Universidade
Federal do Rio Grande
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IE – Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Dissertações)

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    Tomada de Consciência do Ciclo de Alfabetização a partir de problemas do campo aditivo da Provinha Brasil de Matemática
    (2016) Marques, Paola Reyer; Silva, João Alberto da
    Este trabalho apresenta uma pesquisa que realizamos com uma turma de terceiro ano de uma escola pública da cidade do Rio Grande. Nossa indagação inicial foi compreender como ocorre a tomada de consciência das crianças no processo de alfabetização Matemática em itens do campo aditivo da Provinha Brasil de Matemática. Para responder esse questionamento fizemos uma Pesquisa Participante, na qual utilizamos problemas, apresentados na Provinha Brasil de Matemática para realizar as observações e análise dos dados. Foi possível identificar que a tomada de consciência depende inicialmente dos esquemas iniciais que o sujeito já tem para primeiramente conseguir interagir com o problema. Tendo estes esquemas que permitem interação, então ele pode iniciar um processo de tomada de consciência. Ainda que de maneira superficial, observamos que o sujeito parte da periferia para o centro das questões, ou seja, o sujeito inicia a argumentação sobre as ações que ele produz para realizar o problema em direção a formas mais organizadas de descrever as operações. Conforme o sujeito cria novos esquemas de assimilação e acomodação, avança na tomada de consciência e suas argumentações vão sendo aprofundadas. O sujeito passa a argumentar o problema, explicar o como e o porquê realiza desta ou daquela forma. Neste processo nos foi possível perceber que o trabalho em grupo faz com que a tomada de consciência ocorra mais eficazmente, pois na interação a criança argumenta e cria suas estratégias para defender suas ideias.
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    O educador físico como mediador do habitus motriz: Uma abordagem neuroeducacional
    (2014) Peixoto, Renata da Silva; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
    Esta pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, se configura num processo de escrita-pensamento estruturado em três artigos. O primeiro movimento (artigo I) trata-se de uma pesquisa qualitativa. A amostra é composta por dez professores de Educação Física (EF) dos oitavo e nono anos do ensino fundamental, graduados entre 2002 e 2012 da cidade do Rio Grande-RS. O estudo objetiva verificar a percepção que esses docentes têm acerca do significado da EF na escola e a influência que suas opções práticas causam sobre aqueles que estiverem sob sua intervenção, bem como identificar as possibilidades educativas do seu fazer pedagógico na construção do sujeito. Os dados são interpretados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. São perceptíveis representações positivas do papel da EF por parte dos professores, caracterizando desse modo a valorização da disciplina. Entretanto, considerando as estratégias adotadas pelos professores nas aulas de EF, nem sempre atendem as necessidades psicosociobiológicas de seus alunos, ignorando sua capacidade interpretativa de seus corpos, o que não colabora para a construção de um repertório mnemônico satisfatório. O segundo movimento (artigo II) trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter transversal dedicada a identificar a ocorrência de incongruência musculoesquelética em alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental em escolas públicas municipais da cidade do Rio Grande-RS, através da tomada de dados antropométricos e Teste do Banco de Wells. Também visa verificar a presença de desconforto musculoesquelético (DME) e as características das aulas propostas pelos seus respectivos professores de EF, através de um questionário estruturado com questões fechadas de autoria da pesquisadora. Os resultados são avaliados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). A amostra é composta por 386 alunos e identificou-se que 50% dos pesquisados apresenta encurtamento dos isquiotibiais, 48% cresceu mais de 3 cm nos últimos dois anos, mais de 54% apresenta DME e 71% não tem histórico lesional para este desconforto. O joelho é a articulação de maior percepção álgica, Mais de 66% dos alunos consideram que a EF melhora sua saúde e que há divergência entre o que os alunos percebem do comportamento docente e o identificado nas observações. Já no terceiro movimento (artigo III), foi pesquisada a convergência ou divergência entre o discurso teórico e prática dos docentes de EF e os saberes que norteiam suas práticas pedagógicas. A amostra é composta por docentes dos oitavo e nonos anos do ensino fundamental graduados entre 2002 e 2012 do município do Rio Grande –RS. Os instrumentos de coleta são questionário estruturado fechado e planilha de observação de aula. O método de análise quantitativo e os resultados encontrados são analisados através do programa SPSS. Identifica-se no questionário que 80% dos investigados utilizam conhecimento específico para justificar suas práticas, 90% preocupam-se com a qualidade da experiência motora de seus alunos, 70% auxiliam seus alunos na execução das ações motoras e 90% corrigem seus alunos em caso de erro motor. Entretanto, na observação, identifica-se que 80% não utilizam conhecimento específico para fundamentar suas propostas, 80% não se preocupam com a qualidade da manifestação motora de seu aluno, 70% não auxiliam seu aluno na construção do ato motor e 70% não corrigem seu aluno em caso de erro motor. Estes achados confirmam divergência entre o discurso teórico e prático docente.
