IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)
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- ItemA Teoria da Atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do Ensino de Física(2022) Borges, Andrea Umpierre; Ritter, JaquelineA presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou reiterar a importância da formação inicial, especificamente na Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nas disciplinas de Práticas de Ensino, nomeadas como Atividades de Ensino de Física I, II, III, IV. O texto está organizado em três capítulos e dois subcapítulos, que apresentam das ações e operações desenvolvidas à tomada de consciência da Atividade Docente, com vistas à seguinte problemática: quais as evidências de que a Atividade Docente pode ser uma tomada de consciência desenvolvida nas ações e operações das disciplinas Atividades de Ensino de Física I, II, III e IV? O objetivo geral dessa pesquisa foi interpretar o processo, tanto organizacional quanto prático, de desenvolvimento da consciência da Atividade Docente, a partir do reconhecimento dos processos de desenvolvimento/abordagem externos, mediados nas aulas de Práticas de Ensino de Física. As ações que foram operacionalizadas demonstraram que as disciplinas de Atividades de Ensino de Física, a partir do PPC do curso de licenciatura em Física, possuem estrutura para propiciar a construção da Atividade Docente, por reconhecer que os saberes e conhecimentos que são desenvolvidos nas aulas tornam-se instrumentos necessários à docência. Ao registrar as ações dos alunos, foi possível observar que a Atividade Docente é constituída como Atividade Coletiva e que por meio dela são apresentados, inseridos e ressignificados os artefatos mediacionais. Após reconhecermos essas evidências, propusemos “atividades” que viabilizassem e potencializassem a transformação dessas ações em “Atividade Orientadora de Ensino” (AOE), como ferramenta de mediação da Atividade Docente, em que o licenciando foi capaz de ressignificar sentidos e significados, agora em perspectiva de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Então, concluímos que há inúmeras ações possíveis para alcançar tal transformação expansiva do licenciando em Física, porém, o papel do professor formador, como mediador da Tomada de Consciência da futura prática docente, é essencial na constituição da Atividade Docente. Enfim, são nas ações e operações realizadas nesses componentes curriculares, mais precisamente evidenciadas nas AOE, que a docência se constitui em Atividade, Consciência e Identidade
- ItemInclusão, feminismo e violência: problematizando as experiências das mulheres indígenas na FURG(2022) Molina, Karina da Silva; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese de doutorado, foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”, do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências – PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Objetiva tecer interlocuções com as experiências das mulheres indígenas da FURG, a fim de problematizar seus processos de constituição enquanto mulheres indígenas universitárias. Por meio de uma pesquisa narrativa, entrevisto nove estudantes indígenas matriculadas nos cursos de graduação da Universidade, partindo da ideia de que estar na universidade representa um importante passo na luta das mulheres indígenas por igualdade de gênero, considerando os aspectos culturais das sociedades indígenas. Levando em conta que as mulheres indígenas saem de suas aldeias e conhecem possibilidades outras de existência, para além daquelas presumidas para uma mulher, voltadas ao casamento e à maternidade, tomo por base um referencial teórico baseado nos estudos feministas e de gênero e apresento dois eixos de análise: a invisibilidade das mulheres indígenas e a sua cidadania limitada, acionando conceitos de feminismo indígena, decolonialidade e interseccionalidade e discutindo a presença feminina em espaços políticos públicos, estranhando tudo que está posto e naturalizado para a condição de mulher, em especial, de indígena, duplamente invisibilizada pelo discurso masculino e colonizador da inferioridade feminina, como indígena e como mulher. Nesse sentido, abordo o eixo analítico da questão da violência contra as mulheres indígenas, evidenciando padrões culturais que envolvem a aplicação da Lei Maria da Penha no contexto indígena. Numa perspectiva teórico- metodológica pós-estruturalista dos estudos de Michel Foucault, a partir dos conceitos de problematização, subjetivação e governamentalidade, apresento o eixo analítico das ações afirmativas e a governamentalidade neoliberal democrática, buscando problematizar a presença das mulheres indígenas no ensino superior e compreender como esta possibilidade outra oferecida a essas mulheres vem se constituindo, contornando as verdades produzidas pelo discurso das políticas públicas inclusivas, de igualdade de oportunidades a minorias historicamente excluídas no Brasil. Ainda, apresento o último eixo de análise desta pesquisa, os deslocamentos no imperativo de inclusão e a formação neofascista da governamentalidade, a partir do cenário político de discursos fascistas de gestão pela morte, mesmo que social, diante de práticas de exclusão que se fortalecem nos dias atuais, contra os povos indígenas, discutindo as noções de in/exclusão, de racismo de Estado e necropolítica, enquanto elementos que caracterizam a racionalidade política neoliberal contemporânea brasileira. A partir dessas discussões, finalizo a escrita da tese, apresentando o conceito foucaultiano de reproblematização como uma possibilidade de resistência a situações que insistem em se fazer presentes, ainda que no contexto acadêmico, como o machismo e a violência doméstica, que acompanham os homens indígenas até a universidade, evidenciando a necessidade de se problematizar o seu próprio comportamento, num trabalho de si sobre si mesmo, enquanto uma estratégia política de existência, na qual existir significa resistir, abrangendo uma exi(resis)tência para além das questões de gênero, mas de toda uma população.
- ItemConhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico: uma base profissional docente construída a partir de experiências partilhadas em um contexto de formação colaborativa(2022) Schreiber, Karla Priscila; Porciúncula, MaurenA presente tese de doutorado em Educação em Ciências se propõe a investigar os conhecimentos mobilizados e produzidos por um grupo de professores, com distintas formações e experiências pedagógicas, integrantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu). O intuito foi o de propor uma Base de conhecimentos profissionais docentes para o ensino de Estatística. Como fundamentação teórica, os estudos de desenvolvidos por Lee Shulman foram considerados. Esse é um pesquisador referência na área e apresenta um conjunto de conhecimentos subjacentes às compreensões dos professores, necessário à aprendizagem dos discentes. Diante desse contexto teórico, para o desenvolvimento desse estudo de cunho qualitativo, cujos procedimentos se fundamentaram em um Estudo de Caso, foram considerados os sete primeiros encontros do Grupo MoSaiCo Edu. Esses ocorreram entre agosto de 2018 e junho de 2019, sendo gravados e transcritos. Ao serem analisadas essas transcrições, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sete discursos-sínteses foram construídos, a saber: i) incompreensões dos discentes e estratégias pedagógicas para o ensino de conteúdos estatísticos; ii) relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística; iii) processos avaliativos no ensino e na aprendizagem de Estatística; iv) competências estatísticas frente aos documentos e instrumentos curriculares de ensino; v) reflexão sobre o fazer e as responsabilidades do professor em sala de aula e na sua formação profissional; vii) formação docente por meio da colaboração entre os pares. Por meio da análise desse material discursivo, quatro categorias foram eleitas como representantes da Base profissional docente para o ensino de Estatística, com seus respectivos domínios: a) Conhecimento do conteúdo estatístico (CCE) – conceitos e processos estatísticos, estruturas substantiva e sintática da Estatística, aproximações entre Estatística e Matemática, centralidade do contexto na área da Estatística, competências estatísticas e processos investigativos na área da Estatística; b) Conhecimento pedagógico geral (CPG) – propósitos educacionais gerais, modelos e estratégias de ensino, currículo educacional geral e avaliação educacional geral; c) Conhecimento do contexto educacional geral (CCEG) – estudantes e sala de aula, instituição de ensino e comunidade educacional; d) Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico (CPCE) – propósitos educacionais que orientam o ensino de Estatística, compreensão dos estudantes sobre Estatística, estratégias e representações em Estatística; currículo específico de Estatística e Avaliação da aprendizagem em Estatística. As análises possibilitaram concluir que contextos de formação colaborativa oportunizam investigar, produzir e mobilizar conhecimentos docentes, os quais se diferenciam pelas características próprias do grupo e de seus integrantes. Pode-se acreditar, então, que há conhecimentos profissionais particulares ao ensino de Estatística. Esses, por sua vez, envolvem o domínio de conceitos e de processos; aspectos curriculares, pedagógicos e sobre os estudantes. Ainda, exigem um domínio das competências estatísticas, as quais se integram e são sistematizadas por meio do CPCE, haja vista a promoção da aprendizagem dos estudantes.
