IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/123456789/11522
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Resultados da Pesquisa
- ItemO docente formador que ensina Matemática nos cursos de Pedagogia: um olhar sobre as universidades federais do Brasil(2024) Alves, Luana Leal; Silva, João Alberto daA presente tese apresenta resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Este estudo tem por objetivo analisar a organização do ensino de Matemática nos cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia, das universidades federais brasileiras, a partir da análise do currículo profissional e das perspectivas dos docentes formadores, visando identificar as percepções que possuem sobre as especificidades de suas práticas formativas para os futuros professores que ensinam Matemática. O termo “docente formador” faz referência ao professor do Ensino Superior que atua na formação de professores, aqui, especificamente, com as disciplinas do campo da Educação Matemática, nos cursos de Pedagogia. Como fundamentação teórica, apresentam-se elementos pertinentes sobre a formação de professores que ensinam Matemática, abrangendo a história da formação dos cursos de Pedagogia, seus determinantes e as transformações que influenciaram a estrutura curricular. Além disso, foram contempladas correntes teóricas sobre o conhecimento do professor baseadas nas ideias de Shulman, Ball et al., como, também, considerações sobre a prática docente no âmbito universitário. A estruturação da escrita acontece em artigos-capítulos, pois se adotou o formato multipaper, com três artigos como resultados da tese. O primeiro artigo originou-se dos dados coletados a partir dos projetos pedagógicos dos cursos e matrizes curriculares de 59 universidades públicas federais do Brasil, que ofertam o curso presencial de Pedagogia. Para análise, utilizou-se uma dupla dimensão: uma abordagem descritiva ao analisar os projetos pedagógicos dos cursos e a Análise de Conteúdo para as ementas das disciplinas do ensino de Matemática. O segundo artigo teve como método para produção de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, como também análise do Currículo Lattes dos formadores, de universidades federais do Brasil, participantes do estudo. O terceiro, e último, artigo, teve como método para produção de dados, a abordagem de casos de ensino. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio, com cinco docentes formadores, que atuam nos cursos de Pedagogia, com as disciplinas de ensino de Matemática. Para análise, utilizou-se o método da Análise Textual Discursiva. Esses movimentos, possibilitaram concluir que a formação Matemática dos cursos de Pedagogia é precária em termos de carga horária e apresentam um currículo frágil, nesse contexto, a abordagem dessas disciplinas não favorece a construção da identidade docente do pedagogo, como professor que ensina Matemática, ademais, em sua maioria, os pedagogos são formados por profissionais que não possuem uma identidade docente como educadores matemáticos para este nível de ensino. Além disso, os futuros professores estão submetidos a currículos e projetos pedagógicos que concedem pouca ênfase à Matemática, tanto em termos de carga horária quanto de importância atribuída. Assim, é possível inferir que a formação não proporciona a melhor qualidade no campo matemático, haja vista que as experiências são limitadas.