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    Produção científica da Pós-graduação em Educação em Ciências da FURG e seus indicadores de publicação de artigos científicos em periódicos
    (2015) Lobo, Deisiré Amaral; Miranda, Angélica Conceição Dias
    O presente estudo objetivou apresentar os indicadores de produção científica da pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - (FURG), baseando-se na publicação de artigos científicos de seus egressos, em periódicos da área de educação e afins. Buscou-se descrever o número de teses e dissertações defendidas no programa dentro de um período de cinco anos. O estudo também buscou verificar quantos artigos decorreram desses trabalhos acadêmicos, onde foram publicados e ademais descrever o estrato qualis atribuído à essas publicações. A produção de dados dividiu-se em três etapas, sendo a primeira delas o estudo de caso, com o qual identificou-se quem eram os egressos do PPGEC/FURG e suas respectivas teses e dissertações, a partir da coleta de dados na BDTD/FURG que levou ao currículo Lattes dos sujeitos. A segunda etapa foi a pesquisa bibliográfica, que baseou-se nas referências de artigos e periódicos identificados no currículo lattes dos egressos. A terceira etapa tratou da análise bibliométrica das informações obtidas nas duas primeiras fases do estudo e da produção dos indicadores científicos da pesquisa. Os resultados mostraram que a produção científica do PPGEC/FURG está presente em 48 títulos de periódicos entre impressos e on-line, ressaltando a questão da interdisciplinaridade das pesquisas desenvolvidas na área na Educação em Ciências. Observou-se a existência do chamado elitismo de produção científica em pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem na escola, universidade e no laboratório pesquisa. Também constatou-se artigos publicados em periódicos internacionais. Considera-se que os resultados descritos podem servir de base para o desenvolvimento de novos estudos acerca da avaliação de produção do conhecimento na Educação em Ciências da FURG.
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    Transgredindo fronteiras de gênero : uma análise sobre os significados de vivências trans numa série da mídia televisiva
    (AGUIAR, Geraldo Oliveira de. Transgredindo fronteiras de gênero : uma análise sobre os significados de vivências trans numa série da mídia televisiva. 2018. 148 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2018., 2018) Aguiar, Thais Geraldo Oliveira de; Quadrado, Raquel Pereira
    Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", com o objetivo de analisar os significados sobre as vivências trans presentes na primeira temporada da série Liberdade de Gênero, que estreou no dia 19 de outubro de 2016 e foi exibida semanalmente no canal de televisão brasileiro por assinatura GNT, até 21 de dezembro do mesmo ano. A ancoragem teórica a partir da qual desenvolvemos esta pesquisa situa-se no campo dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. Como metodologia, utilizamos pressupostos da análise cultural por permitirem que se faça uma análise das mídias, considerando a linguagem como produtora de significados. Contendo dez episódios, com cerca de 22 minutos cada um, a série Liberdade de Gênero apresenta algumas histórias de pessoas que não se identificam com o gênero designado para elas ao nascerem, negando qualquer determinismo biológico. Mulheres-trans, homens-trans e não-binários relatam suas trajetórias de vida até assumirem a posição de gênero com a qual se identificam. Percebemos a série como uma pedagogia cultural que ensina outros modos de ser e de viver neste mundo, provocando discussões sobre as diferentes identidades de gênero, provocando questionamentos as normas de gênero, que reduzem as experiências entre homem/mulher ou masculino/feminino. Com base em nossos estudos, negamos que exista uma gênese para os gêneros, entendendo que esses são produzidos culturalmente de acordo com as normas que regem cada cultura, tempo e lugar, legitimando, assim, modos de ser mulher e modos de ser homem. As experiências aqui analisadas borram as fronteiras do regime de inteligibilidade corpo-gênero-sexualidade. Logo, salientamos que existem muitas formas de se vivenciar as identidades de gênero, independentemente de intervenções cirúrgicas e hormonais. Nossos estudos apontam que as vivências analisadas foram sendo produzidas através de relações de dominação, em que os ditos "normais", tentam conduzir as condutas dos sujeitos que estão transgredindo com as normas de gênero, visando controlar os modos de ser e estar no mundo desses sujeitos.