- ItemA Teoria da Atividade como fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do Ensino de Física(2022) Umpierre, Andréa Borges; Ritter, JaquelineA presente tese de doutoramento tem por intencionalidade explicitar como se dá a tomada de consciência em relação à prática docente, interpretada segundo a Teoria da Atividade como Atividade Docente. Esta pesquisa buscou reiterar a importância da formação inicial, especificamente na Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nas disciplinas de Práticas de Ensino, nomeadas como Atividades de Ensino de Física I, II, III, IV. O texto está organizado em três capítulos e dois subcapítulos, que apresentam das ações e operações desenvolvidas à tomada de consciência da Atividade Docente, com vistas à seguinte problemática: quais as evidências de que a Atividade Docente pode ser uma tomada de consciência desenvolvida nas ações e operações das disciplinas Atividades de Ensino de Física I, II, III e IV? O objetivo geral dessa pesquisa foi interpretar o processo, tanto organizacional quanto prático, de desenvolvimento da consciência da Atividade Docente, a partir do reconhecimento dos processos de desenvolvimento/abordagem externos, mediados nas aulas de Práticas de Ensino de Física. As ações que foram operacionalizadas demonstraram que as disciplinas de Atividades de Ensino de Física, a partir do PPC do curso de licenciatura em Física, possuem estrutura para propiciar a construção da Atividade Docente, por reconhecer que os saberes e conhecimentos que são desenvolvidos nas aulas tornam-se instrumentos necessários à docência. Ao registrar as ações dos alunos, foi possível observar que a Atividade Docente é constituída como Atividade Coletiva e que por meio dela são apresentados, inseridos e ressignificados os artefatos mediacionais. Após reconhecermos essas evidências, propusemos “atividades” que viabilizassem e potencializassem a transformação dessas ações em “Atividade Orientadora de Ensino” (AOE), como ferramenta de mediação da Atividade Docente, em que o licenciando foi capaz de ressignificar sentidos e significados, agora em perspectiva de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Então, concluímos que há inúmeras ações possíveis para alcançar tal transformação expansiva do licenciando em Física, porém, o papel do professor formador, como mediador da Tomada de Consciência da futura prática docente, é essencial na constituição da Atividade Docente. Enfim, são nas ações e operações realizadas nesses componentes curriculares, mais precisamente evidenciadas nas AOE, que a docência se constitui em Atividade, Consciência e Identidade.
- ItemMetodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências nas instituições de ensino federais gaúchas: uma análise das ementas disciplinares(2023) Firme, Simone Machado; Miranda, Angélica C. D.; Silva, João Alberto daTese foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa Educação Científica: as Tecnologias Educativas no Processo de Aprendizagem. A metodologia científica também é considerada uma importante abordagem para a formação de docentes, a qual irá disseminar a educação por meio da pesquisa para o ensino básico. Com isso, a presente tese trata-se de uma pesquisa sobre a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências. A pesquisa caracteriza-se pela aquisição da informação, a transformação em conhecimento, e posteriormente colocá-lo em prática por meio da produção acadêmica, tangibilizada em seminários, resumos, resenhas, artigos e outros vieses que surgem no decorrer do percurso acadêmico. Dessa forma, ao discutir, refletir sobre a temática é importar-se com o processo de produção do conhecimento e desenvolvimento dos alunos perante esse novo desafio. Para muitos uma pesquisa na internet configura-se como uma pesquisa de caráter científico, mas na verdade a pesquisa científica foge totalmente de algo simples e compacto. A partir do exposto, o presente estudo objetiva analisar a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências das instituições federais gaúchas. É uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa. Como método de análise utilizou-se a análise de conteúdo e a bibliometria para dados quantitativos. Foi realizada uma busca nos sites das instituições e os dados coletados foram analisados. Com vistas a cumprir os objetivos propostos foram discutidos em três artigos. Inicialmente um dos pontos identificados foi um baixo número de publicações que refletem sobre a temática, indicando novos métodos para o ensino desse conteúdo dentro dos cursos de graduação. Na segunda análise identificou-se a falta de uma abordagem sobre os instrumentos digitais nas disciplinas avaliadas. E no último ciclo de investigações pode-se inferir que é necessário inserir nas ementas a abordagem quanto ao uso das tecnologias e ferramentas digitais para o auxílio da pesquisa científica, afim de contemplar os artifícios necessários para a formação do docente-pesquisador e estar em consonância com as mudanças nos processos de ensino-aprendizagem, na era digital. Sendo assim, como uma reação em cadeia, a metodologia cientifica aponta os caminhos e subsídios para a construção e formação do professor pesquisador com habilidades de busca e uso das ferramentas digitais. Posteriormente, poderá desenvolver tais habilidades também com seus discentes.
