IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)
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- Item(CO) Educar em rede de conversação: formação de professores em educação á distância(2012) Vaniel, Berenice Vahl; Laurino, Débora PereiraEsta tese visou compreender como nos formamos professores em EAD ao pensarmos em um curso de graduação, no operar em redes de conversação a partir das experiências de quem as constituem. Tivemos como campo empírico as redes “CEAMECIM” e “Professores de Ciências”, as quais ocorreram, respectivamente, nas disciplinas “Currículo e Formação de Professores em Ciências e Matemática (CFPCM)”, e “Educação em Ciências e Educação Ambiental (ECEA)”. Participaram destas redes professores universitários e da rede básica de ensino, acadêmicos e professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Os conceitos de enação, ausência de fundação, recursão, recursividade e acoplamento estrutural, presentes na Biologia do Conhecer de Maturana e Varela, (2005); Varela; Thompson; Rosch (2001, 2003); Varela (2001); Maturana, (1998, 2001, 2009), subsidiaram a construção argumentativa desta pesquisa. Nossa hipótese é de que, para o desenvolvimento de uma proposta de formação de professores exista a necessidade da vivência, da discussão e da problematização sobre o fazer docente. Essa discussão, se ocorrer de forma recursiva e recorrente e em uma rede de conversação, permeada pela ausência de fundação e pela aceitação do outro em sua legitimidade torna possível a mudança de padrões habituais de conduta. A metodologia de análise baseou-se na busca pela recursão do conversar, escolhemos a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007) para a compreensão do fenômeno investigado. As recursões foram identificadas em cada uma das conversas, e durante o processo de análise procuramos não descontextualizar os registros e manter o olhar para o corpus em sua integralidade, pois o nosso foco foi compreender como se estabeleciam as relações no operar coletivo. Do processo de análise enatuou o “(Co)educar em codependência do cooperar”, a partir da reflexão atenta, da problematização sobre a fragmentação dos fazeres dos professores, tutores e demais autores envolvidos em EaD. Discutiu-se sobre a fragmentação do tempo, das disciplinas e dos conteúdos. Através de determinadas falas foi percebido o desejo do coletivo de vivenciar ações pedagógicas contextuais, não hierárquicas e com enfoque sistêmico. Outra conversa recursiva que enagiu foi “(Co)educar: ação que emerge na convivência” a discussão ocorre sobre a formação do professor formador a partir do pensar o estudante como legítimo outro na convivência. As problematizações nas conversas versaram sobre conhecer os estudantes da EaD na sua chegada, respeitá-los, ouvi-los, acompanhá-los pela escrita e compreendê-los como (co)autores na produção de material pedagógico gerando assim a circularidade criativa na formação de todos ao mesmo tempo, o (co)educar. A circularidade ocorreu na experiência de pensar a produção de material pedagógico digital de forma aberta, flexível, em codependência com o estudante, pautada pela cooperação, com espaço para incorporar as produções deles. Por fim, destaca-se que os elementos que compõem o (co)educar, trazidos pelas redes, permitiram-nos formular a tese de que uma proposta de formação de professores pautada no (co)educar se sustenta se os professores, em rede de conversação, estiverem dispostos a discutir suas experiências docentes permeados pela ausência de fundação e pela aceitação do outro em sua legitimidade.
- ItemAmbientes tecnológicos lúdicos de autoria (ATLA): espaços de criação e experimentação para o aprendizado(2012) Pinto, Ivete Martins; Botelho, Silvia Silva da CostaEsta tese apresenta uma pesquisa que conduziu ao desenvolvimento do conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações a respeito da aprendizagem, do lúdico, da experimentação e da autoria na construção da proposta de um espaço de aprendizagem. Os ATLA constituem-se em espaços de ensino e aprendizagem que abrangem as vantagens do lúdico, potencializadas pela tecnologia e pela possibilidade de autoria, permitindo a experimentação e a construção do conhecimento de forma desafiadora, criativa e prazerosa. Na proposta dos Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria, atentou-se para a necessidade de fornecer conexões individuais e coletivas, propiciando o desenvolvimento de projetos vinculados com a realidade dos alunos e integrando diferentes áreas do conhecimento, mídias digitais e sistemas tecnológicos. A partir do conceito proposto, foram definidos a arquitetura e os requisitos de projeto que configuram os ATLA. O conceito de ATLA foi apropriado em um protótipo denominado SABERLÂNDIA, estruturado na forma de uma plataforma para o desenvolvimento de jogos. O ATLA SABERLÂNDIA apresenta estrutura e funcionalidades idealizadas com o objetivo de permitir a autoria de jogos 3D interativos e educativos pelo próprio professor, de acordo com o contexto desejado, permitindo a utilização de recursos tecnológicos, e o jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem. Propicia-se assim, por meio do ATLA SABERLÂNDIA, a criação de espaços contextualizados com os objetivos propostos pelo professor, em que o jogador poderá manipular objetos tecnológicos virtuais e/ou reais e realizar experimentações, concretizando ideias e conceitos. Para possibilitar uma visão mais ampla das possibilidades dos ATLA, verificando-se sua abrangência, foram realizados testes e validações do conceito proposto e do protótipo implementado. Assim, utilizou-se o modelo ATLA e o protótipo SABERLÂNDIA para o desenvolvimento dos seguintes estudos de caso: i. O desenvolvimento do jogo “A Era do Ânima”, e ii. O desenvolvimento da atividade lúdica “R2D2”. Os estudos de casos permitiram a validação analítica da proposta, a qual mostrou-se adequada como conceito e ferramenta para a autoria de ambientes lúdicos de aprendizagem, mediada por tecnologias. Verificou-se que a utilização de SABERLÂNDIA apresenta-se como uma alternativa acessível para a criação de jogos, permitindo ao professor relacionar o jogo com as diversas disciplinas e/ou temáticas a serem abordadas e propor desafios específicos, minimizando custos, tempo e dependência em relação aos conhecimentos específicos em computação que seriam necessários sem o uso dessa ferramenta.
