IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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- ItemA contribuição das mulheres na Educação Ambiental: uma análise da ressignificação das múltiplas facetas das mulheres(2024) Corrêa, Taís dos Santos Lopes; Pedruzzi, AlanaEsta dissertação discute sobre as múltiplas facetas comumente associadas às mulheres, com o intuito de melhor compreendê-las, para assim podermos analisar uma forma de ressignificar suas múltiplas facetas, na sociedade, na Educação Ambiental e na produção científica. Objetivamos, especificamente, dialogar sobre as questões que envolvem a categoria mulheres, relacionando-a aos aspectos da maternidade/da maternagem e do espaço acadêmico, incluindo as inquietudes e as vivências da própria autora, de maneira a articular as diferenças sociais geradas pelossistemas de opressão e fazer um diálogo sobre a ressignificação das suas múltiplas facetas, refletindo também sobre as múltiplas posicionalidades das mulheres e a contribuição crítica destas na Educação Ambiental, considerando os estudos do Feminismo Interseccional e do Feminismo Matricêntrico, além das dinâmicas da produção e reprodução social na ordem do Capital. A pesquisa parte da seguinte questão: Como as experiências das mulheres, das mães e das pesquisadoras que maternam, influenciam na construção da Educação Ambiental Crítica? Metodologicamente, o estudo foi organizado em duas partes: I - orientação teórica, com análise bibliográfica em plataformas acadêmicas, nos alicerçando em estudos de autoras feministas, como: Silvia Federici (2017, 2019, 2021, 2022), Audre Lorde (1984, 2019), Patricia Hill Collins & Sirma Bilge (2021), Lélia Gonzalez (1984, 2020), Andrea O’Reilly (2004, 2013, 2014, 2016), Angela Davis (2016, 2018) e outras vozes de educadoras críticas como Alana Pedruzzi (2019), Tamires Podewils (2019), Claudia Cousin (2010), Laryssa de Assis (2023) e Lisiana Lawson (2019, 2023), fazendo uso analítico da leitura imanente; II - analítica, trazendo questionamentos acerca da produção das mulheres na Ciência, a partir da compreensão do panorama atual das mulheres na Educação Ambiental. Assim como, a partir dos dados levantados sobre a realidade da produção científica das discentes em andamento e das egressas do Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande. Concluindo que ao compreendermos sobre estas posicionalidades dos diferentes grupos vulnerabilizados e ao ressignificarmos as múltiplas facetas das mulheres, observamos a necessidade dessas mulheres ocuparem mais lugares de poder, e de serem pautadas e sugeridas propostas e implementações de políticas públicas, em atenção às pessoas que vivenciam a maternagem e a maternidade nos espaços acadêmicos, bem como, foi possível pensar em um caminho diferente de se fazer Educação Ambiental, sobretudo, a partir de um viés crítico, feminista, interseccional, antirracista e necessariamente anticapitalista, em prol da justiça social e da superação da crise ambiental.
- ItemUm estudo de caso sobre as intervenções de educação ambiental para residentes do entorno do Parque Estadual de Itaúnas - ES(2023) Conceição, Janini do Rozário; Adomilli, Gianpaolo KnollerA presente dissertação tem como objetivo geral investigar e buscar uma compreensão em torno das práticas/saberes ambientais da Vila de Itaúnas e como se relaciona com as intervenções de EA extracomunitárias. O contato estabelecido através da experiência da pesquisadora na participação em projetos de intervenção de EA junto à comunidade, por ser moradora do entorno do Parque Estadual de Itaúnas, no que se concerne às comunidades mais tradicionais chamaram atenção e desejo de aprofundamento sobre as suas práticas culturais, principalmente no que se relaciona a educação ambiental. Observou-se na pesquisa, atividades nas comunidades de Itaúnas, Linharinho e no Assentamento Paulo Vinhas, situados no entorno do PEI, visto que a comunidade estudada é a Vila de Itaúnas. Os resultados demonstraram as Ações e projetos de EA desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque Estadual de Itaúnas as quais pode ser citado Projeto Mata Ciliar, Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (ECOAR), Subprograma de educação e conscientização ambiental do Parque Estadual de Itaúnas, Projeto Tetrápodes, Projeto Encantarte, Projeto Ponto de Memória Rio de Histórias, Projeto Escola da Mata. Em relação à metodologia a pesquisa está fundamentada na Educação ambiental, sendo estudo de caso com observação direta, onde pode-se envolver toda a comunidade, buscando informações pertinentes ao saber popular da região.