- ItemA formação continuada como potencialidade na constituição da identidade docente: desafios e concepções(2023) Ferreira, Daiane Ferreira; Pereira, Elaine CorrêaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que enfrenta uma invisibilidade e um lugar secundarizado; uma modalidade que precisa ser consolidada como direito, considerando as desigualdades sociais e educacionais tão latentes em nosso país. A EJA traz na sua essência o acolhimento à diversidade. Os sujeitos que a constituem são jovens, adultos e idosos que, por diferentes motivos, tiveram sua escolarização interrompida ou, ainda, tiveram esse direito negado. Neste estudo, dialogamos sobre a educação ao longo da vida, seguindo a perspectiva de Paulo Freire acerca de sujeitos em formação permanente. Por esse viés, observamos lacunas na formação inicial e também na formação continuada de professores e professoras que atuam na EJA, e refletimos sobre a necessidade de um processo formativo que contemple as especificidades dos sujeitos e que atenda às exigências do mundo moderno. A identidade destes docentes não é forjada naturalmente, por isso são fundamentais espaços de formação continuada dialógica e coletiva, capazes de promover uma reflexão crítica a respeito de sua práxis e da práxis educativa nos contextos em que atuam. Assim sendo, esta pesquisa de doutorado teve como questão suleadora o como os encontros de formação continuada coletiva potencializaram a constituição da identidade de professora-educadora da EJA. Para desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo, tivemos como objetivos identificar as potencialidades dos encontros de formação continuada, coletiva e democrática, e entender de que modo essa formação contribuiu à constituição da docência e à construção da identidade de professora de EJA. Pretendeu-se, também, discutir sobre a formação continuada coletiva partindo das concepções que emergiram dos encontros formativos e dos discursos coletivizados. Este estudo foi realizado com seis professoras que atuavam na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, sendo este nosso campo empírico. Os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa dialogam sobre a incompletude do sujeito na busca do ser mais, mediatizados pelo mundo e pela realidade em que vivemos, em uma formação permanente e que encontra nas concepções teóricas de Paulo Freire, Miguel Arroyo e Francisco Imbernón o diálogo necessário para tecer algumas reflexões. O corpus desta pesquisa foi composto por dois questionários com perguntas estruturadas e por anexo pedagógicas escritas pelas professoras parceiras deste trabalho. Como método de análise, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre, dando origem a sete discursos coletivizados: quatro dos questionários, dois das cartas pedagógicas e um metadiscurso formado pelas recorrências em torno da identidade docente. Respeitando tal ordem, os discursos são: “Os saberes e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagem”, “Formação continuada e reflexões sobre a prática docente”, “Professora-educadora da EJA: perspectivas na construção de uma identidade docente”, “Professora-educadora da EJA: construindo uma identidade docente”, “A escola andarilha: sonhos, concepções e resistência”, “A Emeja Paulo Freire: uma escola comprometida com as especificidades da EJA” e “A formação continuada como elemento na construção da identidade docente”. A partir das análises, anunciamos a tese de que a formação continuada coletiva que tem as professoras-educadoras como protagonistas no processo contribui à constituição de uma identidade docente e oportuniza o exercício da reflexão sobre a prática, de maneira que essa formação continuada potencializa o desenvolvimento crítico da leitura de mundo, da autonomia dos sujeitos (professoras-educadoras e estudantes), do diálogo, da confiança e da esperança, implicando diretamente nas relações desses sujeitos com o contexto da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, apresentamos algumas categorias que poderão contribuir significativamente no processo formativo de qualquer nível de ensino.
- ItemProdução científica sobre educação em ciências na Scielo- Scientific Electronic Library Online(2023) Lopes, Isabel Ramson; Miranda, Angélica deCiências Sociais
- ItemExperiências e processos de subjetivação de homens autores de violência em grupos reflexivos de gênero da comarca do Rio Grande/RS(2023) Hatje, Luis Felipe; Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese de doutorado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências”. A Lei Maria da Penha instituiu, em 2006, mecanismos de coibição da violência doméstica e familiar, estabelecendo medidas de prevenção, assistência e proteção às mulheres, como a formação de grupos reflexivos de gênero, compostos por homens autores de violência, para acompanhamento em centros de educação e reabilitação. A pesquisa tem como objetivo problematizar Grupos Reflexivos de Gênero da Comarca do Rio Grande/RS e as experiências dos homens autores de violência participantes desses grupos. E como objetivos específicos: analisar os aspectos regulatórios e legais dos grupos reflexivos gênero para homens autores de violência doméstica; problematizar as transformações das formas de punição, desde os suplícios até abordagens pedagógicas, e investigar a percepção dos homens que participam dos grupos em relação à função dessas práticas como instrumentos de reeducação para autores de violência; analisar as narrativas de homens autores de violência, a fim de perceber as experiências desses sujeitos sobre as relações de gênero e produções das masculinidades. Esta pesquisa está subsidiada nos estudos pós-estruturalistas, bem como em autoras/es que discutem a temática da violência doméstica e familiar articulada com os saberes educacionais e jurídicos.No que diz respeito às discussões em torno do campo da Educação em Ciências, este estudo parte do pressuposto de que a produção de saberes presentes nos grupos, as condições de possibilidade para emergência deles e as pedagogias envolvidas são construções históricas, sociais, culturais e discursivas, permeadas de valores e significados, os quais são representados e engendradas mediante relações de poder-saber. Como metodologia de pesquisa, valemo-nos de análise documental e de investigação narrativa. Dessa forma, foram realizadas: 1) análise documental da legislação protetiva da mulher e de documentos regulatórios dos Grupos Reflexivos de Gênero; 2) entrevistas com homens autores de violência envolvidos nesses grupos, facilitadores/as dos grupos e magistrada do Juizado da Violência Doméstica e Familiar; 3) produção de diários de campo. Para a análise dos dados, utilizamos algumas ferramentas de inspiração foucaultiana. Nas análises realizadas, verificou-se, nos documentos legais, série de estratégias para conduzir os sujeitos a conduta não violenta no ambiente doméstico, como recomendações de desconstrução da masculinidade hegemônica e possibilidade de produção e de vivência das masculinidades. Constatou-se existência de currículo nos grupos reflexivos de gênero, com a finalidade de tornar homens autores de violência capazes de se governarem. Por meio das entrevistas, constatou-se a violência doméstica vinculada às desigualdades de gênero e às visões dominantes de masculinidade. Por outro lado, inferiu-se participação dos homens nos grupos não enquanto prática punitiva, mas construindo processo pedagógico capaz de promover reflexões e responsabilização de atos. Assim, interpelados por construções socioculturais, a mudança de comportamentos violentos dos homens torna-se possível a partir de grupos reflexivos emergentes como estratégia para combater a violência. Portanto, a relevância desta pesquisa consistiu em promover o debate acerca de masculinidades de comportamento violento e de mecanismos utilizados para tentar inibir tais práticas.