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    O ensino de Ciências e a Educação inclusiva nos anos iniciais: práticas pedagógicas a partir do planejamento cooperativo
    (2014) Costa, Juliana Hartleben da; Silva, João Alberto da
    O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as atividades de Planejamento Cooperativo com professores dos anos iniciais contribuem para propiciar práticas pedagógicas no ensino de Ciências inerentes ao processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Assim, quanto à perspectiva metodológica, esta pesquisa foi de cunho qualitativo e realizada a partir de uma investigação- ação coletiva no campo da educação inclusiva e do Ensino de Ciências dos anos iniciais realizada na modalidade em consórcio. Os participantes da pesquisa foram seis professores dos anos iniciais que trabalham em quatro escolas da rede municipal da Cidade de Rio Grande, RS, Brasil. Desta forma, foi legitimada através de quatro métodos de coleta de dados: mapeamento (grupo focal e observação), Planejamento Cooperativo, observação das práticas pedagógicas e reflexão dos professores. Posteriormente os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo do qual emergiram duas categorias sendo a primeira, Fundamentos e Concepções dos Professores sobre a Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino de Ciências e a segunda As Práticas Pedagógicas dos Professores no Ensino de Ciências: Recursos Didáticos, Estratégias e a Avaliação. A partir das atividades de Planejamento Cooperativo podemos perceber que os professores ressignificaram e legitimaram suas práticas pedagógicas no ensino de Ciências nas turmas com alunos com Necessidades Educacionais Especiais através de novas estratégias pedagógicas e recursos didáticos que envolveram todos os alunos em uma aprendizagem efetiva.
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    Narrativas de detentas sobre saúde em um contexto prisional masculinamente misto
    (2019) Calcagno, Samanta Costa; Silva, João Alberto da
    Este estudo buscou compreender as narrativas sobre saúde mental e física de mulheres que estão sob-reclusão, em regime fechado na Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). A população investigada foi composta por 10 mulheres já julgadas pelos crimes cometidos e que encontram-se presas na PERG, que é um presídio masculinamente misto. O objetivo da investigação procurou a compreensão das percepções que as detentas têm sobre a sua saúde. Os cuidados éticos referentes à conduta na pesquisa com seres humanos foram considerados, atendendo à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. O trabalho de campo teve início após a qualificação e aprovação do projeto de pesquisa pelos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos-CEPAS, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, avaliação do projeto de pesquisa por parte do GT em Ética em Pesquisa no Sistema Prisional da Escola de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul-(ESP) e o deferimento do projeto pelo comitê de ética do município de Rio Grande- NUMESC. Além disso, as detentas que demonstraram interesse em participar do estudo assinaram o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido - TCLE. Como forma de produção dos dados foram utilizadas quatro fontes: 1) entrevista semiestruturadas; 2) prontuários de saúde das presas no ambiente prisional; 3) escrita de cartas; 4) o diário de campo da pesquisadora. Como metodologia de estudo foi utilizada a pesquisa narrativa, pois permite compreender os sentidos, além de ser um caminho para pensar sobre a experiência. Inicialmente encontramos sete linhas narrativas: Redução de danos; indicadores positivos de saúde; afetos; tempo; compreensão de saúde; saúde física; saúde mental. Com base nas premissas já pré estabelecidas, determinamos que o estudo teria apenas uma unidade de tensão juntamente com o que se mostrou mais evidente na fala das presas, nos prontuários de saúde e em suas cartas. Desta forma, trabalhamos com a unidade de tensão saúde, e seus aspectos ressoantes de tempo e fatores positivos. Para cada aspecto ressoante atribuímos uma cor, a partir disso, criamos três tabelas composta pelas entrevistas das detentas, não unimos as falas das detentas, trabalhamos com cada elemento das entrevistas de forma individual, porém seguindo o aspecto ressoante ao qual demonstrava representatividade. Optamos por trabalhar dessa forma por compreender a relevância de preservar a subjetividade de cada uma das detentas em relação a categoria saúde. Posteriormente dessa forma passamos a analisar cada tabela composta pelas entrevistas e seus aspectos ressoantes para compor o texto que aqui apresentamos. Como resultado do estudo pode-se concluir que há divergência em alguns aspectos sociodemográficos da população prisional feminina investigada dos dados que são apresentados para o contingente populacional feminino nacional. Além disso, a compreensão que as detentas apresentam sobre saúde está relacionada a ausência de sintomas, acesso a recursos materiais e humanos, além disso, existem fatores dentro da prisão que contribuem de forma negativa para a saúde das detentas, como afastamento do ambiente familiar, longos períodos trancadas em uma cela insalubre. Ainda assim, há indícios positivos para a saúde, tais como, acesso ao serviço de saúde, realização de exames. Outros fatores como o trabalho contribuem de forma positiva para a saúde das mulheres presas.
