IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)
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- ItemA figueira e o machado raízes da educação ambiental no sul do Brasil: práticas educativas e militância ambiental na perspectiva do cronista Henrique Luiz Roessler.(2008) Prado, Daniel Porciuncula; Baumgarten, Carlos AlexandreA presente tese constitui-se em um resgate das primeiras ações de práticas educativas e de ativismo ambientalista no Rio Grande do Sul/Brasil, que vivencia, entre o final da década de 30 e o início dos anos 60 do século XX, o desenvolvimento de um pioneiro e persistente movimento ambiental liderado por Henrique Luiz Roessler. Inicialmente a militância de Roessler se dá como fiscal florestal voluntário do Serviço Florestal no RS e, a partir de 1955, através da fundação da UPN, União Protetora da Natureza, com sede em São Leopoldo/RS. Entre 1957 e 1963, Roessler escreve, semanalmente, no jornal Correio do Povo, crônicas ambientalistas, abordando os mais diversos temas: poluição dos rios, pesca e caçadas predatórias, matas ribeirinhas, derrubadas florestais, reflorestamento, terras indígenas, poluição, urbanização desenfreada e áreas de conservação. As crônicas, fontes documentais daquela época, constituem o objeto de investigação da presente tese, que as examina no âmbito de um contexto histórico marcado por intensas transformações promovidas pelo impulso do capitalismo industrial, iniciado na era Vargas na década de 30, e continuado, nos anos 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Como objetivo central, a tese se propõe a reconstruir a gênese das práticas educativas e da militância de cunho ambiental no Rio Grande do Sul, com ênfase na fonte jornalística Correio do Povo, entre 1957 e 1963, e a partir desta reconstituição histórica, sistematizar os diversos problemas ambientais recorrentes no Rio Grande do Sul à época; detectar e analisar os primeiros indícios de educação ambiental no RS presentes nas crônicas; investigar os possíveis conflitos entre o desenvolvimento capitalista emergente dos anos 50 e início dos 60 e os formadores de opinião ambiental; observar as alterações de paisagem à época provocadas pelo então modelo de desenvolvimento em curso. Para chegar a tais objetivos, a tese apresenta a hipótese de que as crônicas jornalísticas escritas por Henrique Luiz Roessler, bem como seu ativismo ambiental, configuram-se como ações situadas no campo da educação ambiental informal, contemplando fundamentos que estão na base da educação ambiental contemporânea. Amparada teoricamente nos conceitos de representação de Roger Chartier, e de meio ambiente, de Paula Brügger e Marcos Reigota, bem como na metodologia da escrita historiográfica e em procedimentos da análise de conteúdo, a pesquisa conclui que a atuação de Henrique Roessler situa-se no campo da educação ambiental, promovida tanto por suas crônicas semanais, como por sua atuação militante na União Protetora da Natureza (UPN), em atividades de fiscalização, elaboração de panfletos educativos, orientação em igrejas, escolas e junto às comunidades. Nesse sentido, a tese, ao reconstruir um capítulo da história ambiental do Rio Grande do Sul, busca configurar-se como um subsídio pedagógico que, no âmbito da Educação Ambiental, possa auxiliar na atuação de educadores e educadoras ambientais contemporâneos.
- ItemA figueira e o machado raízes da educação ambiental no sul do Brasil: práticas educativas e militância ambiental na perspectiva do cronista Henrique Luiz Roessler(2008) Prado, Daniel Porciuncula; Baumgarten, Carlos AlexandreA presente tese constitui-se em um resgate das primeiras ações de práticas educativas e de ativismo ambientalista no Rio Grande do Sul/Brasil, que vivencia, entre o final da década de 30 e o início dos anos 60 do século XX, o desenvolvimento de um pioneiro e persistente movimento ambiental liderado por Henrique Luiz Roessler. Inicialmente a militância de Roessler se dá como fiscal florestal voluntário do Serviço Florestal no RS e, a partir de 1955, através da fundação da UPN, União Protetora da Natureza, com sede em São Leopoldo/RS. Entre 1957 e 1963, Roessler escreve, semanalmente, no jornal Correio do Povo, crônicas ambientalistas, abordando os mais diversos temas: poluição dos rios, pesca e caçadas predatórias, matas ribeirinhas, derrubadas florestais, reflorestamento, terras indígenas, poluição, urbanização desenfreada e áreas de conservação. As crônicas, fontes documentais daquela época, constituem o objeto de investigação da presente tese, que as examina no âmbito de um contexto histórico marcado por intensas transformações promovidas pelo impulso do capitalismo industrial, iniciado na era Vargas na década de 30, e continuado, nos anos 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Como objetivo central, a tese se propõe a reconstruir a gênese das práticas educativas e da militância de cunho ambiental no Rio Grande do Sul, com ênfase na fonte jornalística Correio do Povo, entre 1957 e 1963, e a partir desta reconstituição histórica, sistematizar os diversos problemas ambientais recorrentes no Rio Grande do Sul à época; detectar e analisar os primeiros indícios de educação ambiental no RS presentes nas crônicas; investigar os possíveis conflitos entre o desenvolvimento capitalista emergente dos anos 50 e início dos 60 e os formadores de opinião ambiental; observar as alterações de paisagem à época provocadas pelo então modelo de desenvolvimento em curso. Para chegar a tais objetivos, a tese apresenta a hipótese de que as crônicas jornalísticas escritas por Henrique Luiz Roessler, bem como seu ativismo ambiental, configuram-se como ações situadas no campo da educação ambiental informal, contemplando fundamentos que estão na base da educação ambiental contemporânea. Amparada teoricamente nos conceitos de representação de Roger Chartier, e de meio ambiente, de Paula Brügger e Marcos Reigota, bem como na metodologia da escrita historiográfica e em procedimentos da análise de conteúdo, a pesquisa conclui que a atuação de Henrique Roessler situa-se no campo da educação ambiental, promovida tanto por suas crônicas semanais, como por sua atuação militante na União Protetora da Natureza (UPN), em atividades de fiscalização, elaboração de panfletos educativos, orientação em igrejas, escolas e junto às comunidades. Nesse sentido, a tese, ao reconstruir um capítulo da história ambiental do Rio Grande do Sul, busca configurar-se como um subsídio pedagógico que, no âmbito da Educação Ambiental, possa auxiliar na atuação de educadores e educadoras ambientais contemporâneos.
