Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)

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    A emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais
    (2021) Umpierre, Márcia Borges; Anello, Lúcia de Fátima Socoowski de
    A presente tese teve o objetivo de compreender como a Educação Ambiental Crítica e a Economia Solidária podem contribuir com os PEAs, a fim de que possibilitem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir do materialismo histórico dialético, à luz do qual analisamos, por meio de escuta atenta, nove entrevistas de pescadoras artesanais da Região dos Lagos – RJ e da Região Norte Fluminense que participam dos PEAs FOCO e PESCARTE, exigidos no âmbito do licenciamento ambiental federal. Para que fosse possível compreender como os PEAs atuam, analisamos ainda três entrevistas de coordenadores dos PEAs, bem como documentos do órgão ambiental, responsável pelo licenciamento de petróleo e gás, documentos dos PEAs publicados e disponibilizados, que nos ajudaram na construção desta pesquisa. Para examinarmos todos esses dados, tivemos como suporte teórico autores como Marx, Meszáros, Gramsci, Freire, Loureiro, Quintas, Singer, Biroli e Hellebrandt. Mediante as entrevistas e esses autores, construímos a tese de que, por meio da educação ambiental crítica aliada à economia solidária, é possível construir processos que visem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais, sendo que muitos desses processos já estão em desenvolvimento, mas que há ainda um longo caminho pela frente. Como descrito nas palavras de uma pescadora “está melhorando, não está bom, mas está melhorando. Poderia está pior ainda, mas está melhorando e a gente vê uma luz no fim do túnel. Enquanto tiver esperança a gente luta”.
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    A Educação Ambiental e a atividade física: problematizando a qualidade de vida para a produção da qualidade de [e para a] vida
    (A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ATIVIDADE FÍSICA: problematizando a qualidade de vida para a produção da qualidade de [e para a] vida, 2014) Bestard, Yoisell López; Machado, Carlos Roberto da Silva
    Partindo do interesse de pesquisa sobre qualidade de vida e atividade física, relacionadas à educação ambiental, esta tese é um estudo que problematiza os aspectos relacionados à qualidade de vida visando sua produção. Para tanto, elaborou-se um Programa de aulas de Tai Chi Chuan – Educação Ambiental junto a um grupo de idosos do bairro São Miguel, localizado na cidade de Rio Grande/RS, Brasil. Para alcançar este objetivo, foi necessário diagnosticar a qualidade de vida dos participantes; caracterizar o Tai Chi Chuan como atividade física que contribui com a Educação Ambiental para garantir a qualidade de e para a vida dos participantes; definir os fundamentos teóricos do processo de Educação Ambiental vinculado à prática do Tai Chi Chuan, a fim de problematizar a qualidade de e para a vida. A metodologia utilizada na pesquisa é a qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico, de campo, não experimental, e vinculada ao enfoque hermenêutico, onde foram utilizados os discursos, as percepções, as vivências e experiências dos sujeitos, para entender os seus significados. As principais considerações obtidas estão no plano educativo, integrador e sociocultural, junto com a compreensão de que é possível melhorar e produzir qualidade de e para a vida em idosos que possuem Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O Tai Chi Chuan resultou em uma boa opção de atividade física, pela sua relação com a natureza, a análise do ambiente e a possibilidade de ajustar a prática às condições dos participantes.
