IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)
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- ItemOs afetos nas relações entre Pedagogia e Matemática : um olhar de pedagogas em formação para si(2018) Maffei, Letícia de Queiroz; Silva, João Alberto daEsta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um curso de Pedagogia de uma universidade do sul do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que cursavam a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática, momento no qual tiveram contato diretamente com a Matemática no âmbito de suas formações em Pedagogia. Como instrumento formativo e de registro dos dados foram utilizadas cadernetas de metacognição nas quais as acadêmicas realizaram escritas refletindo sobre seus processos cognitivos e sobre as experiências vivenciadas no âmbito da Matemática. Para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva de modo que emergiram, a partir de nossas leituras, quatro categorias que dizem desses afetos tecidos em relação à Matemática: percepção e metodologias; utilização e finalidades; cognição e saberes; e, emoção e sentimentos. Ao percorrer o caminho de construção do estudo acabamos nos deparando com os tijolos amarelos que nos levaram ao encontro com o mundo de Oz. No paralelo tecido entre o que se mostrava nos escritos das acadêmcias e as características de cada personagem - Dorothy, Homem de Lata, Espantalho, Leão, Oz - e nas situações vivenciadas na história de Frank Baum é que tais categorias se elucidaram: um pouco como os ocorridos na terra de Oz, um jogo entre o que percebemos da Matemática e o que nos levam a perceber/crer. Fomos levados a perceber que os afetos em relação à Matemática estão, na realidade, vinculados às experiências vividas, principalmente no âmbito escolar e, muitas vezes, as marcas foram deixadas por professores e por situações específicas vivenciadas e não pela disciplina em si.
- ItemAlternativa para otimização do programa primeira infância melhor: uma análise documental(2015) Costa, Ana Lucia Pires Afonso da; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes dePelotas, um município do sul do Estado do Rio Grande do Sul tem, segundo o Censo Demográfico de 2010, uma população de 328.275 habitantes. Dentre as políticas de saúde, destaca-se o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que tem como prioridade o controle da mortalidade infantil. Este programa propõe-se à atenção integral do desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos, orientando as famílias que tenham, no seu contexto, gestantes e/ou crianças de zero à seis anos a partir de sua cultura e experiências. A orientação à gestante, que prossegue durante o crescimento da criança em forma de acompanhamento contínuo e regular através da intervenção de visitadores, baseia-se nos pressupostos de Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicot e Brunner, acrescidos dos achados na Neurociência. Atualmente, são mais de 138 visitadores cadastrados que podem atender, no máximo, 17 famílias cada, sendo que estes contam com apoio de monitores e do Grupo Técnico Municipal (GTM) composto por um representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que coordena o Programa, da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS). Somado a isso, os visitadores utilizam-se de material de apoio, preenchendo diversos instrumentos que devem servir não só como registros, mas, também, como material de suma importância para o acompanhamento individual das famílias e planejamento das intervenções. Desse modo, a eficácia do Programa depende da adequação, precisão e qualidade do preenchimento deste material, uma vez que essas informações fundamentam a tomada de decisão dos visitadores e monitores diante da mediação junto às famílias. Além disso, tais registros são colocados em sistema informatizado estadual, tornando-as relevantes para revisar e direcionar a política da infância no âmbito regional e estadual. Nesse contexto, a proposta de pesquisa buscou investigar a eficácia da aplicação dos instrumentos utilizados pelo Programa PIM na intervenção dos visitadores junto às famílias acompanhadas. Os objetivos específicos da pesquisa foram traçar o perfil da população atendida pelo PIM de Pelotas; analisar se o perfil da população atendida corresponde ao perfil pretendido pelo programa; levantar o número de fichas com registros observacionais; analisar o preenchimento das fichas tendo como referência a aproximação entre os registros observacionais e os aspectos de desenvolvimento apontados na avaliação por faixa etária e identificar possíveis dificuldades dos visitadores no preenchimento os documentos. Para atender aos objetivos propostos o corpus do estudo foi os registros contidos nos formulários preenchidos pelos visitadores do PIM, caracterizando, assim, a pesquisa documental. Foi realizada análise quantitativa e qualitativa, envolvendo, respectivamente, descrição dos dados quantitativos e análise de conteúdo. Os resultados confirmam a tese de que os documentos são insuficientemente claros, determinando observações breves, pouco aprofundadas e limitadas, o que, como sustentado da tese inicial, implicou na reestruturação de formulários ou documentos que possam ser facilitadores dos processos de mediação, intervenção e monitoramento realizado, em especial, pelo visitador. Apesar de não constituir objetivo da pesquisa, a análise documental apontou para a necessidade do reforço da educação permanente do visitador e dos monitores, no sentido de torná-los observadores sistemáticos e críticos, atuando de forma reflexiva na própria ação, o que é imprescindível para aprimorar a execução do PIM.
- ItemAmbientes físico-virtuais de aprendizagem(2014) Santos, Rafael Augusto Penna dos; Botelho, Silvia Silva da CostaO avanço tecnológico dos últimos anos ocasionou mudanças na maneira como as pessoas se relacionam. Dispositivos computacionais, sensores e atuadores se fazem presentes na vida das pessoas atualmente, de maneira que os mundos físico e virtual se misturam. Propostas de sistemas físico-cibernéticos (Cyber-Physical Systems ou CPS) surgem com o intuito de integrar os sistemas computacionais com objetos do mundo físico. Neste novo contexto, as discussões dos impactos tecnológicos nos ambientes escolares são importante, estabelecendo novas áreas de pesquisa, como ensino eletrônico, educação à distância, aprendizagem móvel e aprendizagem ubíqua. Dentro dessas áreas, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), que são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, são bastante utilizados e estudados. Esses ambientes podem ser identificados por uma série de características que envolvem interação entre alunos e professores, oportunidades de socialização e concepção de informação, propostas pedagógicas, representação do espaço virtual, entre outras. No entanto, os AVAs costumam apresentar possibilidades restritas de lidar com as informações do mundo físico. Esta tese tem como foco a integração de elementos reais/físicos em AVAs, através de interfaces humano-computador avançadas. Para tanto, propõe-se a definição de Ambientes Físico- Virtuais de Aprendizagem, discutindo suas características e um modelo conceitual de referência. Por fim, a plataforma Toogle, proposta para implementação de sistemas físicocibernéticos, é aprimorada e utilizada no desenvolvimento desses novos espaços.