- ItemOs programas de educação ambiental no contexto das medidas compensatórias e mitigadoras no licenciamento ambiental de empreendimentos de exploração de petróleo e gás no mar do Brasil : a totalidade e a práxis como principio e diretriz de execução.(2009) Anello, Lucia de Fatima Socoowski de; Asmus, Milton LafourcadeEsse trabalho investiga os programas, projetos e ações de Educação Ambiental solicitados como condicionantes das licenças ambientais das atividades de exploração e produção de petróleo e gás no mar do Brasil. O ponto de vista teórico da pesquisa foi ancorado nas categorias filosóficas “totalidade e práxis”, na perspectiva do materialismo histórico e dialético na teoria crítica. O aspecto estudado dos programas e projetos foi a organização, planejamento e o gerenciamento das atividades no contexto do processo de licenciamento. Para tal, foi realizado um relato reflexivo da experiência vivida para definir o tema e o objeto da pesquisa. Os resultados obtidos levaram, por um lado, a uma teorização sobre a organização do Estado e das políticas públicas de gestão ambiental na perspectiva do licenciamento ambiental de atividades poluidoras. Também aportaram o desenvolvimento de uma metodologia de elaboração e planejamento dos programas e projetos bem como possibilidades de avaliação e monitoramento, tendo como base o “Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras” – PEAC, realizado no Sergipe tendo como sujeitos do processo educativo os pescadores artesanais.
- ItemSonhos no devir das redes do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática.(2009) Araujo, Marcia Santiago de; Laurino, Débora PereiraEsta tese apresenta uma pesquisa qualitativa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa “Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores”. A investigação visa a analisar os sonhos atualizados e virtualizados no devir das ações de ensino, pesquisa e extensão das redes do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática, da FURG, para problematizar como as tecnologias digitais acontecem nas redes da Educação Ambiental, na via da Ecosofia Virtual. Para auxiliar, o processo de análise foi atualizado, principalmente pelo diálogo entre Espinosa, Nietzsche, Bachelard, Deleuze, Guattari, Maturana, Varela, Lévy, Capra, Prigogine e Morin. Informações referentes ao campo da pesquisa foram coletadas em documentos, observações participantes e em entrevistas aplicadas aos pesquisadores que compartilharam do processo de constituição do Centro. Para buscar elucidar o fenômeno investigado, foram construídos Pensamentos Coletivos, a partir de entrevistas realizadas com integrantes do Centro, e identificados atratores que permitiram observar a Educação Ambiental e o uso das tecnologias digitais. A análise das experiências vividas permite assinalar que sonhar com uma Educação sustentável, que trabalha na cooperação e na interação, em uma realidade percebida de forma integrada, numa visão sistêmica e rizomática, são atratores que aninham os sonhos dos educadores ambientais do Centro. Percebeu-se que os sonhos e as ações, do Centro, problematizados, nesta investigação, afirmam as Ecosofias Mental, Social, Ambiental e Digital, virtualizando e atualizando a Ecosofia Virtual. O CEAMECIM emerge de devaneios coletivos e virtualiza o sonhar ativo.
- ItemConstrução de políticas para a gestão dos resíduos em uma instituição de ensino superior na perspectiva da educação ambiental.(2009) Corrêa, Luciara Bilhalva; Lunardi, Valéria LerchOs resíduos resultantes das diferentes atividades existentes nas instituições de ensino superior – IES quando gerenciados de maneira inadequada, causam riscos à saúde e degradação ao ambiente. Nesse sentido, torna-se necessário e urgente a construção de políticas de gestão integrada dos resíduos nesses âmbitos, o que requer a vinculação a um processo educativo na perspectiva da educação ambiental, de forma a potencializar envolvimento e a participação da comunidade universitária na construção da sustentabilidade. Com o objetivo de construir políticas para a gestão dos resíduos em uma Instituição Federal de Ensino Superior - IFES, a partir de sua implementação no Hospital de Clínicas Veterinária - HCV na perspectiva da educação ambiental e do pensamento complexo foi realizado um estudo de cunho qualitativo, aproximando-se da modalidade pesquisa-ação. A partir da análise temática dos dados coletados das reuniões com grupos focais – Grupo Desencadeador, composto por 28 sujeitos de diferentes setores da instituição e Grupo Construtor, composto por 36 sujeitos pertencentes ao HCV; da análise documental acerca do Estatuto, Regimento, Portarias e Missão da Instituição e da observação do ambiente institucional, emergiram duas categorias: a) “A educação ambiental no caminhar para a reforma do pensamento: a aparente invisibilidade do processo de construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino superior” – enfocando a necessidade de conhecer o todo e a parte: o contexto do ambiente e da estrutura institucional; a geração de resíduos e situação do seu manejo na Instituição; a realidade de um dos Campus da Instituição quanto ao manejo de resíduos; o processo de gestão dos resíduos de serviços de saúde; vivências na própria instituição e em outras, referentes à programas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; e b) “A educação ambiental no caminhar para a reforma do pensamento: a visibilidade presente do processo de construção de políticas para a gestão dos resíduos na instituição de ensino superior” – enfocando o processo de construção da política, o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na parte – HCV, porém de forma inter-relacionada com o todo, compreendendo a Identificação da problemática dos resíduos; o Planejamento e implantação de metas e ações; e o Programa de educação continuada. Os dados permitem afirmar que, a construção de políticas para a gestão dos resíduos na IFES mediante prática pedagógica na perspectiva da educação ambiental e na dimensão do pensamento complexo, potencializa a comunidade universitária para a reforma do pensamento, possibilitando pensar a realidade institucional como um sistema complexo todo/parte/todo integrado e articulado, contribuindo para um agir ético, responsável e comprometido com a sustentabilidade do meio ao qual pertencemos.