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    Ideologia e produção do conhecimento científico no campo da Educação Ambiental: Uma análise da perspectiva crítica nos trabalhos publicados na Revista Pesquisa em Educação Ambiental (REPEA) de 2010 a 2015
    (2017) Cruz, Ricardo Gauterio; Minasi, Luis Fernando
    A presente tese doutoral tem por ambição contribuir para a discussão sobre a forma como a pesquisa científica vem sendo conduzida, tanto no campo da Educação Ambiental de modo geral, como no PPGEA-FURG. Nela, busca-se discutir a crise socioambiental na qual se circunscreve a humanidade como consequência necessária do desenvolvimento da sociedade enquanto expressão da tensão entre classes, e cuja resolução exige a transformação radical do modo de sociabilização a partir de alternativas anticapitalistas. A partir de uma abordagem fundamentada na obra do filósofo húngaro György Lukács, se afirma que a determinação material-social da dominação de classe não opera apenas sobre o senso comum, mas que as formas mais sofisticadas de conhecimento (como a ciência e a filosofia) também estão eivadas de interesses de classe, o que implica afirmar, enquanto hipótese, que no campo da Educação Ambiental, os processos de produção de conhecimento se dão de modo que a ideologia burguesa afasta os pesquisadores, mesmo no interior da perspectiva crítica, da compreensão acerca das relações fundantes da crise ambiental. Deste modo, a tese em torno da qual se produziu a presente pesquisa consiste na afirmação de que o conhecimento que se produz, no campo da Educação Ambiental, em uma perspectiva crítica, enfrenta interferências da ideologia burguesa que lhe dificultam apontar para a superação radical das relações sociais capitalistas como meio de superação à crise engendrada por tais relações. Tendo presente o conteúdo da hipótese que se busca demonstrar, foram elaborados três objetivos de pesquisa, que são: 1) entender as relações entre ideologia e produção de conhecimento, tendo por referência a ontologia lukacsiana; 2) apresentar a Crítica-Marxista como fundamento teórico capaz de produzir uma ideologia compatível com as demandas objetivas do nosso tempo, e 3) estudar os efeitos da crise da ideologia burguesa sobre a produção do conhecimento relacionada à Educação Ambiental Crítica, e analisar como tais elementos se apresentam nas publicações dos pesquisadores desta área. Assim, decidiu-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, com base em análise documental, que se ocupa de realizar um trabalho exegético, interpretativo e crítico, na busca pela comprovação da hipótese através da análise de artigos científicos veiculados na revista Pesquisa em Educação Ambiental, no período de 2010 a 2015. De modo geral, a pesquisa revelou que existem fortes determinantes ideológicos que investem a “Educação Ambiental Crítica” de saberes com diferentes condições de possibilidade e intencionalidades diversas. Assim, tem-se que o termo “crítica”, no campo da Educação Ambiental, tornou-se insuficiente para designar a perspectiva que trabalha com a denúncia de uma crise que tem na sociabilidade burguesa sua causa, e que reivindica alternativas pós-capitalistas como único horizonte capaz de deter o fluxo de destruição humana e ambiental imposto pela forma e pelo ritmo de produção material da vida social no planeta.
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    O agir do movimento ecológico como fonte de Educação Ambiental: a contribuição do centro de estudos ambientais para a crítica e transformação
    (2019) Soler, Antonio Carlos Porciuncula; Machado, Carlos Roberto da Silva
    A EA contemporânea se constitui em tendências em disputa, produzida e reproduzida a partir de concepções politica-ideológica, inseridas na materialidade de um processo histórico, dinâmico, com permanentes conflitos, os quais podem ser superadas em prol da sociedade e da natureza, conforme o enfrentamento popular travado. A pesquisa pretendeu desvelar esse processo histórico, particularmente em relação às origens da EANF contemporânea e sua relação com práxis do movimento ecológico, identificando e expondo o processo das primeiras lutas ecológicas do Centro de Estudos Ambientais (CEA) e sua contribuição para a construção de uma EA Critica e Transformadora. A investigação partiu da hipótese que a luta ecológica do CEA foi fonte pioneira de EA e que sua pratica social é predominantemente voltada para mudança de modelo societário. O objetivo da pesquisa foi: analisar criticamente a contribuição do movimento ecológico, na produção da EANF, além de aportar reflexões e problematizar o papel legitimador do antropocentrismo na produção e reprodução do capitalismo; provocar o debate sobre complementariedade possível entre visão não antropocêntrica de mundo e mudança societária, com a necessária aproximação dos movimentos ecológicos, sociais e sindicais; colaborar para o resgate de parte da história ambiental e apontar caminhos para fortalecer o movimento ecológico e a democracia ambiental, além de colaborar para o aporte de elementos teóricos e práticos para tal EA Critica. É uma pesquisa qualitativa, se valendo do método dialético crítico. Concluiu que, os temas priorizados pelo CEA, impostos pela materialidade das relações sociais, como suas bandeiras de lutas ecológicas, em que pese sua estrutura institucional precária, levaram a materialização de uma EA tendente a ser critica e transformadora no espaço não formal.