- ItemCarta de navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância(2012) Pinto, Suzi Samá; Laurino, Débora PereiraAs transformações que a sociedade vem passando ao longo do tempo atreladas aos avanços tecnológicos provocaram mudanças no comportamento e na cultura que impulsionaram novas relações entre os indivíduos e o meio em que vivem. Consequentemente, os espaços e tempos educativos, profissionais e sociais estão sendo transformados e apontam à necessidade de formar indivíduos capazes de aprender ao longo da vida, o que leva ao repensar das metodologias educacionais. Nesse cenário, insere-se a Educação a Distância (EaD) imbricada nas tecnologias digitais, apresentando-se como uma forma de propiciar a construção de espaços de aprendizagem que possam atender às novas demandas educacionais. O entrelaçar das inquietações, da autora desta tese, da prática docente na modalidade presencial com o experienciar da modalidade a distância impulsionam o estudo que fundamenta este trabalho, bem como a construção de seu objetivo: compreender o operar da modalidade a distância a partir da percepção dos estudantes de graduação, por meio da elaboração/análise/reestruturação de um instrumento que se constitui pela abordagem multimétodos. A intenção é identificar as possibilidades e as dificuldades encontradas no decorrer dos cursos e apontar as potencialidades ainda não exploradas, de forma a oferecer subsídios para buscar o constante aperfeiçoamento dessa modalidade de ensino. As reflexões tecidas ao longo desta tese são apoiadas na Teoria da Biologia do Conhecer, proposta por Maturana e Varela, a qual sustenta o olhar lançado sobre a modalidade a distância e a interpretação do corpus de análise, bem como auxilia na compreensão sobre fazer ciência. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, foi construído um instrumento com questões abertas e fechadas, o qual foi respondido pelos estudantes de graduação e analisado a partir da abordagem multimétodos numa opção metodológica permeada pela objetividade entre parênteses. A escolha dessa abordagem foi incitada pelo desejo de buscar o diálogo entre a análise qualitativa e quantitativa, através de seu entrelaçamento, explorando, assim, as diferentes perspectivas de cada uma, a fim de compreender e aprofundar os vários aspectos do fenômeno a explicar. Pela análise, pode-se observar: que a necessidade de superar o individualismo no trabalho docente e aprender a lidar com as diferenças individuais dos estudantes é um processo que se efetivará no fazer e refletir sobre o fazer dessa modalidade; a apropriação da diversidade das formas de ensinar e aprender mediadas pela tecnologia ainda é um vivenciar e que se está construindo no conviver nessa modalidade; as distâncias físicas estão sendo suplantadas pelos diálogos virtuais e que a emoção expressa pela escrita tem consequências no processo de aprender e na superação do sentimento de isolamento por parte dos estudantes. Realizar esta pesquisa com base na Teoria da Biologia do Conhecer permitiu compreender que, para estudar esse operar nas instituições, é necessário estar imerso no fazer da educação a distância a fim de construir instrumentos e realizar análises que permitam a sua distinção, ou seja, é necessário ser um observador implicado para gerar um explicar argumentativo e consciente de sua corresponsabilidade.
- ItemProjetos sociais esportivos: ensaios sobre uma proliferação na cidade do Rio Grande - RS(2012) Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara; Silva, Méri Rosane Santos daEsta tese dedica-se a problematizar, através de diferentes modos de pensar e escrever, a proliferação, no presente, dos projetos sociais esportivos (PSE). Para isto, em termos de empreendimento, foi colocado em curso o que se denominou “operação cartográfica”, que consiste em mapear e ensaiar esses projetos, tomando-os como acontecimento, sendo que, para esta tese, utilizou-se, como delimitação, a cidade do Rio Grande-RS, no período entre 2008 e 2011. Tais projetos têm-se multiplicado na sociedade brasileira; em sua maioria, veiculam pretensões “salvacionistas” em relação aos indivíduos considerados em situação ou estado de vulnerabilidade social. Os indivíduos assim posicionados são visados por intervenções que se utilizam do esporte como meio para tingir seus objetivos. A hipótese que percorre os textos que compõem esta tese articula-se em torno da ideia de que tais projetos, mais do que se dirigirem a esses indivíduos – “vulneráveis sociais”, vulnerabilizam determinados indivíduos, “inventando” populações – de vulneráveis, e segmentando o “social” para fins de governo. O esporte pode ser considerado um segundo delimitador para a investigação, uma vez que, não houve dedicação para tratá-lo em suas entranhas e, sim, como veículo escolhido para colocar as propostas ditas “sociais” em funcionamento. A tese está dividida, para fins de apresentação, em duas partes: Na primeira, é tratado do que foi aqui denominado “lições de método”, seguindo três noções importantes com que o filósofo e professor Michel Foucault nos contempla em seus escritos como “questões de método”. São estas, a crítica aos universais, as noções de práticas e mecanismos estratégicos e a noção de paradoxo tomados como chaves para pensar; além disto, nesta primeira parte, está registrado o solo “teórico-metodológico” que tornou possível que se tenha qualificado o mapeamento da proliferação dos PSE como “cartográfico” – cartografia rizomática, isto porque não é de qualquer mapeamento que se trata; e, descritas algumas minúcias acerca de vinte e nove (29) projetos mapeados e alguns editais que visam colocá-los em funcionamento. A segunda parte ensaia a proliferação dos PSE, tomando-a como problema para o pensamento e a escrita; composta de textos que se pretendem independentes uns dos outros, nos quais são problematizados os modos de funcionamento desses projetos, a “invenção” de uma população para intervenção, a segmentação do “social”, a vulnerabilização dos indivíduos, de maneira que visam “fazê-los viver” e normalizar. Por fim, não se trata de um conjunto de “textos manifesto” contra os projetos sociais, mas algumas possibilidades de pensar esses projetos para além de sua condição necessária, ou seja, pensá-los no nível de seus “arranjos” estratégicos e contingentes explicitados nos documentos, nos quais se articulam mecanismos e técnicas e pensá-los tomando-os como “políticas da vida” que se caracterizam como coisas de educação e governo e, desta maneira, implicados na constituição e posicionamento de sujeitos.
- ItemPráticas bioascéticas contemporâneas: notas sobre os corpos masculinos nas comunidades que discutem cirurgia plástica na rede social Orkut(2012) Quadrado, Raquel Pereira; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", com o objetivo de investigar, nas comunidades que discutem cirurgias plásticas no site de rede social Orkut, os discursos que atuam na produção dos corpos dos homens, bem como os marcadores de gênero que neles se inscrevem. A ancoragem teórica a partir da qual desenvolvemos esta pesquisa situa-se no campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, agregando, também, ferramentas conceituais que foram produtivas para o desenvolvimento do processo investigativo, tais como algumas proposições de Michel Foucault - subjetividade, verdade, poder, cuidado de si, entre outras - e o entendimento de bioascese corporal, tomado a partir de Francisco Ortega. Para proceder a pesquisa, analisamos a participação e interação dos homens em setenta e quatro (74) comunidades do Orkut, que têm as cirurgias plásticas como foco das suas discussões, no período de 2009 a 2011. O corpus de análise foi constituído a partir de alguns elementos presentes nas comunidades - nome da comunidade, texto que a descreve e apresenta os seus objetivos, imagem exibida para sua identificação, quem é o/a dono/a (homem ou mulher), número total de participantes, porcentagem de homens e de mulheres participantes - e também pelas postagens dos homens nos fóruns dessas comunidades. No processo de análise dos dados, utilizamos alguns elementos da análise do discurso foucaultiana, especialmente as concepções de discurso e de enunciado. As comunidades selecionadas são representativas dos processos de reconfiguração social contemporâneos, em que os grupos se formam não mais pela proximidade geográfica, mas, sim, por meio dos laços estabelecidos nas interconexões, baseados em interesses e afinidades mútuas, como é o caso das cirurgias plásticas, nesta pesquisa. Dentre as comunidades analisadas, vimos que aquelas que tinham homens como donos contavam com maior participação masculina, sendo que as cirurgias plásticas eram abordadas a partir do discurso médico, apontando para os significados de masculinidade hegemônica que instituem a ciência como um campo masculino. Nas comunidades que tinham mulheres como donas, a participação dos homens era menor e as discussões eram estabelecidas sob o ponto de vista estético, em que os participantes relatavam suas experiências pessoais relativas aos procedimentos que realizaram ou expressavam o desejo de submeterem-se a uma cirurgia plástica. As análises apontam para a existência de discursos e práticas que vêm instituindo os corpos como produtos e mercadorias da cultura de consumo, de modo que a aparência desejada pode ser cirurgicamente esculpida e comprada. Tais práticas têm produzido uma incitação à visibilidade da vida de cada sujeito, promovendo um deslocamento da subjetividade interiorizada em direção a sua exteriorização, num processo de somatização da subjetividade, em que o corpo torna-se a superfície de inscrição dos marcadores sociais, como as masculinidades aqui analisadas, e passa a ser central na experiência de si. As cirurgias plásticas estéticas constituem, nesse contexto, uma estratégia de reinvenção do corpo, uma prática de bioascese, uma vez que possibilitam operar sobre um corpo plástico e maleável a fim de que este exteriorize e expresse o que o sujeito deseja parecer e ser.