- ItemAmbientalização sistêmica na gestão e na educação ambiental: estudo de caso com o ensino profissional marítimo – EPM.(2009) Kitzmann, Dione Iara Silveira; Asmus, Milton LafourcadeEste trabalho tem por objetivo propor meios para integrar a Educação Ambiental (EA) à capacitação de trabalhadores portuários avulsos através da ambientalização curricular e sistêmica, seguindo referenciais e princípios da EA e da gestão ambiental. Para isto, foram considerados os níveis da macroescala (o sistema nacional de capacitação portuária), da mesoescala (o local da oferta) e da microescala (a sala de aula), com ênfase nesta última. A base teórica é multireferencial, com aportes das áreas da Educação e da Educação Ambiental, priorizando a discussão curricular, a ambientalização e a avaliação em Educação Ambiental. A metodologia emprega diferentes abordagens, utilizando como procedimentos e técnicas o estudo de caso (o Curso Básico do Trabalhador Portuário, aplicado em Rio Grande-RS); a aplicação de entrevista (com entrevistado de referência); a aplicação de questionários (a professores-instrutores) e a análise de documentos (registros de atividades em sala de aula com os trabalhadores portuários e documentos dos órgãos gestores do sistema). A estratégia escolhida constou de três fases: Fase I - o Diagnóstico do sistema e do triângulo interativo (professor, aluno, curso); Fase II - Estudo de Caso: o Curso Básico do Trabalhador Portuário – CBTP; Fase III: Elaboração das propostas. Os resultados indicam que, sob a ótica dos princípios da EA, o sistema de capacitação portuária tem pontos fracos (é pouco democrático e participativo; os cursos têm ênfase no saber-fazer, não são regionalizados; sua avaliação é classificatória; a EA é disciplinar, de baixa carga horária) e fortes (sistema em rede, bem organizado, com políticas contínuas e gestão estável, facilitando a implantação de mudanças; há uma cultura de sala de aula; há um espaço de avaliação permanente). A participação dos trabalhadores nas ofertas da disciplina “Meio Ambiente” trouxe importantes subsídios, dentre os quais as suas representações sobre meio ambiente, impactos ambientais cotidianos, e impactos ambientais portuários. O perfil dos professores-instrutores indica que este é semelhante ao nacional, tendo sido classificados como “instrutor portuário” e “instrutor técnico”, de acordo com as categorias de habilitação, experiência, conhecimento e formação. Os instrutores ouvidos são favoráveis à integração dos temas ambientais, mas indicam a falta de conhecimento e de capacitação ambiental como a principal limitação para tratá-los em suas disciplinas. A partir dos resultados obtidos, foi estruturada uma proposta metodológica de ambientalização curricular (a sequência: diagnóstico → critérios direcionadores → conceitos integradores → temas e conteúdos → ambientalização curricular) e três propostas de operacionalização: Estratégia de Ambientalização Curricular; Capacitação Ambiental do Docente Portuário; e Sistema de Indicadores Ambientais Portuários – SIAAP, que buscam integrar as mudanças curriculares à ambientalização institucional, a estratégias de capacitação ambiental de professores-instrutores e à definição dos indicadores de avaliação destas mudanças. Deste processo, concluímos que as oportunidades e forças identificadas permitirão que tais propostas sejam efetivadas no sistema de capacitação portuária, possibilitando uma ambientalização sistêmica, e abrangendo, além da microescala (os cursos), também a macroescala (o espaço portuário e ambiental adjacente).
- ItemAvaliação do processo de descontinuidade da implantação da agenda 21 em Pelotas, sob o olhar da educação ambiental ecomunitarista e das políticas públicas(2009) Silva, Neuza Maria Corrêa da; Velasco, Sírio LopezEsta pesquisa desenvolve uma análise do processo de implantação e descontinuidade da Agenda 21 de Pelotas, entre os anos de 2003 e 2006, sob a perspectiva da Educação Ambiental Ecomunitarista e das políticas públicas. Para tal, foram coletados e interpretados dados referentes ao processo, avaliando a funcionalidade das políticas públicas, da metodologia do projeto, das ações da Educação Ambiental, assim como a responsabilidade e o interesse dos partícipes, desde a elaboração do projeto até as últimas consequências que levaram a sua não efetivação. Problematiza as concepções de políticas públicas através de embasamentos teóricos, procurando aferir a ausência de um efetivo processo de governança que seria possível na medida em que contemplasse elementos de EAEcomunitarista. Compara as responsabilidades e ações dos dois governos municipais, durante o processo de implantação e descontinuidade da Agenda local. A pesquisa está ancorada nos referenciais teóricos da Agenda 21 Nacional, na concepção de educação problematizadora, dialógica e libertadora de Freire (1978,1996), na definição de Educação Ambiental proposta pelo Programa Nacional de Educação Ambiental – PNEA (Lei 9795/99), na percepção de políticas sob múltiplos olhares e nos fundamentos da EA Ecomunitarista sugerida por Velasco (2003,2008). A pesquisa desenvolve-se através de uma abordagem qualitativa, exploratória de estudo de caso, utilizando-se de instrumentos como questionários, relatos, documentos e aporte teórico. O estudo apresenta fatos e consequências, realizando uma análise crítica, mostrando falhas e apontando possíveis caminhos e viáveis soluções embasadas na prática ecomunitarista.