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    La educación estético-ambiental en la formación de educadores (as)
    (2017) Alvarez, Lurima Estevez; Schmidt, Elisabeth Brandão
    El objetivo general de esta tesis consistió en comprender las representaciones que un grupo de académicos en Artes Visuais – Licenciatura de la Universidade Federal do Rio Grande, FURG (Brasil) y un grupo de instructores de Arte de Manicaragua (Cuba) tienen sobre la Educación Estético-Ambiental (EEA) y su papel para la formación integral de educadores (as), especialmente de arte. Se asume como hipótesis que la EEA favorece la formación integral de la personalidad, toda vez que los valores estético-ambientales contribuyen al desarrollo de la sensibilidad y de la conciencia crítica. Consecuentemente, se estudiaron los significados y sentidos de las exposiciones de los sujetos colaboradores de la pesquisa, a partir de las dinámicas de sensibilización realizadas. Se trató de una pesquisa de carácter cualitativo, con un abordaje teórico-metodológico que se fundamentó en la comprensión dialéctico-materialista del mundo, en particular, de Karl Marx, Paulo Freire y Pablo René Estévez. Para la organización, análisis e interpretación de las informaciones, se utilizó el Método de Interpretación de Sentidos de Maria Cecília de Souza Minayo, con una perspectiva hermenéutico-dialéctica. En el proceso de análisis fueron construidas dos categorías iniciales (Educación Estética y Educación Ambiental), una categoría emergente (Sensibilización Estético-Ambiental) y dos categorías finales (Educación Estético-Ambiental y Formación más Integral). Las categorías se integraron en los enunciados siguientes: La EEA y su papel para una formación más integral de los (as) educadores (as) en Arte: representaciones de los (as) académicos (as) en Artes Visuais – Licencaciatura de la FURG y La EEA y su papel para una formación más integral de los (as) educadores (as) de Arte: representaciones de los (as) instructores (as) de Arte de Manicaragua. Los resultados evidenciaron la alta valoración que los sujetos atribuyeron a la EEA como materia curricular y el consenso en cuanto a su aplicabilidad en los ámbitos personal y profesional. Las experiencias de sensibilización propiciaron el rescate de la memoria afectiva y evidenciaron el carácter transcultural. En las actividades se verificó la indisociabilidad de la enseñanza, la pesquisa y la extensión, tres elementos esenciales para la formación profesional y humana. Las vivencias y experiencias acumuladas fueron reconstruidas en actividades con un elevado potencial de creatividad, como parte de las acciones docente-extensionistas implementadas. Las prácticas sensibilizadoras también pueden contribuir a la constitución de educadores (as), fomentando los valores estéticos y ambientales, proyectados en una perspectiva transversal, transdisciplinar y transartística. Finalmente, partiendo de los antecedentes y referentes de la EEA, en particular, de los fundamentos teóricos y metodológicos desarrollados por Estévez en los procesos formadores implementados en Cuba, México y Brasil, este estudio contribuyó a la sistematización y avance de esta modalidad de la educación.