- ItemO atendimento educacional especializado na escola regular : possibilidades da educação estético-ambiental(2023) Gauterio, Laís Braga; Dolci, Luciana NettoInserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE, este estudo propõe-se a analisar o trabalho docente de uma professora do Atendimento Educacional Especializado-AEE, o qual é realizado em uma escola da rede municipal localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para tanto, fez-se necessário olhar para a tese de doutorado da professora, que é egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, visando então compreender como a educadora do AEE desenvolve a inclusão dos alunos/as com deficiências nessa escola, percebendo se seu agir está atrelado com sua tese de doutorado, e se permeia a Educação Estético-Ambiental, sendo assim, capaz de potencializar a inclusão de alunos/as com deficiências, incluídos no ensino regular. O trabalho é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. A partir das investigações, emergiram três categorias: (1) A in/exclusão experienciada por uma profissional do atendimento educacional especializado; (2) A dimensão do atendimento educacional especializado e (3) Entrelaçamentos entre educação especial e educação estético-ambiental. Portanto, considerei que o agir pedagógico agregado à Educação Estético-Ambiental é um importante subsídio para qualificar os processos de inclusão nas escolas regulares, pois possibilita uma prática sensível, significada e de qualidade. Com este trabalho, busquei contribuir para a formação de educadores mais sensíveis e preocupados com questões sociais.
- ItemA Educação Ambiental no cotidiano docente dos anos iniciais de uma escola pública estadual no município do Rio Grande, RS(2023) Costa, Kelly Pinheiro Varnes; Minasi, Luis FernandoEsta dissertação é resultado do processo de estudo para buscar compreender a Educação Ambiental na prática docente das professoras dos Anos Iniciais de uma escola estadual no município do Rio Grande, RS. Nesse intuito, elencou-se o problema de pesquisa para conhecer e investigar qual proposta de Educação Ambiental cerceia a práxis docente e o que as impede de trabalhar conscientemente para a emancipação dos sujeitos. Embasando-nos no Materialismo Histórico Dialético, em Paulo Freire e Enrique Leff, tornou-se basilar analisar as contradições existentes nas práticas das professoras e compreender as situações-limite que dificultam o desenvolvimento de práticas que favoreçam a efetivação da Educação Ambiental Crítica. Apoiamo-nos no estudo da legislação que assegura a Educação Ambiental, na transversalidade do currículo escolar e nos teóricos. Esta pesquisa consistiu-se no estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação com entrevistas semiestruturadas. A Análise de Conteúdo de Laurence Bardin das quatro entrevistas com as professoras e um Encontro Dialógico Coletivo nos assentiram investigar a essência de suas externações. Entendemos que as professoras produzem saberes ambientais no seu cotidiano docente por meio de ações políticas sociais pontuais. Assim, identificamos que a Educação Ambiental Conservacionista e a Pragmática cerceiam a sua práxis, pois ainda não compreendem de que maneira é possível desenvolver ações contínuas e ininterruptas para assegurar a Educação Ambiental Crítica na transversalidade do currículo escolar. No entanto, há possibilidades de que, por meio da formação pedagógica constante, a macrotendência Crítica se enraíze no cotidiano docente das professoras dos Anos Iniciais.