- ItemHistórias de sala de aula nas rodas de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional(2012) Albuquerque, Fernanda Medeiros de; Galiazzi, Maria do CarmoEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de 2009 e 2010. A pesquisa foi desenvolvida com onze licenciandos formandos no curso ao final do PIBID e as informações analisadas foram histórias mensais escritas por estes participantes durante os dois anos do Programa. Alguns pressupostos orientaram a pesquisa: a formação acadêmico-profissional de sujeitos pesquisadores da sua prática em Rodas de Formação, a partir da qual, é possível o acolhimento de questionamentos, a partilha, a escuta, a construção e divulgação de novos argumentos; a escrita como modo de pensar, que por ser uma atividade interativa conta com a presença de interlocutores ativos para provocar o escrevente. Entendemos que quando os escreventes são licenciandos, tem-se na escrita a possibilidade de documentar a formação desses profissionais, conhecendo suas fragilidades e potencialidades. A análise das histórias escritas pelos participantes desta pesquisa, realizada mediante a Análise Textual Discursiva possibilitou a compreensão da contribuição das histórias na formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química da FURG em Rodas de Formação. A tese defendida é que as histórias produzidas em Rodas de Formação contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química. As histórias contêm conteúdos que podem sinalizar para a produção de currículo nos cursos de Licenciatura, expressam o medo da solidão e a ousadia no trabalho coletivo e potencializam a compreensão sobre a constituição do professor em Roda.
- ItemOs Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula(2012) Cacciamani, Jackson Luís Martins; Galiazzi, Maria do CarmoOs Encontros sobre Investigação na Escola constituem-se numa proposta de formação de professores que agrega licenciandos, professores da educação básica, professores da universidade e pós-graduandos num movimento de formação acadêmico-profissional do professor (DINIZ-PEREIRA, 2008). Os encontros foram propostos necessariamente pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) em Lajeado – RS. No decorrer dos anos o encontro agregou professores de todas as áreas do conhecimento e proporcionou a integração de diferentes níveis de ensino. As universidades proponentes do encontro nas suas dez edições foram: a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Os encontros no decorrer de uma década partilharam experiências vividas a respeito da sala de aula sendo a proposta de formação ancorada na escrita, na leitura e na relação dialógica a respeito destas experiências no espaçotempo1 da escola e da universidade. A presente trabalho de pesquisa de tese de doutoramento procura compreender a potencialidade dos Encontros sobre Investigação na Escola na formação permanente dos professores de Química. O corpus da pesquisa se constitui nos relatos de experiência de trabalhos que envolvem a sala de aula de Química no período de 2000 a 2010. A pesquisa percorreu alguns caminhos: o primeiro, a análise quantitativa e exploratória por meio dos anais dos encontros a respeito dos relatos inscritos na área da Química no período de dez anos, a análise qualitativa ancorada na proposição da Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007)- e a discussão teórica a respeito da epistemologia da prática pedagógica presente nos relatos inscritos pelos professores. No decorrer dos dez anos do encontro 240 trabalhos de Química foram inscritos e discutidos, abordando assim diversas temáticas concernentes à sala de aula de Química. A análise dos trabalhos do X Encontro sobre Investigação na Escola relativa à categoria “os processos de formação acadêmico-profissional de professores de Química” permite argumentar que os professores de Química participantes dos Encontros sobre Investigação na Escola ao escreverem, ao lerem e ao dialogarem encontram-se em processo de formação acadêmico-profissional e produzem currículo tanto na escola quanto na universidade. Os Encontros sobre Investigação na Escola potencializam a formação acadêmico-profissional de professores de Química num processo de formação imerso na epistemologia da prática.
- ItemMulheres na ciência : vozes, tempos, lugares e trajetórias(2012) Silva, Fabiane Ferreira da; Ribeiro, Paula Regina CostaNesta tese investigo a inserção e a participação das mulheres no campo da ciência moderna buscando problematizar alguns dos discursos e práticas sociais implicados na constituição de mulheres cientistas. A pesquisa foi orientada pelas teorias dos Estudos Feministas da Ciência e Estudos de Gênero, bem como utilizou alguns conceitos de Michel Foucault. Neste estudo, tomo a ciência e o gênero como construções sociais, culturais, históricas e discursivas em meio a relações de poder/saber. Esta tese ancora-se metodologicamente na investigação narrativa a partir dos pressupostos de Jorge Larrosa e de Michel Connelly e Jean Clandinin. Orientada por esses autores, entendo a narrativa tanto como uma metodologia investigativa como uma prática social que constitui os sujeitos. Para compor meu corpus de pesquisa optei pela realização de entrevistas narrativas produzidas com seis mulheres cientistas atuantes em universidades públicas e numa instituição de pesquisa do Rio Grande do Sul, sendo uma da área da Farmácia, duas de Ciências Biológicas, duas da Física e a outra da Engenharia de Computação. Desse modo, busquei conhecer a trajetória acadêmica e profissional dessas mulheres, as motivações para a escolha da profissão, as dificuldades vivenciadas na profissão, como elas percebiam a participação das mulheres na ciência, entre outros aspectos. Para análise das narrativas estabeleci conexões com a análise do discurso na linha de Michel Foucault. Ao analisar as narrativas, percebi a emergência do discurso biológico utilizado como justificativa para explicar a feminização e a masculinização de determinadas áreas do conhecimento, bem como para justificar o entendimento de que as mulheres fazem ciência de “maneira diferente” dos homens. Esses entendimentos estão relacionados ao pressuposto de que é o sexo – o fator biológico – que determina as características e funções sociais diferenciadas entre mulheres e homens. Este estudo possibilitou-me perceber também que a escolha profissional das entrevistadas foi influenciada por diferentes processos discursivos e práticas sociais, ora de identificação, ora de confronto, com pessoas da família, com antigos(as) professores(as), nas experiências escolares, na interação com determinados artefatos culturais, tais como brinquedos e brincadeiras. A análise das narrativas me mostrou as diferentes facetas do preconceito de gênero que perpassa as práticas sociais. Sobre essa questão emergiram a negação do preconceito, o reconhecimento de “brincadeiras” sexistas que não são percebidas como preconceito e situações explícitas de preconceito de gênero. Outro aspecto evidenciado refere-se à necessidade de conciliar as exigências da vida profissional com as responsabilidades familiares, que implicou em jornadas parciais de trabalho, no adiamento ou recusa da maternidade. Analisar as narrativas produzidas pelas entrevistadas me possibilitou compreender que a trajetória delas na ciência foi e é construída em um ambiente baseado em valores e padrões masculinos que restringem, dificultam e direcionam a participação das mulheres na ciência. Ao analisar as trajetórias dessas mulheres na ciência, percebi que elas foram de alguma forma levadas a se adaptar ao “modelo masculino” de pensar e fazer ciência, não apenas para serem consideradas cientistas, mas também para serem bem-sucedidas na profissão.