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    A Educação Ambiental na Formação de Professores no Curso de Pedagogia – UFPA - PARFOR - Altamira -PA
    (2016) Pereira, Alexandre Macedo; Minasi, Luis Fernando
    A presente tese de doutoramento é resultado do processo de estudo realizado na busca de compreender a função social da Educação Ambiental na formação dos professores no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, no município de Altamira, no Estado do Pará. Nesta pesquisa, procuramos conhecer, interpretar, explicar e descrever as relações e interligações sociais presentes nesse processo de formação de professores no PARFOR e como a Educação Ambiental se reflete na proposta pedagógica do Curso. A questão central do estudo indagou sobre a influência da Educação Ambiental frente o predomínio conservador da Educação, legitimado por interesses político-ideológicos que favorecem a reprodução hegemônica do arbítrio cultural da classe dominante. O aporte teórico metodológico da pesquisa é o Materialismo Histórico e Dialético, e a metodologia de análise é o estudo de caso, tendo em vista o interesse no aprofundamento do conhecimento das disciplinas que indicam a presença da Educação Ambiental nesta formação. Utilizamos como procedimento auxiliar o estudo documental e a pesquisa bibliográfica, apropriando-nos da análise imanente. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira delas consistiu no levantamento e no estudo do referencial teórico-metodológico, na busca de uma apropriação do Materialismo Histórico e Dialético como ênfase do método qualitativo de investigação, a formação de professores no Brasil e o desenvolvimento da Educação Ambiental como prática pedagógica escolar. A segunda etapa analisa as ligações e as relações entre outros fenômenos e o fenômeno estudado. Logo, tomamos como referência os documentos que organizam o Curso de Pedagogia e dão substancialidade a ele – o Projeto Político Pedagógico, a Matriz Curricular e as ementas das disciplinas. O estudo mostra que o currículo, os programas de ensino e as ementas do Curso não conseguem atender o preconizado pelo Programa Nacional de Educação Ambiental – PNEA e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental - DCNEA, as quais indicam a Educação Ambiental como conteúdo interdisciplinar e transversal a todos as disciplinas dos cursos superiores. A pesquisa mostra que a Educação Ambiental na formação de professores no referido curso é secundária e reproduz concepções conservadoras de educação, sociedade e natureza. No que diz respeito ao currículo, embora esse se apresente como uma proposta progressista, o mesmo é limitado quanto à possibilidade de desenvolver processos educacionais emancipatórios dado ser um instrumento burguês. A pesquisa mostrou, ainda, que o currículo dos cursos de formação de professores precisa dar conta das situações limite que a realidade escolar apresenta, articulando, na forma dialética, a teoria e a prática, de modo a promover o desenvolvimento de uma consciência crítica, estimulando todos os envolvidos à construção de práticas pedagógicas garantidoras da materialização da Educação Ambiental.
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    O entrelaçamento entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental: para construir, compartilhar e pertencer
    (2016) Salort, Michelle Coelho; Schmidt, Elisabeth Brandão
    Esta tese foi produzida a partir de argumentos construídos no percurso da pesquisa que teve como objetivo principal compreender como o entrelaçamento entre o Ensino de Arte e a Educação Ambiental contribui para desenvolver o sentido de pertencimento, entendido como o “sentir-se parte”, numa relação que leva à corresponsabilidade, à cooperação e ao compartilhar. Delineia uma retrospectiva do Ensino de Arte e da Educação Ambiental no Brasil e na Espanha para compreender a constituição histórica de ambas as áreas nestes dois países. Averigua, nos documentos oficiais que regem o sistema educativo nos respectivos contextos educacionais, como o pertencimento vem sendo efetivado nas escolas. Considera o sentido de pertença como o “sentir-se parte”, em uma relação de aceitação recíproca, constituído a partir do conhecimento sobre o entorno e experiências significativas que transformam espaços em lugares de pertencimento, conhecimento que pode ser proposto pelo Ensino de Arte vinculado à Educação Ambiental. A produção de dados ocorreu por meio de conversas/entrevistas com professores da área de artes tanto do município do Rio Grande, RS, Brasil, bem como com professores de Santiago de Compostela, Galícia, Espanha. Os dados foram analisados a partir da metodologia do “Discurso do Sujeito Coletivo”. Foram obtidos cinco discursos coletivos (DSC) para cada localidade: A área de artes sob a ótica de seus professores; Trabalho docente - valores e significados; Aproximações entre o Ensino de Arte e Educação Ambiental na escola; Ensino de Arte, patrimônio e Educação Ambiental; e O Ensino de Arte e a Educação Ambiental e suas potencialidades para o pertencer. Após as análises foi evidenciada a desvalorização da docência e da área de artes, mesmo que percebida como relevante na formação e no desenvolvimento da criatividade dos estudantes. O espaço da sala de aula é privilegiado para troca de saberes e o crescimento singular do sujeito, fatores gratificantes na docência. Embora afirmem trabalhar na perspectiva dos “Três R” (reduzir, reutilizar e reciclar), os docentes abordam obras e artistas que tangenciam as questões ambientais, observam e desenham a realidade do entorno. Entretanto, os professores revelam o desconhecimento e a desvalorização do patrimônio público. Apesar disso, percebem o Ensino de Arte como um potencializador do sentido de pertença. Assim, foram produzidos argumentos para defender a tese de que Ensino de Arte com uma abordagem sensível e estética, reflexiva, crítica e criativa, imbricado à Educação Ambiental, propicia o desenvolvimento do sentido de pertença, compreendido como o “sentir-se parte” numa relação de aceitação recíproca. No próprio processo transformador da pesquisa, a ferramenta AVArtea - Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental foi construída como uma proposição de material didático que propicia um conhecimento sobre o patrimônio cultural do município do Rio Grande, vinculando-o à História da Arte. O ambiente é composto por livros digitais e jogos pedagógicos. A intenção é que o AVArtea engendre processos de aprendizagem colaborativa e incentive o sentido de pertença.