- ItemA multimodalidade na produção audiovisual na EaD: o trabalho semiótico dos licenciandos em ciências(2023) Ruas, Franciele Pires; Heckler, Valmir; Araujo, Rafaele Rodrigues deNesta pesquisa de doutoramento assumimos que o trabalho semiótico se refere à orquestração de modos e recursos semióticos, pelo produtor (agência), com distintos potenciais de significados, tendo em vista o que se deseja significar. A pesquisa foi desenvolvida na vertente da teoria Semiótica Social, que sustenta a abordagem multimodal. O campo do estudo é o trabalho semiótico de futuros professores de Ciências em formação em um curso de Licenciatura em Ciências na modalidade da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O objetivo geral do estudo foi o de comunicar compreensões sobre como o trabalho semiótico desempenhado por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências (EaD/FURG) evidencia o processo de construção de significados sobre o fenômeno da homeostase. O foco dessa análise está sobre uma atividade disponibilizada pelos professores formadores e tutoras, que coloca os estudantes na posição de docentes da Educação Básica, incumbidos de comunicarem a sua turma hipotética, a explicação sobre o fenômeno. Mediante a projeção de identidades pelos professores formadores e tutoras, comunicada através do layout da interdisciplina Fenômenos da Natureza IV, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, analisamos a influência das escolhas de design sobre o trabalho semiótico desempenhado pelos estudantes. O método da cartografia foi operado pela pista funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo em suas quatro variações: rastreio, sobre a interdisciplina Fenômenos da Natureza IV e o tópico da atividade; toque, a análise do layout, da aula a partir da auto filmagem e da aula com projeção de slides, e; pouso e reconhecimento atento, que sinalizam duas emergências a partir da questão central da pesquisa: Como o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidencia o processo da construção de significado sobre a homeostase?: 1- No agenciamento ativo do licenciando diante da necessidade de representar e comunicar o fenômeno; 2- Na relação entre o que o futuro professor deseja dizer e as escolhas disponíveis no contexto social. Com base na articulação entre as duas emergências cartografadas, comunicamos a tese: o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidenciou o processo da construção de significados sobre a homeostase a partir da proposta de atividade de planejar, desenvolver e enviar aula em vídeo, influenciada pela projeção do agenciamento ativo dos modos e recursos semióticos disponíveis no contexto social e as escolhas frente à intencionalidade de representar e comunicar o fenômeno em estudo.
- ItemFísica Moderna e Arte: um paradigma complexo das culturas científica e artística em espaços formais e não-formais(2023) Moura, Gilson Yuri Silva; Mackedanz, Luiz FernandoA seguinte tese de doutorado explorou a integração das artes, como cinema, literatura, música, teatro, cordel, quadrinhos, escultura e pintura, como ferramentas de ensino no contexto da Física Moderna e Contemporânea (FMC). A pesquisa se baseou na capacidade das artes não apenas de facilitar a compreensão dos conceitos complexos da FMC, mas também de promover a fusão da ciência com a cultura, abordando a significativa carência de cultura científica na sociedade, notadamente no cenário brasileiro. A questão fundamental abordada nesta pesquisa foi como a aplicação das artes como recursos didáticos pode estreitar a relação entre a Física Moderna e Contemporânea e a cultura científica, ao mesmo tempo em que impulsiona a Alfabetização Científica. Fundamentada nas teorias do pensamento complexo de Edgar Morin, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa abrangente. Isso incluiu uma revisão sistemática da literatura e uma análise altmétrica com foco na disseminação do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Física, notadamente nas redes sociais. Além disso, a metodologia envolveu a execução de uma sequência didática em uma turma de graduação, explorando estratégias específicas que incorporam as artes no processo de ensino. Simultaneamente, foram realizadas investigações em visitantes e um grupo amador de Astronomia em um planetário, onde as artes aproxima-os a compreensão de conceitos da FMC. Os principais resultados da pesquisa destacaram um crescente interesse na intersecção entre a Física Contemporânea e as Artes. As artes se revelaram como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem da FMC, motivando os estudantes, contextualizando os conteúdos e simplificando a compreensão dos conceitos científicos. Em última análise, a tese fornece evidências sólidas de que a integração das artes como recursos didáticos na perspectiva da Física Moderna e Contemporânea é uma abordagem promissora. Essa abordagem não apenas aproxima os estudantes de conceitos complexos, mas também estimula o interesse nas Ciências e, fundamentalmente, contribui para superar a escassez de cultura científica na sociedade, particularmente no contexto brasileiro. As conclusões sugerem que essa abordagem pode resultar no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, formando um público mais engajado e crítico em relação à ciência e à cultura, representando, assim, um avanço significativo na Alfabetização Científica.
- ItemProblematizações sobre a inclusão da diversidade sexual e de gênero no mercado de trabalho do agronegócio(2023) Feijó, Ana Paula Speck; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências” e tem como objetivo geral investigar as estratégias de governamento presentes no “Programa Diversidade”, implementado em uma empresa multinacional do agronegócio, instalada no Brasil, buscando problematizar a inclusão dos pilares referentes às diversidades sexuais e de gênero. Tal Programa foi formulado em 2018, subdividido em quatro pilares, assim nomeados, “Por elas” (gênero), “Orgulho empresa” (LGBT+), “Multirraízes” (Raça/etnia),“Diferentes, mas iguais” (Pessoas com deficiência), e, em 2021, formularam um quinto pilar denominado “Gerações” (pessoas de diferentes faixas etárias). Para o desenvolvimento dessa tese, optamos por trabalhar com dois pilares, que são o de gênero e referente à população LGBT+. Trata-se de uma pesquisa com fundamento teórico nos autores/as do pós-estruturalismo, como Michel Foucault, Gilles Delleuze, Judith Butler, e alguns/mas/mes brasileiros/as/es, como Alfredo Veiga-Neto, Kamila Lockmann, Sylvio Gadelha, Silvio Gallo, entre outros/as/es. Para a construção e análise dos dados, nos utilizamos do conceito de problematização em Foucault, e de alguns outros como governamentalidade, capital humano e racionalidade neoliberal. Além dos conceitos de diferença, diversidade, gênero e sexualidade que tanto nos auxiliaram a problematizarmos nossos dados e produções. Dentro os resultados dessa pesquisa, destacamos que a empresa, embora tenha implantado um programa com os pilares que compreende como representarem a diversidade, ela busca complementar suas equipes, com pessoas diferentes daquelas/es integrantes que ela já tem em suas equipes. Bem como, mesmo se afirmando enquanto diversa, plural, e valorizando a diferença, a empresa ainda tem um perfil cisheteronormativo. Ao findarmos tal pesquisa, ressaltamos a importância de termos mais espaços para debatermos a inclusão das minorias, porém precisamos estar atentos/as/es para que não sejamos capturados/as/es pelas lógicas de mercado da racionalidade neoliberal, que atua de forma geral, na nossa sociedade, uma vez que observamos que, cada vez mais, pautas como inclusão e respeito à população LGBT+ e às mulheres são colocadas em comerciais, estão presentes em diferentes situações e debates. Naturaliza-se, assim, a ideia do ser humano enquanto moeda de troca, que é o único responsável, pela/o/e sua/seu fracasso ou sucesso, desconsiderando todas as questões que são barreiras ainda presentes nessa sociedade patriarcal e cisheteronormativa, e que atrapalham ou impedem, muitas vezes, que todas as vidas sejam importantes, respeitadas e que possamos exercer o amor a/ao/e próxima/o/e, como um ato político.