- ItemCorpos transparentes, exames e outras tecnologias médicas: a produção de saberes sobre os sujeitos homossexuais(2012) Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", com o objetivo de analisar a rede de enunciados que vem produzindo e instituindo “verdades” sobre a homossexualidade. A pesquisa fundamenta- se a partir dos pressupostos teóricos de autores/as como Michel Foucault, Francisco Ortega, Bruno Latour, entre outros/as e ancora-se nos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós- estruturalistas. Estamos entendendo a ciência, a produção de saberes, as identidades sexuais e a mídia como construções históricas, sociais e discursivas, permeadas de valores, significados e representações, engendradas a relações de poder-saber. Para produção dos dados que compõem o corpus de análise – artigos científicos e reportagens – utilizamos algumas ferramentas da revisão bibliográfica. Utilizamos, como fontes de pesquisa, a base de dados Science Direct, disponível na plataforma de Periódicos CAPES, e os sites das revistas nacionais Veja, Época, Superinteressante e Galileu. Na análise e discussão dos dados, utilizamos algumas ferramentas foucaultianas. Analisar os artigos científicos e as reportagens possibilitou-nos perceber a emergência de dois enunciados: métodos examinadores do sujeito homossexual; e a matriz biológica como origem da homossexualidade. Nas análises, verificamos o quanto os corpos dos sujeitos homossexuais tornam-se objetos em que atuam diferentes técnicas e tecnologias de investigação. Ao examinarmos essas formas de investigação dos corpos e vidas dos sujeitos, observamos a atuação de duas tecnologias: uma relacionada às técnicas de visualização médicas dos corpos; e a outra, relacionada às técnicas de exame, as quais tratam o/a homossexual como um objeto descritível, analisável e classificavél, reduze-o/a a traços específicos. Ao discutirmos a rede de enunciações, verificamos que o objetivo desses estudos científicos sobre a homossexualidade era o de conhecer, examinar e visibilizar os corpos dos/as homossexuais na sua minúcia genética, anatômica, hormonal, fisiológica e cerebral, para assim produzir, organizar e documentar uma série de saberes das possíveis causas ou “origens” da homossexualidade. Esses estudos, ao pautar a construção de saberes no exame do corpo em sua minúcia, ao compará-lo a outros corpos e ao buscar “descobrir” nele uma origem biológica da homossexualidade, acabam por instituir e determinar o sujeito homossexual como aquele que foge ao desenvolvimento considerado normal na população. Esses saberes estão pautados na legitimidade do discurso científico e na autoridade dada às vozes autorizadas para sua produção: os/as cientistas. Esse processo de construção de conhecimentos científicos sobre a homossexualidade está engendrado a um sistema de registro, acumulação de dados e documentação. Os dados produzidos passam a compor relatórios, são publicados em periódicos de destaque na área científica e em outros meios de informar e comunicar, ou seja, a mídia, nesse caso, as revistas analisadas. Ao investigar os dados produzidos nesta tese, constatamos que os saberes construídos e divulgados sobre a sexualidade dos sujeitos homossexuais passam a constituir o discurso biológico acerca da homossexualidade, como uma estratégia de controle da população.
- ItemFlores de energia: a experiência do NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos(2013) Crivellaro, Carla Valeria Leonini; Giroldo, Danilo; Pereira, Vilmar AlvesEste estudo visa compreender a experiência do NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos. A pesquisa busca identificar por meio de relatos das pessoas que formaram e formam o NEMA, bem como da trajetória que o Núcleo vem desenhando no cenário ambiental, como esse espaço constitui intelectuais orgânicos. O conceito de intelectuais orgânicos partiu de Antonio Gramsci (1882 – 1937), que desponta como um dos grandes teóricos da teoria social marxista. Para Gramsci o intelectual é mais do que uma pessoa das letras, ou um produtor e transmissor de ideias. Os intelectuais são também mediadores, legitimadores, e produtores de práticas sociais; eles cumprem uma função de natureza eminentemente política. Este aspecto interessa uma vez que o NEMA surgiu nesse movimento de resistir ao conhecimento e práticas sufocantes que constituem nossas práticas sociais. Intelectuais transformadores que aglutinam outros, a fim de romper com a opressão, fornecendo dessa forma a liderança da ética, da política e da pedagogia para a criticidade da realidade. A pesquisa com base qualitativa permitiu estabelecer os referenciais teóricos, a pesquisa em documentos e outras formas de informação e a apropriação da Análise Textual Discursiva – ATD para organizar o corpus por meio dos relatos de 30 pessoas que tiveram a experiência do NEMA. Os resultados possibilitam afirmar que os intelectuais orgânicos do NEMA se constituem em Ondas, isto é passam de uma reflexão sobre si mesmo – Quem eu sou?, estabelece uma relação de pertencimento com o lugar que atuam – O lugar onde vivemos, lidam com uma diversidade de pessoas, instituições e situações – Biodiversidade, estabelecem diálogos e se fazem representar em espaços de discussão – Biosfera e Ecologia e buscam a continuidade de suas ações por meio de novos projetos – Planejamento Ambiental. O estudo vislumbra que a experiência do NEMA contribua na vanguarda da construção dialógica do saber com os movimentos sociais para que estes saberes possam ser implementados na práxis destes movimentos, no fronte da relação natureza e sociedade.
