Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)

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    A Educação Ambiental na Formação de Professores no Curso de Pedagogia – UFPA - PARFOR - Altamira -PA
    (2016) Pereira, Alexandre Macedo; Minasi, Luis Fernando
    A presente tese de doutoramento é resultado do processo de estudo realizado na busca de compreender a função social da Educação Ambiental na formação dos professores no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, no município de Altamira, no Estado do Pará. Nesta pesquisa, procuramos conhecer, interpretar, explicar e descrever as relações e interligações sociais presentes nesse processo de formação de professores no PARFOR e como a Educação Ambiental se reflete na proposta pedagógica do Curso. A questão central do estudo indagou sobre a influência da Educação Ambiental frente o predomínio conservador da Educação, legitimado por interesses político-ideológicos que favorecem a reprodução hegemônica do arbítrio cultural da classe dominante. O aporte teórico metodológico da pesquisa é o Materialismo Histórico e Dialético, e a metodologia de análise é o estudo de caso, tendo em vista o interesse no aprofundamento do conhecimento das disciplinas que indicam a presença da Educação Ambiental nesta formação. Utilizamos como procedimento auxiliar o estudo documental e a pesquisa bibliográfica, apropriando-nos da análise imanente. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira delas consistiu no levantamento e no estudo do referencial teórico-metodológico, na busca de uma apropriação do Materialismo Histórico e Dialético como ênfase do método qualitativo de investigação, a formação de professores no Brasil e o desenvolvimento da Educação Ambiental como prática pedagógica escolar. A segunda etapa analisa as ligações e as relações entre outros fenômenos e o fenômeno estudado. Logo, tomamos como referência os documentos que organizam o Curso de Pedagogia e dão substancialidade a ele – o Projeto Político Pedagógico, a Matriz Curricular e as ementas das disciplinas. O estudo mostra que o currículo, os programas de ensino e as ementas do Curso não conseguem atender o preconizado pelo Programa Nacional de Educação Ambiental – PNEA e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental - DCNEA, as quais indicam a Educação Ambiental como conteúdo interdisciplinar e transversal a todos as disciplinas dos cursos superiores. A pesquisa mostra que a Educação Ambiental na formação de professores no referido curso é secundária e reproduz concepções conservadoras de educação, sociedade e natureza. No que diz respeito ao currículo, embora esse se apresente como uma proposta progressista, o mesmo é limitado quanto à possibilidade de desenvolver processos educacionais emancipatórios dado ser um instrumento burguês. A pesquisa mostrou, ainda, que o currículo dos cursos de formação de professores precisa dar conta das situações limite que a realidade escolar apresenta, articulando, na forma dialética, a teoria e a prática, de modo a promover o desenvolvimento de uma consciência crítica, estimulando todos os envolvidos à construção de práticas pedagógicas garantidoras da materialização da Educação Ambiental.
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    Projeto Sala Verde como instrumento de política pública para a democratização e o acesso à informação socioambiental: limites e perspectivas
    (2019) Dziekaniak, Cibele Vasconcelos; Freitas, José Vicente de
    A pesquisa apresenta a configuração de atuação do Projeto Sala Verde (PSV), caracterizando suas diferentes fases como instrumento de Política Pública para a promoção da democratização e do acesso à informação socioambiental. Identifica a carência de instrumentos de gestão informacional como apoio às Salas Verdes. Objetiva compreender os limites, desafios e potencialidades do PSV para fundamentar uma proposta teórico-metodológica de gestão da informação socioambiental. Sendo assim, o estudo propõe a implementação de Repositórios Digitais (RDs) para a gestão da informação socioambiental do PSV e fundamenta-se nas áreas da Ciência da Informação, da Biblioteconomia, da Tecnologia da Informação e da Educação Ambiental, tendo como finalidade, operar em rede junto às Salas Verdes e permitir o acesso rápido, atualizado e organizado às informações socioambientais, tanto as internas, produzidas pelas Salas Verdes e pelo PSV, por meio de um Repositório Institucional, como as externas, por meio de um Repositório Temático. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: - quanto aos objetivos: pesquisa descritiva e explicativa; - quanto à abordagem: qualitativa; - quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e o estudo de campo; - quanto aos instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada e não estruturada, observação participante natural, anotações de campo de natureza reflexiva, análise de documentos internos e o questionário; - população da pesquisa: equipe de gestão do Projeto Sala Verde e Salas Verdes. Portanto, conclui que uma proposta de gestão da informação socioambiental para o PSV, por meio de Repositórios Digitais (RDs), caracteriza-se como potencial subsídio para o fortalecimento de sua atuação como instrumento de Política Pública para a democratização e acesso à informação socioambiental.