- ItemAmbientes tecnológicos lúdicos de autoria (ATLA): espaços de criação e experimentação para o aprendizado(2012) Pinto, Ivete Martins; Botelho, Silvia Silva da CostaEsta tese apresenta uma pesquisa que conduziu ao desenvolvimento do conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações a respeito da aprendizagem, do lúdico, da experimentação e da autoria na construção da proposta de um espaço de aprendizagem. Os ATLA constituem-se em espaços de ensino e aprendizagem que abrangem as vantagens do lúdico, potencializadas pela tecnologia e pela possibilidade de autoria, permitindo a experimentação e a construção do conhecimento de forma desafiadora, criativa e prazerosa. Na proposta dos Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria, atentou-se para a necessidade de fornecer conexões individuais e coletivas, propiciando o desenvolvimento de projetos vinculados com a realidade dos alunos e integrando diferentes áreas do conhecimento, mídias digitais e sistemas tecnológicos. A partir do conceito proposto, foram definidos a arquitetura e os requisitos de projeto que configuram os ATLA. O conceito de ATLA foi apropriado em um protótipo denominado SABERLÂNDIA, estruturado na forma de uma plataforma para o desenvolvimento de jogos. O ATLA SABERLÂNDIA apresenta estrutura e funcionalidades idealizadas com o objetivo de permitir a autoria de jogos 3D interativos e educativos pelo próprio professor, de acordo com o contexto desejado, permitindo a utilização de recursos tecnológicos, e o jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem. Propicia-se assim, por meio do ATLA SABERLÂNDIA, a criação de espaços contextualizados com os objetivos propostos pelo professor, em que o jogador poderá manipular objetos tecnológicos virtuais e/ou reais e realizar experimentações, concretizando ideias e conceitos. Para possibilitar uma visão mais ampla das possibilidades dos ATLA, verificando-se sua abrangência, foram realizados testes e validações do conceito proposto e do protótipo implementado. Assim, utilizou-se o modelo ATLA e o protótipo SABERLÂNDIA para o desenvolvimento dos seguintes estudos de caso: i. O desenvolvimento do jogo “A Era do Ânima”, e ii. O desenvolvimento da atividade lúdica “R2D2”. Os estudos de casos permitiram a validação analítica da proposta, a qual mostrou-se adequada como conceito e ferramenta para a autoria de ambientes lúdicos de aprendizagem, mediada por tecnologias. Verificou-se que a utilização de SABERLÂNDIA apresenta-se como uma alternativa acessível para a criação de jogos, permitindo ao professor relacionar o jogo com as diversas disciplinas e/ou temáticas a serem abordadas e propor desafios específicos, minimizando custos, tempo e dependência em relação aos conhecimentos específicos em computação que seriam necessários sem o uso dessa ferramenta.
- ItemO aprender com e sobre a linguagem escrita no PIBID matemática : sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional(2018) Antiqueira, Liliane Silva de; Machado, Celiane CostaEsta tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender os sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional, em relação ao aprender com e sobre a linguagem escrita praticada no espaço formativo do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da FURG. A fundamentação teórica referiu-se à formação acadêmico-profissional de professores de Matemática pensada como um processo inacabado que se dá em um continuum e a linguagem escrita como um artefato cultural para a construção do conhecimento e, assim, de aprendizagem docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-cultural, que teve início no 2º semestre de 2014 e foi desenvolvida no subprojeto Matemática do PIBID - FURG. Os sujeitos participantes foram 11 professores em formação acadêmico-profissional, integrantes do edital n.º 61/2013/CAPES/PIBID. As informações discursivas que originaram o corpus de análise foram produzidas a partir do desenvolvimento de duas etapas: a proposta Movimentando-se com a Escrita, realizada de outubro de 2014 a dezembro de 2015 e uma conversa que aconteceu de modo individual, no decorrer do primeiro semestre de 2016. Com base no método da Análise Textual Discursiva, emergiram quatro argumentos centralizadores: o primeiro contempla a ideia de que a linguagem escrita proporciona um espaço de encontro no PIBID Matemática pela mediação de processos interativos e coletivos potencializados. O segundo abrange que a linguagem escrita para além da formação universitária implica no constituir-se professor de Matemática. O terceiro aborda que a prática da linguagem escrita, exercida na formação acadêmico-profissional, influencia no modo de escrever de professores de Matemática. O último refere-se ao escrever como provocação ao pensar, propiciado pelo expressar-se, pela releitura e pelas interlocuções estabelecidas. Esses argumentos, em seu conjunto, respondem o objetivo geral da pesquisa e possibilitam defender a tese de que a prática da linguagem escrita no espaço formativo do PIBID/Matemática/FURG é um artefato de aprendizagem que potencializa processos interativos e coletivos, implica no constituir-se docente e influencia no modo de escrever e de pensar de professores de Matemática em formação acadêmico-profissional.
- ItemO aprender em ambientes de aprendizagem configurando uma cultura escolar(2014) Gautério, Vanda Leci Bueno; Rodrigues, Sheyla CostaNesta tese problematizamos o aprender, a partir do olhar dos estudantes do 7º e 8º anos, em uma escola da rede pública de ensino do município do Rio Grande/RS/Brasil. A escola, em 2011, optou por realizar um trabalho coletivo e cooperativo e modificou sua dinâmica de funcionamento transformando as salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, nos quais os estudantes têm acesso a uma maior diversidade de recursos e a interação com os colegas é permanente, possibilitando o desenvolvimento de estratégias diferenciadas motivando o aluno a estabelecer relações entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo. Nesta escola, são os estudantes que se deslocam de um ambiente para outro, a cada duas horas, os professores permanecem com a sala organizada, conforme as necessidades e materiais pedagógicos e tecnológicos por área de conhecimento. Para conhecer como os estudantes aprendem neste novo ambiente realizamos diversos questionamentos como: o que significa aprender em Ambientes de Aprendizagem, como eram as aulas nas salas de aulas convencionais e como são as aulas nos Ambientes de Aprendizagem. Adotamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia de análise, buscando a recursividade nos discursos individuais o que permitiu a construção dos discursos coletivos que denominamos Aprender “ontem” nas salas de aula, Aprender “hoje” nos Ambientes de Aprendizagem e Aprender com o material pedagógico. Os discursos evidenciam mudanças no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem. Mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas e que agora tem liberdade para levantar e dialogar com os colegas e/ou para usar o material didático disponível no ambiente. Destacam um maior interesse de ambas as partes evidenciando que a ação docente está mais acolhedora e que acreditam em uma grande mudança na educação. A análise dos discursos nos possibilitou compreender que trabalhos realizados em ambientes coletivos e desafiadores modificam o aprender pela liberdade de ação, de expressão e pelo respeito ao outro como legítimo outro na convivência.