- ItemVirtualização e atualizações em redes de conversação sobre o currículo de um curso on-line de licenciatura em ciências(2013) Duvoisin, Ivana Almeida; Laurino, Débora Pereira; Galiazzi, Maria do CarmoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de pesquisa Educação científica: as tecnologias educativas no processo da aprendizagem. Situa-se essa pesquisa no caminho explicativo da objetividade entre parênteses, a qual, segundo Maturana (2009), caracteriza-se pela ausência de verdade absoluta e de verdade relativa, bem como pela existência de muitas verdades diferentes em domínios distintos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo não é a generalização nem a busca de leis ou princípios, mas a compreensão particular do que se estuda, ou seja, o foco da atenção desloca-se da generalização para o específico, o peculiar, o individual, almejando sempre a compreensão do fenômeno estudado. A pesquisa busca identificar e analisar as virtualizações e as atualizações emergentes das Redes de Conversação que foram se constituindo no processo de discussão e elaboração do currículo do curso on-line de licenciatura em ciências da FURG. Para tanto, foi necessário explicar e compreender os fenômenos do linguajear e do emocionar nas redes de conversação: Rede Proponente (RP) e Rede de Estudantes-professores da Pós-Graduação Educação em Ciências (REPGEC), que se formaram no esforço de conversar sobre o currículo que geravam. Apostou-se no potencial do linguajear e do emocionar das redes conversação por considerar que o conversar promove o deslocar-se no tempo, por intermédio do relembrar fatos vividos e o pensar em novas soluções para problemáticas identificadas; nesse sentido, o atuar e vivenciar coletivo se tornam indispensáveis. Perseguiram-se três questionamentos: 1. Quais são os complexos problemáticos e os nós de tendências ou de forças que acompanham os processos de formação de professores e os currículos dos cursos on-Line? 2. Quais problemáticas e soluções, o linguajear e o emocionar dos participantes das Redes de Conversação revelou? 3. Qual desenho curricular melhor se adequa aos currículos móveis, característicos da modalidade on-line? O referencial teórico balizador e cujas conversações, em sua pluralidade, ajudaram a tramar a rede conceitual que sustenta essa tese foram: as teorias da Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela e o conceito de Inteligência Coletiva, de Lévy e o dialogo com Marques no que tange à formação docente. Assume-se o potencial formativo das redes de conversação de Maturana, o conceito de educação on-line cunhado por Santos e, para a superação dos currículos prescritivos, o campo fecundo dos currículos em ação abordado por Macedo. O corpus da pesquisa foi produzido nas gravações das reuniões da RP e dos encontros da REPGEC. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, como ferramenta de análise associada ao software N-Nivo. Do processo de análise e síntese identificaram-se duas problemáticas para formação docente, categorias emergentes que passaram a ser denominados vetores de potencialização: Fragmentação do conhecimento e isolamento das áreas: questão cultural; e Distanciamento da instância formadora e da escola: espaço-tempo na educação on-line quem forma quem? As soluções inventivas para superar as problemáticas identificadas foi atualizando sucessivamente o currículo, esse movimento denominou-se Fluzz Currículo. O desenvolvimento e a análise da pesquisa evidenciou o potencial das redes de conversação para os processos de virtualização e de atualização na elaboração dos currículos e possibilitou o desenho de uma mandala curricular considerada mais ajustada aos currículos da educação on-line.
- ItemEducação médica a partir da perspectiva humanística de Carl Rogers: uma vivência de sala de aula(2013) Pereira, Hugo Cataud Pacheco; Barros, Daniela Marti; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes deA presente tese nasce a partir das inúmeras inquietações e preocupações que constatei sobre a minha prática docente na Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Por muitos anos atuei de forma empírica, dando aulas baseado nos mestres que me marcaram positivamente, e tal conduta tornou-se insuficiente para sustentar minha prática docente. Ao constatar minhas deficiências, passei a considerar que, como docente do ensino médico, preciso basear a minha prática docente nos meus conhecimentos técnicos, apoiada nos saberes didático-pedagógicos e alicerçada, especialmente, no perfil humanista que Carl Rogers definiu. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina recomendam o perfil do formando egresso/ Profissional Médico “com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva”, com inúmeras competências técnicas e com um perfil ético e moral ilibado. Para alcançar este objetivo é essencial que os docentes do ensino médico estejam sintonizados com as orientações das Diretrizes. Para tanto, considero que a formação de docentes para o ensino médico deve valorizar os saberes técnicos e didático-pedagógicos, bem como as qualidades de que trata Carl Rogers há cerca de meio século. A pesquisa, EDUCAÇÃO MÉDICA A PARTIR DA PERSPECTIVA HUMANÍSTICA DE CARL ROGERS: UMA VIVÊNCIA DE SALA DE AULA tem como objetivo geral reconhecer o perfil humanista preconizado por Carl Rogers na prática docente de um professor da Disciplina de Clínica Médica II e como objetivos específicos: identificar na minha prática pedagógica os preceitos de Carl Rogers: a empatia, a congruência, a aceitação e o perfil facilitador; identificar as contribuições e influências do docente para a formação de um médico com perfil humanista, tendo como referência a perspectiva discente; e refletir sobre a contribuição de Carl Rogers, um dos autores da corrente humanista, no processo educativo do ensino médico. No caminho percorrido na investigação sobre a minha atuação em sala de aula foi utilizada a abordagem qualitativa, por acreditar que o uso desse tipo de análise permite estabelecer conclusões a partir dos dados coletados. O estudo qualitativo foi fundamentado na análise de conteúdo, buscando-se compreender as interações verbais que revelam os significados da prática docente. O sujeito da pesquisa é um professor universitário que atua no Curso de Medicina há 19 anos, na Disciplina de Clínica Médica II da FAMED da FURG na cidade do Rio Grande - RS. Considerando a pesquisa propriamente dita, essa foi constituída em duas fases. A primeira fase foi realizada no período de março a novembro de 2010 e contou com a participação de 32 alunos das turmas de aulas práticas, A e C, da Disciplina de Clínica Médica II. Todas as aulas foram registradas por meio de gravação e arquivadas para reflexão sobre a conduta do docente frente a seus alunos. A segunda fase foi realizada em outubro de 2012 e contou com a participação dos alunos que integraram a primeira fase e que se encontram no término do curso. Essa fase consistiu na aplicação de um questionário contendo uma única questão aberta com a função de conhecer quais foram as contribuições e influências (positivas e negativas) de minha ação docente sobre a formação dos alunos. Os resultados da pesquisa, conforme as transcrições das gravações e das respostas à questão aberta, permitiram inferir que eu possuo um perfil humanista, compatível com os preceitos de Carl Rogers. A partir da análise da minha prática docente, pude tecer reflexões críticas sobre minhas práticas de ensino, questionando os fundamentos das mesmas e os postulados tácitos sobre a natureza dos saberes relativos ao ensino, visando à formação profissional humanística. Propõe-se ao final desse trabalho que a FAMED crie um programa de capacitação permanente que venha a contribuir para a melhoria da qualidade da educação médica em nossa Instituição e um modelo de sustentação ao docente do ensino médico baseado nos conhecimentos técnicos, saberes didático- pedagógicos e no comportamento docente preconizado por Carl Rogers.