- ItemMandala reflexiva para a configuração do pensamento sistêmico e da resolução de problemas socioambientais(2009) Machado, Virginia Maria; Calloni, HumbertoEsta pesquisa trata da narrativa de uma análise crítica da prática docente da autora, compreendendo o período entre 2002 e 2006, culminando com um aprofundamento realizado em 2006, com seus alunos da disciplina de Didática, do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. O objetivo principal da pesquisa entende-se como a tentativa de resolução de um problema de aprendizagem dos alunos do ensino superior. O problema consiste na dificuldade de aprendizagem dos alunos de licenciatura em construir entendimentos sistêmicos, constatado na construção e produção de conhecimento destes alunos, avaliada durante o período de 2002 a 2006. Para atingir o objetivo inicia-se analisando as atividades de ensino e aprendizagem que evidenciaram o problema, contextualizando-o desde onde a autora fala – a universidade, situando-o no espaço-tempo das condições dos sujeitos de pesquisa e das interações destes com ela. Durante a análise histórica das atividades a metodologia de ensino e pesquisa, que aplicaria para apresentar uma proposta de solução, vai sendo construída. Os elementos do problema foram entendidos como: o domínio e conexões conceituais (aprendizagem), as configurações de pensamento sistêmico, a resolução de problemas socioambientais, as concepções de medo e natureza, a motivação e a responsabilidade (auto-ética). Sendo assim, a tentativa de solucionar o problema acima levou à questão de pesquisa vista desta forma: é possível ensinar e aprender a construir conhecimento sistêmico, através de uma ferramenta heurística chamada Mandala Reflexiva? Desta são desdobradas dez subquestões. A hipótese para a resolução do problema de aprendizagem foi o entendimento de que a configuração do pensamento sistêmico, que possibilita a construção de conhecimento sistêmico como evidência de domínio e conexões conceituais, poderia ocorrer com a resolução de problemas socioambientais, e vice-versa, através de um modelo conceitual ou um diagrama heurístico. A metodologia desenvolvida teve como parâmetro a pesquisa qualitativa, pesquisa-ação e pesquisa participante, adequando-as ao modelo desenvolvido pela autora para ensino e pesquisa, com base nos princípios de sistemas, na interdisciplinaridade e na ação comunicativa, que nomeou de Mandala Reflexiva. As atividades e instrumentos de ensino e pesquisa foram todos aplicados no ano letivo de 2006, com duas turmas, em 2 encontros semanais com cada uma, perfazendo mais de 240 horas de observação e interação. A fundamentação teórica foi construída com base na combinação de conceitos tratados em diversos aportes teóricos: Teorias de Sistemas, Teoria da Ação Comunicativa, Teoria Crítica, Psicologia Cognitiva, Psicologia Analítica, Estudos da Complexidade, Pedagogia Crítica e Pedagogia Construtiva. A autora também analisa o processo de ensino e aprendizagem, descrevendo a aplicação das atividades e instrumentos de ensino e pesquisa que antecederam à aplicação da Mandala Reflexiva Piloto, reunindo as evidências provocadas por esta aplicação. São análises distribuídas em 3 capítulos que apontam para possibilidades e limites do processo, dadas as condições da dinâmica da metodologia proposta, visando o ensino e a aprendizagem de como construir conhecimento sistêmico através da resolução de problemas socioambientais. Feita esta análise, considerando a participação dos alunos, a autora revê a mandala piloto e apresenta sua última versão – a Mandala Reflexiva – como proposta de modelo conceitual para a configuração do pensamento sistêmico e da resolução de problemas socioambientais, sinalizando para a continuidade de estudos e permanentes reavaliações de validade do modelo com futuros usuários. Propõe sua utilização no ensino e na pesquisa em Educação Ambiental, sugerindo seu aproveitamento também na Gestão Ambiental.
- ItemAs tecnologias da informação e comunicação(TIC)na formação docente no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Furg, no Brasil, e no Doutorado Interuniversitário em Educação Ambiental, na Espanha.(2010) Arruda, Rogério Dias de; Calloni, HumbertoEste trabalho investiga a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação docente em dois programas de pós-graduação em Educação Ambiental: da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no Brasil, e do Doctorado Interuniversitario en Educación Ambiental (DIEA), na Espanha. O objetivo deste estudo, que tem suas bases na perspectiva qualitativa e configura-se como um estudo de caso, consiste em analisar as concepções que têm professores e alunos de pós-graduação em Educação Ambiental sobre o uso das TIC em suas práticas e se isso está presente na formação que praticam. Para tanto, o percurso metodológico constitui-se de três fases. Na primeira, realizou-se o contato com professores e alunos dos dois programas indagando se eles poderiam colaborar concedendo uma entrevista ou respondendo a um questionário semiestruturado enviado pela Internet. Na segunda fase ocorreram as entrevistas e o envio e recepção dos questionários. E na terceira fase, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo para proceder à análise dos dados, que foi realizada em duas etapas, uma para cada programa. O referencial teórico que dá suporte a este estudo abarca três áreas do conhecimento: a da Educação Ambiental, numa perspectiva crítica; a das TIC; e a da formação docente. O diálogo entre essas três áreas do conhecimento, bem como a análise dos dados, foi permeado por contribuições do pensamento de Bakhtin. Contemplou-se também o espaço onde ocorre a formação docente investigada neste estudo. Para isso, abordou-se tanto a constituição da pós-graduação no Brasil quanto na Espanha, inclusive com as diretrizes do Processo de Bolonha, adotadas pela Espanha para participar do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES). Dentro dessa abordagem, realizou-se a apresentação dos dois programas investigados. Os resultados das análises revelaram que há pontos convergentes e divergentes entre os programas e mesmo dentro de cada um deles. Entre os pontos convergentes estão: a necessidade de reflexão crítica sobre o uso das TIC; a consciência de que a prática pedagógica inovadora vai além da utilização das TIC; que a capacitação dos sujeitos para o uso das TIC é variada; que a motivação com o uso das TIC vincula-se às estratégias de ação utilizadas pelos docentes, bem como da postura dos sujeitos (professores e alunos) ante as TIC. Entre os pontos divergentes estão: as condições de uso das TIC oferecidas pelos programas; se é a qualidade ou a inovação que o uso das TIC propicia ao processo educativo; se as TIC podem se constituir em elemento motivador; se o aproveitamento educativo no curso do doutorado foi potencializado com o uso das TIC; e o uso das TIC na prática futura dos alunos como educadores ambientais. A unidade de análise “Exclusão digital” foi objeto de análise somente do PPGEA/Furg, que revelou que a exclusão digital no Brasil tem como fator determinante a desigualdade social. A conclusão do estudo aponta que as TIC têm grande importância na formação de educadores ambientais nos programas de pós-graduação investigados, mas ainda é o professor, com suas crenças, necessidades e atitudes, o maior responsável pelo êxito na formação.