- ItemO experienciar na constituição do(a) professor(a) de educação física para atuar em processos inclusivos(2023) Silva, Camila Rubira; Laurino, Débora PereiraNa presente Tese buscamos compreender e gerar explicações para o questionamento: “Como no/pelo experienciar acontece a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos?”. Para tanto, primeiramente, situamos como o movimento de Inclusão Educacional vem se configurando no cenário nacional por meio de políticas educacionais inclusivas, sobretudo, no que implicam o(a) professor(a) de Educação Física. Com o propósito de explicar o questionamento mote desta pesquisa, adotamos dois caminhos investigativos, fundamentando nossas explicações científicas com base nas concepções de Humberto Maturana e de Jorge Larrosa. No primeiro, tecemos um conversar a partir de um mapeamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre o período de jan./2000 à dez./2020, a fim de compreender a produção científica sobre a Formação e Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos. Na elaboração desse conversar, optamos pela produção de um Estado do Conhecimento de Teses e Dissertações, adotando na análise dos resumos as técnicas na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Assim, identificamos 26 produções científicas, sendo oito Teses e 18 Dissertações, nas quais a abordagem correspondeu 62% Formação Continuada e 38% Formação Inicial. Essas produções evidenciaram, dentre outros aspectos: uma compreensão restrita por parte dos(as) professores(as) sobre o público-alvo da Educação Inclusiva; a importância do trabalho colaborativo entre professores(as) e acadêmico(as); a necessidade da promoção de experiências com a Inclusão Escolar nos cursos de licenciatura, assim como, do tratamento interdisciplinar entre as disciplinas específicas voltadas a esta temática e as demais da grade curricular. No segundo caminho, investigamos e compreendemos as percepções e experiências formativas com/na Inclusão Escolar vivenciadas e partilhadas por 12 acadêmicos(as) e egressos(as) de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Federal do Extremo Sul do Brasil, por meio de narrativas elaboradas a partir de um conversar. No tratamento das narrativas adotamos a técnica Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Assim, elaboramos quatro discursos, intitulados respectivamente: Experiências do sentir-se um(a) professor(a) inclusivo(a); Experiências do conviver na Formação Inicial para atuar em processos inclusivos; Experiências do ser professor(a) inclusivo(a); Experiências do agir em processos inclusivos. Identificamos que a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física, acontece por meio de experiências do conviver desde a Formação Inicial de Professores(as) e das ações que os(as) acadêmicos(as) e professores(as) desenvolvem na relação com os(as) estudantes, de modo que essas experiências e ações possam contribuir para a construção do saber e do fazer docente, colaborar para o sentir-se professor(a) inclusivo(a) e definir a partir de si mesmo o seu modo de ser inclusivo(a). Evidenciamos que a Formação e a Constituição de Professores(as) de Educação Física para atuar em processos inclusivos acontece no/pelo experienciar da autoaceitação, da autoconfiança e do autorrespeito dos(as) professores(as) em formação pelo seu próprio ser, saber e fazer docente, de modo que assim possam atuar na cocriação de espaços de conversação que possibilitem a convivência na legitimidade de sua presença e da presença do outro(a), o(a) estudante. Consideramos que esta pesquisa possa contribuir para compreendermos as implicações das experiências vivenciadas na formação profissional de professores(as) de Educação Física visando à construção de saberes docentes que poderão auxiliar para atuarmos em processos inclusivos.
- ItemAções mediadas do professor-tutor na EAD: processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências(2023) Fazio, Anahy Arrieche; Heckler, Valmir; Galiazzi, Maria do CarmoEsta tese de doutorado comunica compreensões sobre a ação mediadora do professor- tutor na constituição da linguagem do professor de Ciências em um projeto experimental investigativo do curso de Licenciatura em Ciências na Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adotando uma perspectiva de pesquisa-formação fenomenológica-hermenêutica. O referido curso, lócus do estudo, é voltado para a formação de professores de Ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e apresenta uma organização curricular interdisciplinar e que favorece a emergência de comunidades, possibilitando a integração de professores e professores-tutores no planejamento e promoção de aulas em uma perspectiva coletiva e dialógica. As atividades das interdisciplinas são ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em que o uso das tecnologias digitais redimensiona os papéis dos sujeitos envolvidos, propiciando uma formação de professores por intermédio de diversas interfaces digitais na promoção de processos educativos interativos e colaborativos, sendo a escrita a principal forma de comunicação entre esses sujeitos. Este estudo adota a perspectiva da pesquisa-formação, de natureza fenomenológica-hermenêutica, para investigar a o que se mostra da ação mediada do professor- tutor na formação da linguagem dos futuros professores de Ciências em um curso de EaD. A tese está organizada a partir do modelo de construção de conhecimento de Wells, a espiral do conhecimento, em quatro momentos: experiência, busca de informações, construção do conhecimento e compreensão. Na experiência é comunicada a ontogênese da pesquisadora, seu encontro com o campo de pesquisa. Nas informações são comunicados elementos teórico- práticos que possibilitam a compreensão do fenômeno a ser estudado: a ampliação, junto à comunidade científica internacional, das concepções sobre a indagação dialógica de Gordon Wells em processos formativos docentes e os estudos sobre as funções do professor-tutor e seu papel na mediação em uma perspectiva sociocultural. Na construção do conhecimento, as informações e a experiência são articuladas para a compreensão do fenômeno e apresenta-se o lócus da pesquisa, um projeto experimental desenvolvido ao longo de um semestre na interdisciplina Fenômenos da Natureza IV da Licenciatura em Ciências na modalidade EaD, bem como explicita-se a coleta de informações, a organização das informações e sua análise através da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram como dispositivos de pesquisa e posterior análise os registros escritos em fórum dos diálogos entre a professora-tutora e os estudantes, que foram organizados em 7 interlocuções dialógicas. As compreensões emergentes no processo de análise são comunicadas em dois metatextos: a) Indagação dialógica como ação mediada do professor-tutor e b) Meios mediacionas no complexificar a linguagem do Ensino de Ciências. No primeiro metatexto, emerge a compreensão de que a indagação dialógica é uma ação mediada pelo professor-tutor, que utiliza os materiais coconstruídos pelos professores e estudantes para orientá-los e acompanhá-los na escrita e nas perguntas, promovendo o discurso progressivo de Ciências por meio da colaboração e interação. No segundo metatexto, é comunicado que os meios de mediação para complexificar o discurso progressivo de Ciências são selecionados pelo professor-tutor por meio de curadoria, possibilitando o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos em um processo de co-criação. O argumento aglutinador emergente e comunicado nesta tese é de que as ações mediadas do professor-tutor, curadoria de meios mediacionais e a indagação, motivam o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos que contribuem para o discurso progressivo de Ciências, em um processo de co-criação da constituição da linguagem de professores de Ciências.