- ItemNanociências, nanotecnologia: uma visão desde seu nascimento até apresentação das temáticas à sociedade(2013) Novo, Magda Suzana; Geracitano, LauraEsta tese, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa “Educação Científica: Produção Científica e Avaliação de Produtividade em Ciência”, objetivou a análise da trajetória das nanociências e da nanotecnologia desde suas origens até a apresentação dessas temáticas à sociedade, incluindo o papel da educação informal e formal. Foram objetivos específicos: levantar o momento histórico em que as nanociências e nanotecnologia surgem no campo científico e sua relação com as matérias divulgadas pelas revistas Veja e Scientific American; levantar e caracterizar a divulgação científica promovida pela educação informal, em especial por essas revistas; investigar e analisar o conhecimento que professores possuem sobre os temas nanociências e nanotecnologia. Inicialmente, a fim de conhecer aspectos históricos das nanociências e da nanotecnologia, foi levantado na Web of Science trabalhos que continham as palavras-chave Nanoscience e Nanotechnology. Nesse estudo foi realizado um recorte utilizando como critério as palavras-chave relacionadas à Biologia e à Saúde elencadas nas matérias, das revistas Veja e Scientific American, publicadas de junho de 2009 a junho de 2010. Para obter um padrão de relacionamento entre as palavras usadas na base de pesquisa, utilizou-se o programa Citespace, o qual mostra a relação entre os tópicos utilizados, bem como momentos de explosão e ruptura dos temas. A interpretação das tabelas e gráfico obtidos permitiu concluir que trabalhos sobre essa temática surgiram de forma significativa a partir da década de 80, embora explosões e rupturas sejam observadas após 1991. Ao ter o olhar voltado para as áreas biológicas e da saúde constatou-se que trabalhos referentes a essas aparecem após 2006, estando em sua maioria relacionados à nanomedicina. Há um aumento no número de trabalhos sobre nanotoxicologia a partir de 2007, o que pode ser considerado um fato natural devido a amplas pesquisas visando à aplicação nano em seres humanos. Num segundo momento da pesquisa, partindo das publicações científicas, passou-se a analisar a inserção da temática na educação informal. Considerando que as revistas, Veja e Scientific American, têm dentre seus objetivos levar novidades científicas para a sociedade, realizou-se um acompanhamento das matérias sobre nanociências e nanotecnologia divulgadas nessas mídias, no período de junho de 2009 a junho de 2011, com o objetivo de levantar e caracterizar a divulgação científica promovida pelas referidos artefatos culturais nessas áreas. No acompanhamento das reportagens foram consideradas as seguintes variáveis: número de artigos publicados, conteúdo da reportagem e área do conhecimento envolvida, fontes de informação utilizadas, benefícios e riscos da utilização da nanotecnologia. Os resultados obtidos demonstram que ambas as revistas, apesar de apresentarem somente o lado positivo da utilização da nanotecnologia, desempenham papel importante como meio de educação informal, uma vez que fazem a divulgação dos avanços científicos nesta área. Numa terceira etapa do estudo, realizou-se uma enquete com professores da educação básica participantes do curso de extensão on line, intitulado “Além do livro didático: nanociências, nanotecnologia e nanotoxicologia”, oferecido através da plataforma moodle da FURG. O corpus da pesquisa emergiu das respostas produzidas pelos docentes. Este artigo objetivou investigar e analisar o conhecimento que esses profissionais possuem sobre esses temas, bem como as fontes desses conhecimentos e com que finalidade buscam esse tipo de informação. Os resultados apontam que apesar de possuírem um conhecimento inicial, os conceitos são muitas vezes equivocados e /ou insuficientes e que o contato com o assunto ocorreu principalmente através de artefatos culturais. Finalmente, articulando os resultados alcançados ao longo do estudo, é possível defender a tese de que a divulgação informal de temas relacionados às nanociências e nanotecnologia, apesar de estar diretamente relacionada com as novidades científicas na área, não está dando conta, de forma apropriada, de disseminar esses conhecimentos para a sociedade, fazendo-se necessária a exploração dessas temáticas na educação formal. Para que isso aconteça é preciso promover a atualização docente nesse campo de estudo. Nesse sentido, para que a educação em ciências avance, aponta-se a necessidade de investir em cursos de formação continuada para professores no campo da nanociências. Aqui destaca-se a contribuição valiosa do Instituo Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono ( INTC-NC), o qual tem fomentado cursos de formação continuada, pois o sucesso da abordagem do tema na educação formal ocorrerá à medida que os professores tiverem seus saberes ampliados.
- ItemExergames em rede: a Educação Física no cyberspace(2013) Vaghetti, César Augusto Otero; Botelho, Silvia Silva da CostaO jogo, nas suas diversas formas, constitui uma parte importante da aprendizagem e do processo de interação social das crianças. No contexto do desenvolvimento cognitivo, por exemplo, a reprodução é considerada fundamental para os processos de estabilização e para o desenvolvimento das estruturas cognitivas. Os videogames têm se tornado uma atividade ubíqua na sociedade atual. Os games, além de serem utilizados como entretenimento, também o são com o objetivo de educar ou de treinar alguma habilidade, nas áreas da educação e da computação. Dessa forma, os games fazem parte das novas tecnologias usadas para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, amplamente discutidas em educação em ciências. Recentemente, em razão da disponibilidade de utilização de tecnologias de sensoriamento e rastreio de baixo custo, uma nova classe de videogame surgiu: o exergame, combinando game e exercício físico. O objetivo desta tese foi explorar a experiência do uso de exergame em rede para o ensino de educação física no cyberspace, em crianças na idade escolar (n=39) e estudantes universitários (n=46), identificando seus aspectos motivacionais, através do uso da Teoria do Fluxo e da Teoria da Autodeterminação. Foi utilizado como instrumento de medida o Long Flow State Scale (FSS-2) – Physical para verificar a motivação dos estudantes no exergame Kinect Sports, modalidade table tennis, do console Kinect XBOX. Os resultados desta tese indicam que o sistema exergame Kinect table tennis possui feedback suficiente para o ensino das técnicas do tênis de mesa no cyberspace, local onde os jogadores trocaram informações acerca dos fundamentos desse esporte; assim, a observação dos movimentos do avatar também pôde ser utilizada para a aprendizagem motora. Os valores de fluxo encontrados nesta pesquisa confirmaram a hipótese de que os valores mais elevados estariam no grupo Networked. Embora tenham sido encontrados valores crescentes de fluxo a partir do grupo Singleplayer, com o menor valor, o único com valor médio acima de 4 (quatro) foi encontrado no grupo Networked, caracterizando, assim, um estado de fluxo. Exergames em rede podem ser usados como Social Exergames, ou seja, como redes sociais para atividades físicas.