- ItemOutras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS(2024-01-30) Oliveira, Daciene de Paula; Adomilli, Gianpaolo KnollerEsta dissertação foi construída a partir de vivências e resistências com as comunidades indígenas Mbya-Guarani, Tekoa Y’yrembé e Tekoa Para Roké. Realizou-se um mergulho junto a esses povos para apreender alguns dos seus modos de viver. Para apresentar os atravessamentos que surgiram durante esta pesquisa, decidiu-se utilizar uma narrativa constituída através da experiência etnográfica. Nela, dá-se vida aos encontros com sujeitos e lugares, revivendo visitas realizadas à duas aldeias Mbyá-Guarani, localizadas na cidade de Rio Grande/RS. Apesar de serem abordados pontos em comum nas duas aldeias, a narrativa está centrada na Tekoa Y’yrembé. A intenção da pesquisa foi expor as contribuições oferecidas pelas vivências e as relações entre indígenas e não-indígenas, para desenvolver um pensamento em torno de novas concepções sobre e para a Educação Ambiental. Os principais questionamentos buscam compreender novas formas de viver no mundo em busca de uma Educação Ambiental com um olhar voltado para outras formas de bem viver e habitar nesta terra.
- ItemOs catadores e a cadeia produtiva de reciclagem: uma análise no cenário capitalista(2024-01-26) Rostas, Camilla Helena Guimarães da Silva; Freitas, André Luis Castro deEsta dissertação revela o trabalho realizado com vistas à conclusão do mestrado em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Propôs-se, a partir das observações emergentes da vivência em uma cooperativa de reciclagem, no município de Pelotas - RS, com base na atividade de catação de lixo, compreender a abordagem socioambiental da realidade dos indivíduos socialmente envolvidos no ambiente de catação e reciclagem, tendo como referência de análise os referenciais de Marx (2011b, 2017), Freire (1987, 2018), Loureiro (2007), Layrargues (2012), dentre outros. A pesquisa se configura como um estudo do tipo etnográfico, utilizando como metodologia o acompanhamento da rotina de trabalho dos sujeitos-catadores colaboradores da COOTAFRA, em Pelotas, RS. A coleta de dados aconteceu por meio de observação-participante e registro em caderno de campo. Pela natureza de abordagem e tratamento de dados, a pesquisa teve caráter qualitativo. Encontrou-se como resultado das análises que existem diversas formas dos sujeitos de encarar a sua realidade, estando condicionados à alienação e à precarização do seu trabalho. Observou-se também que quanto à educação e consciência ambiental, os mesmos se encontravam, em sua maioria, em uma visão pragmática.
- ItemMovimento ambientalista e educação ambiental: um estudo de caso sobre o movimento "celulose não" no município de Rio Grande no final dos anos 1980(2024-01-29) Silva, Gabriel Ferreira da; Freitas, José Vicente deA atual pesquisa apresenta um estudo de caso histórico referente ao movimento ambientalista denominado de “Celulose Não” ocorrido na cidade de Rio Grande - RS, no final dos anos 1980. Este fenômeno de insurgência foi responsável por impedir que uma fábrica de celulose fosse instalada no município, mesmo com todas as condições econômicas favoráveis à implementação do empreendimento. Tendo em vista esta aparente contradição, buscou-se compreender quais foram os elementos determinantes para que os ativistas do “Celulose Não” obtivessem sucesso em barrar a instauração da fábrica. Partindo da hipótese de pesquisa de que o sucesso do movimento residiu nas ações de educação ambiental promovidas pelo grupo, a pesquisa possui como objetivo principal entender quais os fundamentos e estratégias que fundamentaram as ações deste grupo. Para isso, foi necessário interrogar quem eram as diferentes organizações e sujeitos que estavam envolvidos neste conflito. Utilizou-se de uma extensa gama de fontes primárias para realizar esta pesquisa: periódicos jornalísticos; entrevistas com membros dos grupos pró e contra a instalação do complexo; documentos oficiais, como relatórios de impacto ambientais; e pareceres acadêmicos. Vistos os objetivos e o largo corpus de investigação, foi necessário um aprofundamento teórico dos conceitos da Ecologia Política, propostos pelo educador ambiental Enrique Leff e das perspectivas teórico metodológicas desenvolvidas pelo antropólogo Paul Little, principal expoente da etnografia dos conflitos ambientais, que estrutura esta pesquisa. A dissertação identifica que elementos do contexto histórico e geográfico foram fundamentais para o sucesso do movimento. Não obstante, o fator primordial para o êxito do “Celulose Não” consistiu na perícia dos ativistas na construção de estratégias de ação a partir das questões determinadas pela história e pelo lugar. Finalmente, a pesquisa apresenta sete estratégias e ações de resistência contra empreendimentos extrativistas e estabelece que a ocupação de espaços de poder e de diálogo são fundamentais para o campo da educação ambiental.