- ItemPráticas educativas, saúde e ambiente : estudo com trabalhadores de uma equipe da estratégia Saúde da Família(2010) Martins, Sibele da Rocha; Vaz, Marta Regina CezarO presente estudo surgiu do interesse em pesquisar sobre a saúde e o ambiente e suas relações com a educação ambiental, com a finalidade de contribuir com o trabalho desenvolvido pelas equipes de Saúde da Família junto às comunidades locais, como forma de melhorar as condições de saúde e garantir a qualidade de vida da população. Para compreender essa relação foram definidos os seguintes objetivos: identificar nas práticas educativas desenvolvidas pela equipe de saúde da família junto à comunidade a relação entre a saúde e o ambiente; analisar a percepção dos trabalhadores acerca da participação da comunidade nas práticas educativas desenvolvidas; e, refletir sobre a construção das práticas educativas desenvolvidas pela equipe estudada visualizando a educação ambiental como um instrumento para promover a participação da comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico que utilizou os grupos focais como forma de coleta de dados. Participaram do estudo uma equipe da estratégia Saúde da Família do município de Rio Grande/RS composta por 9 trabalhadores (1 enfermeira, 1 médica, 2 técnicas de enfermagem e 5 agentes comunitários de saúde). Buscando identificar as práticas educativas desenvolvidas pela equipe estudada junto à comunidade, que relacionam a saúde e o ambiente, foi possível evidenciar diferentes problemas enfrentados pela comunidade e, dentre estes, quatro considerados pelos trabalhadores como problemas ambientais e que estariam relacionados às condições de saúde e doença dos moradores, são eles: resíduos sólidos, valetas, habitações com condições precárias e falta de sinalização. Com relação às práticas educativas, desenvolvidas pelos trabalhadores para tratar dos problemas enfrentados no bairro, foi possível identificar ações desenvolvidas para prevenção e promoção da saúde. No entanto, para tratar dos problemas ambientais os trabalhadores referem não desenvolver atividades específicas sobre os temas apontados. Já com relação à participação da comunidade nas práticas educativas desenvolvidas os trabalhadores referem ocorrer em momentos pontuais do trabalho, salientando alguns fatores que poderiam estar dificultando essa participação como: a falta de conhecimento da comunidade sobre a organização do trabalho da equipe; a cultura assistencialista ainda presente na população que procura atendimento para resolver um problema imediato, além da descontinuidade das ações, que são programadas pela equipe e interrompidas em função da necessidade de reestruturar o serviço. Os trabalhadores reconhecem que embora a comunidade não esteja participando da maneira esperada observam uma melhora na qualidade de vida daqueles que participam das atividades propostas. Assim, salienta-se a necessidade de construir práticas educativas utilizando a educação ambiental como um instrumento para a participação da comunidade, por acreditar na sua contribuição para a formação de sujeitos capazes de compreender a articular as dimensões social e ambiental com vista a problematizar a realidade na qual se encontram.
- ItemPertencer ao navegar, agir e narrar: a formação de educadores ambientais.(2010) Cousin, Claudia da Silva; Galiazzi, Maria do CarmoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. O problema de pesquisa buscou compreender como os processos educativos intensificam o sentimento de pertencimento em formação continuada em Educação Ambient@l. Parti de três questões, que foram: - 1. Quais discursos em Educação Ambiental emergiram nos Projetos de Ação Ambiental, a partir do planejamento, execução e avaliação? 2. Como os Projetos de Ação Ambiental contribuíram para o processo de formação dos educadores ambientais? 3. Qual a contribuição da Educação a Distância para a ambientalização de sujeitos em situação de difícil acesso ao ensino presencial? - Apostei na contribuição da pesquisa narrativa em processos formativos de educação continuada por considerar que ao narrar, o sujeito reflete, inventa-se e amplia a compreensão sobre o contexto ao qual pertence, pois estabelece relações e torna mais complexa a interpretação da realidade. A pesquisa fundamenta-se em Clandinin e Connelly (2000), que destacam que a vida é constituída de fragmentos narrativos, encenados em momentos historiados no tempo e no espaço, que podem ser entendidos em termos de unidades narrativas. Dentro desta visão, a experiência vivida torna-se o ponto chave. Nesta perspectiva, o objeto de estudo é sempre a experiência, estudada de forma narrativa, porque o pensamento narrativo é uma forma de experiência, de escrever e refletir sobre ela. Ou seja, a narrativa pode ser o fenômeno e também o método pelo qual esse fenômeno é estudado. O corpus da pesquisa foi produzido no curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental Lato Sensu (memorial descritivo, narrativa intitulada “Eu e a Educação Ambiental”, narrativa intitulada “O município que temos e o município que queremos”, blogs e os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC). Utilizei a Análise Textual Discursiva como ferramenta de análise. Primeiro, realizei a desmontagem do conjunto de dados - a unitarização, a construção das unidades de significados e a codificação. Posteriormente, o processo de categorização, do qual emergiram três categorias, que foram: o pertencimento ao lugar; os discursos de Educação Ambiental; a formação de educadores ambientais em Educação a Distância. A fundamentação teórica das categorias emergentes buscou ampliar a compreensão do problema de pesquisa. Foram construídas narrativas ficcionais, entendidas como bricolagens constitutivas (Cupelli e Galiazzi, 2008), com o objetivo de problematizar as categorias e evidenciar os argumentos defendidos na tese. O desenvolvimento da pesquisa potencializou para que se defendesse o argumento de que os processos de formação em Educação Ambiental necessitam incluir no currículo o pertencimento, o planejamento e o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, bem como a escrita em forma de narrativa. A Educação a Distância é um aliado neste sentido, isto é, um vir-a-ser, porque permite a formação continuada no lugar onde o educador ambiental atua. Ou seja, o sentimento de pertencimento intensifica-se em processos de formação continuada em Educação Ambient@l ao naveg@r, agir e narr@r no lugar onde vivem.
- ItemO revelar da consciência ambiental na sentença judicial transformadora como forma de efetividade processual.(2010) Caporlingua, Vanessa Hernandez; Baumgarten, Carlos AlexandreO revelar da consciência ambiental na sentença transformadora como forma de efetividade processual busca compreender se as sentenças que resolvem conflitos ambientais vêm amparadas ou não numa consciência ambiental do julgador. Para tanto, delimita-se, analisa-se e reflete-se sobre a relação entre processo, ato decisório e juiz, e sobre a relação entre Educação Ambiental, conflito jurídico e sentença transformadora, tomando acórdãos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul como objeto de estudo. Usa-se o movimento recursivo, dialógico e reflexivo para a elaboração da pesquisa, que inicialmente é bibliográfica, e depois, analítica. A metodologia escolhida para analisar os julgados é a análise textual discursiva, porque possibilita a emergência da consciência ambiental do julgador. Os resultados obtidos são reveladores da consciência ambiental do julgador de forma a promover sentenças transformadoras, demonstrando a interação necessária entre o Direito e a Educação Ambiental, pois os julgados proferidos com consciência ambiental formam um repositório jurisprudencial, que pode ser usado em outros casos contextualizados, bem como servir para aprendizagem pelas mais diversas carreiras jurídicas. Portanto, as compreensões obtidas a partir da consciência ambiental dos julgadores são aspectos sugeridos na resolução dos conflitos em torno de questões ambientais como fatores reconstrutores das decisões judiciais que, ao promover a efetividade processual, possibilitam também a garantia constitucional do direito fundamental ao meio ambiental.