- ItemCocriação de recursos educacionais abertos (rea) na formação de professores de ciências: framework conceitual para Coaprendizagem em rede na experimentação online(2023) Ortiz, José Oxlei de Souza; Dorneles, Aline MachadoEsta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte questão de pesquisa: Que princípios emergem do processo de coaprendizagem e cocriação em uma comunidade de indagação online com professores ao debaterem/praticarem a Experimentação em Ciências pautado em REA? Para o decorrer desta proposta foram elaborados 6 percursos que estão interconectados: no Percurso 1, discorre-se sobre o percurso do professor/pesquisador e suas motivações. No Percurso 2, apresenta-se um panorama de pesquisas relacionadas com a mesma temática do estudo, e por fim, aborda-se o aporte teórico, ao modo de produzir entendimento da temática REA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Em sequência no Percurso 3, discorre-se sobre os conceitos de Educação Aberta e Ciência Aberta e os processos de coaprendizagem. No Percurso 4, dialoga-se sobre o desenvolvimento do estudo que tem como base metodológica a pesquisa-formação. Em seguida apresenta-se o campo empírico, sendo que, ele foi construído coletivamente com os estudantes da disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências do PPGEC - FURG. Essa ação resultou na produção de material documental relacionado ao processo de apropriação e cocriação de REA na formação com professores de Ciências. As informações foram produzidas através dos registros escritos de relatos de experiências formativas, registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina. Em sequência no Percurso 5, propõe-se a formação do corpus de análise a partir do framework de análise desenvolvido durante a pesquisa, sendo uma estrutura constituída de um tripé metodológico, que se utilizava da escrita narrativa, da pesquisa-formação e da fenomenologia-hermenêutica, com a intenção de compreender o que é isso que se mostra quando aproximamos os contextos dos participantes e suas experiências de formação, com práticas educacionais que envolvem a experimentação online e a temática REA. Assim, foram analisadas as informações a partir do framework de análise, produzindo dados e elementos que contribuíram na questão de pesquisa e para a proposta do framework conceitual. E no Percurso 6, dialoga-se sobre os conceitos de framework, bem como, apresenta-se as 05 dimensões resultantes desta pesquisa: (i) Dimensão Apropriação de REA (ii) Dimensão Domínio Didático-pedagógico (iii) Dimensão Curadoria Educacional de REA (iv) Dimensão Tecnologias Digitais (v) Dimensão Espaço Coletivo para Cocriação, e seus respectivos princípios. E por fim, com as dimensões, e seus respectivos princípios, constitui-se o framework conceitual, que visa auxiliar a navegação em experiências formativas, contribuindo para o planejamento e criação de um ecossistema educacional de coaprendizagem, com ênfase no movimento de apropriação e cocriação de REA, que estão inseridos na Experimentação Online no ensino de Ciências.
- ItemConfeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática(2023) Kleemann, Robson; Machado, Celiane CostaEsta tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Originou-se de uma inquietação do pesquisador, e cujo objetivo foi compreender como os professores de matemática percebem sua formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais (TD) e as contribuições dos processos formativos para sua prática docente, com ênfase ao viés tecnológico. No referencial teórico aborda-se o contexto histórico da formação de professores, discorrendo acerca da evolução e das principais modificações no decorrer do tempo, bem como os conhecimentos essenciais ao professor de matemática, e que contribuem no desenvolvimento profissional docente. Decorrente do avanço científico e tecnológico, culminam as TD como possibilidade metodológica no ensino de matemática, implicando na necessidade do professor acompanhar essas transformações, tornando-se fundamental uma atenção às formações inicial e continuada de professores, tendo a Cyberformação como princípio basilar. Ademais, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações do período 2016-2021, a fim de verificar o que já há escrito sobre o assunto. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa, analisando informações produzidas junto a um grupo de dez professores de matemática que atuam na educação básica. Para análise das informações, utilizou-se do método da análise textual discursiva (ATD), proposto por Moraes e Galiazzi (2016), pelo qual emergiram nove categorias intermediárias e duas finais, originando a escrita de dois metatextos. Do primeiro aponta-se que as formações inicial e continuada de professores de matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional docente, com destaque à formação tecnológica, e combinada com as formações específica e pedagógica. Do segundo metatexto destaca-se a relevância de que os professores não apenas reconheçam a importância das TD no ensino de matemática, mas também as incorporem na sala de aula, aproveitando ao máximo as potencialidades. Também, indica-se a urgência de investimentos na formação de professores de matemática, em recursos tecnológicos e no acesso à internet nas escolas. Os resultados permitem defender a tese de que os processos formativos de professores de matemática constituem etapas fundamentais ao desenvolvimento profissional docente, e precisam explorar e relacionar os diferentes tipos de conhecimentos, a saber: específico, pedagógico e tecnológico, culminando em um TPACK Matemático, tendo a Cyberformação como princípio orientador. Para isso, é necessária uma formação transversal envolvendo a sala de aula, de modo que a essencialidade não esteja exclusivamente no curso, mas na transversalidade com os espaços onde se exerce a docência. Afirma-se que ainda há lacunas que dificultam o uso pedagógico das TD no ensino de matemática, e por isso é necessário maiores investimentos, tanto na formação, como nos demais elementos basilares à atuação docente.
- ItemStress docente na pandemia da COVID-19: a ecologia da ação nos discursos dos professores imigrantes digitais da área de ciências do ensino fundamental(2024) Silva, Alessandra Nery Obelar da; Araujo, Rafaele Rodrigues deA profissão de professor, cotidianamente, tem demandado muitas atribuições por dentro da escola, situações que vêm adoecendo os profissionais da educação. Os processos e as condições de trabalho do professor extrapolam a mediação das possibilidades de aprendizagens em sala de aula. A docência envolve a participação na gestão escolar, as interações com a comunidade, a intensificação da jornada de trabalho, entre outros aspectos, que impactam na saúde do professor. Além dessas constatações, no ano de 2020 os professores tiveram suas rotinas escolares modificadas por conta da pandemia do Covid-19. Com isso, a pesquisa foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo e tem como objetivo compreender as estratégias de enfrentamento do stress produzidos pelos docentes no período da pandemia, na perspectiva de professores da área de Ciências dos Anos Finais da rede municipal de ensino da cidade de Rio Grande/RS. A investigação inicia com um mapeamento na base de dados Scielo, para investigar, por meio do Estado do Conhecimento, a incidência de pesquisas sobre o stress docente na Educação Básica e analisar a tipologia e as manifestações de stress na docência, bem como os fatores, que o potencializam neste nível de ensino. Além disso, a pesquisa buscou analisar os discursos dos professores da área das Ciências dos anos finais da rede municipal de ensino de Rio Grande/RS sobre as estratégias adotadas para o enfrentamento do stress docente no período da pandemia de Covid-19. Os participantes da pesquisa constituíram-se em quatro professores caracterizados por imigrantes digitais da área de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Rio Grande. Para a coleta de informações utilizou-se um questionário por meio de uma plataforma online e conversas pelo whatsapp. A análise ocorreu através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que incidiu em um metadiscurso, trazendo assim os elementos da Ecologia da Ação. Foram elaborados dois discursos, o primeiro discurso “Incertezas e desafios que permearam as práticas pedagógicas no ensino remoto” trouxe a compreensão de que a utilização dos recursos tecnológicos foi visto como desafiador pelos docentes e que as aprendizagens dos estudantes foi algo que também trouxe incertezas, pois os professores não sabiam o quanto o ensino remoto havia alcançado todos os estudantes. Já o segundo discurso, “O stress docente na pandemia e as estratégias dos professores” evidenciou os movimentos realizados pelos docentes na intenção de enfrentar os sintomas do stress, buscando assim, estratégias que foram desde uma boa alimentação, exercícios físicos até o convívio com a família, situação que trouxe bem-estar para que a saúde física e mental dos educadores, a fim de que eles se mantivessem em equilíbrio no período da pandemia. A partir desses dois discursos, realizamos o metadiscurso “Das partes para o todo e do todo para as partes: movimentos da ecologia da ação”, ao analisarmos o metadiscurso percebemos que os desafios, as incertezas e as estratégias fizeram parte das práticas pedagógicas dos docentes, impulsionando-os na realização de ações, as quais que possibilitaram e contribuíram para que o ensino tivesse sua continuidade no período da pandemia. Diante disso anunciamos a tese de que as práticas pedagógicas realizadas pelos professores de Ciências na pandemia, realizaram movimentos orientados pela ecologia da ação para o enfrentamento do stress, porém faz-se necessária a efetivação de políticas públicas para a melhora da qualidade na saúde física e mental dos docentes.