- ItemAtividades laboratoriais : desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia e a minimização dos estereótipos de gênero na escolha profissional das meninas na área das ciências(2019) Maiato, Alexandra Moraes; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Leite, LaurindaA pesquisa problematiza a baixa participação feminina nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) desencadeada pelos estereótipos de gênero. Sendo a escola lócus de interação social e veículo cultural que com suas práticas pode impactar essa problemática, o estudo investigou o entendimento das formandas dos cursos de formação docente Pedagogia - Licenciatura, no Brasil e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, acerca da AL como estratégia de ensino para promover o desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia nos/as estudantes, o que direciona a tomada de decisão profissional das meninas na área das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, diante dos estereótipos de gênero. Apesar da movimentação global em prol da igualdade de gênero, os países tem variações culturais que são refletidas nos resultados educacionais: Brasil e Portugal, obtiveram, respectivamente, a posição 63º e 17º, em ciências no último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Além disso, 51% dos engenheiros e cientistas em Portugal são mulheres, configurando a quarta maior taxa entre os Estados-membros e ficando dez pontos acima da média da União Europeia (UE 41%). Nesse contexto, esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa". Tratou-se de pesquisa qualitativa envolvendo 8 estudantes formandas dos cursos de Pedagogia - licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande, no Brasil, e 8 do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado PREPRI) da Universidade do Minho, em Portugal. A recolha de dados envolveu inquérito por entrevista semiestruturada e os registros foram sujeitos a análise de conteúdo. Os dados revelam que atividades laboratoriais são abordadas na formação docente em ambos os países em disciplinas na área da didática em ciências, sendo explanados seus objetivos cognitivos e pouco explorado o potencial para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, em especial no Brasil. Mostram que as acadêmicas de ambos os países, em maioria, não percebem diferenças no comportamento e no desempenho de meninos e meninas nas ALs, principalmente as colaboradoras portuguesas. Segundo a minoria das colaboradoras brasileiras, as crianças agem nas ALs conforme os estereótipos de gênero socialmente disseminados. Apesar da ausência de conhecimento científico, as percepções das formandas portuguesas e brasileiras apontam o impacto das ALs na construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos estudantes direcionando suas futuras tomadas de decisão quando diante da escolha profissional. Também reconhecem as ALs como possíveis fontes de memórias autobiográficas positivas das meninas, o que pode motivá-las a escolher profissões na área. As colaboradoras brasileiras, especificamente, identificam a possibilidade de propiciar às meninas ultrapassar estereótipos de gênero. Os achados corroboram a tese de que a cultura influencia as percepções docentes, o que pode afetar sua prática através de AL e assim impactar o autoconceito e as crenças de autoeficácia dos estudantes, atingindo suas futuras escolhas profissionais. Como consequência, a mediação docente nas ALs pode contribuir para o reforço ou desconstrução de estereótipos de gênero e influenciar a tomada de decisão das meninas diante da escolha profissional na área CTEM. Quando comparados aos licenciandas brasileiras, considerando que a evolução de costumes é peculiar a cada nação, os licenciandas portuguesas apresentam percepções mais favoráveis ao potencial das atividades laboratoriais para a construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos/as estudantes.
- ItemAtualizações da prática pedagógica de professores de matemática em uma ecologia digital expressas no conversar(2015) Moraes, Maritza Costa; Laurino, Débora Pereira; Machado, Celiane CostaNesta pesquisa buscamos compreender como, no conversar, os professores de Matemática imersos em uma Ecologia Digital, percebem atualizações em sua prática pedagógica. Para isso, os sujeitos que fizeram parte deste estudo foram professores de Matemática e gestores das cidades de Bagé, Rio Grande e Porto Alegre, do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, de escolas que possuíam Dispositivos Eletrônicos Digitais Individualizados (DEDI). Como o nosso entendimento de pesquisa passa pelo conceito de observador implicado, de Maturana e Varela, investigar primeiramente a experiência vivida por essa autora foi imprescindível para a compreensão do fenômeno. Por isso, são relatadas duas atividades desenvolvidas com uma turma do 8º ano de uma escola pública usando os netbooks. Numa delas foi realizado o estudo sobre Polinômios com suporte de uma rede social; e na outra foram discutidos alguns conceitos de Geometria associados ao software SweetHome3D. Tal vivência suscitou, além da reflexão da própria práxis, o reconfigurar do espaço de convivência com o estudantes entrelaçado com as tecnologias. Ainda neste estudo, são apresentadas as políticas públicas para a implantação do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) nas escolas e as ações que o governo do Uruguai executou na implantação do plano CEIBAL (Conectividade Educativa de Informática para Aprendizagem on-line) por compreendermos que estes dois projetos influenciaram as iniciativas da inclusão digital no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Para formularmos as explicações do fenômeno pesquisado utilizamos como estratégia metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo por compreendermos que este acontece na forma de um eu coletivizado, o qual expressa um sujeito coletivo na primeira pessoa do singular. Assim, a partir dos três discursos coletivos dos professores de Matemática e dos três discursos coletivos dos gestores, elaboramos dois metadiscursos para os professores de Matemáticascursos intitulados: “O Conversar sobre a prática pedagógica” e “Apropriação das tecnologias digitais na prática pedagógica” e o metadiscurso dos gestores denominado “Percepção dos gestores quanto ao uso dos DEDI” para serem analisados. Desta análise compreendemos que algumas rotinas foram mudadas, mas para alcançarmos uma atualização do fazer pedagógico e a efetivação deste fazer, é necessária uma formação pautada no vivenciar e no experienciar do professor, enquanto sujeito que, no seu fazer, produz conhecimento. Percebemos pelos metadiscursos que o professor valorizou o compartilhar com seus pares e que o uso recorrente dos dispositivos eletrônicos digitais individualizados, associado a propostas pedagógicas, que tenha como fundamento o pesquisar, poderão levar a constituição de redes de conversação estabelecidas pelo emocionar no ensinar e aprender. O metadiscurso dos gestores, nos fez compreender que é no trabalho parceiro e cooperativo que podemos encontrar ações que tornem a escola um espaço que contemple os anseios de estudantes e professores e que repense o tempo, considerando-o como um tempo do aprender. Neste sentido, comprovamos que é no experienciar das tecnologias digitais, no contexto pedagógico, na reflexão e no compartilhamento das experiências, que o professor de Matemática poderá atualizar recorrentemente sua práxis pedagógica.