- ItemHistórias de constituição e ambientalização de professores de química em rodas de formação em rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas.(2010) Souza, Moacir Langoni de; Galiazzi, Maria do CarmoA Tese defendida é das Rodas de Formação em Rede como espaços privilegiados na ambientalização de professores que escrevem, lêem e contam suas histórias. Daí a aposta na narrativa e no exercício de contar histórias e partilhá-las nessas Rodas. No contexto dessas histórias encontram-se grupos de professores de Ciências de três instituições (PUCRS, Unijuí e FURG), atuando em projetos interinstitucionais de formação permanente. No foco das análises estão as narrativas de um grupo de licenciandos que, no ano de 2004, ingressou no curso de Química – Licenciatura da FURG. Doze conjuntos de quinze narrativas semanais, parte dos relatórios dos estágios realizados pelo grupo durante o segundo semestre de 2007 – Roda do Estágio V. Fragmentos destas narrativas entrecruzam-se com outros, nossos e de outros professores na rede, compondo histórias que constituem e delineiam a feitura de uma Colcha de Retalhos. E é nesse processo que toda a rede se explicita. Quadrados de colcha feitos de uma diversidade de retalhos. Histórias de muitos sujeitos, numa multiplicidade de cores e texturas, alinhavadas na busca do equilíbrio que possa, de certo modo, sustentar a Tese. Ao longo dos capítulos, termos como “ambientalização de professores” e “partilha”, fundamentais no encaminhamento dos argumentos, são discutidos nas perspectivas dos referenciais assumidos. Em alguns capítulos alternam-se retomadas de determinadas abordagens, ampliando aspectos destacados ou introduzindo outros, como o que vai contar a história do curso de licenciatura em Química e suas transformações concebidas e acalentadas nos projetos interinstitucionais no âmbito da Rede. Esta história encontra-se enredada na história da Rede, especialmente no sentido da explicitação de movimentos de grupos de professores de Ciências que, desde a década de 80, articulam parcerias no desenvolvimento de projetos interinstitucionais implicados com formação permanente de professores. As análises sustentam-se em dois referenciais: o da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), em que se busca produzir novas compreensões a respeito do que é narrado e apostando na emergência de categorias, num movimento interpretativo de caráter hermenêutico; e o da narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica, tal como propõe Dutra (2002). Categorias emergentes, como “tempos da Escola” e “insegurança”, impregnam cinco histórias – quadrados da Colcha – contadas, constituídas numa diversidade de fragmentos/retalhos de narrativas. Por um lado, as memórias do acontecido, as narrativas nos Relatórios de Estágio e as anotações dos encontros efetivamente subsidiaram os textos e sustentaram diálogos; por outro, assume-se a perspectiva de fusão entre história e ficção, na perspectiva do proposto por Paul Ricoeur, uma vez que o enredo e o espaço-tempo de cada história e seus episódios foram inventados. A proposta aqui é contar um pouco destas histórias. “E estas foram histórias que se quis e que se pôde contar” é a frase que encerra a escrita da Tese. É uma manifestação que anuncia. Assume-se que sempre há possibilidades para outros arranjos dos retalhos, outros desenhos na feitura da Colcha. E como a harmonia do conjunto é, também, estabelecida em relação com o Outro, cujo olhar amplia essas possibilidades em relação à feitura, esta Tese é um convite à partilha de histórias.
- ItemEducação ambiental e ensino jurídico : concepções e práticas docentes na constituição do perfil do egresso(2010) Valle, Leila Mara Barbosa Costa; Giesta, Nagila CaporlinguaA presente pesquisa, Educação Ambiental e Ensino Jurídico: concepções e práticas docentes na constituição do perfil do egresso tratou dessas práticas na perspectiva da formação docente e das relações com a Educação Ambiental, no Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, objetivando verificar a possibilidade de a Educação Ambiental oferecer bases para a formação do estudante, na busca do perfil de egresso explicitado no Projeto Pedagógico. Com esse propósito, foi definido o problema de pesquisa: como a Educação Ambiental se evidencia na formação docente e nas práticas pedagógicas instituídas pelos professores do curso de Direito da FURG na busca da constituição do perfil do egresso. A opção pelo objeto de pesquisa justifica-se pela influência significativa que a atuação dos bacharéis em Direito tem nos rumos da sociedade, e a contribuição que a Educação Ambiental poderá trazer à formação dos profissionais dessa área por estimular a reflexão crítica na busca de sociedades justas e ambientalmente equilibradas, favorecendo a formação necessária à nova atuação sócio-jurídica e política, do jurista contemporâneo. E tais fatos exigem refletir e investigar sobre a formação dos egressos e dos diretamente responsáveis por efetivá-la: os professores. A investigação se desenvolveu na linha qualitativa, mais especificamente pela abordagem metodológica do estudo de caso, utilizando análise documental, questionários e entrevistas para focalizar a legislação vigente, o Projeto Pedagógico do Curso e os depoimentos dos professores. Considerando a proposta do Curso, que traz como base fundamentos que se aproximam da perspectiva da Educação Ambiental, embora não explicitamente, o estudo apontou que a evidência da Educação Ambiental na formação docente e nas práticas pedagógicas instituídas pelos professores ainda é tênue, tácita, presente predominantemente na aspiração dos docentes no sentido de que venha a se concretizar. Sinaliza, também, para a necessidade de uma formação pedagógica continuada, na busca de uma prática voltada para a constituição do perfil profissional desejado: um operador do Direito que, além do conhecimento teórico e técnico da área, seja comprometido e preparado para assumir o papel de agente constitutivo, pautado em valores éticos, sociais e humanísticos, capaz de interferir de forma transformadora na sociedade. Tal propósito, na expressão dos participantes da pesquisa, pode ser favorecido por uma formação pedagógica que inclua conhecimentos acerca de Educação Ambiental, considerando-a na sua característica eminentemente interdisciplinar e crítico-reflexiva. E, para tanto, mostra-se importante a constituição de coletivos que enriqueçam essas discussões e o trabalho conjunto, na Instituição e na comunidade, em âmbitos diversificados. Com esta conclusão não se reduz a influência da experiência pessoal docente e discente, tampouco as políticas institucionais, que, somadas à ação pedagógica do professor, contribuem na construção do perfil de egresso traçado no Projeto Pedagógico.
