Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)

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    A educação ambiental na formação de educadores do projeto consórcio social da juventude rural - sementes na terra.
    (2015) Albani, Ionara Cristina; Cousin, Claudia da Silva
    Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG que buscou compreender quais princípios da Educação Ambiental emergiram no processo de formação de educadores do Projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra - CSJR, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - FETRAF-SUL/CUT. Teve como objetivo geral analisar e compreender como a inserção da Educação Ambiental permeou o processo de formação dos educadores do projeto Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra e a contribuição da mesma para tal processo, tendo como objetivos específicos: a) analisar como aconteceu a inserção da Educação Ambiental no processo de formação dos educadores do projeto; b) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Formação de Educadores e suas contradições; c) analisar quais princípios da Educação Ambiental emergiram e de que forma perpassaram o processo de formação dos educadores do CSJR; e d) compreender qual a concepção da FETRAF-SUL/CUT sobre Educação Ambiental e como permeou o processo de formação de educadores. A pesquisa foi de cunho qualitativo e constituiu-se num Estudo de Caso. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos forma analisados, usando como ferramenta a Análise Textual Discursiva - ATD, que tem, como pretensão, aprofundar a compreensão acerca dos fenômenos investigados. As categorias emergentes deram origem a quatro metatextos intitulados: "Da Educação a Educação Ambiental"; "A Educação Ambiental como Prática de Liberdade"; "A Participação no Movimento Social como forma de Pertencimento" e; "Dialogando com da Princípios da Educação Ambiental". A pesquisa permitiu concluir que a Formação de Educadores do CSJR foi alicerçada nos princípios da Educação Popular e a formação dos educadores deste projeto estava permeada pela Educação Ambiental, dialogando com vários princípios da mesma, porém os educadores, dirigentes e o coordenador envolvido no processo não tinham esse entendimento.
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    Relações entre transição agroecológica e Educação Ambiental no processo de agroindustrialização: estudo sobre a agricultura familiar de Crissiumal – RS
    (2010) Machado, Ana Queli Tormes; Gentini, Alfredo Guillermo Martin
    Este trabalho objetiva pesquisar a contribuição da Educação Ambiental do Campo no fortalecimento do processo de agroindustrialização desenvolvido no município de Crissiumal– RS. O tema refere-se à importância da Educação Ambiental do Campo na implementação de conhecimentos de transição agroecológica no espaço rural. A hipótese levantada é que a Educação Ambiental do Campo qualifica a transição agroecológica na melhoria das condições de vida das famílias de agricultores que trabalham nas agroindústrias rurais do município. A pesquisa foi realizada com métodos qualitativos, os dados foram coletados em seis pequenas agroindústrias de Crissiumal, RS. Na análise dos dados, constatou-se que o processo de agroindustrialização é o novo modo de produção agrícola que surgiu no município de Crissiumal do diálogo participativo e problematizador entre os indivíduos, o qual foi concretizado pela Educação Ambiental do Campo. Esta fortaleceu o conhecimento de transição agroecológica. A transição agroecológica busca desenvolver uma produção agrícola que deve se ajustar às necessidades atuais de consumo alimentar da população mundial.Produção em que se elabora uma quantidade suficiente de alimento para abastecer o mercado consumidor local e exportar o excedente sem causar danos aos recursos naturais. É neste contexto que o saber de transição agroecológica se constitui, quando o conhecimento de cada sujeito é valorizado e está em interação com outros conhecimentos, possibilitando a intensificação da auto-suficiência alimentar e econômica da comunidade local.