- ItemA campanha de prevenção do câncer da pele realizada na cidade do Rio Grande - RS cumpre seu papel educativo?(2015) Clavico, Leandro Sampaio; Silva, Gilma Santos TrindadeEm diversos países o combate ao aumento da incidência do câncer da pele é realizado, com resultados positivos, através de campanhas didáticas de informação e prevenção veiculadas por órgãos sociais e de saúde. A Austrália tem demonstrado vários exemplos de como fazer isso: campanhas didáticas divulgadas nas escolas e nos diversos canais de informação, medidas eficazes de prevenção levando a isenção de impostos aos protetores solares, entre outros. No Brasil ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas sem dúvida alguma, as campanhas preventivas ao câncer da pele representam um bom começo. Assim, este trabalho visou investigar o perfil dos atendidos nas campanhas de combate ao câncer da pele, na cidade do Rio Grande (RS), nos anos de 2010, 2011 e 2012, bem como investigar a concepção de dois coordenadores quanto aos critérios de prevenção e educação destas campanhas. Para analisar o perfil dos atendidos diagnosticados com algum tipo de lesão neoplásica foi realizado um estudo de caso observacional utilizando um questionário como ferramenta da pesquisa. Já com os coordenadores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, através da gravação de suas falas posteriormente transcritas e analisadas, investigando suas inquietudes educacionais. Em relação ao perfil dos atendidos nas campanhas, foi demonstrado que: foram mulheres brancas e pardas as que mais participaram e que os homens estão num processo crescente de participação; que no mínimo, 50 %, expõem-se ao Sol (sem qualquer proteção) principalmente em suas atividades ocupacionais; que o uso de protetores solares está bem aquém do necessário; que dicotomicamente foram semelhantes os percentuais de quem nunca teve história de queimaduras solares ao longo da vida e daqueles que tiveram mais de três episódios, bem como os percentuais de quem não teve e de quem já teve história prévia de câncer da pele; que é praticamente consenso conhecer os índices de radiação ultravioleta diário e seus riscos à saúde e que reconhecem a escola como a fonte mais apropriada para divulgar e trabalhar informações sobre este tema. Quanto a concepção dos coordenadores das campanhas foi possível constatar que: ambos reconhecem ser da Sociedade Brasileira de Dermatologia a exclusiva responsabilidade da organização e desenvolvimento das campanhas; o apoio voluntário de profissionais é fator indispensável e condicional para o desenvolvimento metodológico das campanhas, e essas cumprem seu papel preventivo e curativo por desenvolver uma metodologia que favorece o processo educativo. Este trabalho atesta a resposta à nossa pergunta norteadora e permite sugerir políticas educacionais e sociais que trabalhem a relação entre a exposição excessiva ao Sol e o câncer da pele.
- ItemCarta de navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância(2012) Pinto, Suzi Samá; Laurino, Débora PereiraAs transformações que a sociedade vem passando ao longo do tempo atreladas aos avanços tecnológicos provocaram mudanças no comportamento e na cultura que impulsionaram novas relações entre os indivíduos e o meio em que vivem. Consequentemente, os espaços e tempos educativos, profissionais e sociais estão sendo transformados e apontam à necessidade de formar indivíduos capazes de aprender ao longo da vida, o que leva ao repensar das metodologias educacionais. Nesse cenário, insere-se a Educação a Distância (EaD) imbricada nas tecnologias digitais, apresentando-se como uma forma de propiciar a construção de espaços de aprendizagem que possam atender às novas demandas educacionais. O entrelaçar das inquietações, da autora desta tese, da prática docente na modalidade presencial com o experienciar da modalidade a distância impulsionam o estudo que fundamenta este trabalho, bem como a construção de seu objetivo: compreender o operar da modalidade a distância a partir da percepção dos estudantes de graduação, por meio da elaboração/análise/reestruturação de um instrumento que se constitui pela abordagem multimétodos. A intenção é identificar as possibilidades e as dificuldades encontradas no decorrer dos cursos e apontar as potencialidades ainda não exploradas, de forma a oferecer subsídios para buscar o constante aperfeiçoamento dessa modalidade de ensino. As reflexões tecidas ao longo desta tese são apoiadas na Teoria da Biologia do Conhecer, proposta por Maturana e Varela, a qual sustenta o olhar lançado sobre a modalidade a distância e a interpretação do corpus de análise, bem como auxilia na compreensão sobre fazer ciência. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, foi construído um instrumento com questões abertas e fechadas, o qual foi respondido pelos estudantes de graduação e analisado a partir da abordagem multimétodos numa opção metodológica permeada pela objetividade entre parênteses. A escolha dessa abordagem foi incitada pelo desejo de buscar o diálogo entre a análise qualitativa e quantitativa, através de seu entrelaçamento, explorando, assim, as diferentes perspectivas de cada uma, a fim de compreender e aprofundar os vários aspectos do fenômeno a explicar. Pela análise, pode-se observar: que a necessidade de superar o individualismo no trabalho docente e aprender a lidar com as diferenças individuais dos estudantes é um processo que se efetivará no fazer e refletir sobre o fazer dessa modalidade; a apropriação da diversidade das formas de ensinar e aprender mediadas pela tecnologia ainda é um vivenciar e que se está construindo no conviver nessa modalidade; as distâncias físicas estão sendo suplantadas pelos diálogos virtuais e que a emoção expressa pela escrita tem consequências no processo de aprender e na superação do sentimento de isolamento por parte dos estudantes. Realizar esta pesquisa com base na Teoria da Biologia do Conhecer permitiu compreender que, para estudar esse operar nas instituições, é necessário estar imerso no fazer da educação a distância a fim de construir instrumentos e realizar análises que permitam a sua distinção, ou seja, é necessário ser um observador implicado para gerar um explicar argumentativo e consciente de sua corresponsabilidade.