- ItemOs fios que tecem a Rede Lilás no enfrentamento à violência contra as mulheres em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul(2024) Pires, Marisa Barreto; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana LapaA presente tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e está vinculada à linha de pesquisa Educação Científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos. O objetivo geral da pesquisa é investigar a constituição da Rede Lilás em um município do extremo sul do Rio Grande do Sul, a partir de fios narrativos produzidos com participantes que atuaram/atuam nessa rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. A tese está fundamentada teórico e metodologicamente nos Estudos de Gênero e no pós- estruturalismo. Para produção dos dados utilizamos as ferramentas da pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Nas análises, operamos com os conceitos de gênero, patriarcado, violência e políticas públicas, os quais auxiliaram na construção dos fios narrativos. As análises foram organizadas em três eixos. O primeiro eixo teve como objetivo apresentar alguns deslocamentos, que ocorreram na legislação brasileira e em outros documentos nacionais e internacionais, a fim de problematizar a constituição da Lei no 11.340/2006 - Lei Maria da Penha; no segundo, foi investigado o processo de constituição da Rede Lilás de um município do extremo sul do Rio Grande do Sul a partir de fios narrativos produzidos com profissionais que integraram/integram essa rede e por fim, no terceiro eixo foram discutidas as expectativas, os desdobramentos e os desafios percebidos pelas/pelos integrantes na constituição dessa Rede Lilás. Os fios narrativos permearam essa escrita, tendo em vista que ao serem interpenetrados no tear com o auxílio da navete, produziram o tecido - a tese. A constituição desse tecido ocorreu a partir dos deslocamentos que aconteceram na legislação pátria, fruto da mobilização dos movimentos de mulheres e da sociedade, que nos trouxeram até a Lei Maria da Penha. Na continuidade, os movimentos analíticos realizados possibilitaram que percebêssemos como aconteceu a constituição da Rede por meio dos fios narrativos oriundos das entrevistas. A partir das expectativas das servidoras públicas/dos servidores públicos que atuaram/atuam na Rede foi possível, também, perceber as fragilidades e os desafios que elas/eles enfrentaram/enfrentam em relação ao combate da violência contra a mulher no município em que a pesquisa aconteceu. Percebemos como desafios a dificuldade das mulheres vítimas retomarem seus estudos, não só pela falta de escolas para que as crianças possam estar em locais seguros, enquanto elas estudam, mas também por outras questões relacionadas à empregabilidade. A ausência de escolarização das mulheres vítimas e a impossibilidade de conseguirem exercer uma profissão, deixa-as dentro do ciclo da violência. Um outro desafio que surgiu, a partir dos fios narrativos, foi a importância e a necessidade de uma atuação e um trabalho, das instituições que compõem a Rede, mais integrado, a fim de evitar que as mulheres passem por situações de revitimização. Além disso, é preciso haver um cuidado, para que as servidoras/os servidores não pratiquem a violência de gênero no momento do atendimento as mulheres. Os fios narrativos evidenciaram a necessidade das instituições públicas oportunizarem cursos de formação às/aos profissionais que atuam diretamente e indiretamente com as vítimas de violência doméstica, a fim de tornar os serviços prestados mais eficientes e eficazes. Destaca-se, ainda, que a política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres, deva ser uma política de estado, a fim deque a troca de gestoras públicas/gestores públicos não desconsidere um trabalho já iniciado, dessa forma os direitos dessas mulheres serão garantidos conforme a legislação vigente no Brasil.
- ItemTecnoestresse na docência: sentimentos de professores de matemática da educação básica(2024) Pereira, Fabrine Diniz; Novello, Tanise PaulaA crescente utilização das tecnologias digitais tem modificado o modo de viver em diferentes âmbitos da vida social e de trabalho devido à sua disseminação que tem permitido outras maneiras de interação social. Nesse sentido, o uso dessas tecnologias no ambiente de trabalho, nas escolas e em diferentes contextos tornou- se inevitável, porém, elas podem desencadear problemas sociais e físicos. Nesse âmbito, surge o termo “tecnoestresse” que é conceituado por Salanova (2003) como um estado psicológico negativo relacionado ao uso de tecnologias digitais ou com a ameaça que essa pode causar em seu uso futuro e que é constituído por quatro dimensões: fadiga, ansiedade, ineficácia e descrença. Assim, essa pesquisa problematiza o tecnoestresse no contexto da docência e tem como objetivo compreender os sentimentos de professores de Matemática que atuam na educação básica, considerando as implicações das dimensões do tecnoestresse que são percebidas na prática pedagógica. Para entender o campo de estudo, realizou-se um mapeamento de dissertações, teses e artigos sobre o tecnoestresse em professores. Observou-se que no Brasil, as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas ao estudo deste tema são deficitárias, o que reafirma a necessidade de fomentar pesquisas sobre o tecnoestresse no contexto da docência. Por meio de pesquisas e atividades dos programas brasileiros de pós-graduação pode-se contribuir para a promoção de estratégias que visem o bem-estar dos professores na era digital. Os colaboradores deste estudo são cinco professores atuantes da rede pública de ensino do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Optou-se por produzir os registros do presente estudo por meio de entrevistas individuais com cada um dos cinco participantes. Para compreender as perspectivas acerca do tecnoestresse desse coletivo de professores, utilizou-se a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o operar do método foi possível construir três discursos intitulados: uso das tecnologias digitais no contexto social, dos estudos e do trabalho; tecnologias digitais como potencial pedagógico; desafios do trabalho com tecnologias digitais. A partir da análise destes discursos foram determinadas seis dimensões de enfrentamento do tecnoestresse docente. São elas: tecnoaceitação, tecnorresiliência, tecnocolaboração, tecnoapoio, tecnoformação e tecnoinfraentrutura. Acredita-se que, ao integrar tais dimensões em sua prática docente, os educadores podem garantir uma transição para ambientes de aprendizagem digitalmente habilitados minimizando os efeitos do tecnoestresse em sua saúde física e mental.
