, a fim de estimular a produção de narrativas. A pesquisa está organizada por artigos, de forma que a produção das informações e as análises envolvem métodos diferenciados, a saber: Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica e Análise de Narrativa por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que projetos experimentais investigativos instigam a formação permanente não apenas dos estudantes como também dos professores, os quais se deixam envolver por aulas menos expositivas e mais construtivistas. Sendo assim, compreendemos que a prática de um projeto interdisciplinar transforma não apenas os sujeitos envolvidos, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, entendemos que o espaço tempo proporcionado pelas Feiras de Ciências possibilita uma articulação entre as disciplinas a partir de projetos experimentais investigativos, contribuindo para uma formação mais ampla dos estudantes e para a efetivação de práticas interdisciplinares. Com base nessas compreensões, comunicamos o argumento da dissertação: As possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica emergem no ensino investigativo por meio de temas do interesse ou propostos pelos estudantes e em espaços de formação que possibilitem a argumentação, a contextualização, a exploração do erro obtido no experimento e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