- ItemCartografia de redes de conversação entre os profissionais da educação básica e superior na profissionalização da docência(2017) Silva, Rejane Conceição Silveira da; Laurino, Débora PereiraA docência é um tema recorrente no cenário das pesquisas educacionais que discute entre outros aspectos a importância dos processos que envolvem a formação e a profissionalização dos professores. A formação docente constitui-se hoje como elemento essencial para o desenvolvimento profissional, na medida em que promove a discussão e a reflexão sobre as transformações que se produziram no ensino e o papel que o educador desempenha nesse contexto. A partir da compreensão da complexidade da profissão docente e da potencialidade das relações cooperativas entre os profissionais das Instituições de Ensino Superior e de Ensino Básico, no campo da formação docente, buscamos através de uma pesquisa qualitativa investigar como o conversar dos profissionais da Educação Básica e Superior, na formação de professores, pode contribuir na profissionalização da docência. A pesquisa foi construída tomando por base teórica e epistemológica a Biologia do Conhecer proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela, na qual o viver não se separa do conhecer e utiliza a cartografia como método para acompanhar processos de formação docente e mapear seus territórios no entrelaçar da emoção e da linguagem. Na cartografia o pesquisador/cartógrafo se aproxima de uma realidade sem o intuito de separar o sujeito do objeto, experimentando sensações, afetos e emoções, encontros que lhe permitem produzir dados e possibilitam a produção de compreensões acerca do fenômeno investigado. Na composição desta cartografia mergulhamos nos afetos que permeavam os contextos e as relações que pretendíamos conhecer. No movimento de cartografar imergimos no espaço das práticas e estágios curriculares dos cursos de Licenciatura, acompanhamos os processos formativos de um curso para docentes e licenciandos de Matemática denominado “Quartas com a Geometria” e de um curso de aperfeiçoamento e atualização para professores brasileiros, atuantes na área da Matemática, da rede pública de Educação Básica, realizado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores em Portugal. Para registrar a dinâmica, os fluxos e as intensidades das experiências vivenciadas, construímos um portfólio constituído pelos registros e os materiais produzidos ao longo da investigação. A partir da produção e da reflexão sobre esses elementos, percebemos que as relações entre a Educação Superior e Básica ainda são distantes, marcadas pela dificuldade do conversar no sentido de “dar voltas com”, como sugere Humberto Maturana, entre seus profissionais. A cartografia produzida nesta pesquisa permitiu-nos perceber a importância, para a profissionalização da docência, de construirmos redes de conversação entre os profissionais desses níveis de ensino pautadas na emoção do respeito, da compreensão do outro, como legítimo outro e na legitimação dos saberes, compartilhando de forma cooperativa conhecimentos, ideias e experiências. Desta forma, produzimos o argumento explicativo de que na construção recorrente de redes de conversação, baseadas no respeito mútuo, na legitimidade do outro e na validação dos saberes, gerados a partir do desejo de mudança e da corresponsabilidade dos profissionais da Educação Básica e Superior, estabelecemos uma convivência profissional coinspirativa que contribui para a profissionalização da docência.
- Item(CO) Educar em rede de conversação: formação de professores em educação á distância(2012) Vaniel, Berenice Vahl; Laurino, Débora PereiraEsta tese visou compreender como nos formamos professores em EAD ao pensarmos em um curso de graduação, no operar em redes de conversação a partir das experiências de quem as constituem. Tivemos como campo empírico as redes “CEAMECIM” e “Professores de Ciências”, as quais ocorreram, respectivamente, nas disciplinas “Currículo e Formação de Professores em Ciências e Matemática (CFPCM)”, e “Educação em Ciências e Educação Ambiental (ECEA)”. Participaram destas redes professores universitários e da rede básica de ensino, acadêmicos e professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Os conceitos de enação, ausência de fundação, recursão, recursividade e acoplamento estrutural, presentes na Biologia do Conhecer de Maturana e Varela, (2005); Varela; Thompson; Rosch (2001, 2003); Varela (2001); Maturana, (1998, 2001, 2009), subsidiaram a construção argumentativa desta pesquisa. Nossa hipótese é de que, para o desenvolvimento de uma proposta de formação de professores exista a necessidade da vivência, da discussão e da problematização sobre o fazer docente. Essa discussão, se ocorrer de forma recursiva e recorrente e em uma rede de conversação, permeada pela ausência de fundação e pela aceitação do outro em sua legitimidade torna possível a mudança de padrões habituais de conduta. A metodologia de análise baseou-se na busca pela recursão do conversar, escolhemos a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007) para a compreensão do fenômeno investigado. As recursões foram identificadas em cada uma das conversas, e durante o processo de análise procuramos não descontextualizar os registros e manter o olhar para o corpus em sua integralidade, pois o nosso foco foi compreender como se estabeleciam as relações no operar coletivo. Do processo de análise enatuou o “(Co)educar em codependência do cooperar”, a partir da reflexão atenta, da problematização sobre a fragmentação dos fazeres dos professores, tutores e demais autores envolvidos em EaD. Discutiu-se sobre a fragmentação do tempo, das disciplinas e dos conteúdos. Através de determinadas falas foi percebido o desejo do coletivo de vivenciar ações pedagógicas contextuais, não hierárquicas e com enfoque sistêmico. Outra conversa recursiva que enagiu foi “(Co)educar: ação que emerge na convivência” a discussão ocorre sobre a formação do professor formador a partir do pensar o estudante como legítimo outro na convivência. As problematizações nas conversas versaram sobre conhecer os estudantes da EaD na sua chegada, respeitá-los, ouvi-los, acompanhá-los pela escrita e compreendê-los como (co)autores na produção de material pedagógico gerando assim a circularidade criativa na formação de todos ao mesmo tempo, o (co)educar. A circularidade ocorreu na experiência de pensar a produção de material pedagógico digital de forma aberta, flexível, em codependência com o estudante, pautada pela cooperação, com espaço para incorporar as produções deles. Por fim, destaca-se que os elementos que compõem o (co)educar, trazidos pelas redes, permitiram-nos formular a tese de que uma proposta de formação de professores pautada no (co)educar se sustenta se os professores, em rede de conversação, estiverem dispostos a discutir suas experiências docentes permeados pela ausência de fundação e pela aceitação do outro em sua legitimidade.