- ItemA práxis da educação ambiental nas obras públicas do Município do Rio Grande -RS(2024-01-26) Gomes, Patricia Votto; Kitzmann, Dione Iara SilveiraApresenta-se nesta dissertação na linha de Educação Ambiental Não formal (EANF) a pesquisa realizada na Prefeitura Municipal do Rio Grande (PMRG), durante a execução do Projeto Educação Ambiental (PEA) nas Obras do Município do Rio Grande – RS, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo como questão de pesquisa se a práxis da Educação Ambiental nesse âmbito possibilita a humanização dos sujeitos. O referido projeto implementou um Programa de Educação Ambiental exigido como condicionante para a Licença Ambiental de Instalação (LI) em obras públicas municipais, com intuito de promover o espaço educativo, tendo como referência, dentre outras, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A pesquisa através da práxis, teve como objetivo observar e refletir sobre os resultados do processo educativo, que ocorreu através de oficinas, com participação social de 154 sujeitos envolvidos com as obras. Dentre esses, agentes públicos de equipe multidisciplinar da Prefeitura, empresários da construção civil, trabalhadores dos canteiros de obras e também comunidade do entorno das obras. A metodologia utilizada contou com pesquisa bibliográfica, documental e descritiva; e a coleta de dados qualitativos e quantitativos ocorreu pela observação participante durante as etapas do projeto. Para a análise dos resultados, foram escolhidos indicadores de acordo com cada fase do projeto e sujeitos envolvidos, assim como utilizou-se uma ferramenta analítica que permite estabelecer conexões entre elementos em interação no meio ambiente, conhecida como Estrutura Conceitual (EC) da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistêmicos (IPBES). Proporcionou-se a humanização, pelo diálogo, informação e problematização quanto à triagem, segregação e destinação de resíduos da construção civil (RCC), na busca de soluções para a proteção do meio ambiente, sendo cada obra um tema gerador, a fim de abordar questões de saneamento básico para fazer a reflexão crítica sobre a preservação da natureza. Nessa abordagem, pela práxis, foi possível observar, ao longo da pesquisa, algumas características das relações dos sujeitos com a natureza e os compromissos assumidos para a gestão de RCC nas obras através da EA, tendo sido compreendido que é necessário abordar também, como temas geradores, aspectos ecológicos e a qualidade de vida para todos os seres vivos, em consonância com o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). Além disto, se identificaram as limitações e as potencialidades da EA exigida como condicionante no licenciamento ambiental de empreendimentos públicos. Dentre os limites estão a falta de conhecimentos, de pessoal capacitado, de condições técnicas e recursos financeiros para a implementação, o acompanhamento e a fiscalização desta política pública, tanto nos órgãos públicos quanto nas empresas contratadas. Como possibilidades, a fim de sanar os limites, aponta-se a união entre as diferentes esferas públicas, de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.