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    Corpos intersexo: borrando fronteiras da norma binária
    (2018) Branco, Fabiane Dionello; Ribeiro, Paula Regina Costa
    A dissertação "Corpos intersexo: borrando fronteiras da norma binária" tem como objetivo investigar a produção científica, na base de teses e dissertações da Capes, sobre os sujeitos hermafroditas, intersexuais e Anomalias da Diferenciação Sexual (ADS), bem como, analisar as enunciações presentes nessas teses e dissertações acerca dos sujeitos intersexo. Essa pesquisa fundamenta-se a partir do diálogo com autores/as como Nádia Pino, Richard Miskolci, Michel Foucault, Judith Butler, Violeta Hernandéz Guanche, Guacira Louro entre outros/as. Para a produção dos dados da pesquisa utilizamos o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde escolheu-se o Banco de Teses & Dissertações. Nessa base, utilizamos os descritores - hermafroditismo, intersexualidade e "Anomalias da Diferenciação Sexual" para selecionarmos as dissertações e teses, a partir do ano de 2006, onde foi realizado o Consenso de Chicago, até o ano de 2016. Após foram realizados três movimentos de análise do material empírico: no primeiro movimento analisamos todas as dissertações e teses selecionadas; no segundo, observamos as palavras-chave empregadas, os campos de saber acionados e as metodologias; no terceiro analisamos as enunciações produzidas a partir das falas dos sujeitos intersexuais com Hiperplasia Adrenocortical Congênita (HAC) e hipospádia, dos familiares e dos/as profissionais da área da saúde. A análise das enunciações possibilitou a emergência do discurso biológico entrelaçado ao discurso médico, ao discurso de gênero inteligível e aos atributos sociais. Na análise dos discursos percebemos a normalização desses sujeitos, com a finalidade que todos/as sejam enquadrados no padrão binário de gênero, não sendo possível viver sem estar inserido em uma dessas categorias. Assim, os/as que se desviarem dessa norma, serão submetidos a procedimentos como as cirurgias de correção ou redesignação sexual e hormonoterapia. Além disso, há também questões como o registro civil, os brinquedos e as brincadeiras, o vestuário que também buscam essa normalização tanto no que diz respeito ao gênero inteligível quanto aos atributos sociais entrelaçados à questão biológica.
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    A evolução das definições em conceitos e os artefatos mediadores no ensino de Química
    (2019) Ruales, Carolina Dupont; Ritter, Jaqueline
    A presente pesquisa buscou identificar indícios de internalização/significação de alguns conceitos químicos como um processo longo e evolutivo das definições em conceitos e sua relação com os instrumentos mediadores enunciados por parte dos licenciandos em Química da Universidade federal do Rio Grande - FURG. Os caminhos metodológicos se constituíram de três movimentos ancorados na Análise Textual Discursiva (ATD), mediante o uso de categorias a priori e emergentes, os quais resultaram na produção de três artigos. O primeiro partiu de uma revisão bibliográfica das produções da área de ensino de Química nacionais e internacionais com o objetivo de reconhecer como essa comunidade, ao tratar sobre o ensino de conceitos, utiliza a sua historicidade e/ou significação para promover o desenvolvimento do pensamento químico. O segundo e terceiro partiu da realização de entrevistas semiestruturadas com dezenove estudantes do curso de Química - licenciatura, visando identificar possíveis indícios de internalização/significação de alguns conceitos considerados representativos na constituição do pensamento químico e reconhecer a metodologia e/ou artefatos mediadores por eles enunciados como importantes no seu processo de internalização do conhecimento e constituição docente. Dentre os indícios mais marcantes desse processo, evidenciou-se a presença do pensamento sincrético de objetos isolados, pensamento por complexos e conceitos potenciais que indicam a evolução lenta e gradativa do processo da construção de um pensamento por conceitos. Quanto aos artefatos mediadores que foram validados por parte dos estudantes emergiram três categorias, denominadas: fenômeno químico, conceitos estruturantes do pensamento e complexidade do exercício docente. Desta forma, por meio da interpretação em conjunto desses três movimentos, foi possível identificar a fragilidade de produção por parte da comunidade acadêmica para um ensino voltado à historicidade e significação, o que poderia estar estreitamente relacionado com o desenvolvimento de artefatos mediadores para um melhor desenvolvimento das Funções Mentais Superiores nos estudantes e com estas uma melhoria na evolução e/ou transformação das definições em conceitos constituintes do pensamento químico. Além desse aspecto, as falas dos estudantes evidenciaram suas necessidades e motivos, como professores em processo de formação nem sempre conscientes, mas contendo algumas contradições na relação com as metodologias por eles validadas, as quais nem sempre corresponderam à produção de sentidos e significados para os conceitos que foram analisados. Portanto, defende-se o uso qualificado dos processos de significação e o uso qualificado dos artefatos mediadores e que este estudo poderá incitar novos questionamentos e aprofundamentos por parte da comunidade do ensino de Química frente a formação do pensamento por conceitos.