- ItemCo-determinações enatuadas em cartografias de escreveres na educação a distância(2015) Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de; Laurino, Débora PereiraNesta tese, estruturada em artigos, investigamos o escrever no espaço-contexto da Educação a Distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais, nos quais o escrever é experienciado de maneira recorrente, como forma de comunicação e interação digital. Na Educação a Distância é possível a reinvenção de culturas de escrita e leitura e esse espaço educativo digital potencializa o escrever como compartilhamento de compreensões e aprendizagens. Buscamos a explicação científica dessa pesquisa a partir da cartografia de escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC-Edu), ofertada a distância pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A cartografia foi opção metodológica escolhida para acompanhar os processos do escrever e do aprender que permite investigá-los, não como obra finalizada ou representação de algo pré-determinado, mas como ação. Cartografamos também nossa trajetória de pesquisadoras e nossa constituição como cartógrafas ao produzir os nós reflexivos: a observação implicada, a circularidade do fazer-conhecer, a objetividade entre parênteses, o explicar, o cartografar, a co-determinação e a enação. Os nós reflexivos são pontos de encontro e convergência das experiências, emoções e saberes que construímos enquanto pesquisadoras. A partir desses nós, compusemos a análise dos escreveres e produzimos os nós de compreensão "acontecimentos do escrever", "implicações do ler" e "co-determinações da escrita-leitura". Os nós de compreensão foram co-produzidos e enatuados a partir das nossas leituras e os escreveres dos professores-cursistas, e revelaram as multiplicidades do escrever, alguns limites e seus desdobramentos e embasamentos no ler. As cartografias produzidas na pesquisa permitiram que aprendêssemos de maneira enatuada, na produção de mundos, e nos déssemos conta das co-determinações entre quem pesquisa, quem nós somos e nos tornamos com a pesquisa, os sujeitos da pesquisa, os autores, as teorias e as emoções. Assim, produzimos como argumento, como tese, que o escrever enatuado co-determina os processos do dar-se-conta, da co-criação e da recursividade, os quais constituem o aprender.
- ItemCo-responsabilidade do aprender: o dar-se conta do estudante e o agir pedagógico(2018) Macedo, Aline Cardoso de Oliveira; Laurino, Débora PereiraA presente tese, desenvolvida sob a forma de cinco artigos, originou-se de inquietações durante a docência de Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Rio Grande. Problematiza sobre o aprender dos estudantes e visa encontrar uma explicação científica para a seguinte questão: Como o estudante do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio se compromete com o seu próprio aprender, compreende o seu significado e de que modo ele utiliza as tecnologias ao seu dispor para promover esse aprender? Os professores de matemática dessa instituição contribuíram com essa pesquisa, ao aceitarem responder as questões propostas sob a forma de entrevista semiestruturada e os estudantes colaboraram ao responderem um questionário. Tanto a entrevista aplicada aos professores, quanto o questionário respondido pelos alunos continham questões referentes ao aprender Matemática. Com a intenção de organizar os registros obtidos nessas entrevistas e questionários, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Fernando Lefèvre e Ana Maria Lefèvre. Para sustentar nossos pressupostos utilizamos a Biologia do Conhecer, proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela, que perpassa o desenvolvimento de todos os artigos. Outros autores também se fazem presentes, em momentos independentes na construção de alguns artigos, são eles Paulo Freire, Pierre Levy, Vani Kenski e Zygmunt Bauman. Nossos estudos apontaram que se soubermos de que modo os estudantes compreendem o aprender, podemos traçar estratégias que perpassem esses entendimentos e escolher alguns recursos tecnológicos como auxiliares nas nossas práticas educativas com a intenção de perturbá-los de tal maneira que consigamos nos aproximar dos seus mundos, e assim, contribuir com os seus aprenderes de maneira corresponsável. Também defendemos que a constituição de lugares de aprendizado que cultivem o sentido de pertencimento, de aceitação mútua e a cooperação, são importantes para possibilitar o desenvolvimento e a criação. Lugares nos quais os estudantes se sintam aceitos com seus desejos e incertezas, com suas resistências e habilidades e que proporcione o acesso a materiais concretos e digitais podem ajudar a significar a aprendizagem Matemática. Esses entendimentos nos levaram a compor o seguinte argumento de tese: O processo de aprender gera o dar-se conta de si e possibilita um agir diversificado que modifica o ambiente pedagógico no qual a transformação na convivência ocorre pela corresponsabilidade do aprender de estudantes e professores mediado e potencializado por distintas tecnologias.
- ItemColmeias: uma estratégia didático-pedagógica para potencializar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais em contextos móveis(2014) Iahnke, Silvana Letícia Pires; Botelho, Silvia Silva da Costa; Ferreira, André Luis AndrejewO presente trabalho procura atender as necessidades dos processos educativos da atualidade, reconhecendo que esses ocorrem numa sociedade denominada como a Sociedade da Informação (SI), num ambiente em que os aprendizes são nativos digitais. Na SI presencia-se um momento marcado por um modelo computacional móvel, no qual também é possível constatar-se a emergência de um novo paradigma educacional - a aprendizagem com mobilidade - que possibilita a integração das tecnologias móveis com os processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, observa-se a ascensão do emprego das redes sociais na Internet (RSI) no dia a dia dos indivíduos impactando as práticas estabelecidas na SI. Nesse cenário, visando integrar a aprendizagem móvel com os recursos das RSI para promover-se uma educação mais sintonizada com o perfil atual dos estudantes, expõe-se nessa tese uma nova proposta metodológica - a Colmeias almejando dessa maneira facilitar uma aprendizagem significativa a partir de um processo colaborativo, em rede e em contextos de mobilidade. Com embasamento teórico em diversos autores, entre os quais se destacam Vygostky, Bruner e Ausubel, apoiados por Júlio Cesar Santos e Pierry Dillenbourg, salienta-se que a estratégia Colmeias representa um caminho alternativo para aqueles professores que desejam promover uma educação mais coerente com a atualidade. Nessa pesquisa ainda se apresenta a sua aplicação por meio de um estudo de caso na Matemática procurando, assim, aproximar a teoria com a prática.