- ItemVirtualizações e atualizações em redes de conversação sobre o currículo de um curso on-line de licenciatura em ciências(2013) Duvoisin, Ivane Almeida; Laurino, Débora Pereira; Galiazzi, Maria do CarmoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós- Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de pesquisa Educação científica: as tecnologias educativas no processo da aprendizagem. Situa-se essa pesquisa no caminho explicativo da objetividade entre parênteses, a qual, segundo Maturana (2009), caracteriza-se pela ausência de verdade absoluta e de verdade relativa, bem como pela existência de muitas verdades diferentes em domínios distintos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo não é a generalização nem a busca de leis ou princípios, mas a compreensão particular do que se estuda, ou seja, o foco da atenção desloca-se da generalização para o específico, o peculiar, o individual, almejando sempre a compreensão do fenômeno estudado. A pesquisa busca identificar e analisar as virtualizações e as atualizações emergentes das Redes de Conversação que foram se constituindo no processo de discussão e elaboração do currículo do curso on-line de licenciatura em ciências da FURG. Para tanto, foi necessário explicar e compreender os fenômenos do linguajear e do emocionar nas redes de conversação: Rede Proponente (RP) e Rede de Estudantes-professores da Pós-Graduação Educação em Ciências (REPGEC), que se formaram no esforço de conversar sobre o currículo que geravam. Apostou-se no potencial do linguajear e do emocionar das redes conversação por considerar que o conversar promove o deslocar-se no tempo, por intermédio do relembrar fatos vividos e o pensar em novas soluções para problemáticas identificadas; nesse sentido, o atuar e vivenciar coletivo se tornam indispensáveis. Perseguiram-se três questionamentos: 1. Quais são os complexos problemáticos e os nós de tendências ou de forças que acompanham os processos de formação de professores e os currículos dos cursos on-Line? 2. Quais problemáticas e soluções, o linguajear e o emocionar dos participantes das Redes de Conversação revelou? 3. Qual desenho curricular melhor se adequa aos currículos móveis, característicos da modalidade on-line? O referencial teórico balizador e cujas conversações, em sua pluralidade, ajudaram a tramar a rede conceitual que sustenta essa tese foram: as teorias da Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela e o conceito de Inteligência Coletiva, de Lévy e o dialogo com Marques no que tange à formação docente. Assume-se o potencial formativo das redes de conversação de Maturana, o conceito de educação on-line cunhado por Santos e, para a superação dos currículos prescritivos, o campo fecundo dos currículos em ação abordado por Macedo. O corpus da pesquisa foi produzido nas gravações das reuniões da RP e dos encontros da REPGEC. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva – ATD, como ferramenta de análise associada ao software N-Nivo. Do processo de análise e síntese identificaram-se duas problemáticas para formação docente, categorias emergentes que passaram a ser denominados vetores de potencialização: Fragmentação do conhecimento e isolamento das áreas: questão cultural; e Distanciamento da instância formadora e da escola: espaço-tempo na educação on-line quem forma quem? As soluções inventivas para superar as problemáticas identificadas foi atualizando sucessivamente o currículo, esse movimento denominou-se Fluzz Currículo. O desenvolvimento e a análise da pesquisa evidenciou o potencial das redes de conversação para os processos de virtualização e de atualização na elaboração dos currículos e possibilitou o desenho de uma mandala curricular considerada mais ajustada aos currículos da educação on-line.
- ItemNo picadeiro da educação física: o saber circense descortinando uma educação crítico-emancipatória(2013) Silveira, José Francisco Baroni; Schmidt, Elisabeth BrandãoEsta pesquisa objetivou compreender como os saberes circenses podem se constituir, a partir da práxis docente, em conteúdos potencializadores de uma educação crítico-emancipatória, tendo como colaboradores os professores de Educação Física atuantes, no ano de 2012, nas escolas do município do Rio Grande-RS. Este estudo teve seu referencial teórico baseado na abordagem de Educação Física crítico-emancipatória que tem Elenor Kunz como seu principal autor, assim como na proposta de educação libertadora desenvolvida por Paulo Freire. Para esta investigação utilizou-se o questionário e a entrevista como principais instrumentos na busca das informações que foram analisadas por meio de tratamento estatístico e por intermédio do método de Análise Textual Discursiva – ATD proposto por Moraes e Galiazzi. Através dos questionários foi possível identificar que os saberes circenses não estão consolidados como conteúdo nas aulas de Educação Física das escolas municipais do Rio Grande investigadas, razão esta que se dá, entre outros motivos, pela falta de conhecimento dos professores, uma vez que a temática circense está silenciada na grande maioria dos currículos de formação inicial dos cursos de licenciatura em Educação Física. Os colaboradores desta investigação elegeram a alegria, a ludicidade, a expressividade, a criatividade, a cooperação e a falta de competição como elementos de aproximação entre os saberes circenses e as atividades de jogos e ginásticas desenvolvidas em sua prática pedagógica. As entrevistas foram realizadas a fim de focalizar a discussão, estabelecendo relações entre os elementos supracitados, os saberes circenses e a abordagem crítico- emancipatória. Os saberes circenses como conteúdo inovador e a interação professor-aluno foram analisados como categorias finais que emergiram do campo de estudo. Pode-se inferir que os saberes circenses se apresentam como conteúdo inovador e propiciam escapar de uma proposta de Educação Física tradicional. O presente estudo foi realizado considerando os saberes circenses como um conteúdo de viés artístico a ser desenvolvido a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora. Esta pesquisa possibilitou, pois construir argumentos que justificam a tese de que os saberes circenses enquanto conhecimento teórico e prático, pode se constituir num potencializador de uma educação crítico-emancipatória.
- ItemFlores de energia: a experiência do NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos(2013) Crivellaro, Carla Valeria Leonini; Giroldo, Danilo; Pereira, Vilmar AlvesEste estudo visa compreender a experiência do NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos. A pesquisa busca identificar por meio de relatos das pessoas que formaram e formam o NEMA, bem como da trajetória que o Núcleo vem desenhando no cenário ambiental, como esse espaço constitui intelectuais orgânicos. O conceito de intelectuais orgânicos partiu de Antonio Gramsci (1882 – 1937), que desponta como um dos grandes teóricos da teoria social marxista. Para Gramsci o intelectual é mais do que uma pessoa das letras, ou um produtor e transmissor de ideias. Os intelectuais são também mediadores, legitimadores, e produtores de práticas sociais; eles cumprem uma função de natureza eminentemente política. Este aspecto interessa uma vez que o NEMA surgiu nesse movimento de resistir ao conhecimento e práticas sufocantes que constituem nossas práticas sociais. Intelectuais transformadores que aglutinam outros, a fim de romper com a opressão, fornecendo dessa forma a liderança da ética, da política e da pedagogia para a criticidade da realidade. A pesquisa com base qualitativa permitiu estabelecer os referenciais teóricos, a pesquisa em documentos e outras formas de informação e a apropriação da Análise Textual Discursiva – ATD para organizar o corpus por meio dos relatos de 30 pessoas que tiveram a experiência do NEMA. Os resultados possibilitam afirmar que os intelectuais orgânicos do NEMA se constituem em Ondas, isto é passam de uma reflexão sobre si mesmo – Quem eu sou?, estabelece uma relação de pertencimento com o lugar que atuam – O lugar onde vivemos, lidam com uma diversidade de pessoas, instituições e situações – Biodiversidade, estabelecem diálogos e se fazem representar em espaços de discussão – Biosfera e Ecologia e buscam a continuidade de suas ações por meio de novos projetos – Planejamento Ambiental. O estudo vislumbra que a experiência do NEMA contribua na vanguarda da construção dialógica do saber com os movimentos sociais para que estes saberes possam ser implementados na práxis destes movimentos, no fronte da relação natureza e sociedade.