- ItemEcomunitarismo e ação socioambiental teoria e prática num estudo de caso junto a comunidade São Gonçalo\Pelotas-RS-Brasil.(2010) Fontoura, Jara Lourenço da; Velasco, Sirio LopezO presente trabalho de tese tem como objetivo relatar e analisar criticamente, sob o enfoque da teoria Ecomunitarista, o Projeto Ecomunitarismo/UCPel, coordenado pela autora desta tese enquanto educadora ambiental da Universidade Católica de Pelotas/RS no período de (1998 a 2005), junto a dois grupos diferenciados, a saber: o dos estudantes do curso de Ecologia UCPel e o do grupo de catadores de papelão e pescadores da Comunidade São Gonçalo, na cidade de Pelotas-RS, BR 392\km 60 às margens do canal de Santa Bárbara, Brasil. Ao unir educação formal e não formal, ocorre um entrelaçamento contextualizado - interdisciplinar e crítico\criativo - das linhas de pesquisa do Doutorado em Educação Ambiental da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), a saber: Educação Ambiental e Formação de Educadores (EAEFE) e Educação Ambiental Não Formal (EANF), o que justifica tal tese. Para tanto, este trabalho tem como eixo norteador as normas da ética Ecomunitarista que tratam da liberdade, do consenso e da ecologia, a partir da pergunta que instaura a ética: O que devo/devemos fazer? A tese tem como indagação primeira saber: Até que ponto a proposta teórica Ecomunitarista foi colocada em prática no projeto Ecomunitarismo da UCPel no período de 1998 a 2005? E por hipótese: Foram plenamente satisfatórias, segundo a teoria Ecomunitarista, as respostas socioambientais que o Projeto Ecomunitarismo\ UCPel possibilitou durante os sete anos de atuação, junto à Comunidade São Gonçalo. A metodologia presente, neste trabalho, foi de análise qualitativa, utilizando-se da proposta metodológica do Ecofeminismo, que substitui o postulado da investigação desprovida de valores, da visão de cima, por uma visão a partir dos oprimidos, e o conhecimento espectador contemplativo e omisso, por uma participação ativa nas ações, movimentos e lutas em favor da emancipação da mulher e dos oprimidos, fazendo do processo de investigação um processo de conscientização.
- ItemA função pedagógica nas decisões judiciais proferidas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul nas ações indenizatórias por dano ambiental: uma análise sob a perspectiva da PNEA.(2010) Mattos, Francisco José Soller de; Freitas, José Vicente deA presente pesquisa trata da análise das decisões do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS) proferidas nas ações indenizatórias por dano ambiental, nos primeiros dez anos de vigência da Lei nº 9795/99, para o fim de responder se estas recepcionaram a proposta pedagógica contida na PNEA, enquanto processo de sensibilização para um novo comportamento individual e coletivo marcado pelo interesse de defesa da qualidade ambiental. Para tanto, delimitou-se os marcos teóricos referentes à reparação do dano ambiental, na condição de tutela social diferenciada e, ainda, formulou-se um conceito operacional de Educação Ambiental, produzido a partir das categorias extraídas do texto legislativo que consolida a PNEA. Com apoio nesse conceito operacional, que identificou o processo como categoria fundamental da PNEA, se examinou todos os acórdãos do TJRGS, proferidos nas ações indenizatórias por dano ambiental, no primeiro decênio de vigência da Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. A análise contemplou as seguintes etapas: a) O exame da totalidade dos acórdãos coletados; b) A extração de blocos temáticos com indicações ou referencias (diretas ou indiretas) da função pedagógica; c) A análise dos blocos temáticos com base nas categorias deduzidas à priori do conceito operacional da EA. Após o cruzamento do conteúdo dos blocos temáticos com as características dos processos educativos em EA, deduzidas a partir do conceito operacional, constatou-se a não recepção adequada da dimensão pedagógica preconizada pela PNEA. E, ainda, que apenas quatro acórdãos, num universo de quarenta, fizeram remissões vagas à “função pedagógica”, sem qualquer comprometimento de articular a práxis da Educação Ambiental como processo, conforme determina a Lei nº 9.795/99. Ao final, foram expostos alguns motivos da precariedade da função pedagógica dos acórdãos analisados e, também, apresentadas propostas para garantir plena vigência aos comandos da PNEA.
- ItemC osntituinte escolar do RS como práxis político-pedagógica e sua dimensão ambiental.(2010) Cunha, Álvaro Luís Ávila da; Velasco, Sirio LopezA presente tese apresenta a Constituinte Escolar, política pública do governo do estado do Rio Grande do Sul 1999-2002, como um processo significativo para entendermos os limites e as possibilidades de transformar as relações curriculares nas escolas públicas do Brasil, não somente por sua abrangência, mas pelo método participativo em que foi alicerçada. Revela também como a Educação Ambiental emergiu enquanto dimensão importante nessa caminhada. Para tanto, escolhi como fonte preferencial de pesquisa meus registros-relatórios escritos na época em que atuei na 18ª Coordenadoria de Educação em Rio Grande. Utilizo-me de um recurso metodológico pouco convencional, qual seja, a crônica da leitura desses registros-relatórios, refletindo, atualizando e teorizando aquela experiência, o que levou a um texto que prima pelo rigor subjetivo e por uma escrita que, como a própria CE, configura-se como práxis político-pedagógica. A perspectiva Ecomunitária de Velasco, que integra os paradigmas dialético, lógico-formal e sistêmico, além dos teóricos de Frankfurt, em especial a escrita de Benjamin, me acompanharam nessa tarefa.