- ItemCompetências socioemocionais no ensino técnico de Enfermagem: contribuições do estágio(2019) Pohlmann, Flavia Conceição; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes deA complexidade de lidar com o processo de saúde-doença das pessoas demanda competências técnicas e atenção humanizada por parte dos profissionais da saúde. Entretanto, historicamente, a formação do técnico de enfermagem, parte da equipe que exerce o cuidado, tem como fundamento o domínio de habilidades técnicas, o que impacta inclusive na preparação do estudante para a prática do estágio. Imerso no mundo do trabalho, o estudante se depara com inúmeras possibilidades e imprevistos, e o desenvolvimento de aspectos socioemocionais constituirão um diferencial frente ao cliente/família que assiste e no trabalho da equipe multidisciplinar. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar quais habilidades são importantes para a prática do cuidado na área da enfermagem a partir da ótica do estudante do curso técnico de enfermagem na realização de estágio. Constituíram objetivos específicos: analisar quais habilidades são importantes para a formação do técnico de enfermagem na visão discente anterior à experiência de estágio; visualizar a percepção dos alunos sobre o estágio como possibilidade de desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais; identificar, tomando como referência o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, as carências formativas percebidas pelos alunos do curso técnico de enfermagem, após a realização dos estágios curriculares; identificar a visão dos alunos sobre como as habilidades em seu processo de cuidar durante o estágio impacta na vida dos indivíduos os quais assiste. Foram colaboradores da pesquisa 18 alunos do curso técnico de enfermagem da escola Senac-Rio Grande. A coleta de dados envolveu entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os achados mostram que a maioria dos participantes explicita que a habilidade técnica é imprescindível para a realização do estágio; considerações da maioria dos alunos apontam que o estágio tem como possibilidade o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas; a minoria dos estudantes identifica carências no que tange a habilidades técnicas e socioemocionais durante o desenvolvimento do estágio e, em geral, os estudantes reconhecem o impacto dos aspectos socioemocionais no exercício da profissão junto aos pacientes e no bem estar desses. O cruzamento dos achados levou a contatar que há uma valoração importante das habilidades técnicas, confirmando a tese de que os discentes, em geral, valorizam apenas as habilidades técnicas na sua formação enquanto futuros profissionais de enfermagem. Entretanto, o estágio se mostra como importante ferramenta pedagógica capaz de possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e habilidades técnicas. Derivam da tese três proposições: a estrutura curricular dos cursos técnicos de enfermagem precisa abarcar conteúdos de ordem socioemocional em virtude de explorar a relevância de traços de personalidade para uma conduta exitosa do profissional na área da saúde; é necessário apresentar aos alunos o estágio como possibilidade de (re)construção de conhecimento nos âmbitos técnico e socioemocional por meio da relação entre teoria e prática, colaborando para a educação integral; cabe ao professor mediar a (re)construção de conhecimentos científicos dos estudantes em estágio, lhes oportunizando identificar a importância de comportamentos sociais e emocionais na prática da profissão, bem como o desenvolvimento da autopercepção no que tange aos seus traços de personalidade e adequação às demandas do campo de trabalho.
- ItemA conservação biológico-cultural na transição de propostas de (re)estruturação curricular(2018) Rodrigues, Maria de Fatima Baldez; Rodrigues, Sheyla CostaEsta tese apresenta o estudo de uma rede de conversação de professores do Ensino Médio, compreendendo que essa é oriunda de uma cultura em que os que vivem nela são sujeitos biologicamente constituídos, legitimados e legitimando, nesse espaço de convivência, modos de viver e conviver específicos de quem dela participa. A escola é um sistema social que tende a crescer quando é desafiada a encontrar respostas para determinados problemas em sua constituição e a perda da criatividade ao dar respostas aos desafios que lhe são propostos implica em seu declínio. Por isso, entendemos ser importante a realização de um estudo com o objetivo de compreender os discursos coletivos que emergem das redes de conversações dos professores do Ensino Médio Politécnico na conservação das tecnologias, ideias e organização social. As propostas brasileiras de reestruturação curriculares para o Ensino Médio, são conduzidas pelo o que é preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir do ano de 1996, o estado do Rio Grande do Sul discutiu a implantação de quatro propostas de reestruturação curriculares, todas elas tendo como fundamento os princípios da Formação Humana Integral. Os documentos orientadores não são bem recebidos nas escolas e as mudanças sugeridas são resistidas, mesmo que inicialmente, provocando uma discussão que não acontece em um espaço neutro, mas provoca o embate entre as ideias, tecnologias e organização social características da rede de conversação que gerou e que é legitimada pelos professores em oposição às ideias, tecnologias e organização social próprias de uma outra rede de conversações, ainda desconhecida. Para o estudo realizamos entrevistas com um grupo de 20 professores do 1º ano de 13 escolas, com um professor de cada área do conhecimento, do Ensino Médio Politécnico, de um município do Estado Rio Grande do Sul. O material discursivo gerado nas entrevistas foi analisado com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, fazendo emergir quatro discursos intitulados "Compreensões sobre Politecnia", "Apropriação da proposta de reestruturação do Ensino Médio Politécnico", "A fragmentação das áreas do conhecimento para a manutenção do ensino disciplinar" e "O Seminário Integrado". Na análise dos discursos foi possível compreender o compartilhar ideológico presente na rede de conversações e a defesa da tese que para toda e qualquer proposta de reestruturação curricular, a conservação própria de nosso existir biológico-cultural gerará um conflito característico do movimento de transição entre culturas, tendo em potência inúmeras possibilidades de ascensão de outras culturas de formação docente com as suas ideias, tecnologias e organização social.