- ItemA mudança paradigmática no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de patologia: contribuição para a educação médica(2014) Rodrigues, Obirajara; Trindade, Gilma Santos; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes deEsta tese emerge de pesquisa no campo da educação médica, tendo como objeto de estudo o modelo pedagógico utilizado na Disciplina de Patologia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O desenho metodológico proposto pela disciplina, busca otimizar o ensino de patologia para que este possa ser efetivo na formação do estudante de medicina, de acordo com os pressupostos das Competências e Habilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Entretanto, a implementação de um modelo pedagógico requer avaliações, reflexões e a flexibilidade de reorientação do projeto. Adotando essa percepção, a tese apresentada como objetivo central, além de reflexões e inquietações quanto ao compromisso com a formação médica, avaliar a metodologia de ensino-aprendizagem proposta na Disciplina de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na formação médica, sob a ótica das DCN. A coleta de dados ocorreu via questionário estruturado, respondido por 165 estudantes, que cursaram a disciplina nos anos de 2007 a 2009, após a implementação das mudanças na disciplina. Para a análise dos dados foram utilizados softwares específicos para construção do banco de dados e análise estatística. A análise foi realizada a partir de parâmetros da estatística descritiva, adotando-se medidas usuais de tendência central e de dispersão, e cálculos de frequência simples e relativos. Também se realizou a Análise de Componentes Principais (ACP), técnica multivariada que permite resumir em um conjunto menor de fatores ou componentes, as questões respondidas pelos estudantes a respeito da avaliação da Disciplina de Patologia. A tese é constituída por três artigos científicos que abordam o processo de ensino-aprendizagem na educação médica, a partir da perspectiva de mudança de paradigma no modelo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Patologia, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tal, é desenvolvido um percurso teórico que se inicia com o primeiro artigo, que tem como objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais em 2001. O segundo artigo, envolve uma interlocução acerca da relevância do modelo pedagógico desenvolvido na referida disciplina e os pressupostos do processo de aprendizagem revelados pela neurociência. O terceiro artigo tem como objetivo avaliar a metodologia de ensino-aprendizagem proposta na Disciplina de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem, a partir da percepção dos estudantes, sob a ótica das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina. Subsequentemente, considerando a interlocução do referencial teórico e dos resultados obtidos junto aos acadêmicos, retomando o objetivo principal, é possível preconizar que a mesma, embasada no entendimento do organismo como sistema complexo, numa perspectiva de saúde integral, atendendo aos pressupostos das DCN, contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação médica.
- ItemA (re) invenção de si: investigando a constituição de sujeitos gays, travestis e transexuais(2014) Longaray, Deise Azevedo; Ribeiro, Paula Regina Costa; Caetano, Marcio Rodrigo ValeEsta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", e teve como objetivo geral investigar os enunciados e as práticas de si que constituem os/as sujeitos/as gays, travestis e transexuais nos espaços educativos. A pesquisa foi produzida com base nos pressupostos teóricos da perspectiva foucaultiana e da teoria Queer. O corpus de análise foi composto por narrativas produzidas por sujeitos/as gays, travestis e transexuais do município de Rio Grande/RS, com a articulação entre a metodologia da História Oral Temática e a Observação Participante. Para o processo analítico, utilizamos algumas ferramentas da Análise do Discurso proposta por Michel Foucault. Ao analisar as enunciações, destacamos a emergência de alguns discursos e enunciados, os quais foram problematizados ao longo dos artigos que compõem a tese. Entre estes, elencamos o enunciado a constituição da homossexualidade, o qual foi problematizado com base em três cenas enunciativas: a busca de uma explicação e/ou gênese para a homossexualidade; o desejo como constituinte da subjetividade homossexual; e as questões de gênero e suas relações com a homossexualidade. Destacamos o discurso da heteronormatividade com as enunciações que evidenciam o quanto alguns espaços educativos interpelam os sujeitos e produzem efeitos em suas subjetividades. Ao mesmo tempo em que se constituem como espaços educativos, buscam conduzir a vida dos sujeitos com base em suas estratégias de governo/governamento. O outro enunciado analisado foi a produção do corpo e a (re)invenção de si, o qual foi problematizado com as enunciações de travestis e transexuais sobre a fabricação dos seus corpos e a produção da feminilidade. A rede de enunciações produzida possibilitou entendermos como se constituem os sujeitos que participaram deste estudo e quais são as práticas de si e as estratégias de fabricação de si envolvidas no processo de produção de suas subjetividades. Evidenciamos a escola e a universidade como instituições em que o controle e a vigilância regem sua organização e estrutura. Problematizamos a necessidade de articular a discussão das temáticas multiplicidades sexuais e de gênero aos projetos político-pedagógicos das instituições de ensino, buscando desconstruir algumas “verdades” produzidas sobre as subjetividades lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que, de alguma forma, colaboram para a produção da desigualdade e da homofobia. A heteronormatividade é expressa e reforçada em diferentes espaços sociais, em normas reguladoras de gênero e sexuais, reproduzindo práticas excludentes e discriminatórias, pois tais normas incidem sobre a negação e a invisibilidade de determinadas subjetividades. A partir de técnicas de si, transexuais e travestis trazem à tona diferentes posições de sujeito, desafiando, em muitos casos, a heteronormatividade.
- ItemPensando o processo de constituição do esporte e a produção do sujeito esportivo no Brasil(2014) Silva, Rose Méri Santos da; Silva, Méri Rosane Santos daEste estudo foi elaborado com o objetivo de diagnosticar a constituição do esporte e a emergência de uma vontade de produzir sujeitos esportivos no Brasil, indivíduos esses que compõem o nosso dia-a-dia e que têm o esporte como uma instância sempre presente. Esta investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, acionando uma perspectiva de ciência atrelada à questão de verdade, de discurso, de saberes e de poderes que passam a acontecer em um dado contexto histórico e social. Para tornar possível tal empreendimento, utilizou-se um referencial teórico pautado nos estudos realizados por Michel Foucault, assim como se efetivou uma trajetória metodológica inspirada na genealogia e na arqueologia operadas pelo referido autor. A elaboração deste trabalho se deu em uma dinâmica pautada na construção de um poliedro de inteligibilidade, em que cada face é constituída por discursos diversos. Evidenciou-se, especificamente, o discurso legislativo e o científico, utilizando-se da trama da história para demarcar as principais práticas discursivas que emergiram, enfatizando as relações de saberes e de poderes que foram se engendrando e tornando possível sua existência. Os documentos escolhidos, enquanto corpus de análise, foram tratados em dois blocos: as leis e decretos que regulamentaram o esporte no Brasil, assim como determinados livros e artigos, recorrentes no país. Através da apreciação dos referidos materiais, foi possível perceber a constituição de uma legislação esportiva brasileira, a partir da década de 30, evidenciando-se um regime de verdades que naturalizaram a prática do esporte como algo sempre presente na sociedade brasileira, tendo no Estado a instância responsável por promovê-lo, incentivá-lo e fiscalizá-lo. Dentro desse processo, destacou-se a emergência da Constituição de 1988, em que o esporte passa a ser considerado como um direito de cada cidadão, ampliando sua abrangência para todo e qualquer brasileiro, assim como se 6 estabelecendo como uma das fundamentais condições para o desenvolvimento completo dos indivíduos. Em relação ao discurso científico, evidenciaram-se, principalmente a partir do final dos anos 80, três práticas discursivas que passaram a ser problematizadas, foram elas: a produção dos conceitos do Homo sportivus e do Esporte Contemporâneo; o reconhecimento de uma série de autores e de textos que se remetiam à existência de um sujeito esportivo no Brasil e, também, a manifestação de uma diversidade de áreas de saberes relacionadas ao esporte. Ao finalizar o caminho constitutivo desse trabalho, tornou-se possível diagnosticar, ao longo da história do Brasil, uma gama de acontecimentos dispersos, que passaram a naturalizar a existência do esporte atrelado ao cotidiano da sociedade brasileira, apresentando enquanto regularidade uma vontade de produzir como verdade um sujeito esportivo, demarcado principalmente a partir do final do século XX.