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    A sensibilidade estético-literária potencializando alternativas para a Educação Ambiental
    (2011) Bemfica, Vera Teresa Sperotto; Baumgarten, Carlos Alexandre
    Resultado de uma pesquisa de caráter bibliográfico, a presente tese busca estabelecer uma articulação entre a Educação Ambiental e a Educação Estética, utilizando como elemento mediador a poesia infantil brasileira. Nessa perspectiva, seu objetivo central é o estudo da questão ambiental tal como é representada no âmbito do discurso poético brasileiro voltado para a criança, identificando as diferentes concepções de mundo nele presentes. Além disso, a pesquisa realizada tem como objetivos específicos o que segue: a) mostrar como a temática natureza/ambiente se faz presente na poesia infantil brasileira, produzida no período compreendido entre a década de 1950 e a contemporaneidade; b) analisar as formas pelas quais a leitura compartilhada da poesia infantil brasileira contribui para a formação estético-ambiental da criança; c) estabelecer uma articulação entre a Educação Estética e a Educação Ambiental, concebidas ambas como dimensões indispensáveis para o desenvolvimento da sensibilidade e da consciência ambiental; d) contribuir para a afirmação do discurso poético voltado para a criança como uma alternativa metodológica a ser utilizada no campo da Educação Ambiental. A escolha da poesia infantil brasileira como corpus de investigação da tese justifica-se pelo fato de ela se configurar como um discurso que, por sua natureza, não só contribui para a formação de uma consciência estético-ambiental do sujeito criança, como se constitui num instrumento que pode ser utilizado pelo educador ambiental no âmbito do Ensino Fundamental. No desenvolvimento do trabalho, buscando atingir os objetivos estabelecidos, os procedimentos são os seguintes: a) identificação e exame das concepções presentes na poesia brasileira dirigida ao público infantil no que diz respeito à representação do ambiente-natureza; b) análise das relações que se estabelecem entre a poesia infantil e o discurso ambientalista produzidos no Brasil a partir da segunda metade do século XX; c) identificação e análise dos elementos que, presentes no discurso poético brasileiro voltado para a criança, são capazes de contribuir para o desenvolvimento e a afirmação de uma educação estético-ambiental. Em síntese, a pesquisa realizada, ao colocar a poesia infantil brasileira como um espaço fundamental para o desenvolvimento da Educação Estética, da reflexão crítica e da formação de opinião, vem ao encontro da Educação Ambiental, entendida aqui como um processo político da apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos.