- ItemO diário em roda, roda em movimento: formar-se ao formar professores no Proeja.(2011) Lima, Cleiva Aguiar de; Galiazzi, Maria do CarmoEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre formação de formadores no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A pesquisa foi desenvolvida com oito professores formadores em formação que se reuniam semanalmente no Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) para planejar e executar um curso de formação continuada – Encontros Dialógicos com o PROEJA. Alguns pressupostos orientaram a pesquisa: a concepção freireana do homem e da mulher como seres inconclusos, portanto, em processo de construção e do registro como subsídio para a reflexão sobre a prática; a possibilidade de propostas de formação em Roda, a partir da qual, é possível exercitar o diálogo, a partilha, a escuta; a necessidade do professor assumir a escrita como um exercício para pensar na perspectiva de Galiazzi (2003) e Marques (2008). A Pesquisa Ação Participante foi construída no movimento da Roda dos Formadores com os professores, incluindo esta pesquisadora e envolveu uma ação e a participação dos sujeitos investigados, na perspectiva política de transformação como propõe Brandão (2003). O Diário em Roda foi, ao mesmo tempo, dispositivo de formação e de investigação. Dispositivo em movimento em que a mediação pedagógica, processo construído na Roda, orientou os rumos da escrita e dos registros. Com isso, o Diário configurou-se em três momentos: descrição da Roda, registro de como nos tornamos professores nessa Roda e elaboração de episódios com base nos encontros da Roda dos Formadores. A análise do Diário em Roda, realizada mediante a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), possibilitou a produção de significados a partir da organização das unidades de significado e da emergência de categorias. Assim, a compreensão do processo investigado ocorreu num movimento recursivo de interpretação que permitiu perceber a necessidade do Diário em Roda ser pesquisado durante a sua elaboração. Ao mesmo tempo, a pesquisa aponta para a necessidade desse dispositivo formativo ser lido e problematizado em Roda, por meio da mediação pedagógica, para ampliar a compreensão da formação docente e da constituição de educadores ambientais. A Roda dos Formadores, entendida como um espaço coletivo e colaborativo constituiu-se num espaço de formação, potencializado pela leitura, pelo diálogo e pela escrita. Esse modo de formar-se ao formar, concebido como uma re(invenção) dos Círculos de Cultura (FREIRE, 2006b), propôs um modo de formação que rompe com estruturas tradicionais de formação permanente. Ao superar modelos individualistas e solitários, pressuposto da Educação Ambiental, a Roda vivenciou uma proposta formativa que valorizou o grupo, a parceria, a partilha, com o objetivo de construir coletivamente aprendizagens, sobre ser professor e formador, registradas em um Diário. A tese defendida é que escrever num Diário em Roda potencializa processos de formação docente porque possibilita a aprender a ser Roda ao aprender a elaborar o Diário, ao aprender o que registrar, ao aprender a formar-se em Roda e assim formar a Roda. Com tudo isso se aprende sobre o significado do Diário e, repito, a ser Roda.
- ItemLugar universitário coerente e processos educativos socioambientais no século XXI: plano diretor de um campus da Universidade dos Ecossistemas Costeiros e Oceânicos.(2011) Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann; Santos, Arion de Castro Kurtz dosEste trabalho parte do pressuposto de que o projeto do lugar universitário, apoiado pelo Plano Diretor dos campi de instituições de ensino superior, é um elo entre planejamento e educação, capaz de potencializar as escolhas acadêmicas e contribuir na formação de uma atitude ecológica rumo ao desenvolvimento de sociedades socioambientalmente responsáveis. A tese objetivou apontar estratégias que instrumentalizem a elaboração participativa de planos diretores de instituições de ensino superior, evidenciando o papel do lugar universitário coerente e de seu projeto, como atores nos processos educativos socioambientais em um contexto do século XXI. Destacou-se como estudo de caso, o campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na cidade do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Essa escolha pautou-se na vocação institucional da FURG em ser uma universidade voltada para o ecossistema costeiro e oceânico, o que define um perfil educacional especialmente importante para o desenvolvimento de sociedades socioambientalmente responsáveis. O caminho metodológico assumido buscou abordar, além do caso da FURG, produções arquitetônico-urbanísticas de outras instituições de ensino superior, o contexto histórico nacional de criação dos campi universitários e particularidades locais no estudo pessoa-ambiente que possam servir como um ponto de partida para o desenvolvimento de planos diretores universitários. Essa abordagem levou a segmentação das análises em três rotas que se complementam para um delineamento sistêmico dos resultados contemplando aspectos da relação pessoa-ambiente sob a ótica dos vivenciadores, da morfologia ambiental e dos processos históricos de produção do lugar universitário campus Carreiros. Esse caminho metodológico compôs-se por quatorze estratégias de trabalho que resultaram em subsídios ao desenvolvimento de diretrizes de planejamento socioambiental universitário permitindo instrumentalizar a participação da comunidade acadêmica no processo de planejamento socioambiental do campus dentro de seu perfil educacional. As estratégias de investigação do lugar e de participação, propostos para o planejamento socioambiental do campus Carreiros, permitiram o delineamento de cenários e a identificação de dimensões relevantes capazes de contribuir para a construção de um lugar universitário coerente. As propostas de planejamento participativo utilizadas demonstraram serem processos educativos importantes para o desenvolvimento de uma ética social ecológica, pois ao se defrontarem com aspectos morfológicos de seus ambientes e serem desafiados a contribuir com o projeto do lugar, os participantes se sentem despertos de uma inconsciência do estar-no-mundo e passam a olhar os ambientes onde estão imersos de forma atenta e topofílica. Somente a partir desta transição, que enfatiza a sistemicidade do lugar através da interação pessoas-ambiente é que são capazes de efetivamente contribuir nos processos de planejamento socioambientalmente responsáveis.
- ItemFormação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática.(2011) Albernaz, Roselaine Machado; Laurino, Débora PereiraAtravés de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, para a criação de contos, misturando ficção e realidade, articulados a diferentes campos de saberes, como a arte, a filosofia e a ciência. Tal prática me permite propor um novo conceito a partir e para a formação de professores de matemática: Formação Ecosófica. A escolha pelas chamadas filosofias da diferença faz com que o texto articule autores vindos dos campos da filosofia e das ciências, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, Leibniz, com autores do campo da arte e da literatura, tais como, Lygia Clark, Clarice Lispector, Manuel de Barros, Lewis Carroll, Michel Houellebecq, Italo Calvino, Jorge Luiz Borges, Herman Melville, Fernando Pessoa, Kafka. Entende-se a Educação Ambiental e a formação de professores através dos conceitos de ecosofia, cuidado de si, dobra, acontecimento e experiência. Este texto também faz uma crítica do saber na Modernidade com sua estrutura lógica e sólida, bem como, ao saber e modos de vida na contemporaneidade e sua sociedade de controle, com suas formas fluidas, embasadas no consumo e descarte. Cria-se, assim, um novo conceito que parte da formação de alguns professores de matemática e se dirige a ela, dirige-se aos que se sentirem tocados por essa forma de pensar e atuar denominada “Formação Ecosófica”.