- ItemDa Ecologia Social à Educação Ambiental: As Contribuições do Pensamento Libertário de Murray Bookchin.(2007) Silva, André Lemes da; Freitas, José Vicente deA Educação Ambiental se apresenta como sendo um importante espaço de diálogos que convergem para o debate e superação das atuais questões socioambientais que nos acompanham. Nesse sentido, esta dissertação trata de estudar, no contexto do pensamento libertário, a obra do pensador e militante anarquista Murray Bookchin, buscando a identificação de categorias conceituais que possibilitem analisar quais as contribuições que o pensamento desse autor pode trazer para o campo da Educação Ambiental. São, basicamente, dois os meus objetivos com esta pesquisa: 1) Identificar e apresentar o contexto da obra do pensador libertário Murray Bookchin, destacando os aspectos da mesma que contenham subsídios teórico-epistemológicos para o entendimento das questões ecológicas contemporâneas; 2) Contribuir, através desses subsídios teórico-epistemológicos para a ampliação dos espaços de diálogos que se apresentam no campo dos fundamentos da Educação Ambiental. O desenvolvimento do trabalho se amparou na perspectiva da pesquisa historiográfica e no método da análise documental de cunho qualitativo. Desse modo, na busca de atribuir sentido aos objetivos propostos, foram se apresentando, em torno do mote principal, algumas possibilidades que encaminharam o desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, para falar sobre a obra de Murray Bookchin, destaco o contexto teórico que fundamenta seu pensamento, ou seja, o cenário no qual emerge a perspectiva do pensamento libertário, identificando e situando as tendências e grupos. Seguindo, apresento a vida e o conjunto da obra de Bookchin para, ao final, empreender um esforço no sentido de apresentar as principais idéias e premissas que sustentam o seu pensamento e que se vinculam ao contexto da crise socioambiental contemporânea, bem como as alternativas para a superação desse quadro. Partindo disso, realizei uma leitura sobre o processo de constituição do movimento da Educação Ambiental, identificando algumas das estruturas conceituais e temáticas que lhe atribuíram e atribuem sentidos. Numa última direção, destaco em que medida as categorias emergentes nesse processo, poderão contribuir, ou mesmo servir como referências para a ampliação dos diálogos no campo dos fundamentos da Educação Ambiental. Concluo que a obra de Murray Bookchin contém importantes subsídios teóricoepistemológicos que possibilitam ampliar a compreensão da complexidade das questões ecológicas, assim como apresenta importantes alternativas para a sua superação.
- ItemAs Histórias que os Pescadores não Contaram: construindo sonhos e Narrativas Através das Vivências do Grupo de Artesãs da Barra.(2008) Monteiro, Alice Fogaça; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesA presente pesquisa de mestrado investiga as possibilidades de transformações em nossa realidade a partir dos nossos sonhos. Para isso, é estudada a experiência vivida dentro de um grupo de artesãs da comunidade pesqueira da 4ª Secção da Barra do Rio Grande/RS. Nesta comunidade a economia gira em torno da pesca artesanal e industrial, nas quais os homens exercem a profissão de pescadores. À suas mulheres, cabe o serviço doméstico e o cuidado com os filhos, impossibilitando-as de exercerem um trabalho fora de suas casas. No entanto, em 2004, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental- NEMA ofereceu às mulheres da comunidade, diversos cursos de artesanato voltados à valorização local. Após os cursos, algumas das participantes decidiram formar o Grupo de Artesãs da Barra – GAB. Durante esses anos de convivência elas foram me contando sobre suas transformações, sonhos, realizações e superações, desencadeadas pelas vivências e convivências dentro do GAB. Desta forma, apostamos que a metodologia da pesquisa narrativa possibilita aos participantes da pesquisa, que ao mesmo tempo em que relatam suas experiências e sonhos, possam, reinventar-se, fazer uma nova leitura, se auto-conhecerem, abrindo assim possibilidades de reflexões que desencadeiem transformações. Assim, através das narrativas das integrantes do GAB buscamos compreender as motivações que as fizeram “quebrar as regras de sua comunidade” e unirem-se na busca de uma nova vida e de novos sonhos. Portanto esta pesquisa, inserida no campo da Educação Ambiental não-formal, trata das transformações ocorridas em mim e nas mulheres do GAB viabilizadas por sonhos individuais e coletivos, despertos e constituídos através da educação ambiental. Esperamos, a partir disso, evidenciar a importância do sonho tanto na vida dos educadores quanto na vida dos educandos, percebendo o sonho como motivador e desencadeador de transformações de valores e atitudes dos seres humanos frente a si mesmos e ao mundo em que se inserem.