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    Gamificação na formação inicial de professores de Química ancorada na taxonomia de Bloom revisada e digital
    (2019) Ortiz, José Oxlei de Souza; Dorneles, Aline Machado
    O objetivo central desta pesquisa é investigar e compreender as possibilidades da gamificação articulada ao uso da taxonomia de Bloom revisada e digital na formação inicial de professores de Química. A dissertação encontra-se elaborada em 4 fases que estão entrelaçadas. Na primeira fase, estão as motivações e inspirações do pesquisador, também os objetivos da pesquisa e do fenômeno investigado. Na segunda fase, aborda-se o entendimento dos jogos relacionado ao contexto atual da educação, bem como os conceitos de gamificação ancorada à taxonomia de Bloom revisada e digital, tendo a web como uma das possibilidades de plataforma de ensino. Na terceira fase, apresenta-se o caminho metodológico, com a constituição do campo empírico construído coletivamente com os estudantes do curso de Química Licenciatura da FURG, na disciplina de Educação Química I, essa ação resultou na produção de material documental relacionado às temáticas de educação, tecnologia e jogos, com a intenção de compreender o funcionamento da tecnologia (jogos) com o uso da gamificação ancorada à taxonomia de Bloom revisada e digital na formação inicial de professores de Química. Assim, propõe-se analisar as informações a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), com base filosófica na investigação fenomenológica-hermenêutica vista Bicudo (2011). E na fase final, analisa-se a produção dos metatexto, construindo de forma argumentativa os resultados obtidos. Desta forma, evidenciamos que uma atividade educacional gamificada não pode ser criada de um instante para outro, ela exigirá alguns conhecimentos prévios sobre as temáticas básicas do fator lúdico-pedagógico e das tecnologias digitais, para se aplicar o processo de gamificar, tendo como consequência o enriquecimento da construção de atividades educacionais para os cursos de Ciências principalmente para o contexto digital.
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    Ciência e método no ensino superior : investigações sobre as bases histórico-filosóficas na formação científica
    (2019) Maximilla, Naiana Ribeiro; Schwantes, Lavínia
    Essa dissertação é resultado de um estudo de natureza qualitativa que buscou explorar como é abordada a temática "ciência e método" em disciplinas de metodologia de pesquisa ou metodologia científica (MPC) em cursos de nível superior de uma universidade do sul do Brasil. Para a produção de dados realizei entrevistas semiestruturadas com professores das disciplinas de MPC. Essas entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para texto. O campo teórico e a metodologia de análise se fundem, sendo utilizados conceitos e problematizações tanto da vertente pós-estruturalista quanto de trabalhos de filósofos da "nova filosofia da ciência". Identifiquei que coexistem diferentes discursos sobre ciência e método entre os professores de MPC, mas que a maioria apresenta um entendimento de uma ciência aberta e contingente e de metodologia pluralista, ao passo que alguns entendem a ciência em consonância com as filosofias empiricista e racionalista - perspectiva comum nas ciências naturais, que associam ciência ao "método" e razão. Contudo, poucas disciplinas apresentam discussões mais aprofundadas sobre ciência e método, devido à carga horária curta das MPC semestrais ou ao período em que a disciplina é ofertada. Nesse último caso, tais discussões ficam "prejudicadas" quando a disciplina está inserida nos dois primeiros anos do curso de graduação. Aquelas disciplinas que apresentam discussões de aspectos históricos e filosóficos da ciência são anuais e oferecidas nos últimos anos dos cursos. Para articular os dois achados, eu discuto como aspectos filosóficos e históricos do conhecimento são, normalmente, deixados de lado na prática de ensino e como os entendimentos mais amplos sobre ciência acabam permanecendo apenas dentro de um espaço específico na academia, como nas áreas das ciências humanas - educação, filosofia, etc. Defendemos que discussões contemporâneas sobre ciência sejam feitas juntos aos estudantes de diferentes cursos, em diferentes disciplinas e, preferencialmente, naquelas disciplinas que se dedicam a trabalhar aspectos que estão intrinsecamente relacionados ao fazer e pensar científico.