- ItemCiência Aberta mediando transformações para a formação cidadã: uma análise, a partir da perspectiva teórica de Vigotski, sobre a abordagem nos programas de pós-graduação públicos da área de avaliação Ensino, localizados na região sul do Brasil(2024) Heinz, Michele Urrutia; Miranda, Angélica C. D.Buscando compreender como os programas de pós-graduação públicos da área de Ensino abordam a Ciência Aberta em seus currículos este estudo traz a proposição de que a Ciência Aberta pode atuar como um instrumento de mediação, capaz de promover transformações sociais potentes para a formação cidadã. Neste sentido, se dedicou a investigar como os programas de pós-graduação de instituições públicas, da área Multidisciplinar de Ensino, da CAPES, localizados na região sul do Brasil, abordam a ciência aberta em seus currículos em busca da formação cidadã, pautado na perspectiva teórica de Vigotski que diz que a aprendizagem científica pode ser mediada por instrumentos, como a ciência aberta, e que os sujeitos em formação, com mediação podem alcançar o desenvolvimento iminente, tornando- se cidadãos conscientes e ativos. A intenção desta pesquisa é contribuir para ampliar as discussões sobre a ciência aberta e evidenciar o seu potencial de mediação para a educação cientifica e cidadã. Para tanto, foi realizado dois procedimentos metodológicos, uma revisão bibliográfica, em bases nacionais e internacionais, para identificar os estudos que relacionam a ciência aberta à educação em ciências, mapear as contribuições encontradas, indicar os elementos da ciência aberta que são promotores da formação cidadã e capturar o conceito empregado nesses estudos para generalizar a ciência aberta. E, utilizou-se a análise documental e de conteúdo, nos programas de pós-graduação da área de avaliação Ensino, para identificar por meio de categorias de análise as abordagens (ações e práticas) existentes nos programas sobre a ciência aberta e indicar possibilidades de aproximação dos objetivos e linhas de pesquisa dos cursos com a ciência aberta. Os principais resultados revelaram que a ciência aberta contribui para promover a educação científica, estimulando o pensamento crítico, compreensão profunda, a formação digital, autônoma e flexível, evidenciando como elementos promotores da formação cidadã, o desenvolvimento de valores éticos, sociais e sustentáveis, pautados na equidade e no fortalecimento da coesão social, envolvendo os estudantes em práticas sociais, colaborativas e interativas, em que os sujeitos em formação possam se tornar ativos na busca por mudanças junto à sociedade. Quanto a análise dos programas a pesquisa relevou algumas ações e práticas existentes voltadas ao desenvolvimento da ciência aberta, como o fato de 25% dos programas analisados abordarem o tema em disciplinas específicas de ciência aberta, sendo que todos os demais cursos apresentam viabilidade de desenvolver a temática em disciplinas com potencial de aplicação. Quanto ao elemento categorizado como ação evidenciou-se a realização de eventos promotores da temática, e como prática a disponibilização de cursos online, plataformas colaborativas e projetos de extensão, destacando ainda que existem muitas possibilidades de aplicação, expostas nas ações e práticas desenvolvidas institucionalmente ou por meio de atividades evidenciadas em outras pesquisas, que podem ser replicadas e adaptadas em cada programa, dependendo dos objetivos que se propõe alcançar. Cabe salientar que as propostas curriculares e as linhas de pesquisas dos programas analisadas possibilitam a inclusão da temática, dentro dos propósitos dos cursos, apresentando indícios sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a ciência aberta e seus elementos. Esses resultados demonstram que a ciência aberta só precisa ser reconhecida e aplicada para adentrar os programas de pós- graduação e poder contribuir para a formação científica e cidadã. A viabilidade de sua adoção não pode ser associada a exigências, determinações ou planos que orientem sua prática, pois existem atividades em funcionamento, viáveis e realizadas de forma voluntária. Nesse contexto, a necessidade real reside em capacitar pesquisadores e docentes quanto a temática da ciência aberta e sua prática, e, isso se faz na pós-graduação, portanto cabe as Instituições de Ensino Superior e aos programas de educação científica essa adoção, para que de fato possam compartilhar o conhecimento científico gerado para a sociedade.
- ItemO docente formador que ensina Matemática nos cursos de Pedagogia: um olhar sobre as universidades federais do Brasil(2024) Alves, Luana Leal; Silva, João Alberto daA presente tese apresenta resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Este estudo tem por objetivo analisar a organização do ensino de Matemática nos cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia, das universidades federais brasileiras, a partir da análise do currículo profissional e das perspectivas dos docentes formadores, visando identificar as percepções que possuem sobre as especificidades de suas práticas formativas para os futuros professores que ensinam Matemática. O termo “docente formador” faz referência ao professor do Ensino Superior que atua na formação de professores, aqui, especificamente, com as disciplinas do campo da Educação Matemática, nos cursos de Pedagogia. Como fundamentação teórica, apresentam-se elementos pertinentes sobre a formação de professores que ensinam Matemática, abrangendo a história da formação dos cursos de Pedagogia, seus determinantes e as transformações que influenciaram a estrutura curricular. Além disso, foram contempladas correntes teóricas sobre o conhecimento do professor baseadas nas ideias de Shulman, Ball et al., como, também, considerações sobre a prática docente no âmbito universitário. A estruturação da escrita acontece em artigos-capítulos, pois se adotou o formato multipaper, com três artigos como resultados da tese. O primeiro artigo originou-se dos dados coletados a partir dos projetos pedagógicos dos cursos e matrizes curriculares de 59 universidades públicas federais do Brasil, que ofertam o curso presencial de Pedagogia. Para análise, utilizou-se uma dupla dimensão: uma abordagem descritiva ao analisar os projetos pedagógicos dos cursos e a Análise de Conteúdo para as ementas das disciplinas do ensino de Matemática. O segundo artigo teve como método para produção de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, como também análise do Currículo Lattes dos formadores, de universidades federais do Brasil, participantes do estudo. O terceiro, e último, artigo, teve como método para produção de dados, a abordagem de casos de ensino. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio, com cinco docentes formadores, que atuam nos cursos de Pedagogia, com as disciplinas de ensino de Matemática. Para análise, utilizou-se o método da Análise Textual Discursiva. Esses movimentos, possibilitaram concluir que a formação Matemática dos cursos de Pedagogia é precária em termos de carga horária e apresentam um currículo frágil, nesse contexto, a abordagem dessas disciplinas não favorece a construção da identidade docente do pedagogo, como professor que ensina Matemática, ademais, em sua maioria, os pedagogos são formados por profissionais que não possuem uma identidade docente como educadores matemáticos para este nível de ensino. Além disso, os futuros professores estão submetidos a currículos e projetos pedagógicos que concedem pouca ênfase à Matemática, tanto em termos de carga horária quanto de importância atribuída. Assim, é possível inferir que a formação não proporciona a melhor qualidade no campo matemático, haja vista que as experiências são limitadas.