- ItemA construção do currículo interdisciplinar: da regeneração dos princípios ao fortalecimento da formação dos professores(2016) Alvarenga, André Martins; Tauchen, GionaraOs currículos dos cursos de licenciatura são, em geral, organizados de maneira disciplinar, mas a educação necessita de docentes que, além de possuírem saberes científicos específicos, tenham também uma visão de mundo ampliada e com condições de integrar diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o objetivo geral desta tese foi investigar o processo de organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), identificando e compreendendo os processos interdisciplinares de inovação curricular. Sendo assim, inicialmente, mapeamos a organização curricular das Licenciaturas da área das Ciências Exatas e da Terra, de instituições brasileiras, e analisamos como estão contemplando os conteúdos referentes à formação interdisciplinar na organização dos componentes curriculares que integram seus currículos. No segundo movimento da pesquisa, analisamos o processo de construção do currículo da LCE, da UNIPAMPA, e as implicações na formação dos professores envolvidos nessa construção. Em seguida, investigamos e compreendemos as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular da LCE, da UNIPAMPA, que potencializaram a construção de estratégias interdisciplinares, e analisamos as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. E, por fim, discutimos possibilidades para a organização dos currículos dos cursos de licenciatura. Neste sentido, organizamos a tese por meio de Métodos Mistos. O conjunto da tese foi estruturado em 4 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Cada artigo possui instrumentos de produção e de análise dos dados diferenciados: Análise de Conteúdo, Análise Textual Discursiva – ATD e Hermenêutica. Como resultados da pesquisa, destacamos que, ao se propor atividades/cursos interdisciplinares, que sejam valorizadas as trajetórias acadêmicas e as áreas dos docentes envolvidos nesta construção; sejam respeitadas, mas problematizadas as resistências e compreensões individuais e do grupo; as políticas nacionais preocupem-se em elaborar diretrizes que orientem a construção de licenciaturas interdisciplinares; sejam pensados mais cursos com estruturas curriculares inovadoras, integrados, interdisciplinares, com diferentes percursos formativos. A partir deste estudo, concluímos também que práticas pedagógicas inseridas em componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura, envolvem estratégias que potencializam a interdisciplinaridade e, desse modo, podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. Sugerimos também que a organização curricular disciplinar, que é pautada na lógica clássica aristotélica, seja tensionada para a construção de um currículo transdisciplinar orientado pelo princípio da dialógica. Por fim, expressamos a tese decorrente deste estudo: a (re)construção e o desenvolvimento dos currículos interdisciplinares demanda princípios orientadores que potencializem o tensionamento das concepções e dos fundamentos que os docentes construíram durante as suas trajetórias acadêmicas. Por isso, a colaboração, a dialógica e as interações são princípios que potencializam a construção de currículos interdisciplinares e transdisciplinares, bem como a auto-eco-formação permanente dos docentes em seus contextos de atuação.
- ItemConstruir, aprender e sentir em comunidade de prática: o planejamento institucional na Universidade Federal do Rio Grande(2020) Saggiomo, Leandro da Silva; Pereira, Elaine CorrêaA presente tese busca compreender quais os sentimentos construídos pelos servidores docentes e técnico-administrativos em educação das Unidades Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG em relação ao aprender na construção de seu planejamento institucional. Para responder esta questão de pesquisa temos por objetivos investigar como se dá o processo de construção de conhecimento na formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG, e identificar o sentimento dos servidores das Comissões Internas de Avaliação e Planejamento (CIAP) das Unidades Educacionais da FURG quanto ao processo de aprendizagem para constituição do Planejamento Institucional. Ao organizarmos o arranjo das informações, buscamos nos princípios das Comunidades de Prática de Etienne Wenger, as compreensões que instrumentalizaram o caminho de nossa explicação científica. Para a produção das informações, utilizamos a entrevista semiestruturada e, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, proposta por Lefèvre e Lefèvre, construímos três discursos coletivizados, sendo eles: Planejamento, Avaliação e Construção da Educação Superior, Aprendendo na Construção do Planejamento Institucional e Sentidos Construídos no Planejamento Institucional. O processo de análise e reflexão nos fizeram pensar sobre questões de aprendizagem organizacional na perspectiva da comunidade de prática a partir da identidade, da participação e da retificação, entrelaçando a legislação que orienta o trabalho em grupo e os sentimentos gerados nesta prática. A partir das análises, anunciamos a tese de que na construção de um Plano de Desenvolvimento Institucional, os servidores docentes e técnico-administrativos em educação envolvidos no processo de reificação deste, geram novos aprendizados, constroem novos sentidos e ressignificam a prática da gestão universitária. Por fim, conjecturamos sobre algumas práticas mais recentes no âmbito institucional da universidade.
- ItemConversas sobre a gestão do ensino mediado por tecnologias digitais: controvérsias e desafios(2017) Machado, César Costa; Laurino, Débora PereiraEsta tese, apresentada fundamentalmente na forma de artigos, investiga como os gestores e os docentes compreendem, no conversar, os processos de gestão relacionados ao Ensino Mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos espaços do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Administrar o Ensino Mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação requer do gestor uma formação complexa e permanente em áreas do conhecimento inexploráveis, pertencentes a territórios exteriores daqueles percorridos e delimitados durante sua formação acadêmica e profissional. Acreditamos que a dinamicidade da gestão dos processos administrativos e pedagógicos orientados por tecnologias digitais solicitam do Gestor da Educação outras compreensões. Entendemos, para isso, ser do gestor a responsabilidade de iniciativas que visem melhorar os processos administrativos e pedagógicos, com retorno social, objetivando resultados que impactem no aprender com as tecnologias da informação e comunicação e fazendo com que os professores, diretores, assessores pedagógicos, especialistas em educação e pessoal da administração revisem suas concepções e possam atuar colaborativamente. A rede de conversação é composta pelos coletivos constituídos por servidores públicos federais ativos ou aposentados, na grande maioria professores, qualificados como professores autores de material instrucional digital, gestores e ex-gestores e professores escolhidos por terem desempenhado alguma função administrativa e reconhecidos pelos seus saberes perante a comunidade acadêmica. A investigação possui abordagem qualitativa, os registros foram obtidos por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas e a metodologia de análise adotada é o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas visando dar sentido aos significados das vozes dos colaboradores. Os conceitos que se interlaçam aos discursos e sustentam esta pesquisa provêm da rede de conversações estabelecida com os autores Humberto Maturana, Maurice Tardiff, Philippe Perrenoud, Naura Ferreira e Vitor Paro. Encontramos em nossa pesquisa, práticas administrativas e pedagógicas desordenadas, fundamentadas na contrariedade, no desconhecimento e nas divergências. Observamos a inapropriação sistemática e um planejamento indefinido para ações que envolvem a modalidade de ensino a distância e suas variações de modelo, o isolamento entre departamentos e pessoas, a sobrecarga de atividades, a falta de comprometimento de servidores e o consequente “retrabalho”. Notamos a falta de verificação e avaliação dos impactos do ensino mediados pelas tecnologias digitais na Instituição que transcenda o paradigma da presencialidade. Face ao exposto, fundamentamos a tese de que uma gestão da educação alicerçada nos princípios da cogestão e nas redes de conversação potencializa a tomada de consciência nos processos decisórios que envolvem o EMTDIC, qualificando os processos administrativos e o incremento da autonomia institucional.