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    O Porto e a desigualdade ambiental em Rio Grande (RS/Brasil): a Educação Ambiental na gestão "empresarial dos riscos sociais" e "social do território"
    (2016) Santos, Caio Floriano dos; Machado, Carlos Roberto da Silva
    O município de Rio Grande/RS, localizado no extremo sul do Brasil, constituiu-se primeiramente como um porto em virtude de sua posição estratégica para a Coroa Portuguesa. Durante sua expansão migrantes instalaram-se em seu entorno constituindo os Bairros Getúlio Vargas, Santa Tereza, Vila Mangueira, Barra Velha e mais recentemente a Barra Nova. Essa história é constituída de conflitos e desigualdades ambientais que vem sendo imputadas a essas comunidades. Essa realidade é sempre atualizada a cada nova fase de expansão do Porto do Rio Grande, o momento atual é marcado pela modernização portuária e implementação da indústria naval impulsionadas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesse contexto, o objetivo geral de pesquisa foi "identificar e analisar a Educação Ambiental desenvolvida pela Superintendência do Porto do Rio Grande através do Programa de Educação Ambiental no contexto e em relação aos projetos de expansão portuária e industrial e das ações desenvolvidas junto às comunidades em áreas/territórios do seu entorno na cidade de Rio Grande/RS/Brasil (entre 2005-2014)". Valendo-se para isso de procedimentos de pesquisa como entrevistas abertas, levantamento bibliográfico e análise documental procuramos analisar as atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande - ProEA/PRG e o seu papel nas comunidades, que em nossa hipótese inicial realizava a resolução negociada dos conflitos ambientais através da "gestão empresarial dos riscos sociais" e da "gestão social do território". O ProEA/PRG é uma condicionante da Licença de Operação do Porto do Rio Grande e tem como autoridade portuária a Superintendência do Porto do Rio Grande - SUPRG. Para fazer a análise desses dados nos utilizamos da análise do discurso, por entendermos que os materiais bibliográficos e documentais também são discursos. Tal processo de licenciamento foi oriundo de um conflito ambiental com uma entidade da sociedade civil, a Organização Não Governamental - ONG Centro de Estudos Ambientais – CEA, em que após acórdão judicial, ficou a SUPRG obrigada a realizar o licenciamento ambiental, contratando a Universidade Federal do Rio Grande - FURG para realizar o processo. Em 1995, conforme parecer técnico do IBAMA, foi exigido a elaboração de um Programa de Educação Ambiental - PEA como medida condicionante, que foi elaborado com a assessoria do Departamento de Educação Ambiental do IBAMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Esse Programa é desenvolvido até os dias atuais através de convênio de prestação de serviço com a FURG. Portanto, afirmamos a tese de que ass ações realizadas pelo ProEA/PRG buscam mediar o diálogo com a comunidade e da comunidade com os agentes públicos e privados, atuando na "gestão empresarial dos riscos sociais" e "gestão social do territórios". E, ainda, que a ocupação de espaços e funções deixadas de lado pelo Estado, ampliam o "estoque de capital reputacional" dos empreendimentos através da obtenção da "licença social para operar".
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    Empoderamento das comunidades com os conselhos locais gestores de saúde: a voz dos trabalhadores da estratégia da saúde da família e a educação ambiental
    (2011) Costa, Denise Duarte Grafulha da; Lunardi, Valéria Lerch
    O presente estudo surgiu do interesse em entender a Educação Ambiental, como um caminho a ser percorrido, em vista do nosso compromisso com a sociedade na tentativa de construir propostas coletivas e de ter um novo olhar, em que os usuários deixem de ser “pacientes’, tornando-se sujeitos de ação de sua própria história de vida. Com o objetivo de: compreender o processo de empoderamento da comunidade, a partir do trabalho desenvolvido pela ESF, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo exploratório, a partir de entrevistas semi-estruturadas com vinte e três profissionais da saúde de oito Unidades Básicas de Saúde da Família de comunidades que dispunham de Conselho Local Gestor de Saúde (CLGS). Mediante análise textual, construíram duas categorias: 1) A autonomia como expressão do empoderamento, que se concretiza através da organização do serviço da Estratégia da Saúde da Família (ESF); da relação dialógica como base das relações construídas entre profissionais da saúde da família e a comunidade e pano de fundo de uma proposta educativa em saúde; e da ampliação do conhecimento dessa comunidade, exteriorizando-se através de uma maior participação política, da cobrança dos seus direitos e, também de uma maior adesão ao cuidado; 2) Fragilidades no processo de empoderamento das comunidades, relacionando-se a fragilidades na Equipe de Saúde da Família que pode atuar em busca da obediência do usuário, utilizando-se de ameaças e provocando medo, com manipulação do cuidado; e as fragilidades nas políticas públicas de saúde, o que pode comprometer o empoderamento dos sujeitos e a promoção da saúde. Considera-se que os trabalhadores de saúde estão empenhados, mesmo que de diferentes maneiras, a contribuir para promover a qualidade de vida e de saúde dos clientes, acreditando no empoderamento dos sujeitos, reconhecendo o CGLS como uma ferramenta fundamental na transformação social e política na ESF, mesmo com algumas fragilidades. A realização desse estudo permitiu uma reflexão acerca do compromisso como profissional enfermeira e como ser humano, com a sociedade e principalmente com as classes populares e as possibilidades de empoderamento desenvolvidas nas comunidades estudadas, a partir do trabalho das equipes de saúde da Família.